Certificação da ABECIP é essencial à atuação como correspondente bancário

Quem é agente de correspondente ou pretende se dedicar à atividade de correspondente bancário, deve preparar-se para a prova e obter (ou renovar) sua certificação financeira da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (ABECIP).

Há pouco mais de 7 anos, ou seja, desde o dia 2 de março de 2014 essa certificação passou a ser obrigatória para todos os correspondentes bancários que atuam no país, em cumprimento à determinação do Banco Central do Brasil (BC), estabelecida pela Resolução nº 3.954/2011, que modificou e consolidou as normas para as relações comerciais entre os correspondentes e a instituição financeira.

Segundo a Resolução, todos os agentes de correspondentes, que atendam clientes de operações creditícias ou arrendamento mercantil, precisam ser devidamente certificados, mediante aprovação em exames organizados por instituição de comprovada capacidade técnica.

Aperfeiçoamento profissional

O programa de certificação profissional tem como principal objetivo promover o aperfeiçoamento dos profissionais das instituições financeiras que atuam no crédito imobiliário e na estruturação de operações financeiras com lastro em imóveis, dos correspondentes no país, voltados para a comercialização de produtos de crédito imobiliário e a todos os profissionais que buscam a melhor qualificação neste segmento.

Além de promover a melhoria da qualidade das informações repassadas ao consumidor e demais públicos, o programa pretende reconhecer a capacidade técnica e experiência do profissional de crédito imobiliário, incentivar sua atualização, dar maior credibilidade para os associados e não associados, elevar os padrões de conduta ética e fortalecer o mercado de crédito imobiliário, que está em forte expansão.

Aplicação de exames

Os exames são aplicados em parceria com a Fundação Getúlio Vargas e estão abertos aos profissionais do mercado financeiro e imobiliário, correspondentes no país e aos demais interessados que pretendam ingressar ou atuar no mercado imobiliário com este grande diferencial no currículo: a chancela de conhecimento da ABECIP.

Informações sobre inscrição

Para obter as informações sobre inscrição, pagamento, agendamento/cancelamento do exame, locais e horários das provas, resultados dos exames, impressão dos certificados, ou qualquer outra informação sobre a prova, clique aqui para optar pela certificação mais indicada para você e verifique o passo a passo.

Confira abaixo o vídeo institucional da certificação :

Com abecip.org.br