Cofeci aperfeiçoará funcionamento de Grupo Especial de Agentes de Fiscalização

Criado há 16 anos pelo Conselho Federal de Corretores de Imóveis com o objetivo de apoiar a fiscalização nos Regionais e buscar a padronização dessas ações no país, o GEAF terá em breve, substanciais mudanças na forma, conteúdo e metodologia.

Algumas propostas nesse sentido foram apresentadas na tarde de quarta-feira, durante reunião de presidentes no auditório da Sede do Creci-RJ pelo coordenador da Comissão Especial criada nesse sentido, Marcelo Moura, também dirigente do citado Órgão.

Uma delas foi quanto ao estabelecimento de coordenações regionais e outra sobre os critérios de escolha dos agentes participantes, que afasta a possibilidade dos verdadeiramente bons serem selecionados e o arquivamento de processos por insuficiências de provas os documentos e alguns procedimentos que nem sempre se adaptam à realidade do Regional fiscalizado.

Sistema de pontuação

“A atual metodologia acerca da pontuação sobre produtividade sobre os documentos lavrados causa uma competição entre os agentes fiscais objetivando buscar maiores índices no desempenho e por muitas vezes o trabalho orientativo é esquecido e prevalece o trabalho coletivo”, alertou.

Ele destacou ainda que a falta de padronização dos procedimentos fiscais e descrições muito resumidas de detalhes ou ocorrências das autuações por agentes com pouco conhecimento da legislação e caligrafia sofrível, agravada pela falta de documentos comprobatórios, causa prejuízos também à imagem dos Creci’s, pois passa aos inscritos e à sociedade a imagem distorcida dos Órgãos como “fábricas de autuações”.

Necessidade premente

Presente à reunião, o presidente do Creci-PB e também integrante da referida Comissão, Ubirajara Marques, disse que a inspiração de todos em torno desse objetivo comum se deu diante da premente necessidade de mudanças e de renovação, cujas ideias e propostas constam de Relatório entregue na ocasião ontem ao presidente João Teodoro para que junto à diretoria executiva seja avaliada e ao final, em sendo aprovado, seja convertido em Resolução.

O Relatório foi construído conjuntamente com os demais membros presidentes de Regionais: Márcio Bins (RS), Marlene Assunção (PA—AP), Paulo Celestino Júnior (AM), Tibério Magalhães (CE), Claudecir Contreira (MT) e pelo titular da vice-presidência adjunta de fiscalização do Cofeci, Claudemisr Neves.

Sobre o GEAF

O GEAF foi criado em 2007 com o objetivo de apoiar a fiscalização nos Conselhos Regionais e buscar a padronização das ações de fiscalização no País. O Grupo é formado pelos dois melhores agentes regionais de cada Regional, que tiveram melhor produtividade no ano anterior. A metodologia aplicada se baseia em pontuação decorrente de cada documento lavrado pelo agente.