Cofeci avança para tornar tributação mais leve a corretores de imóveis

Imobiliárias e corretores de imóveis deverão ter, na Reforma tributária uma carga tributária que não inviabilize a sua forma de trabalho, seja na intermediação, compra ou venda e locação de imóveis. A informação foi dada pelo presidente do Cofeci, João Teodoro, durante reunião nesta quinta-feira(10), com presidentes dos 27 Regionais e conselheiros federais, no auditório do Girassol Plaza, na cidade de Palmas(TO).

“Hoje, o corretor de imóveis paga o ISS na fonte pelo serviço e dependendo, se é pessoa jurídica, se é ou não optante do Sistema Simples e a forma contábil como é feita, ele paga impostos razoavelmente altos. Com a questão do Imposto sobre Valor Agregado (IVA), isso iria praticamente dobrar, o que inviabilizaria a atividade econômica desses profissionais pessoa física e jurídica, acrescentou o diretor-secretário Rômulo Soares.

Ele destacou que o Conselho Federal de Corretores de Imóveis conseguiu, através do deputado federal e relator da matéria, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), inserir, através da redação dada pelo presidente João Teodoro, quatro elementos tributários, que ao invés de inviabilizar, tornará mais leve a tributação para a categoria.

Acompanhamento no Senado

“A Paraíba foi importante nesse contexto, pelo fato de o relator ser paraibano, nosso colega e amigo, ter sido sensível à demanda e após criteriosa análise, inserido no texto. Continuamos diligentes, no sentido, agora junto ao Senado, manter essa inclusão”, concluiu.

O Creci-PB esteve representado na ocasião pelo presidente Ubirajara Marques e pelo conselheiro federal Fabiano Cabral, que desde ontem cumprem agenda de trabalho naquele estado.