O Conselho Fiscal do Creci-PB, atualmente composto por Alessandro Velloso Barbosa (coordenador), Eduardo Macedo Ramos e Ricardo dos Santos Silva (titulares), reuniu-se ontem, 28 de janeiro de 2025, para realizar a análise detalhada das contas referentes ao último trimestre de 2024. Também participaram da reunião o assessor contábil Rômulo Teotônio e o superintendente Gustavo Beltrão, oferecendo suporte técnico e administrativo durante o processo.
O Conselho Fiscal, que desempenha um papel essencial na garantia da transparência e da boa gestão dos recursos do Creci-PB, é constituído por três membros efetivos e igual número de suplentes, dentre os quais é eleito um coordenador. Suas principais competências incluem:
Examinar o balanço, balancetes, relatórios financeiros, prestações de contas e respectiva documentação;
Restituir esses documentos à Diretoria, com manifestação registrada em ata sobre sua regularidade ou eventuais ressalvas;
Analisar o Processo de Prestação de Contas anual, para posterior apreciação do Plenário.
“Realizamos reuniões trimestrais para analisar detalhadamente os processos de despesas do Conselho. Após essa avaliação criteriosa, elaboramos uma ata com o parecer final e os resultados obtidos. Em sequência, a prestação de contas é submetida ao julgamento do Plenário e encaminhada ao Cofeci, onde passa por novas análises em diferentes etapas, incluindo contabilidade, relatoria e apreciação pelo Pleno. Por fim, o relato integrado, conforme exigido pelo Tribunal de Contas da União, é disponibilizado no Portal da Transparência”, explicou Alessandro Velloso Barbosa, coordenador do Conselho Fiscal.
Essas formalidades reforçam o compromisso do Creci-PB com a transparência e a responsabilidade na gestão dos recursos, seguindo rigorosamente as exigências legais e os padrões estabelecidos pelo Cofeci e o Tribunal de Contas da União.