Corretores de imóveis de Conde intensificam mobilização contra reajuste astronômico de IPTU

Corretores de imóveis da Região polarizada pelo município de Conde participaram ontem na Câmara de Vereadores, de mais uma audiência pública, com vistas a discutir o exorbitante reajuste aplicado pela Prefeitura no IPTU e valores venais dos imóveis, que chegou em alguns casos, a inacreditáveis 300%.

O Creci-PB foi representado pelo diretor-tesoureiro Flávio Gameiro e pelo delegado Márcio Corrêa. Também se fizeram presentes o representante do Conselho Gestor de Desenvolvimento Municipal (Conges), Márcio Simões e diversos outros corretores.

Os principais questionamentos giraram em torno da falta de embasamento jurídico para aplicação do reajuste, utilizando-se de um caráter multifinalitário, atrelado à planta genérica de valores (PGV) que por sua vez não foi aprovada. Ademais, todos os proprietários de imóveis não teriam sido notificados acerca do referido reajuste.

Outro ponto suscitado foi a taxa de coleta de lixo, que seria 0,50 UFIR, mas está sendo cobrada uma UFIR, aumento também desprovido de fundamento jurídico.