Corretores de imóveis paraibanos recebem mais alta honraria do Cofeci

A última sessão plenária do ano do Creci-PB, ocorrida na tarde desta segunda-feira (31) foi especial, diante do recebimento por dois veteranos corretores de imóveis da mais alta distinção do Conselho Federal de Corretores de Imóveis, a Comenda JK, das mãos dos diretores presidente e João Teodoro e Rômulo Soares.

Ambos representaram a Comissão de Mérito do Cofeci na Mesa de Honra, junto aos conselheiros federais da Paraíba, Fabiano Cabral e o próprio Rômulo (titulares), e Edson Medeiros e Assis Cordeiro (suplentes) e ao assessor jurídico, advogado Edísio Souto, com a participação do presidente do Creci-PB, Ubirajara Marques.

Professora Salete

Maria Salete Meira de Sousa é professora mestranda em língua portuguesa que prestou valiosa contribuição ao Sindimóveis-PB quando exerceu o cargo de coordenadora pedagógica do curso de Técnico em Transações Imobiliárias e ao Creci-PB, como conselheira efetiva por 15 anos. Fluente em inglês e francês, cultiva os colegas pela simpatia e espontaneidade.

Tem uma memória prodigiosa e uma admirável sensação de identificação e pertencimento com o Conselho, a cujos funcionários sempre manifesta especial carinho. Ela este acompanhada dos filhos Alana Meira de Sousa José Alan Meira de Sousa e Luiz Guilherme Meira de Sousa.

Renato, atuante octogenário

Já a vida de Francisco Renato além de se confundir com a história do Conselho e do mercado imobiliário é um exemplo de superação e determinação. Começou a trabalhar cedo como agricultor na cidade de Pombal no Sertão do estado foi servente de pedreiro, balconista de padaria, garçom e gerente de condomínio em São Paulo e vendedor de livros em João Pessoa, até se encontrar com a profissão de corretor de imóveis que até hoje, aos 82 anos, exerce.

Com a leveza de espírito, serenidade e simpatia que lhe são peculiares, acumulou nesse período, vários mandatos em outros cargos, como conselheiro efetivo e membro efetivo e suplente do Conselho Fiscal do Creci-PB e com o mesmo entusiasmo, continua a colaborar, agora na condição de representante do Órgão no Conselho de Desenvolvimento Urbano (CDU) de João Pessoa. Ele esteve acompanhado dos filhos Ana Cláudia e Flávio Renato.

As proposituras foram feitas pelo atual conselheiro federal Rômulo Soares, quando exerceu o cargo de diretor tesoureiro em gestão anterior.

Sessão plenária

Após as homenagens, foi realizada sessão plenária, ocasião em que foram apresentados e aprovados relatório e parecer do Conselho Fiscal, favoráveis à aprovação das contas relativas ao 3° trimestre do ano, bem como a proposta orçamentária para 2023 e julgados diversos processos administrativos e relatórios. Também foi aprovado à unanimidade, proposta do conselheiro federal Rômulo Soares, de concessão da Comenda JK ao conselheiro estadual e federal Assis Cordeiro.

Uma comitiva do Creci do vizinho estado de Pernambuco, composta pelos diretores Francisco Monteiro da Silva Filho (presidente), Newton de Albuquerque Franco Júnior (secretário), José Nunes Mergulhão (2° tesoureiro) e Marcelo Natanael de Oliveira (superintendente) prestigiou a breve solenidade de homenagens e a sessão plenária.

Pela manhã houve reunião ordinária da diretoria. Em ambas as ocasiões, a condução se deu pelo presidente Ubirajara (Bira) Marques.