Creci intensifica fiscalização na PB com Grupo Especial do Cofeci

O Grupo Especial de Agentes de Fiscalização Federal do COFECI, com apoio de fiscais do Creci-PB, realiza durante toda esta semana série de operações em todo o estado, de combate, sobretudo ao combate ao exercício ilegal da profissão e anúncios por empresas imobiliárias de empreendimentos sem Registro de Incorporação (RI).

O coordenador de fiscalização do Creci-PB, Hermano Azevedo destacou que o número de denúncias no Sertão tem aumentado bastante. “Atuaremos forte também nessa região, seguindo orientação do presidente Ubirajara Marques, que pretende realizar esse trabalho mais duas vezes no próximo semestre”, afirmou.

Para o diretor nacional de fiscalização, Claudemir Neves, esse reforço à fiscalização local se reveste de grande significado também pela proteção ao profissional regularmente habilitado. “Temos 14 estados para visitar durante o ano e pretendemos fazê-lo até outubro. Para isso, utilizamos fiscais de outros estados. É um trabalho muito importante porque são registrados geralmente cerca de 20 mil autos de exercício ilegal anualmente, juntando todos os Creci’s”, concluiu.

Pedido do Creci-PB

A vinda do GEAF atende a um pedido feito pelo presidente Ubirajara Marques ao presidente do Cofeci, João Teodoro da Silva. O Grupo foi criado em 2007 com o objetivo de apoiar a fiscalização nos Conselhos Regionais e buscar a padronização das ações de fiscalização no País. O Grupo é formado pelos melhores agentes regionais de cada Regional, que tiveram melhor produtividade no ano anterior. A metodologia aplicada se baseia em pontuação decorrente de cada documento lavrado pelo agente em seu regional.

Os relatórios completos dessas fiscalizações, acompanhados dos números dos Regionais encontram-se disponíveis no site do Conselho Federal de Corretores de Imóveis (http://www.cofeci.gov.br/) na aba Serviços.