Creci-PB e Sinduscon-JP defendem espaços exclusivos em condomínios para anúncios de imóveis

Faixas e placas de anúncios sobre imóveis em postes ou colados indiscriminadamente em muros de condomínios residenciais e comerciais evidenciam falta de critérios que já são realidade em outras cidades. As primeiras sugestões para esses problemas em João Pessoa foram apresentadas pelos presidentes do Creci-PB, Ubirajara Marques e do Sinduscon-JP, Wagner Breckenfeld, durante reunião com o vereador Carlos Henrique da Costa Santos (Carlão do Bem/PL).

“Um espaço, tipo painel, a ser destinado por cada edifício, que reunirá anúncios de vendas por corretores de imóveis, únicas pessoas habilitadas à intermediação, o que atenderá às necessidades desses vendedores, dos proprietários dos imóveis e compradores interessados, regulamentará esse meio de divulgação ainda bastante utilizado e contribuirá sobremaneira com o combate à poluição visual na cidade”, afirmou Bira, como é mais conhecido.

Ele acrescentou ainda que a discussão sobre critérios e parâmetros sobre, por exemplo, dimensão de painel, de anúncios e local a ser disponibilizado será aprofundada junto ao Conselho de Arquitetura e Urbanismo e integrantes e representantes de outros Órgãos e entidades que compõem a cadeia produtiva do mercado imobiliário e da construção civil.

Iniciativa das mais oportunas

Para Wagner, que também é experiente empresário da construção civil, a iniciativa se faz das mais oportunas, pois evitará de se jogar placas por tudo quanto é canto das fachadas, o que não é bom para os corretores, para as imobiliárias, para as imobiliárias e muito menos para a cidade, que ainda tem a poluição visual aumentada em postes que já têm fios de tudo que é jeito.

“Esta é uma opção das mais válidas, que amadureceremos junto a corretores, profissionais da obra, engenheiros, incorporadores e arquitetos, pois entendemos que pode ser inclusa no projeto arquitetônico”, concluiu.

Ele e Bira foram uníssonos em agradecer ao parlamentar Carlão do Bem pela receptividade à causa e manifestaram a confiança sobre, quando da proposição da matéria através de Projeto de Lei, essa sensibilidade seja incorporada pelos demais integrantes da Câmara Municipal de João Pessoa, bem como pelo prefeito Cícero Lucena, por ocasião da sanção, que esperam.

O encontro na sede do Sinduscon-JP, em João Pessoa, contou com a participação do diretor-administrativo da entidade, Sérgio Oliveira (Serginho), do corretor de imóveis Alexei Garcia, do superintendente do Conselho, Gustavo Beltrão e do jornalista e assessor de comunicação do Órgão, Cândido Nóbrega.