Creci-PB homenageia, durante o mês de agosto, corretores de imóveis pelo seu Dia

Hoje dia 27 de agosto, a profissão de corretor de imóveis comemora 59 anos de regulamentada, porém, desde o início deste mês, a categoria vem sendo homenageada na Paraíba pelo Creci da 21ª Região, por meio de uma série de ações que incluem realização de palestras, doação de sangue, cursos, postagens nas redes sociais e mais uma campanha de valorização, veiculada em emissoras de rádio e também através de outdoors em vários municípios do estado.

A origem de tudo

A profissão de corretor de imóveis está presente no Brasil desde os tempos da colonização, porém foi apenas no início do séc. XX, com o desenvolvimento das cidades e a comercialização de imóveis, que a corretagem destacou-se.

No início a profissão não era regulamentada e era vista por muitos como uma sub-profissão. Para que conseguisse o reconhecimento foi necessário muita luta. O primeiro sindicato de Corretores de Imóveis reconhecido no país foi no ano de 1937 no Rio de Janeiro. Em 1951, foi enviada ao Congresso Nacional a proposta de Lei nº 1.185, que pedia a regulamentação da profissão e definição legal dos direitos e deveres.

Somente em 1962 foi promulgada a primeira Lei da profissão, Lei n° 4.116/62 sancionada em 27 de agosto. Porém a mesma foi revogada por ter sido julgada parcialmente inconstitucional, pois não apresentava a grade curricular necessária para uma formação Técnica específica. Mesmo com a revogação da lei a data marcou para sempre a profissão, e em memória a essa conquista, tornou-se o Dia Nacional do Corretor de Imóveis.

A nova regulamentação da profissão foi obtida com a Lei n° 6.530/78, de 12 de maio de 1978, que, além de permitir o exercício da profissão ao Técnico em Transações Imobiliárias, ratificou também a atuação dos Conselhos Federal e Regionais – autarquias dotadas de personalidade jurídica de direito público, vinculadas ao Ministério do Trabalho, com autonomia administrativa, operacional e financeira. Aos Conselhos cabe a disciplina e fiscalização do trabalho dos profissionais que compõem a categoria.


Ouça o spot 

 

Mensagem do presidente do CRECIPB aos corretores de imóveis