Creci-PB instala Comissão da Defesa das Prerrogativas dos Corretores de Imóveis em Sousa

A defesa das prerrogativas dos corretores de imóveis continua a ser fortalecida pelo Creci-PB em todo o estado. Depois de Patos, agora foi a vez de o município de Sousa ganhar uma Comissão. Os integrantes receberam suas carteiras e portarias das mãos do presidente Rômulo Soares na manhã desta quinta-feira (8), em visita à cidade.

A Comissão é composta por Regina Celly Estrela Lacerda (coordenadora), Valdeir Gonçalves da Silva, Jucelio Rocha de Lima, Danilo Dantas Pimentel, Valdeir Gonçalves da Silva, Valdeir Gonçalves da Silva Filho e Carmem Suzana Marques de Sousa Rocha.

Na ocasião, Rômulo conclamou todos a fazerem conjuntamente com o Conselho, uma análise do mercado imobiliário e da construção civil em Sousa; como se comportam os construtores/incorporadores que fazem prédios, condomínios e loteamentos; se prestigiam os corretores de imóveis e se dialogam, bem como se instigam ou praticam o exercício ilegal da profissão.

“Caso constatada alguma destas situações, conversaremos com o Sinduscon-PB e construtores e caso não logremos êxito, adotaremos as medidas coercitivas cabíveis, com apoio do Ministério Público e da Secretaria Estadual de Segurança e Defesa Social. Nesse contexto, intensificaremos a fiscalização no combate ao exercício ilegal da profissão, saneando o mercado imobiliário local”, afirmou.

Importante pauta

Outros assuntos tratados, de interesse da categoria, foram a proteção da reserva de mercado, a realização de Curso de TTI online; verificação da possibilidade de, por meio de corretores/imobiliárias e cartórios locais, executar um programa de regularização de imóveis, que só tenham laudêmio em grande quantidade; solicitar ao prefeito que as avaliações sejam realizadas exclusivamente por critério aberto e transparente e educar o mercado no sentido de uniformizar os honorários dos corretores de imóveis com base na tabela referencial.

“Também decidimos por amplificar junto aos clientes, por meio de divulgação em emissoras de rádio, redes sociais e outras formas, a importância de negócios imobiliários serem intermediados somente através de corretores de imóveis/imobiliárias, além de campanhas de combate ao exercício ilegal da profissão.

O encontro contou ainda com a participação do conselheiro estadual Rui Moreira, do delegado do Creci-PB em Cajazeiras, Edval Rolim, das delegadas de Sousa, Herquimeire Augusto e Gilberlania Pequeno, do superintendente Gustavo Beltrão e do assessor de marketing Raphael Lins.