O diretor de integração regional do Creci-PB, Tarcísio Galdino, representou o Órgão, na manhã de ontem, durante a primeira reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo 2020, que aconteceu no Paço Municipal, no Centro, ocasião em que foi firmado termo de compromisso entre a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Será o 13º Censo feito no Brasil e o nono realizado pelo IBGE, que vai visitar todos os domicílios brasileiros para levantar informações demográficas, sócias e econômicas de uma população estimada em mais de 220 milhões. Em João Pessoa, os trabalhos vão contar com a participação de 760 pesquisadores para visitar cerca de 238 mil domicílios.
As pesquisas serão realizadas de 1º de agosto até 31 de outubro de 2020. A expectativa é de que ainda em 2020 sejam divulgadas as primeiras informações do estudo. O chefe da unidade estadual do IBGE na Paraíba, Roberto Salgado Beato, disse que sem a ajuda dos municípios seria praticamente impossível realizar o Censo, já que é necessário o apoio logístico, de espaços, equipamentos, informações e pontos de coletas. Ele avaliou positivamente o apoio que a PMJP está oferecendo para a realização do trabalho.