Educacreci em Patos teve sorteio de pós-graduação em direito notarial e registral

Os corretores de imóveis que lotaram o auditório do Sebrae, na cidade de Patos, que prestigiaram mais uma edição do programa de educação continuada Educacreci não se arrependeram das duas horas ininterruptas, muito pelo contrário, não só permaneceram até o final, como interagiram bastante e ainda foram contemplados com sorteios de brindes, inclusive com uma pós-graduação em direito notarial e registral propiciada pelo palestrante.

O tabelião e registrador de imóveis Fábio Bezerra Cavalcanti discorreu sobre “A importância da regularização e educação imobiliária em cartórios”. Ele, que também é corretor de imóveis, compartilhou, de forma simples e didática, conhecimentos das duas atividades profissionais para melhorar os contratos e a qualidade na preparação desses e outros documentos, bem como facilitar o contato entre as partes.

Fábio lembrou que a parte mais dificultosa é quando o corretor de imóveis é quando ele pega uma certidão e não sabe como lê-la e o documento carece de várias regularizações e averbações para o imóvel ficar perfeito para poder fazer a venda, pois às às vezes, por exemplo, o proprietário está casado.

“O profissional deve obter uma certidão de casamento atualizada e averbar na matrícula do imóvel, para só assim, dizer quem é a esposa atual e efetuar a sua venda. Isso é indispensável desde a captação, para, quando o cliente surgir, um substancial relatório lhe seja apresentado”, afirmou.

Erros comuns

E acrescentou que um dos piores erros é o corretor não perguntar ao proprietário como está o imóvel e acreditar fielmente quando o ele diz que está tudo em ordem, porque quer vender o imóvel, se livrar dele.

“É necessário pedir a documentação, dar uma olhada, fazer o check-list do que precisa e dizer: o seu imóvel está perfeito, porém, ele requer algumas averbações para que ele fique apto à venda. Em caso de financiamento, tem que estar perfeito, senão não sai”, acrescentou.

E exemplificou o caso de um proprietário que faz um “puxadinho” informal e pretende vender o imóvel através da Caixa Econômica Federal e lá o financiamento não passará, pois quando a equipe da instituição fizer a visita técnica, constatará que não corresponde que consta na certidão, pela falta de averbação.

O Creci-PB esteve representado pelos diretores Lamarck Leitão (1º vice-presidente), Garibaldi Porto (2º vice-presidente), Carla Bezerra Cavalcanti (2ª tesoureira) e Ângela Renata (prerrogativas das mulheres).