FGV lança novo índice que vai monitorar custo de aluguel de imóveis

Foi lançado pela FGV (Fundação Getulio Vargas), o novo índice que vai medir a evolução dos preços de aluguéis no Brasil.

O IVAR (Índice de Variação de Aluguéis Residenciais) será calculado com base em dados coletados de contratos assinados por inquilinos e locatários, obtidos via empresas administradoras de imóveis, no Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Porto Alegre (RS) e Belo Horizonte (MG).

Com a divulgação mensal, o intuito será refletir melhor o cenário de oferta e demanda do mercado de locação residencial. “O objetivo é medir a evolução dos preços e preencher uma lacuna nas estatísticas nacionais nesse nicho. O índice utiliza valores negociados dos aluguéis em vez de dados de anúncios como base de cálculo. Fazem parte dados como os valores dos contratos novos e dos reajustes de contratos existentes, além das características de cada imóvel”, afirma a FGV.

Mas, segundo André Braz, coordenador do IPC da FGV/Ibre (Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas), o IVAR não vai substituir o IGP-M.

“O IGP-M segue com seu propósito firme e forte. O Ibre sempre lança novos indicadores e isso dará mais visibilidade ao mercado. O uso dos nossos indicadores é escolha dos agentes econômicos”, afirma Braz.

Fonte: 6 Minutos / Estadão