Fiscalização do Creci-PB foi a mais produtiva na Região NE e 4ª no País em 2019

A fiscalização do Creci-PB, em termos de produtividade, ficou em 4º lugar no País e 1º na Região Nordeste, é o que aponta Relatório da Diretoria de Fiscalização do Conselho Federal de Corretores de Imóveis, relativo ao ano de 2019.

Nesse período, foi destacada a atuação do fiscal do Conselho que atua junto à Delegacia do Conselho na cidade de Campina Grande, Sérgio Pereira Ferreira. Ao longo do referido ano, foram lavrados 7.714 autos de constatação, 78 auto de infração exercício ilegal pessoa física, 19 autos de infração pessoa jurídica 19, 1.479 autos de infração diversos, efetuadas 158 notificações e realizadas 4214 diligências.

Mais uma vez, a equipe de fiscalização do Creci-PB, coordenada por Hermano Azevedo, tem seu trabalho reconhecido em nível nacional. Em 2019, ela recebeu, em Brasília, premiação do Cofeci pela melhor atuação no ano de 2018 entre todos os estados do Nordeste e o 4º no Brasil, com destaque individual para o então para o fiscal Ubirajara Prímola.

Novas estratégias de atuação

“Desde o advento da pandemia da Covid-19, nos adaptamos e adotamos novas estratégias de atuação de forma virtual, e assim, a equipe continua atuante, dando andamento à apuração de denúncias em desfavor dos profissionais que cometem atos em desacordo com as leis e legislação, além de averiguar as denúncias de exercício ilegal e demais casos emergenciais que ensejem diligência in loco de um agente fiscal”, afirmou Hermano Azevedo.

Já o presidente Rômulo Soares parabenizou a equipe e esse reconhecimento aoo efetivo combate ao exercício ilegal da profissão e empreendimentos ilegais, bem como do programa Creci-Itinerante, que percorre bairros da Capital e cidades da região metropolitana, além de municípios do interior da Paraíba, a exemplo de Cabedelo, Conde, Campina Grande, Bananeiras, Guarabira e Santa Rita.

Creci-Itinerante

A equipe da unidade móvel direciona as atividades aos profissionais, oferecendo, dentre outros, serviços como inscrições de pessoas física e jurídica e parcelamento de débitos, entre outros, bem como atende à população no tocante ao esclarecimento de dúvidas sobre documentação, certidões e contratos necessários para o fechamento de um negócio imobiliário.

“Assim, proporcionamos acessibilidade e descentralização administrativa dos serviços oferecidos pelo Creci-PB, com a atuação fortalecida por termos de cooperação técnica firmados com órgãos como o Ministério Público estadual e federal”, concluiu.