Imóvel continua sendo uma excelente opção de investimento

Dentre as mais variadas opções de investimento, imóvel continua sendo uma das melhores, é o que afirma, convicto, o corretor de imóveis e conselheiro do Creci-PB, Thommas Rodrigues. Em lúcido artigo, abaixo transcrito, ele discorre, com profundidade de conhecimento, sobre as vantagens, da destinação do bem, sobretudo para locação, inclusive nesse período de pandemia.

“O aluguel, sem dúvida é uma fonte segura e regular de renda”, afirma.


Confira o artigo na íntegra:

Valor do aluguel e a crise sanitária da COVID 19 – (Pandemia do Coronavírus)

Alta no valor dos aluguéis

Por Thommas Rodrigues *

 

Investir em imóvel no Brasil, em detrimento de vários outros segmentos do mercado, continua sendo uma excelente opção. A segurança de ter uma renda fixa que auxilie no orçamento, talvez, seja o ponto fundamental na escolha por esta forma de investimento.

Nestes idos de Julho de 2020, lá se vão mais de 100 dias de isolamento social imposto pela pandemia do Coronavírus, causando ameaça potencial de fechamento de empresas e comércio completamente fechado. A partir desse panorama impar que se vive, impõe-se a seguinte arguição: o aluguel continua sendo uma opção?

Via de regra, um percentual considerável de proprietários de imóvel de aluguel tem apenas duas unidades, sendo o que é moradia da sua família e outro sobressalente que se destina a aluguel. Muitos desses investidores contam, necessariamente, com os proventos do pagamento realizados pelo inquilino para compor a renda familiar.

Neste diapasão, voltamos à questão: ter um imóvel de aluguel, para quem pretende investir agora, alocar sua poupança e às vezes as economias de uma vida inteira, é a decisão mais acertada?

Diferente da década passada no Brasil, em que o valor dos imóveis não dispõe da alta efervescente encontrada no Boom imobiliário (2009-2013), quem compra imóvel agora, está negociando com valores mais justos e enxutos para equilibrar as finanças, desmitificando em definitivo a questão que mesmo em meio à pandemia do Coronavírus os valores de aluguel sofreram reajuste. Nos cinco primeiros meses do ano de 2020 o acréscimo foi de 3,29%, já descontado o acumulado da inflação e, 5,15% nos últimos doze meses, também descontando a inflação no mesmo período.

Nós acreditamos, respaldados em dados e evidências, no aluguel (investimento em imóveis com destinação para aluguel) como a primeira opção para investimento sólido e estável. Quem compra um imóvel com a ideia de alugar, pela própria natureza do produto, contará sempre com o próprio imóvel como fonte natural de investimento. Investir em casa, apartamento, galpão industrial, terreno, loja ou sala comercial é, de fato, vantajoso, sobretudo por não apresentar depreciação, pois não se exaure com o tempo e nem é perecível. Sob esta ótica, todo o recurso pago a título de aluguel é renda extra exponencial. O proprietário, mesmo que dê o imóvel em garantia em outro negócio, tem no pagamento feito pelo inquilino sua principal fonte de recursos.

Isto posto, infere-se que o aluguel, base sólida do investimento realizado, para qualquer tipo de imóvel urbano, é uma fonte segura e regular de renda.

Campina Grande, (PB), 26 de julho de 2020.

Thommas Rodrigues é corretor de imóveis, com registro sob nº 4803f), conselheiro estadual e membro da CEFISP do CRECIPB.