João Pessoa isenta ITBI para movimentar mercado imobiliário

Para aquecer e movimentar o mercado imobiliário em 2022, a prefeitura de João Pessoa isentou o Imposto sobre Transferência de Bens Imóveis (ITBI) para famílias com renda de até dois salários mínimos que comprarem sua moradia. O investimento já chega a R$ 2,5 milhões de agosto até dezembro de 2021.

Somente no último mês de 2021, foram comercializados 637 imóveis entre as construtoras, Caixa Econômica Federal e as famílias interessadas em comprar um imóvel, de acordo com o acompanhamento feito pela Secretaria da Receita Municipal (Serem), que concede a isenção do imposto.

A secretária de Habitação de João Pessoa, Socorro Gadelha, afirmou que a isenção do ITBI permitiu a muitas famílias terem acesso à moradia e as construtoras tiveram a oportunidade de fechar bons negócios e, em consequência, fazer novos investimentos no setor imobiliário. “A isenção do ITBI é um investimento que a Prefeitura está fazendo, porque os benefícios vêm imediatamente com a venda dos imóveis, movimentando o mercado imobiliário que estava parado e criando as condições para que as famílias que precisam de uma moradia adquiram seus imóveis”, observou.

Benefícios – O valor do desconto do ITBI é estabelecido de acordo com o valor do imóvel e pode chegar a R$ 4 mil, beneficiando as famílias que têm uma renda de até dois salários mínimos, que tem a oportunidade de comprar o imóvel onde desejar em uma negociação feita diretamente com o construtor e a Caixa Econômica. Até agosto de 2021, quem comprava sua casa própria precisava pagar o ITBI de 3% referente ao valor do imóvel. “Na verdade, a Prefeitura de João Pessoa abriu mão de uma receita, mas beneficiou centenas de famílias que não iriam ter condições de comprar uma moradia e beneficiou ainda o setor da construção civil, que vai poder investir e gerar empregos e renda para o município”, destacou Socorro Gadelha.

Fonte: joaopessoa.pb.gov