Junto ao sistema notarial e registral, corretores são essenciais ao mercado imobiliário

Essa importância dos corretores de imóveis foi enaltecida a experientes e futuros profissionais pelo presidente da Anoreg-PB, Carlos Ulysses Neto, durante recente palestra em evento acadêmico promovido pelo Instituto Federal da Paraíba – Campus João Pessoa. “Essa atividade está ligada à atividade de registro de imóveis e também à atividade notarial, numa relação que é essencial para o mercado imobiliário funcionar”, afirmou.

Ele também lembrou que os cartórios extrajudiciais não são concessionárias do serviço público, nem tabeliães e notários, são servidores públicos, mas agentes públicos, porque exercem uma atividade em nome do estado.

Capilaridade de representação

“Quando se fala em cartório, é estado. A diferença é que essa presença foi capilarizada, com instalação de vários braços (serventias) em cada município, que são delegados cartorários, serventuários do extrajudicial – tabelião, notário e registrador – dignos de suas competências”, esclareceu Carlos, que apenas na Escola Superior da Advocacia (ESA), leciona a quatro anos a cátedra de Direito Notarial e Registral.

A I Semana de Extensão de Negócios Imobiliários, voltada aos públicos interno (alunos de quatro períodos) e externo (corretores de imóveis e outros profissionais liberais que atuam no mercado) ocorreu durante toda a semana passada no auditório da Instituição, no bairro de Jaguaribe, com foco na reflexão conjunta sobre o trabalho, troca de experiências e participação em capacitações e aperfeiçoamento profissional.

A palestra proferida por ele foi antecedida na abertura do evento por uma do presidente do Creci-PB, Ubirajara Marques, sobre a importância do Órgão para o gestor imobiliário.

Para o diretor de ensino e professor Rafael Alves, a palestra do presidente da Associação dos Notários e Registradores da Paraíba teve grande significado pela eloquência na oratória e pelo vasto conhecimento que compartilhou com os presentes, o que só veio a enriquecer o encontro.