Mercado imobiliário: Criada nos EUA, técnica do Home Staging valoriza imóveis na hora da venda

O Home Staging é uma técnica que está se tornando substancial para vender e alugar imóveis em todo o mundo. É uma eficiente ferramenta que auxilia proprietários e corretores de imóveis a vender mais rápido e vem conquistando adeptos que trabalham no setor. No entanto, nem todos dominam as estratégias, que surgiram na década de 1970, nos Estados Unidos, e vêm sendo aprimoradas e adaptadas ao mercado.

Especialista em Home Stating, a corretora de imóveis, empresária e escritora Claudia Dietrich comenta sobre a importância da aplicação das técnicas. “Eu acredito demais no Home Staging e gostaria muito que os corretores entendessem a necessidade de preparar um imóvel. Para se ter uma ideia, 80% dos imóveis que passam pela técnica são vendidos em até 3 meses. É um número excelente”, acrescenta Cláudia.

Entusiasta em novidades do mercado imobiliário, Cláudia já esteve em workshops em Portugal e Estados Unidos e estará lançando, em João Pessoa, o Conexão Temporada (@conexaotemporada), com noite de autógrafos e talk show, que acontecem às 18h30 da próxima quinta-feira (9) na sede do Creci-PB. O evento acontece em parceria com a também corretora Lucianne Ermida e é voltado para corretores de imóveis, investidores, proprietários e interessados no tema. A entrada é gratuita, com inscrições no link Inscrições: https://locacoesparatemporada.com.br/conexao-temporada-em-joao-pessoa-pb-a-imoveis-de-temporada-e-home-staging-a-09-de-junho

Na entrevista que segue, Claudia Dietrich adianta um pouco mais sobre o assunto.

Você é especialista em Home Staging. No que ele consiste?

Eu descobri o Home Staging por uma “dor” que eu tinha. Eu não gostava de captar imóveis com morador dentro do local. Me sentia invadindo o espaço do cliente e me sentia desconfortável diante daqueles imóveis muito “caracterizados”, cheios de lembrança do atual morador. Eu sabia que precisava “tirar“ esses itens e deixar o imóvel mais neutro, mas não sabia como fazer. E através de pesquisa no Google e alguns cursos, eu conheci a técnica e de cara me apaixonei e descobri que era possível fazer uma captação saudável e que venderia muito mais rápido. Eu acredito demais no Home Staging e gostaria muito que os corretores entendessem a necessidade de preparar um imóvel. Para se ter uma ideia, 80% dos imóveis que passam pela técnica são vendidos em até 3 meses. É um número excelente. E este livro tem uma leitura rápida e com dicas que certamente levarão os corretores a terem uma visão diferenciada no próximo imóvel que forem captar.

Na sua opinião, quais são os principais gargalos e dificuldades de quem vai vender um imóvel?

Eu acredito sinceramente que a maior dificuldade de uma venda ( e por isso alguns imóveis levam anos para serem vendidos) está justamente na forma de apresentar um imóvel. Se você entrar em um portal imobiliário ficará chocada ao ver as fotos que são anunciadas. Outro erro que vejo, é a falta de exclusividade. Os proprietários tem a cultura de que quanto mais imobiliárias estiverem oferecendo seu imóvel, maior a chance de venda. E é justamente o contrário.

Com a pandemia, o que você observou de mudanças no mercado imobiliário e na forma de vender imóveis?

Com toda certeza. O imobiliário já vem passando há alguns anos por mudanças, mas a pandemia acelerou muita coisa. Um cliente hoje quando sai de sua casa e vai até uma imobiliária, ele já tem todas as informações do imóvel que quer visitar. Ao contrário do que acontecia antes, hoje esse cliente não sai mais visitando 500 imóveis. Ele está mais seletivo. Por isso, preparar e destacar um imóvel antes de anunciá-lo tornou-se essencial.

Como o mercado paraibano se comporta diante das inovações e novidades nesta área?

O mercado paraibano me surpreendeu demais! Fico fascinada com cada lançamento que vejo. Acho que é um mercado que está sim aberto a mudanças e tenho certeza que em breve muitos corretores passarão a utilizar o Home Staging como uma ferramenta de Marketing.