Moradia foi o principal objetivo para compra do imóvel em 2021

A moradia foi a principal meta de 70% dos brasileiros que fizeram compra de imóvel em 2021, segundo dados da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) e da Brain Inteligência Estratégica.

Ainda de acordo com o levantamento, 29% dos compradores veem o imóvel como investimento, enquanto 1% adquiriram para seus filhos ou parentes.

Já sobre os fatores que impulsionaram essa demanda, 71% disseram que estariam dispostos a pagar mais para morar perto do trabalho, 83% com proximidade de supermercados e 59% perto de farmácias.

Em relação à faixa de preços, o valor médio das propriedades compradas por brasileiros é de pouco mais de R$ 240 mil e que apenas 31% dos entrevistados conseguem adquirir sua moradia com preços superiores a R$ 250 mil, que são em média compradores com renda salarial acima de R $16,5 mil.

Sobre as características do imóvel mais demandas, 57% buscam espaços arejados e integrados à natureza. Além disso, entre os participantes da pesquisa, 56% relataram que estariam dispostos a pagar mais por um imóvel com tecnologia para reutilização de água das chuvas. Outros 66% dos entrevistados consideram a energia solar essencial.

Por fim, 56% dos entrevistados acredita que, ao adquirir um imóvel, o status social do proprietário é modificado, tanto pela posse quanto pela segurança e pelo investimento em longo prazo.

Fonte: O Estado de São Paulo