Nada é permanente, exceto a mudança – Por João Teodoro

A frase título deste artigo é atribuída ao filósofo Heráclito, da antiga cidade de Éfeso, na Turquia. Proferida há cerca de 2.500 anos, ela continua ecoando pelos séculos e, a cada dia, faz mais sentido. Essa é a realidade dos corretores de imóveis brasileiros. As conquistas e a evolução da profissão caminham a passos largos. Avançamos muito e colecionamos realizações em distintos campos da atuação profissional. Entretanto, diariamente, há novos e inexoráveis desafios a serem enfrentados, que tornam mais real a frase heraclitiana.

Ao tempo em que celebramos os 60 anos de regulamentação profissional, assim como da criação do Sistema Cofeci-Creci (27 de agosto de 2022), vivenciamos um momento estratégico, que nos impulsiona a planejar os tempos vindouros. Dois paradigmas requerem enfática atenção: os avanços tecnológicos e a velocidade de aquisição de novos conhecimentos, para que possamos atender às demandas contínuas de atualização e aperfeiçoamento profissional. Absorvê-los rapidamente, mitiga o risco de sermos excluídos do mercado.

Tempos atrás, inscrevíamo-nos em cursos com duração de semanas, meses ou anos para dominar um novo tema. Atualmente, novas técnicas, formatos e ferramentas têm de ser absorvidos em poucas horas. O processo de assimilação foi acelerado durante o biênio da pandemia (2020/21), tornando imperativa a inserção nesse novo cenário, sob pena de exclusão da profissão. As novas demandas referem-se, na maioria das vezes, a ferramentas tecnológicas, cuja absorção era meramente ocasional antes do Coronavírus. Agora, não mais.

Não há como escapar da exigência de acompanhamento e adaptação permanente à evolução tecnológica. Mas o Sistema Cofeci-Creci não se descura das circunstâncias. Há duas décadas, percebendo a inevitabilidade da internet, criou e investiu fortemente no Pronit – Programa Nacional de Inserção Tecnológica, cujo escopo era promover a inclusão digital dos corretores de imóveis e imobiliárias. Hoje, 100% dos corretores e imobiliárias inscritos no nosso Sistema estão plenamente operantes e sintonizados com as novas tecnologias.

Cientes de que, a cada dia, há um novo passo a ser dado em direção ao desconhecido, estamos sempre atentos e vigilantes. Trabalhamos para que os corretores de imóveis estejam sempre na vanguarda dos avanços. Ainda temos muito a desvendar: metaverso, criptoativos, globalização negocial e muitas outras medidas afeitas aos negócios imobiliários. Recursos como tour virtual, negociações online, tokenização, assinatura eletrônica, entre outras mudanças comportamentais, migraram rapidamente do futuro para o nosso cotidiano.

A Lei nº 14.382/2022 criou o SERP – Sistema Eletrônico de Registros Públicos, que interliga todos os registros públicos do país, permitindo a troca de documentos, expedição de certidões e prestação de informações, tudo por meio digital. Na mesma linha, como autarquia federal, o Cofeci criou o SGR – Sistema de Governança e Registro de Contratos. Nele, qualquer contrato ou documento imobiliário pode ser registrado ao preço simbólico de R$ 14 reais, com toda a segurança criptográfica da tecnologia blockchain. Ao futuro!

Presidente do Cofeci – João Teodoro