“O mercado imobiliário nunca deixará de ser competitivo”, afirma Rômulo Soares

Presidente do Creci-PB, Rômulo Soares em live com o SmartHub

O presidente do Creci-PB, Rômulo Soares foi o entrevistado de ontem (quarta-feira) pelos engenheiros e consultores Henrique Holanda e Leo Coimbra, durante live transmitida pelo Canal SmartHub no YouTube, que teve como tema principal “A gestão imobiliária do amanhã e os cuidados para o próximo boom imobiliário não virar um bum”.

Ele avaliou que desde este mês de outubro o setor da construção civil passou a ver uma luz muito forte no fim do túnel, com aumento das vendas nos imóveis acima de R$ 400 mil e previu para o próximo mês de janeiro o lançamento de muitos empreendimentos, sobretudo em João Pessoa e Campina Grande.

“O mercado nunca deixará de ser competitivo”, afirmou, após traçar um breve histórico acerca do boom imobiliário ocorrido no período compreendido entre os anos de 2009 a 2015 seguido do arrefecimento causado pela crise político-econômica que assolou o país, em meio à insegurança jurídica que perdurou até 2018. Ao final do ano seguinte, quando as esperanças se renovaram, veio em março passado a pandemia da Covid-19, que retardou esse processo de retomada.

Legado da pandemia

Ele destacou ainda o legado deixado pela pandemia na questão de novos projetos, sobretudo o elemento confortabilidade interna da área útil, independente da área do imóvel, se de 30 m2 ou 200 m2, a valorização de ítens, varanda gourmet, instalação de mini-mercado em condomínios, locais de estudo e liberalidade em locais de ginástica.

“Quem constrói, deve se adequar a essa mudança de status, com vistas a atender a esses elementos empresariais que atendam a todos os públicos, através deste, que é conhecido como condicionamento operante”, acrescentou.

Boas novas

Na ocasião, Rômulo também falou acerca da Universidade Corporativa on line que está prestes a ser lançada pelo Creci-PB, dentro do site institucional que será reformulado e iniciará com 40 cursos, bem como sobre o Portal Imobiliário do Corretor de Imóveis que está sendo desenvolvido pelo Cofeci, com várias ferramentas de gestão, a exemplo de gerenciamento de contabilidade.

A SmartHub, semanalmente às quartas-feiras à noite, compartilha conhecimento e informações relevantes sobre gestão e a cadeia produtiva da construção civil e do mercado imobiliário.