Pesquisa feita por Delegado Regional do Creci-PB aponta que profissão está em expansão

José Nelson dos Santos, atual Delegado do Creci-PB na cidade de Belém

Pesquisa realizada pelo corretor de imóveis e bacharel em direito José Nelson dos Santos, atual Delegado do Creci-PB na cidade de Belém, revela que o mercado imobiliário brasileiro tem se comportado de maneira cíclica e, hoje, beneficia o moderno corretor de imóveis. Trata-se, segundo ele, de uma profissão, “que já foi desvalorizada e que hoje é considerada uma ótima escolha para jovens que iniciam suas carreiras, além de ser um bom caminho para quem busca investir em um setor que cresce a cada ano”.

“Sendo assim, a concorrência fica mais forte e exige uma atualização (capacitação) constante desses profissionais”, frisa Nelson, que há 10 anos atuou como corretor de imóveis no Rio Grande do Norte e está voltando à Paraíba.

Segundo sua pesquisa, nesses 25 anos, o mercado imobiliário brasileiro tem se comportado de modo a se expandir e a crescer “de maneira estável”. “A estabilização, no entanto, trouxe uma recessão econômica cruel, provocando desemprego, queda de renda e a consequente retração conforme estudo realizado por BRAZ, E.C.A., denominado “Diagnóstico do Mercado Imobiliário Brasileiro (Financiamento PAR-Programa de Arrendamento Residência, 2005).

Paraibano de Pirpirituba, José Nelson dos Santos está estabelecido na cidade de Belém para auxiliar o Conselho Regional de Corretores de Imóveis da Paraíba na ampliação da fiscalização profissional nas regiões do Brejo e do Curimataú, com ênfase em cidades médias como Belém, a própria Pirpirituba, Araruna e Bananeiras.

Valor do metro quadrado

Inicialmente, ele fez um levantamento de preços do metro quadrado na construção civil nessas cidades, que fechou superior a R$ 1 mil, segundo o IBGE, no mês de outubro. “Ao me estabelecer em Belém, comecei a observar que havia grande necessidade de atuação do Creci-PB na região. Fiz um levantamento e vi que o valor do metro quadrado nessas cidades está muito acima do que em outras cidades do mesmo porte e observei que havia carência da expansão do trabalho do Órgão para a fiscalização”, disse, acrescentando que entregou o seu projeto ao presidente Rômulo Soares para análise e disponibilização para outros corretores.