Realidade virtual consolida transformação digital no mercado imobiliário

O advento da pandemia do novo coronavírus acelerou a transformação digital que já vinha em curso setor imobiliário, por exemplo, através da modificação de tradicionais recursos que eram utilizados, sobretudo, nos lançamentos de empreendimentos, dinamizando e modernizando formas de realizar negócios, numa tendência que, definitivamente, veio para ficar.

“Com isso, os corretores de imóveis, essenciais nessas intermediações, devem estar atentos e familiarizados com as soluções tecnológicas, no sentido de otimizarem seus negócios imobiliários”, alerta  o presidente do CRECIPB e advogado especialista em direito imobiliário, Rômulo Soares.

Ele lembra que tem se tornado cada vez mais comum, construtoras reduzirem ou eliminarem a construção de decorados físicos, substituindo-os por espaços para imersão virtual nos estandes de vendas.

Nesse contexto, imóveis decorados físicos passam a não fazer mais sentido. O mesmo investimento feito na construção de um único modelo de apartamento, pode ser utilizado para a criação de vários outros decorados virtuais, além do que, não demanda de espaços físicos para a construção.

Com horário marcado, se quiserem, o cliente e sua família acessam ao projeto com óculos de realidade virtual, obtêm informações e experiências em 3D, entre elas, onde o sol irá incidir dentro do imóvel, a vista das janelas e a distância da área de lazer.

Caso o cliente não deseje se deslocar até o local da obra, é possível acontecer o contrário: o imóvel físico, transformado em virtual, a partir de fotografias 360º, irá até ele. A organização dessas fotografias o permitirá navegar pelo imóvel no estilo Google Street View.

Rômulo destaca ainda que, dentre os benefícios que essa realidade virtual traz ao mercado imobiliário, um deles é ajudar os clientes a “sentir” os imóveis, sejam eles na planta ou usados. Por que visitar imóveis pessoalmente, se é possível ter a mesma sensação visitando-os virtualmente?

Essa facilidade se afigura extremamente válida, sobretudo para um cliente interessado em comprar um imóvel no campo, litoral ou até mesmo em outro país, que economizará tempo e dinheiro com viagens, devido a essa possibilidade de avaliação em viagens de avaliação de imóveis, por Tour’s 360º e realidade virtual. Tudo isso, com o plus de um atendimento personalizado e diferenciado.