Transação imobiliária deve ser 100% online, diz presidente da Abrainc

A digitalização e o processo 100% online nas transações imobiliárias devem ser foco do setor, segundo avaliação do presidente da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), Luiz Antonio Nogueira de França.

Para ele, uma compra pode ser feita em qualquer parte do mundo com apenas um clique no celular, seja para a transferência do dinheiro, assinatura do contrato e até mesmo a vistoria do imóvel.

A partir do cenário atual do mercado imobiliário, França destaca que as taxas de juros mesmo com a terceira alta consecutiva não devem refletir negativamente, pois as pessoas desejam comprar um imóvel e o financiamento é o principal mecanismo para essa etapa.

Além disso, estudos indicam que taxas abaixo de dois dígitos ainda dão fôlego para os bancos abrirem a concorrência e oferecerem as linhas de financiamento com o funding mais barato.

Em relação ao perfil de imóvel, isso depende da capacidade financeira de cada um, além do aumento de renda das famílias. França ressalta que só com a vacinação é possível ter mais segurança para desenvolvimento.

Sobre os imóveis comerciais que sofreram influência forte por conta da pandemia, o executivo já percebe uma movimentação em bairros de São Paulo como Itaim, Vila Olímpia, e área da Faria Lima. Inclusive foi feito um levantamento na cidade de São Paulo e o estudo mostrou que 76% das pessoas entrevistadas não estão mais em regime de home office. Dos 24% restantes, 56% pretendem voltar ao trabalho presencial.

Por fim, Luiz reforça a questão da desburocratização do negócio e a capacidade de realizar todas as etapas de forma virtual, até mesmo a chegada das fintechs vão poder ajudar nessa questão de oferecer mais agilidade tanto para pessoa física como jurídica.

Fonte: http://portalradarimobiliario.com.br/