Ubirajara Marques assume Corregedoria do Cofeci

O presidente do Creci-PB, Ubirajara Marques, é o novo corregedor federal do Conselho Federal de Corretores de Imóveis. Ele terá como adjunto o presidente do Creci-BA, Nilson Araújo. Ambos foram nomeados e empossados pelo presidente do Cofeci, João Teodoro, na tarde desta quinta-feira (7), durante sessão plenária realizada na Sede do Creci-BA.

Bira, como é bastante conhecido, será responsável por realizar correções e inspeções gerais, ordinárias e extraordinárias, totais ou parciais, compreendendo orientação, fiscalização e inspeção sobre os procedimentos relativos à tramitação e ao julgamento de processos administrativos e disciplinares do Cofeci e em todos os Creci’s, assim como sobre os processos de natureza inscricional junto aos Regionais.

A Corregedoria Nacional foi criada pelo Conselho Federal diante da necessidade de um melhor controle sobre o andamento e agilidade na tramitação dos referidos procedimentos evitando assim demora exagerada, desmotivação fiscal, descrédito à parte denunciante e sensação de impunidade à parte ré ,e perecimento de direitos e/ou punibilidade por prescrição ou decadência.

Os cargos honoríficos de corregedor federal e corregedor federal adjunto só podem ser ocupados por conselheiros federais ou presidentes de Creci’s. Em caso de necessidade pode ser nomeado mais de um adjunto. Ambos não poderão atuar como corregedores em seus Conselhos Regionais de origem, devendo, no caso, as correições darem-se de maneira cruzada, cada um deles atuando no Conselho de origem do outro.

Representatividade fortalecida

Na ocasião, o 1º diretor-secretário do Creci-PB Glauco Morais e o conselheiro federal Fabiano Cabral foram nomeados e empossados para compor duas importantes Comissões, respectivamente, Parlamentar e de Elaboração de Resoluções e Projetos de Lei, o que veio a fortalecer a representatividade paraibana no Cofeci, que tem desde janeiro, Rômulo Soares como diretor-secretário.

A plenária, que foi acompanhada pelo conselheiro federal Assis Cordeiro e pelo superintendente Gustavo Beltrão, ocorreu no auditório “Presidente João Teodoro da Silva”. Na ocasião, foi inaugurada a nova Sede do Regional baiano e prestada homenagem póstuma ao ex-presidente do Creci-BA, Samuel Prado, através da outorga da Comenda “Colibri de Ouro”, a mais alta distinção concedida pelo Sistema.Cofeci-Creci.