VIII Congresso Imobiliário Latino-Americano e a evolução da CILA

Depois do ribombante sucesso do Enaci, em Belo Horizonte, MG, de 13 a 15 deste mês de setembro de 2023, na condição de Presidente do Sistema Cofeci-Creci, tive a honra de participar ativamente o VIII Congresso Imobiliário Latino-Americano, promovido pela CILA – Confederação Imobiliária Latino-Americana. O evento aconteceu na cidade de Panamá, capital do país de mesmo nome, na América Central. O Sistema Cofeci-Creci é membro fundador da CILA, confederação integrativa do mercado imobiliário na parte centro-sul do continente americano.

No ano de 1999, o Cofeci e o Secovi-PR foram convidados para participar dos debates com vista à constituição de um organismo que pudesse interagir, em nome do mercado imobiliário, com o Mercosul. Este fora criado em março de 1991, com a assinatura do Tratado de Assunção, entre os governos de Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. O então novel organismo interpaíses ameaçava nossa organização profissional com a proposta de abertura do exercício profissional de Corretores de Imóveis para os quatro países membros, sem qualquer exigência legal.

A abertura em pauta vilipendiava nossa regulamentação profissional. Se corretores de outros países pudessem agir livremente no Brasil, não teria sentido exigir formação técnica dos colegas brasileiros. Era preciso reagir. E reagimos! Nas sucessivas reuniões que foram promovidas, restou clara a legitimidade do Cofeci para representar o Brasil nos debates e nas decisões que viessem a ser tomadas. Então, por delegação do presidente do Cofeci, Waldyr Francisco Luciano, eu e o Celso Pereira Raimundo, de SC, participamos ativamente dos debates.

Baseados em parecer elaborado por um professor da Universidade Federal de Santa Catarina, com a participação de um Corretor imobiliário chileno, representantes do Cofeci (Brasil), da Câmara Imobiliária Uruguaia (Uruguai) e da Capei (Paraguai) decidiram criar uma confederação, com o nome de Cofederación Inmobiliária del Mercosur y Chile (CIMECH). Mas o Chile não ratificou seu interesse. Por isso, foi excluído, prevalecendo então a sigla CIME. Depois de inúmeras reuniões com o Mercosul, conseguimos manter intacta nossa organização profissional.

Entretanto, chegamos a 1999 sem evoluir na geração de parcerias entre os Corretores filiados às organizações-membros da CIME, seu objetivo principal. Assim, em 13 de abril de 2012, em Montevideo, representantes de suas cinco entidades-membros deliberaram por acolher tese por mim apresentada: uma nova ordem, abrangendo toda a América Latina. A comissão para constituir uma nova federação, foi por mim presidida. Criou-se assim a CILA – Confederação Imobiliária Latino-Americana, cujo primeiro Presidente foi Wilder Ananikian, do Uruguai.

O VIII Congresso da CILA deixou marcas que garantem o sucesso da nova organização. Com 18 dos 20 países da América Latina ativamente filiados – 17 deles presentes no evento, muitas e consistentes propostas de união e compartilhamento de mercado foram apresentadas e aprovadas. É a globalização se consolidando também na América Latina; é o compartilhamento de negócios sem macular nossas prerrogativas legais. A impecável organização do evento ficou a cargo da ACOBIR, membro da CILA no Panamá, a quem parabenizo pela excelência e perfeição.