Corretores de imóveis buscam o Creci-PB para resolver caos em cartório de Santa Rita

Município que outrora teve uma das maiores demandas do Programa Minha Casa Minha Vida (atual Verde e Amarela), Santa Rita enfrenta um vácuo em atividades imobiliárias causado pelo injustificado excesso de prazo para emissão de documentos pelo cartório Ângela Maria de Souza Serviço Notarial e Registral, que há cerca de cinco anos foi alvo de intervenção.

Um grupo de corretores de imóveis que atua na região, capitaneada pelo delegado Libânio Barros, foi recebida na tarde desta quinta-feira (14) pelo presidente do Creci-PB, Rômulo Soares, pelo presidente do Sindimóveis-PB e presidente eleito do Conselho, Ubirajara Marques, pelo ouvidor Carlos Chagas  e pelo superintendente em exercício Mário Vicente.

Situação grave

O grupo descreveu a gravidade da situação atual. “Uma certidão de inteiro teor demora mais de 7 dias para ser atualizada, uma averbação que tem prazo de 30 dias leva meses. Tornou-se comum a alegação de busca, que nem sempre é solucionada e após muito tempo, resulta em nota devolutiva, sob pretexto de falta documento e até de extravio de livro”, afirmou Libânio.

Ele acrescentou que de nada vale na maioria das vezes o corretor de imóveis apresentar uma certidão antiga, onde constam dados do imóvel, como registro, matrícula e número do livro, pois inexiste um banco que reúna essas informações.

“Migração de construtores”

Isso tem levado a construtores “migrarem” para João Pessoa, para bairros como Geisel e Valentina Figueiredo, pois na “terra dos canaviais”, adquirem um de lote de terreno para construir uma casa e por essas questões e outras relativas a financiamentos, passam no mínimo seis meses para colocar esse dinheiro de volta no bolso

“Vou embora, não aguento mais”, são as frases que mais temos ouvido deles e isso é muito ruim para o mercado imobiliário como um todo e, claro, para a economia do município”, destacou Libânio.

Os presidentes Rômulo Soares e Ubirajara Marques mostraram-se sensíveis à demanda, manifestaram total apoio e comprometeram-se a tomar, já amanhã (sexta-feira) solução com vistas à solução do problema.