Corretores de imóveis têm participação das mais representativas em Seminário

Nove Conselhos Regionais de Corretores de Imóveis marcaram destacada representação no Seminário  “Transparência e Boas Práticas nos Conselhos de Fiscalização Profissional”, realizado pelo Tribunal de Contas da União no auditório Celso Furtado, do Centro Cultural Ariano Suassuna, no TCE-PB.

Capitaneados pelo presidente do Creci-PB, Rômulo Soares, estiveram presentes os presidentes dos Regionais dos estados do Ceará, Apolo Scherer; do Piauí, Nogueira Neto; de Sergipe, Sérgio Sobral; de Pernambuco, Luiz Guedes; do Rio Grande do Norte, Waldemir Figueiredo; da Bahia, Samuel Prado; do Maranhão, Raimundo Torres e de Alagoas, Vilmar Pinto.

O vice-presidente de assuntos institucionais do Conselho Federal de Corretores de Imóveis, Paschoal Rodrigues, destacou a importância da iniciativa do TCU em esclarecer didaticamente aos dirigentes dos Conselhos de Classe os seus deveres, sobretudo no caso dos corretores de imóveis, que precisam apenas possuir o 2° grau, fazer um curso de TTI e ter um pouco de carisma para agradar ao público e se tornar presidente, sem ter conhecimento, por exemplo, de matérias relacionadas ao  direito, relações humanas e parte contábil.

Incentivo do Cofeci

“Esta é a quarta reunião do TCU que fecha o mapa brasileiro e o Cofeci tem patrocinado a participação de todos os presidentes, diretores e tesoureiros, acompanhados de pessoas-chave dos seus Conselhos, para se aperfeiçoarem o máximo possível, no sentido de que todos possam se reciclar e atualizar conhecimentos e informações ”, afirmou.

Para Paschoal, não existe dolo dentro do sistema, que, porém, depende de funcionários, assessores e às vezes de empresas terceirizadas. E lembrou que na Região Nordeste, nem todos os Conselhos têm um contador, advogado ou TI, o que deixa alguns presidentes reféns de informações. “Eventos assim deveriam acontecer pelo menos três vezes ao ano, para irmos efetivamente nos reciclando, com o objetivo de termos a gestão de qualidade que desejamos”, concluiu.