Creci-PB realiza primeira reunião de diretoria e sessão plenária de 2024

O Creci-PB realizou na tarde desta sexta-feira (9) sua primeira reunião de diretoria e  sessão plenária do ano, ocasião em foram votadas e aprovadas em primeira instância as contas pelo Conselho Fiscal e conselheiro relator relativas ao exercício do ano passado.

Agora elas serão, em última instância, submetidas ao Conselho Federal de Corretores de Imóveis, cumprindo o que conduz a Instrução Normativa do Tribunal de Contas da União (TCU).

Foram aprovadas ainda portarias e julgados, dentre outros, processos de inscrições pessoa física e jurídica, reinscrições pessoas física e jurídica, inscrições como estagiário, inscrições secundárias expedidas e recebidas e transferências recebidas.

Na ocasião, o presidente Ubirajara M\arques, representado pelo 2º vice-presidente Garibaldi Porto, informou, dentre os comunicados, que o Creci-PB esteve presente no III Encontro Nacional de Fiscalização que ocorreu na cidade de Fortaleza/CE, organizado pelo Creci-CE, representado pelo diretor regional de fiscalização, Augusto Seixas, do coordenador Hermano Batista, do superintendente Gustavo Beltrão e do assessor de marketing, Raphael Lins;

Que o setor de fiscalização do Creci tem mantido constantes operações no estado (Capital, Brejo, Campina Grande, Vale do Mamanguape, Sertão e Curimataú) com foco especial no combate ao exercício ilegal da profissão, comercialização e publicidade de empreendimentos sem RI, loteamentos sem Registro, bem como realizando intervenções nas empresas que ofertam Consórcios e Créditos bancários. Os resultados estão sendo extremamente positivos;

E mais, que o Cofeci fechou convênio nacional com a Caixa Econômica Federal, após acordo firmado entre os presidentes Carlos Vieira e João Teodoro e que contou com a intensa articulação do diretor secretário, Rômulo Soares. O recebimento de honorários pela intermediação diretamente com a Instituição são alguns dos aspectos positivos do convênio retomado pelo Conselho Federal. Uma novidade será, que a venda de imóveis adjudicados pela Caixa, passa a ser feita também pelo Sistema de Registro de Imóveis (SGR) desenvolvido pelo Cofeci, o que agilizará sobremaneira, por exemplo, os processos de financiamento e escritura.

Outro comunicado foi sobre a realização conjunta  pelo Creci e Secovi de ações em defesa do mercado imobiliário paraibano. Me reuni na delegacia de Campina Grande com o presidente do Secovi, Érico Feitosa e discutimos as primeiras ideias e linhas de ação com vistas a convênio que será firmado nos próximos dias, com vistas a, por exemplo, fiscalização junto a condomínios residenciais fechados horizontais e verticais, bem como comerciais, com foco em combater o exercício ilegal praticado por síndicos, zeladores e porteiros, entre outras ações necessárias.

Nesse contexto, já foi finalizado um modelo de oficio circular que será entregue aos síndicos de condomínios de João Pessoa, Campina Grande e vamos também expandir para outras cidades. Será uma maneira eficaz de fornecer informações claras e diretas, destacando a importância do papel do corretor de imóveis nas transações imobiliárias, suas prerrogativas e as consequências legais para quem pratica atividades ilegítimas;

A Mesa dos Trabalhos foi composta pelos diretores Garibaldi Porto (2º vicepresidente), Glauco Morais e Josemar Nóbrega (1º e 2º  diretor-secretário), Flávio Passarinho e Carla Bezerra Cavalcanti (1º e 2º tesoureiro) e pelo conselheiro estadual e federal Rômulo Soares.