Desempenho do crédito imobiliário impulsiona projeção da Febraban

Subiu de 8,2% para 10,3%,a projeção da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) sobre alta da carteira total de crédito para 2021.

Em nota, segundo Rubens Sardenberg, diretor da entidade, “a revisão da carteira direcionada reflete a incorporação dos novos estímulos para o crédito, como a reedição do Pronampe, agora como linha permanente, o forte desempenho do crédito imobiliário e a demanda aquecida por crédito rural. Na carteira livre, as revisões positivas decorrem da perspectiva de uma recuperação mais sustentável da economia no segundo semestre, impulsionados pela maior flexibilização das medidas de distanciamento e pelo avanço da vacinação no país”.

Para 2021, a maior revisão ocorreu na carteira direcionada, que deverá crescer 8,2%, ante expansão projetada em 5,2% no levantamento anterior. Na carteira livre, a projeção passou de 10,1% para 11,2%, com alta no desempenho esperado para a carteira pessoa jurídica (de alta de 9,6% para 10,4%) e para a carteira pessoa física (de aumento de 10,3% para 12,6%).

Já outras projeções são em torno do Produto Interno Bruto (PIB) e da taxa básica de juros (Selic). O primeiro, a pesquisa destaca que os entrevistados esperam que cresça 5% ou mais, já a Selic, deve chegar a 6,5%, avaliam.

Fonte: portalradarimobiliario.com.br