Criador do Conselho de Arquitetura e urbanismo (CAU), o professor Edson Melo, do IGPB destacou durante palestra proferida na tarde de ontem no 3º Seminário de Integração Operacional, que ocorre até amanhã em Foz do Iguaçu (PR), a capilaridade, presença nacional e capacidade de regulação dos Conselhos Regionais que integram o Sistema COFECI-CRECI.
Ao discorrer sobre o tema “Governança pública no contexto dos conselhos de fiscalização”, ele fez um comparativo entre os níveis de governança entre 2015 e 2016, onde identificou uma melhora em 21%.
Edson destacou ainda destacou que a missão de um Conselho é gerenciar riscos. “Falha na estratégia é falha na gestão ! Os Conselhos de fiscalização profissional devem estar atentos a isso”, orientou.
Ele também falou sobre o modelo proposto de governança, constituído de liderança, estratégia e controle. Um dos desafios desse modelo, segundo ele, é lidar com o conflito de interesses, no caso, do sindicato, entidade e Conselho. “Quem de vocês nunca ouviu a expressão: O CRECI não faz nada por mim ?”, suscitou a reflexão.
Edson finalizou, lembrando que a estratégia de governança digital é uma das novidades que estão sendo aplicadas em CFP, como o CAU. Nesse sentido, a tecnologia pode ser uma aliada para melhorar a governança e a gestão, tornando possível o compartilhamento de dados, processos e sistemas.
Na foto, ele aparece ladeado pelos presidentes do CRECI_PB e COFECI, Rômulo Soares e João Teodoro e o diretor-secretário do CRECI-PB, Edson Medeiros.