Edson Medeiros destaca importância de palestra proferida por arquiteto em JP

O diretor secretário Edson Medeiros representou o Creci-PB na manhã desta sexta-feira, durante sessão especial realizada pela Câmara Municipal de João Pessoa em torno de palestra proferida pelo arquiteto Paulo Niemeyer, presidente do Instituto Oscar Niemeyer, bisneto do renomado e saudoso também arquiteto Oscar Niemeyer.

Ele discorreu, dentre outras temas sobre as obras da Barreira do Cabo Branco e Estação Ciências. “A sessão proposta pelo vereador Milanez Neto foi das mais significativas pela importância dos temas abordados por tão qualificado profissional, afirmou Edson, que assistiu a palestra, acompanhado do secretário municipal de Administração Roberto Wagner e do coordenador do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de JP, Paulo Galvão.

Sobre a palestra

Paulo Niemeyer disse que Oscar Niemeyer foi um cidadão do mundo e aprendizado obrigatório nas escolas de Arquitetura do mundo inteiro, criando obras fantásticas em todo mundo, inclusive projetou a Estação Cabo Branco no ponto mais extremo do país.

“Com a construção da Estação Cabo Branco, João Pessoa ganhou um espaço que aparece na lista das grandes obras desse expoente internacional do urbanismo”, falou. Para ele, o ‘Polo do Cabo Branco’ estará no roteiro das grandes obras de Oscar Niemeyer

“Tive oportunidade de conviver e trabalhar com Oscar e pude observar que ele era um grande humanista que pensou Brasília com a finalidade de desenvolver toda aquela região. Brasília é a ‘Meca’ da arquitetura moderna. Oscar influencia a arquitetura em todo o mundo e deixou um grande legado. Podem gostar ou não, mas ninguém pode negar que nada foi visto antes das obras de Niemeyer”, falou.

O palestrante destacou que seu bisavô projetou o prédio da Organização das Nações Unidas (ONU) e revolucionou a Arquitetura e o urbanismo com pilotis, pavimentos livres e tarraços jardins.

O arquiteto ainda elogiou a orla da Capital paraibana por não existirem grandes espigões tendo preservado a circulação de ar na região. Para ele a cidade serve de exemplo para mundo em relação a qualidade de vida.

A maestrina do Coral Antônio Leite da CMJP, Socorro Estrela, e o preparador vocal e solista, Paulo Brasil, o Paulão, marcaram o evento com a execução do Hino Nacional e da canção “Ponta do Seixas”, da compositora paraibana Kátia de França.