Mercado imobiliário: João Pessoa dá sinais de crescimento – Por Luan Pereira de Souza

Conhecida como o ponto mais oriental das Américas, lugar onde o sol nasce primeiro e tem praia o ano inteiro, foi “apelidada” carinhosamente de “Jampa”. Quem disse João Pessoa, acertou. João Pessoa, a capital da Paraíba, é a quarta capital mais antiga do Brasil e a 20ª cidade mais populosa do país, com uma população de 833 mil habitantes, a qual obteve um aumento de 15,26% da sua população quando comparado com último censo do IBGE. Possui um Índice de Desenvolvimento Humana (IDH) de 0,763 e PIB per capita de R$25 mil.

João Pessoa é considerada uma das melhores cidades para morar no Brasil, segundo uma enquete intitulada “As 15 melhores cidades de praia para morar no Brasil” , realizada no ano de 2021 pelo canal do YouTube Mais 50. A capital litorânea recebeu o maior número de votos ocupando a 1ª posição. A geração de renda, acesso a educação, o baixo custo de vida, mar quente, belezas naturais, trânsito moderado, práticas comerciárias e um turismo aquecido estão entre os principais pontos de destaque da cidade, o que pode impactar diretamente na qualidade de vida de seus habitantes e no desejo de moradia de muitos brasileiros.

De acordo com o Ranking de Competitividade dos Municípios 2023, João Pessoa ocupa a 161º posição dentre os 413 municípios investigados e a 4ª posição entre os municípios da Região Nordeste.

É mister abordar também que de acordo com estudos da MacroPlan, como o “Desenvolvimento Econômico Municipal 2020” e o “Desempenho das 100 maiores cidades do Brasil no IDEB no ano de 2020”, que levam em consideração variáveis objetivas e subjetivas, João Pessoa também se destaca em outros aspectos, com conforme mostra a tabela a seguir.

Indicador Posição
Crescimento do PIB Municipal entre 2007 e 2017 31°
Crescimento do Salário Médio entre 2008 e 2018 18°
Crescimento do Emprego Formal entre 2008 e 2018 71°
Produtividade com Gasto em Educação 17°
Indice de Desenvolvimento da Educação Básica EF I 77°
Indice de Desenvolvimento da Educação Básica EF II 75°

Tabela 1 – Indicadores e ranking da capital João Pessoa entre as 100 maiores cidades do Brasil, 2020. Fonte: MacroPlan, 2020.

A cidade apresentou na última década um aumento de mais de 10% na população, com um aumento do PIB interno e crescimento no salário médio e está entre as melhores colocadas do nordeste no ranking de competividade. Acrescido a isso, houve a ampliação de programas habitacionais do Governo Federal, o que impulsionou o mercado imobiliário da cidade, com o aumento das oportunidades de investimentos vindos de outras localidades e dos próprios moradores, bem como provocou o “aquecimento” da especulação imobiliária.

Tratando-se de mercado imobiliário, atualmente, em João Pessoa, existe um déficit habitacional, o qual vem sendo suprido gradativamente pela construção civil e por investidores que resolveram expandir seus negócios na cidade. É importante sanar que diante disso há uma grande demanda por imóveis, tanto por parte de investidores que especulam no mercado, como também novos proprietários de imóveis em detrimento dos subsídios habitacionais, tal como por proprietários de imóveis que procuram outro bairro para residirem. Essa mudança de local de residência pode estar interligada com o aumento da renda, pois pessoas tendem a morar proximo a pessoas com mesmo nível de renda, o que contribui para a escolha de um bairro equiparado ao seu padrão de vida, o que consequentemente contribui com o aumento das transações imobiliárias do município.

Conforme mostra o gráfico 1, há um aquecimento sustentado no mercado imobiliário de venda e locação de residências no Brasil, onde entre o período de janeiro de 2021 a junho de 2023 houve um crescimento de 13,32% no preço médio de venda de imóveis residenciais no Brasil e um crescimento de 27,96% no preço médio do aluguel de imóveis residenciais no Brasil.

O gráfico 2 mostra que ocorreu um crescimento sustentado no preço de venda de imóveis residenciais em João Pessoa entre o período de janeiro de 2021 a junho de 2023, no qual, houve um crescimento de 22,30% no preço médio de venda de imóveis residenciais. Uma variação bem maior quando comparada a média nacional.

Em vista disso, ao juntarmos a variação média do aluguel no Brasil considerando o valor do aluguel a 0,5% o preço do imóvel mais a variação média do preço de venda de imóveis em João Pessoa, chegamos a uma rentabilidade média, no período em tela, de 22,30% na venda e mais 17,1% no aluguel. Porcentagens essas maiores que investimentos na poupança e no CDI a 100%, uma vez que no mesmo período, a poupança rendeu 14,87% e o CDI, 23,66%.

Conclui-se então que comprar um imóvel em João Pessoa, além de ser uma reserva de valor, um excelente lugar para investir, por contar com um mercado em expansão e com uma demanda e oferta aquecidas, também é o lugar para chamar de lar.

Luan Pereira de Souza – corretor de imóveis e economista