Mercado imobiliário se mantém otimista, apesar da Covid-19 e do governo federal | Por Rômulo Soares

Por Rômulo Soares*


Apesar de adversidades como a pandemia da Covid-19, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil projeta um crescimento entre 5% e 10% do mercado imobiliário em 2021 ante 2020. A estimativa considera um crescimento em torno de 3,5% para o Produto Interno Bruto Brasileiro (PIB) brasileiro neste ano.

Nos Indicadores Imobiliários Nacionais recentemente pela CBIC, são ressaltados ainda a queda do orçamento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) em habitação e o aumento dos recursos da caderneta de poupança, o que mostra que há uma queda do funding do financiamento principalmente para o público de menor renda e onde se concentra o maior déficit habitacional.

O otimismo na previsão se dá ainda pela confiança no avanço das reformas administrativa e tributária, bem como a manutenção das taxas de juros do financiamento imobiliário em patamares baixos. São projeções que estimulam e mostram que acima de tudo o mercado imobiliário é robusto.

Porém, algumas das  preocupações para este ano, são com os preços dos insumos e o risco de desabastecimento de produtos, o que faz como que o presidente da CBIC, José Carlos Martins, o setor “tenha medo de fazer lançamentos”, sobretudo no Programa Casa Verde e Amarela, em que há uma margem de ganho menor.

Para agravar a situação, na última sexta-feira (23), um veto do presidente Bolsonaro ao Orçamento de 2021 deixou praticamente zerada a verba para dar continuidade às obras da faixa 1 do referido programa habitacional (antigo Minha Casa, Minha Vida), por meio de um corte de R$ 1,5 bilhão nas despesas que estavam reservadas ao Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), que banca as obras do faixa 1 do programa, voltada às famílias de baixa renda.

Com isso, cerca de 200 mil unidades habitacionais devem ter obras paralisadas a partir de maio, uma vez que sobraram apenas cerca de R$ 27 milhões para tocar o programa.

*Corretor de imóveis, administrador de empresas e advogado especialista em direito imobiliário.