Repúdio do Creci-SP à intermediação imobiliária sem corretores de imóveis tem apoio do Creci-PB

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis de São Paulo requereu ao jornal Valor Econômico retratação pública acerca da veiculação de comprometedora matéria relativa ao ramo imobiliário, intitulada “Hubbers chega ao mercado paulista como a 1a imobiliária sem corretores”.

“Divulgar tal prática como uma atividade regular no mercado imobiliário é o mesmo que promover a abertura de um hospital que não necessite de médicos para o atendimento, ou de uma construtora que não exija a presença de um engenheiro em suas obras”, advertiu o presidente do Creci-SP, José Augusto Vianna.

 

Segundo a matéria, a star-up Hubbers Real Estate chegaria ao mercado paulistano, com a promessa de ser a primeira imobiliária sem corretores. Inspirada nos modelos de inovação do Uber e do Airbnd, a empresa, que requereu sua inscrição no referido Órgão como pessoa jurídica em junho passado, se propõe a ser um “hub” que conectaria, diretamente, vendedores a potenciais compradores.

Risco à sociedade

Vianna lembrou que a intermediação imobiliária sem a participação direta de corretor de imóveis é proibida por lei e lamentou a falta de prudência, ao se promover a divulgação de matéria dessa natureza à revelia do Creci-SP, contrariando o princípio do contraditório no bom jornalismo, pondo a sociedade em risco, no que diz respeito ao seu patrimônio imobiliário.

Assim que tomou conhecimento do fato, a Coapin do Creci-SP suspendeu o processo de inscrição da empresa e notificou seus sócios a prestarem esclarecimentos. Estes afirmaram que a matéria não espelha o modo que a empresa operará, com respeito às normas que regulam a atividade dos corretores de imóveis e não terem qualquer responsabilidade sobre a interpretação dada pelo jornal.

A empresa também negou que se trate de “imobiliária sem corretores”, se disse surpreendida pelo título da reportagem e assumiu o compromisso de atuar através de corretores devidamente inscritos neste Conselho assim que der início às suas atividades.

Creci-PB manifesta apoio

O presidente do Creci-PB, Rômulo Soares, manifestou apoio ao Creci-SP e lembrou que meses atrás na Paraíba também repudiou veementemente através de nota oficial, propaganda veiculada por meio de matéria pelo aplicativo “App do Imóvel” intitulada “Corretor de imóveis com os dias contados”, em que os corretores de imóveis e imobiliárias eram colocados como dispensáveis nas transações imobiliárias.

“Na ocasião, também reiteramos que a profissão de corretor de imóveis, devidamente regulamentada pela Lei Federal nº 6.530/78, não será extinta ou substituída pelo advento do aplicativo, bem como advertimos que apenas aos proprietários de imóveis compete fazer anúncios, inclusive em sites e portais, e que permanecemos vigilantes no combate ao exercício ilegal da profissão, contravenção penal prevista no art. 47 da LCP.