Saiba mais: Ouvidor do Creci-PB explica sobre serviço registral e notarial

Lidar com o serviço registral e notarial é uma situação que faz parte do dia a dia do corretor de imóveis. Equipado de informações corretas sobre os processos que envolvem as documentações imobiliárias, o profissional consegue oferecer um serviço com maior qualidade e, dessa forma, fidelizar o cliente.

Atentos a essa necessidade, trouxemos no “Saiba mais” de hoje, o corretor de imóveis, ouvidor do Creci-PB e professor da Faculdade Três Marias, Carlos Chagas, que explica didaticamente como funciona esse sistema. Veja:

  • Quão importante é o serviço registral e notarial na rotina do corretor de imóveis?

Falar da importância do serviço na profissão do corretor de imóveis é algo fundamental, pois é a base de tudo. Os cartórios de registro de imóveis guardam toda a legalidade do negócio imobiliário. Em João Pessoa, temos dois cartórios de registro de imóveis: um na Zona Norte e outro na Zona Sul.

Então, se o imóvel está em uma dessas duas zonas, toda a vida legal daquele imóvel está em uma deles. Essa legalidade começa lá no cartório de notas, que são os cartórios que produzem as escrituras, as procurações e outros documentos à vida de um negócio imobiliário justo e perfeito.

  • Quais os tipos mais comuns de cartórios?

Cartórios de notas e cartórios de registro de imóveis. O primeiro, produz escrituras, procurações, inventários de sucessões e etc. Já o cartório de registro de imóveis é o local onde tiramos os primeiros dos documentos de uma venda imobiliária, que são justamente a certidão de registro (para saber a quem o imóvel pertence) e a certidão de ônus (para saber se há algum gravame contra àquele imóvel).

O principal documento que uma instituição bancária pede para iniciar um processo de financiamento imobiliário é a certidão de inteiro teor. Então, esses três documentos são retirados no cartório de registro de imóvel o qual aquele imóvel faz parte.

Outro cartório que utilizamos é o cartório de registro civil das pessoas naturais. É nele em que é feita a certidão de nascimento, casamento, averbação de divórcio… esses cartórios têm suma importância! Para termos uma ideia, atualmente, para certos negócios imobiliários precisamos estar atualizando todos esses documentos, até mesmo uma averbação de óbito. Estão são os principais tipos de cartórios que precisamos no dia a dia.

  • Escritura e registro imobiliário: Qual a diferença?

A escritura é um documento em que nele estão todas as informações que vão ser levadas ao cartório de registro de imóveis, tanto é que na lei diz que a escritura é o documento translativo, ou seja, coloca-se naquele documento todos os dados referentes ao imóvel, que precisam estar perfeitos!

Ao chegar no cartório, as informações são analisadas e a partir dali que é feito o novo registro. Por isso que muitas vezes a escritura demora para ser registrada porque se o cartório notar alguma inconsistência, será devolvida para que seja consertada. A mesma coisa quando falamos de contratos de financiamento imobiliário, que tem o mesmo peso de uma escritura. O cartório de registro de imóveis lhe dá e lhe tira a propriedade, embasado em informações verdadeiras e sob muita responsabilidade.

  • Quais os principais documentos para um negócio imobiliário?

Na hora de fechar um negócio imobiliário precisamos lembrar que o processo começou na captação! É necessário que logo no início, o corretor já tire a certidão de registro e ônus, porque daí ele vai ter as primeiras informações sobre como está o imóvel.

Muitas vezes o proprietário não tem ideia de como sua casa ou apartamento está, por isso, precisaremos também de outros documentos a exemplo de uma certidão negativa de débitos junto a Prefeitura (se não conseguir tirá-la é porque tem dívidas); uma certidão de negativa de débitos junto a Receita Federal que é uma certidão gratuita tirada online; uma certidão negativa de débitos junto ao Tribunal Superior do Trabalho (TST); uma certidão da Justiça Comum para saber se não há ação de execução contra a pessoa que está vendendo o imóvel… na verdade, são cerca de 10 certidões que precisamos emitir e que um corretor de imóvel antenado e que tenha zelo pela profissão cai procurar tirar todos esses documentos dos vendedores e do imóvel para poder garantir que o negócio seja feito de maneira plena.

  • É possível realizar um negócio imobiliário sem a orientação de um bom corretor?

Possível é. Tem gente que pratica automedicação e não acontece nada… já tem gente que tem problemas sérios! Eu comparo uma pessoa que está fazendo um negócio imobiliário sem acompanhamento de corretor de imóveis com quem está praticando automedicação.

O mercado imobiliário é muito dinâmico e as coisas que aprendemos há 20 anos não são as mesmas de hoje. Cada vez mais a informação está disponível teoricamente, mas é necessário sempre procurar um profissional! O corretor de imóveis não é um simples abridor de porta, o serviço não termina quando o cliente diz “eu quero comprar” … o trabalho na verdade não termina nunca, porque se você faz um serviço de qualidade, ganha um cliente para o resto da vida e ele indica os familiares, amigos, a melhor ferramenta de trabalho é a indicação!

Lembre-se: corretor não vende imóvel, vende informação! Ter uma informação de qualidade é o que vai garantir que seu produto é um bom produto.

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