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Potencialização de ações é tema de reuniões com diretores-adjuntos e coordenadores

O presidente em exercício do CRECIPB, Lamarck Leitão realizou reuniões virtuais com os diretores adjuntos, coordenadores de Comissões e coordenador da Turma de Julgamento.

Na pauta das reuniões, foi discutida a criação de um calendário fixo de reuniões com os coordenadores e diretores adjuntos e a apresentação individual de projetos visando fomentar as ações e expandir o desempenho de atuação das pastas, com a melhoria e a ampliação da prestação desses serviços para os corretores de imóveis e empresas imobiliárias.

“O intuito das reuniões foi ouvi-los e conhecer melhor a área de atuação de cada um, acolhendo as sugestões para aprimorar as atividades nas áreas de atuação deles, e na oportunidade agradeci e parabenizei a todos pelo trabalho voluntário e de grande importância que eles exercem em benefício do Conselho e consequentemente da categoria”, afirmou Lamarck.

Diversas áreas de atuação

No âmbito do CRECIPB estão inseridas comissões e diretorias que atuam em diversas áreas específicas, a exemplo de inscrição e registro (Coapin); julgamento de processos de fiscalização, éticos e disciplinares (Cefisp e Turma de Julgamento); convênios e eventos; prerrogativas da profissão; esporte, lazer e cultura; fiscalização regional; comissão das mulheres; avaliação imobiliária; relações institucionais; relações imobiliárias, arbitragem e mediação; assuntos legislativos; assuntos pedagógicos; ações sociais; relações internacionais e integração regional.

Consultor explica na live desta 5ª feira como será o “novo normal” nas finanças e investimentos

No momento em que o país contabiliza mais de 65 mil mortos e mais de 1,5 milhão de infectados pela Covid-19, muitas pessoas anseiam pelo chamado “novo normal”, enquanto se adaptam à nova realidade, marcada pela digitalização de atividades.

E com o setor imobiliário não está sendo diferente.

Daí por que aqueles profissionais que buscam compreender como as mudanças de comportamento financeiro impactaram e ainda impactarão o seu negócio, não podem perder a live desta quinta-feira (9), a ser transmitida às 18h30 através do Instagram @crecipb.

O entrevistado será:

Marcel Santiago, sócio na Virtus Consultoria Financeira, engenheiro civil pela UFPB/INSA-Lyon, com mais de 10 anos de experiência em gestão financeira e negócios, incluindo trajetória internacional na ArcelorMittal (França) e professor de pós em finanças no CEDEPE Business School (Recife) e IESP (João Pessoa).

Covid-19: Governo do estado divulga protocolos sanitários para profissionais liberais

O CRECIPB dá conhecimento de protocolos sanitários recomendado pelo governo do estado aos profissionais liberais, dentre eles estão incluídos os corretores de imóveis, com algumas medidas preventivas ao contágio e propagação do novo coronavírus, a exemplo de distanciamento social, higiene pessoal, evitar uso de ar condicionado e manter o ambiente de trabalho com ventilação adequada, sempre que possível, deixando portas e janelas abertas.

Confira os protocolos, na íntegra:

Por que pagar a anuidade do Creci?

Vez por outra esse questionamento surge nas redes sociais, seja por desinformação, seja por motivação política e as respostas são muitas, legítimas e incontestáveis. A primeira delas é o atendimento a condição sine qua non de regular o exercício da profissão, exigida legalmente por todos os Conselhos de Classe e pela Ordem dos Advogados do Brasil.

Outro bom motivo para os corretores de imóveis e empresas imobiliárias manterem-se adimplentes com o CRECIPB, por exemplo, é o fortalecimento do Órgão, garantindo-lhe pleno funcionamento e cumprimento das suas missões institucionais de registro e sobretudo, fiscalização, combatendo o exercício ilegal da profissão, erradicando os “bicudos” e assegurando reserva de mercado histórica e arduamente conquistada.

É nessa esfera que atuam os conselhos de profissões regulamentadas, que, além dos desígnios acima citados, buscam orientar os profissionais sobre o exercício da profissão, pela ética profissional, além de cadastrar, regular os limites de atuação profissional e defender as prerrogativas da profissão.

“Estar devidamente regular no seu Conselho de classe avaliza a confiabilidade tanto para a sociedade como para o profissional, o que não estabelece apenas uma garantia para o corretor de imóveis desempenhar a profissão, uma vez que representa também, a proteção da sociedade da atuação dos falsos corretores, dos maus profissionais, além dos riscos que envolvem a falta de fiscalização, entre outras situações que comprometem a segurança dos serviços prestados”, afirmou o presidente em exercício Lamarck Leitão.

Retorno à categoria

A anuidade paga é ainda revertida através de substanciais descontos, mediante convênios, para os corretores, funcionários de imobiliárias e dependentes, em produtos e serviços nos mais variados setores, como educação (escolas, universidades, cursos de idioma), operadoras e clínicas de saúde, hotelaria, lazer, copiadoras, serviços cartoriais, alimentação, lava-jato e salão de beleza, dentre outros.

Na Sede, em João Pessoa, é disponibilizada aos corretores de imóveis em dia com suas obrigações, uma confortável e funcional sala exclusiva, climatizada, com telefone, internet, computadores, impressora, e mesa de reunião para atendimento.

Mas as vantagens de manter-se adimplente com o CRECIPB não param por aí.

O profissional que usa o e-mail com extensão @creci.org.br tem acesso a anunciar gratuitamente e sem limites de anúncios no Portal Imobiliário, e ainda conta com a disponibilidade de um pacote de ferramentas de produtividade do Google (G-mail) que inclui uma caixa de e-mails ilimitada com a possibilidade de armazenamento de todas as correspondências recebidas, sem a necessidade de deletar mensagens.

Já imaginou poder salvar todos os vídeos, fotos, planilhas, relatórios e plantas dos imóveis que você comercializa? Você pode organizar seus arquivos, salvando na “nuvem”, sem ocupar espaço no seu celular ou tablet. As vantagens dessa ferramenta, ainda incluem: Agenda para seus compromissos, contatos, editores de documentos, planilhas e apresentações, entre outros. Para usufruir de tudo isso, basta que o profissional, em dia com suas obrigações junto ao CRECIPB, entre no site www.creci-pb.gov.br/canal-do-corretor/portal-do-corretor e se cadastre para anunciar no Portal Imobiliário, como também crie o endereço eletrônico @creci.org.br.

Transcendendo missões

É com o pagamento das anuidades que o CRECIPB mantém o pleno funcionamento de sua estrutura, podendo ofertar aos seus inscritos cursos, e desenvolver programas, como o Educacreci, voltado à capacitação e qualificação da categoria, pioneiro e hoje considerado referência para todo o país.

Como se tudo isso ainda não fosse suficiente, o CRECIPB ainda transcende suas missões e apoia e deflagra campanhas sociais, como fez recentemente, para arrecadar cestas básicas e distribuí-las com corretores de imóveis em estado de necessidade nesse período de pandemia, onde cerca de 200 deles foram beneficiados.

Nota de Pesar

Iniciamos a semana de luto, diante do falecimento do colega corretor de imóveis e diretor da empresa Suprema Imóveis, Fernando Paiva Júnior, que será sempre lembrado pelo profissionalismo e retidão de caráter por tantos quanto tiveram o privilégio de conhecê-lo e gozar do privilégio de sua amizade.

À família consternada com tão irreparável perda, os que fazem o CRECIPB expressam as mais profundas condolências e rogam a Deus que conforte a todos nesse momento de dor, na certeza de que Ele garantiu ao já saudoso Fernando um bom e merecido lugar em seu Reino.

O velório e sepultamento, devido ao momento de pandemia, são restritos a familiares.

 

À Diretoria

I Workshop Brasileiro de Avaliação de Imóveis e Perícias tem início nesta 3ª feira (7)

O advogado e professor Frederico Mendonça coordenará o Painel inaugural do I Workshop Brasileiro de Avaliação de Imóveis e Perícias, às 10h desta terça-feira (7).

Frederico Mendonça é considerado um dos mais renomados conhecedores sobre avaliação de imóveis e técnicas de intermediação imobiliária do Brasil.

Ele debaterá o tema com o diretor de Avaliações Imobiliárias do Cofeci, Luiz Fernando Barcelos, com a advogada pós-graduada em Direito Empresarial Claudete Iwata e com outros especialistas. O evento terá também a participação como painelista do Diretor de Avaliações Imobiliárias do CRECIPB, Fagone Assis dos Santos.

O evento conta com apoio do CRECIPB e do Sindimóveis-PB.

Para assistir, basta acessar o YouTube o canal Frederico Mendonça ou clicar no link: https://www.youtube.com/channel/UCw2GRTR00nZ2pjM78K2gtBA

A programação completa do Workshop pode ser conferida abaixo:

Confira na live desta 2ª feira o segredo do novo modelo de negócios imobiliários

“Quem caminha sozinho pode até chegar mais rápido, mas aquele que vai acompanhado, com certeza vai mais longe”. As sábias palavras da célebre escritora Clarice Lispector nunca se fizeram tão atuais, nesses tempos de pandemia, competitividade e globalização.

Nesse contexto, a live desta segunda-feira (6) do CRECIPB terá como tema “Humanização & Parcerias! O segredo do novo modelo de negócios imobiliários”, a ser abordado por Brunna Medrado, coordenadora comercial da Homer – Parcerias Imobiliárias.

Ela é engenheira civil e empreendedora na área de tecnologia e dedica-se em trazer sucesso para a carreira do corretor de imóveis através de conteúdo de valor.

Existe uma preocupação, inerente ao ser humano, sempre que a tecnologia se aproxima muito de um determinado segmento que é o quanto de mão de obra que essa tecnologia vai substituir.

“No caso do corretor, essa preocupação é parecida, por isso a ideia é falar que a tecnologia é 100% desenvolvida, pensada e utilizada por humanos para facilitar aquilo que já não damos mais conta de fazer, como por exemplo, ficar procurando exaustivamente (ao final de um longo dia) qual foi o grupo ou o colega corretor que publicou um imóvel do jeito que ele queria (e precisava)”, destaca Bruna.

Ela lembra que para isso existe a tecnologia, indispensável, para assessorar e facilitar a vida do corretor de imóveis.

“Neste momento um dos pontos também importante do trabalho é a humanização, ou seja, quanto mais próximo do cliente – ainda que fisicamente afastado – mas conversando, ouvindo, levando a informação que ele precisa, mais o corretor se aproxima do cliente… e como parte do atendimento humanizado o corretor para atender a necessidade do cliente precisa entender a importância da parceria”, concluiu.

Câmara Municipal de CG aprova Moção de Pesar pelo falecimento de Bomfim

A Câmara Municipal de Campina Grande aprovou, à unanimidade, Moção de Pesar pelo falecimento do empresário e corretor de imóveis Hermógenes Paulino Bomfim. A propositura, do vereador e também corretor de imóveis João Dantas, foi subscrita pelos colegas parlamentares Ivonete Ludgério e Marinaldo Cardoso.

Na Moção, foi reproduzida, na íntegra, a Nota de Pesar emitida pelo CRECIPB, onde foi destacada a importância histórica de Bomfim e a contribuição por ele deixada para o setor imobiliário, o Conselho e o Sindimóveis-PB.

Caixa inclui custo com cartório e ITBI em financiamento imobiliário

A Caixa Econômica anunciou a inclusão dos custos de cartório e do Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) no financiamento da casa própria. Essas despesas chegam a representar 5% do valor do imóvel, a depender da região.

A adesão está disponível a partir desde ontem (quinta-feira) nos novos contratos de financiamento imobiliário para residências avaliadas em até R$ 1,5 milhão. A medida se aplica às operações com recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e também da poupança (SBPE).

Dessa forma, quem aderir não precisará ter recursos próprios para cobrir os custos cartoriais e fiscais envolvidos na compra de um imóvel, como ocorria até agora. A Caixa estima que, com isso, seus clientes deixarão de pagar R$ 2,5 bilhões neste ano e R$ 5 bilhões no ano que vem.

O banco informou que, desde abril, fechou 3 mil contratos em um programa piloto para testar o novo modelo.

Para viabilizar a medida, procedimentos como o registro do imóvel poderão ser feitos eletronicamente, sem a necessidade de comparecimento a um cartório. A novidade está disponível em 1.356 cartórios em 14 estados, segundo o banco.

Pandemia

Segundo dados apresentados pelo presidente da Caixa, Pedro Guimarães, mesmo com o impacto econômico da pandemia do novo coronavírus, neste ano se observa um aumento do volume do crédito imobiliário no banco. De janeiro a junho, foram R$ 48,21 bilhões contratados, ante R$ 39,6 bilhões no mesmo período do ano passado.

“Muita gente aproveita esse momento de preços menores”, avaliou Guimarães. Ele também apontou a carência de seis meses para o início do pagamento em novos contratos, anunciada em abril pela Caixa, como razão para o crescimento.

Construtoras

A Caixa também anunciou medidas de alívio para as construtoras, incluindo a flexibilização de exigências e a utilização de recebíveis para o pagamento de encargos ligados aos empreendimentos.

O anúncio das novas medidas foi feito pelo presidente da Caixa e pelo vice-presidente de Habitação, Jair Mahl.

Agência Brasil

Aproximadamente 200 corretores de imóveis já foram contemplados com cestas básicas pelo CRECIPB

Um decreto municipal permitiu na última segunda-feira (29) a reabertura em João Pessoa, de escritórios e empresas imobiliárias, pondo fim a um longo período de quarentena e dificuldades enfrentadas por corretores de imóveis, alguns com maior amplitude. A estes, o CRECIPB assistiu com cestas básicas arrecadadas em campanha social criada pelo órgão, como também no apoio a lives solidárias.

Num primeiro momento, entre os dias 27 de abril e 8 de maio foram contemplados 92 profissionais. Na segunda etapa, entre os dias 14 de maio e 30 de junho foram mais 97 atendidos, totalizando 189 beneficiados, moradores de vários bairros da Capital, Cabedelo, Santa Rita, Campina Grande e até Queimadas.

“Ainda temos alguns agendamentos e o Creci vai entrar em contato para marcar e agendar a entrega”, afirmou a assistente social Indra Lumiar.

Por sua vez, o presidente em exercício do CRECIPB, Lamarck Leitão, ratificou o sentimento de gratidão aos profissionais, empresas, imobiliárias e construtoras que se incorporaram à campanha, àqueles que intermediaram essa “ponte” e afirmou que a campanha deve continuar até o encerramento do isolamento social, cujos efeitos ainda se mostram limitadores ao pleno exercício da profissão.

Olhar diferenciado

A assistente social Indra Lumiar destacou o olhar diferenciado que o CRECIPB tem, em relação a outros Conselhos, aos seus registrados. Para ela, a crise sanitária e econômica da Covid-19 trouxe para muitos o verdadeiro sentido de humanização de que todos são iguais, independente de classe social.

“Este Conselho procurou auxiliar de todas as formas possíveis, para que os corretores não ficassem totalmente desprovidos, fazendo chegar através de doações recebidas, o alimento à mesa desses profissionais e familiares, ajudando-os assim a superar esse momento de crise”, declarou, emocionada.

Ações solidárias permanentes

O CRECIPB mantém na sua gestão ações solidárias permanentes, a exemplo da arrecadação de alimentos, leite, fraldas, materiais de higiene pessoal, doados pelos inscritos no programa Educacreci, que são posteriormente doados a instituições filantrópicas cadastradas, essas ações são coordenadas pela Diretoria Adj. de Ações Sociais, e durante a pandemia, criou a Coordenação de Eventos Especiais, para colaborar com a pasta e ampliar as ações nesse sentido.

Como solicitar – Os corretores de imóveis podem solicitar a ajuda da cesta básica através do e-mail [email protected], em seguida, o CRECIPB entrará em contato e agendará a entrega da cesta acompanhada de uma assistente social.

Como doar – Qualquer interessado (a) seja pessoa física ou jurídica que queira realizar a doação das cestas básicas, pode entregar na sede do Creci em João Pessoa ou nas Delegacias de Campina Grande, Patos e Cajazeiras, como também o Órgão se encarrega de buscar, para tanto basta que entre em contato através dos números 2107-0410 JP e 3321-6969 CG.

CRECIPB e Sinduscon-JP estreitam relação institucional

O presidente em exercício do CRECIPB, Lamarck Leitão, realizou ontem (quarta-feira) uma visita de cortesia ao Sinduscon-JP, onde foi recepcionado pelo presidente José William Montenegro e pelo diretor executivo Sérgio Eduardo Cavalcante, oportunidade em que reafirmaram a parceria mútua das instituições.

“Foi uma visita produtiva, onde tivemos a oportunidade de reforçar uma longa e histórica parceria, ocasião em que discutimos algumas ideias e projetos para fomentar o mercado imobiliário”, afirmou Lamarck Leitão, que agradeceu, sensibilizado, as máscaras descartáveis e protetores faciais doadas no ato pelo Sindicato para o Conselho.

CRECIPB atinge a marca dos 10 mil inscritos

A valorização da profissão de corretor de imóveis e a credibilidade inspirada pelas recentes gestões do CRECIPB têm refletido diretamente no aumento do número de registrados junto ao Órgão, que neste mês de junho atingiu a marca de 10 mil pessoas físicas inscritas no estado.

O fato merece destaque, sobretudo levando-se em consideração o período de pandemia da Covid-19 que o país atravessa e demonstra a pujança do setor imobiliário, em meio a lançamentos de empreendimentos que continuaram a acontecer nesses últimos 90 dias e tiveram suas vendas intermediadas de forma remota por corretores de imóveis e empresas imobiliárias.

Dado expressivo

“Apesar de esses 10 mil não corresponder ao número de ativos, representa um dado expressivo, pois evidencia o crescimento do Conselho e da categoria no estado, comprovando o quanto o mercado é promissor, onde é necessário estar sempre se aprimorando e qualificando, pois só sobrevive nessa profissão quem se capacita e quem trabalha com ética, retidão e segue as normas da Legislação que a rege”, afirmou o presidente em exercício Lamarck Leitão.

Nesse contexto, o CRECIPB transcende suas missões instituições de fiscalização e registro, através de uma gestão atuante e transparente, considerada referência para outros Regionais, por ações pioneiras como o programa de educação continuada Educacreci, voltado à capacitação dos corretores de imóveis, estagiários e estudantes do curso de TTI e Gestão Imobiliária.

Como requerer a inscrição

Os concluintes do Curso de TTI ou Gestão Imobiliária podem requerer sua inscrição na Secretaria do Órgão e conforme Resolução específica do Cofeci para o período de pandemia, após aprovação do processo de inscrição, os pleiteantes recebem a inscrição provisória com a permissão para emitir a carteira de forma digital, como também a emissão de certidão de regularidade, para dar início ao exercício da profissão.

A mesma situação vale para as inscrições de empresas, que nesse caso recebem o certificado de inscrição digital.

Forma emergencial

Por conta da Covid-19, a entrega de carteiras e certificados a novos corretores de imóveis e imobiliárias durante sessões solenes encontra-se temporariamente suspensa, mas nem por isso os novos profissionais estão prejudicados, muito pelo contrário.

A aprovação dos processos de inscrições durante esse período de pandemia, está se dando  de forma emergencial em ato ad referendum do Plenário, após verificação de que toda documentação está completa e aprovação da Coapin, pagamento das taxas, pareceres financeiro e jurídico pelo deferimento e demais trâmites necessários, onde posteriormente serão convocados para prestar o compromisso em solenidade oficial.

Covid-19: CRECIPB alerta para cumprimento de Decreto da PMJP e encaminha protocolo sanitário

O CRECIPB alerta as empresas imobiliárias e escritórios imobiliários para o cumprimento das normas inseridas no Decreto n. 9.510, publicado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa no último dia 26 e encaminhará por e-mail a todas as empresas imobiliárias ativas cópia do protocolo sanitário elaborado pelo Órgão, que contêm sugestões de medidas preventivas ao contágio e propagação da Covid-19, essenciais ao funcionamento dos estabelecimentos.

O art. 9º do referido Decreto, por exemplo, condicionou a retomada dessas atividades ao atendimento exclusivamente por agendamento prévio, observadas todas as normas de distanciamento social, bem como as regras de uso obrigatório de máscaras e protocolos de higiene e demais exigências estabelecidas em normas complementares da Secretaria Municipal de Saúde.

Protocolo sanitário

Essas e outras medidas já constam em protocolo sanitário anteriormente apresentado à própria Secretaria de Saúde do município, voltadas a evitar aglomerações de pessoas, no sentido de que os escritórios e empresas imobiliárias funcionem em escala de plantão, com no máximo cinco colaboradores por dia e no máximo dois profissionais nos plantões, com atendimentos com hora marcada, precedidos da devida higienização e arejamento de ambientes.

No referido procedimento, também é recomendada a disponibilização nos ambientes de trabalho e nos plantões de álcool 70%, afixação em locais visíveis cartazes com instruções para o combate a Covid-19, distanciamento mínimo de 1,5 m entre funcionários e clientes, além da disponibilização de máscaras de proteção para todos os funcionários e clientes que estejam no ambiente de trabalho, entre outras necessárias.

O protocolo, elaborado com base em normas e orientações dos órgãos competentes de saúde, serve como sugestões e orientações para o funcionamento das imobiliárias, escritórios imobiliários e plantões de venda, com todos os cuidados necessários no combate a proliferação do coronavírus, garantindo a segurança e a saúde de todos.

Click aqui e baixe o Decreto Municipal 9.510/2020.

 

Os impactos da pandemia nas locações urbanas

O impacto causado pela pandemia nas locações urbanas e outros tópicos serão abordados na primeira live de julho, do Educacreci Virtual. Nesta quinta-feira (02), conversaremos com o advogado, corretor de imóveis, palestrante e professor da Fundação Dom Cabral, Ricardo Mendes.

Participe com a gente a partir das 18h30 no Instagram @crecipb.

Tópicos que serão abordados:

– Como estão as locações urbanas em tempos de pandemia;

– A tentativa de interferência do legislativo com a PL 1179, que foi vetada pelo Presidente em relação às locações;

– Como as negociações, contratos, distratos e aditivos devem ser realizados com segurança;

– Como garantir contratualmente os honorários das imobiliárias e corretores de imóveis nos acordos de locações;

– Como estão tramitando as ações de cobrança e despejo neste momento de pandemia.

️ QUINTA-FEIRA (02) às 18h30

Participe e tire suas dúvidas através do WhatsApp: (83) 99406-2293

CRECIPB implanta, de forma inédita, projeto de Delegados de Bairros em João Pessoa

O CRECIPB inovou e deu início a um projeto discutido anteriormente pela diretoria, de nomear Delegados de bairros na cidade de João Pessoa. O objetivo é reforçar a atuação do Conselho na cidade, discutir e garantir as prerrogativas da profissão dos corretores de imóveis, ampliar e aprimorar ações da fiscalização nos bairros, no cumprimento da Lei 6.530/78, do Código de Ética profissional e demais atos e normas do Órgão, além de expandir a sua representatividade junto aos seus inscritos e a sociedade.

“Já temos vários Delegados Regionais nomeados em diversos municípios do estado, que nos representam, auxiliam e colaboram imensamente com o Conselho. A ideia é expandir esse projeto para os principais bairros da Capital, nomeando corretores de imóveis que atuam e conhecem bem o bairro para o qual irá nos representar. O papel deles será fundamental para o aprimoramento da gestão, nos trazendo sugestões de ações, projetos e melhorias, garantindo o adequado andamento do mercado imobiliário na sua região de atuação”, afirmou o presidente em exercício, Lamarck Leitão.

Principais competências

Dentre as atribuições dos Delegados constam apresentar à coordenadoria de fiscalização e diretoria sugestões e necessidades específicas para o bairro; sugerir e promover reuniões para contatos pessoais e sociais com dirigentes de entidades de classe, sociedade e com os profissionais da região de atuação; sugerir cursos e palestras que possam contribuir para a integração e desenvolvimento profissional dos corretores da sua região; estar antenado ao mercado imobiliário, procurando aprimorar o seu trabalho e os dos colegas, apresentando sugestões de melhoria contínua.

E ainda, orientar as demandas de natureza ética da sua circunscrição, remetendo as denúncias para o Creci; colocar-se a par da legislação vigente e procurar difundi-la orientando os profissionais de sua região, a fim de que seja prestigiado o legítimo exercício da profissão e representar os interesses do Conselho junto aos corretores de imóveis na região de sua atuação.

Primeiras nomeações

Os primeiros delegados de bairros nomeados para João Pessoa foram: Paula Virginia Lanne Rolim Portela, sob registro 3959-F (Bessa), Luis Paulo Jacob de Macedo, sob registro 8635-F (Manaíra), Joel de Sousa Borges, sob registro 3562-F (Ernesto Geisel) e Marizete Lacerda de Araújo, sob registro 2119-F (Tambaú).

“As vendas remotas e o home office vieram para ficar”, alerta João Teodoro

Em seu mais recente artigo, o presidente do Conselho Federal de Corretores de Imóveis, João Teodoro da Silva constata a reação positiva do setor imobiliário ao isolamento imposto pela pandemia da Covid-19, cujos profissionais foram à luta e se atualizaram, utilizando toda uma gama de produtos tecnológicos disponíveis no mercado.

Para João Teodoro, as palavras de ordem são adaptação e tecnologia.

Confira o artigo, na íntegra:


Contra todas as expectativas, alguns setores da economia não só têm sobrevivido, mas têm crescido durante a pandemia do coronavírus. Claro que a maioria faz parte dos segmentos chamados de essenciais. Entretanto vários deles que estão fora desse eixo vão muito bem, obrigado, como a tecnologia da informação e os deliveres, por exemplo. A boa novidade está no mercado imobiliário. Embora trabalhando com produtos de altos valores, pressuposto de sérias dificuldades em tempos de desemprego em alta, foi reativado pela resiliência de seus agentes, Corretores e Imobiliárias.

Para o Sistema Cofeci-Creci não houve surpresa. Sempre acreditamos na continuidade das vendas, porque sabemos do potencial de inovação e superação de nossos profissionais e empresários. O isolamento social forçou, e o mercado respondeu. Atualmente, quase a totalidade das vendas imobiliárias são realizadas com apoio da internet, com pouquíssima interação presencial. Corretores e Imobiliárias não perderam o elã. Foram à luta e se atualizaram. Hoje, utilizam-se de toda a gama de produtos tecnológicos disponível no mercado.

No início do isolamento social compulsório, de fato, houve abrupta queda nas vendas. Mais em decorrência da brusca interrupção do modus vivendi latino-americano (olho no olho, abraços, apertos de mão) do que de fatores econômicos. No entanto, passado o solavanco, a rápida e surpreendente absorção da nova realidade reascendeu o mercado. O índice FipeZap informa crescimento nas vendas de 0,18% em março, 0,20% em abril e 0,23% em maio. Ótima notícia! A indústria imobiliária também evoluiu e está pronta para o “novo amanhã”.

Os fatores econômicos têm contribuído. A SELIC, a 2,25%, o menor índice desde sua instituição, tem derrubado as taxas bancárias. Recentemente, o Banco Santander, que praticava juros imobiliários de 7,3% ao ano, anunciou rebaixa para 6,99%, com seis meses de carência. Outros o seguirão. A Caixa já pratica crédito de até 30 anos com prestações fixas. O governo federal não tem medido esforços para prover empresas e profissionais de meios financeiros que lhes permita serena retomada das atividades.

A questão é saber quando o vírus será definitivamente derrotado. Mas a imprensa internacional já anunciou que a vacina está quase pronta. Logo estará disponível para o mundo. O desemprego ainda preocupa. Mas é preciso lembrar que o mercado de trabalho, mais tecnológico, demandará mão de obra mais qualificada, disponível justamente na classe média, que é a maior compradora de imóveis. Infelizmente, a população mais afetada é a de baixa renda, que dependerá de subsídios.

As palavras de ordem são adaptação e tecnologia. As vendas remotas vieram para ficar. E o home office também. A prática mostrou que eles podem ser até mais eficientes e baratos do que o trabalho presencial. Isso implica renovação não apenas na forma de negociar, mas também na de viver. Casas e apartamentos, que antes se minimizavam, agora terão de ter espaço reservado para o trabalho, separado da interferência familiar. Provavelmente, haverá significativo afastamento das aglomerações urbanas.

Cenário atual dos contratos de compra e venda de imóveis na planta é tema de live

Como ficam, nesse período de pandemia da Covid-19 e à luz da mais recente legislação, doutrina e jurisprudência, os contratos de compra e venda de imóveis na planta ? Quais os impactos e responsabilidades às partes que firmaram negócio nesse sentido antes e durante a quarentena, considerada a imprevisibilidade de seu término ?

As respostas a essas e outras questões serão dadas na live que o CRECIPB transmitirá às 18h30 desta segunda-feira (29) através do @crecipb por um dos maiores civilistas do país: o advogado e professor Rodrigo Toscano de Brito, Doutor e mestre em Direito Civil pela PUC-SP, professor de Direito Civil da UFPB e UNIESP e presidente da Comissão Nacional de Direito Imobiliário da OAB.

A live é uma edição virtual do programa de educação continuada Educacreci, programa criado de forma pioneira pelo CRECIPB, voltado à capacitação e qualificação dos corretores de imóveis e estudantes do curso de TTI, hoje considerado referência para os demais Conselhos Regionais.

Requerentes de inscrição elogiam estrutura e atendimento do CRECIPB

Os senhores Lúcio Luiz da Silva e Alexandre Studart Dubeux Pinto, naturais dos estados da Paraíba e Pernambuco, respectivamente, requereram inscrição como pessoa física no CRECIPB, ambos foram recepcionados pelo presidente em exercício do CRECIPB, Lamarck Leitão, que lhes apresentou a Sede e falou sobre o funcionamento do Órgão e a Legislação que conduz a profissão de corretor de imóveis.

Lúcio e Alexandre se mostraram impressionados com o que viram e elogiaram a estrutura e organização, bem como o atendimento e a forma como foram recebidos.

Em virtude da pandemia do novo coronavírus, as sessões solenes de entrega de carteiras e certificados a novos corretores de imóveis e imobiliárias encontram-se temporariamente suspensas, para evitar a aglomeração de pessoas, mas nem por isso os novos profissionais estão prejudicados, muito pelo contrário.

Os concluintes do Curso de TTI ou Gestão Imobiliária podem requerer sua inscrição na Secretaria do Órgão e conforme Resolução específica do COFECI para o período de pandemia, após aprovação do processo de inscrição, os pleiteantes recebem a inscrição provisória com a permissão para emitir a carteira de forma digital, como também a emissão de certidão de regularidade, para dar início ao exercício da profissão. A mesma situação vale para as inscrições de empresas, que nesse caso recebem o certificado de inscrição digital.

A aprovação dos processos de inscrições durante esse período de pandemia, está se dando de forma emergencial em ato ad referendum do Plenário, após verificação de que toda documentação está completa e aprovação da COAPIN, pagamento das taxas, pareceres financeiro e jurídico pelo deferimento e demais trâmites necessários, onde posteriormente serão convocados para prestar o compromisso em solenidade oficial.

O atendimento na Secretaria da Sede estar ocorrendo no horário das 07h às 18h, e nas Delegacias de Campina Grande, Patos e Cajazeiras no horário das 12h às 18h.

LGPD