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2º Torneio de Futebol Society dos Corretores de Imóveis da Paraíba – João Pessoa

O evento tem o objetivo de promover lazer, através da prática do futebol society entre os corretores de imóveis da Paraíba, além de promover ação social, com a arrecadação de alimentos não perecíveis para serem doados a instituições filantrópicas cadastradas no Creci-PB. O Torneio será realizado no dia 4 de maio (sábado), das 8h às 13h e das 16h às 19h no Campo Sociey do PH, no Portal do Sol em João Pessoa.

Formato do torneio

Serão 16 equipes com 12 jogadores cada. Haverá jogos em 2 campos, sendo 4 grupos de 4 equipes, quartas, semifinal e final.

Serão premiados o 1º lugar com R$ 1.500,00 (Um mil e quinhentos reais), o 2º lugar com R$ 500,00 (Quinhentos reais) além de medalhas e troféus.

Poderão participar do evento equipes formadas por corretores autônomos, equipes de imobiliárias, sendo permitido 3 convidados sendo 1 goleiro e 2 jogadores que atuem no mercado imobiliário, incluindo estagiários.

Inscrições até o dia 29 de abril.

As fichas para inscrições podem ser baixadas aqui e devem ser enviadas direto para  os organizadores através do WhatsApp: 83 98847.3000 (Omar Cascudo) e 83 99679.4706 (André Luiz). 

O valor para cada equipe é de R$ 200,00 e serão pagos através do Pix. Para cada atleta também é solicitado 2kg de alimentos não perecíveis que deverão ser entregues no dia do jogo.

O torneio ainda contará com a locução de Lima Souto (Band News FM), além da transmissão e narração da final ao vivo no Instagram @lima_souto.

O 2º Torneio de Futebol Society dos Corretores de Imóveis da Paraíba é uma iniciativa da Comissão de Esportes, Lazer e Cultura do CRECIPB, com apoio do Conselho e o patrocínio da Setai Grupo GP, Jampa Imobiliaria e Dimensional Construtora.

WhatsApp da organização:

Contratos de imóveis no Brasil vão ser registrados em plataforma blockchain

O Conselho Federal de Corretores de Imóveis (Cofeci), anunciou na sexta-feira, 5, as taxas de funcionamento para o sistema em blockchain oficial da instituição que será obrigatório para todos os corretores de imóveis do Brasil.

O novo sistema em blockchain também abre mais um caminho para o Drex, o projeto de moeda digital de banco central do Brasil, avançar em seus casos de uso, já que, quando lançado, as redes do Drex e do Cofeci poderão trocar dados e ativos, viabilizando o uso do dinheiro programável no setor imobiliário.

Por meio deste novo sistema, todos os contratos de corretagem imobiliária do Brasil serão registrados em blockchain. Em janeiro deste ano, o Cofeci havia autorizado uso da tecnologia para o registro de negociações e documentos no setor e agora a plataforma está ativa.

Com a implementação do novo sistema, todos os contratos feitos pelos corretores de imóveis vão migrar para o novo sistema, se tornando contratos inteligentes, sendo que estas operações, bem como as demais operações na rede, como pagamentos, serão feitas totalmente no blockchain inclusive com o uso de tokens e incidência de taxas de transação.

A iniciativa tem como finalidade modernizar o processo de fiscalização do exercício da atividade de intermediação imobiliária ante às novas tecnologias utilizadas pelo mercado imobiliário.

A solução em blockchain para o Cofeci foi desenvolvida pela empresa CF Inovação, que tem como co-fundador o ex-diretor do Banco Central, Tony Volpon. Segundo ele, na plataforma em blockchain, todos que trabalham como corretores de imóveis devem registrar suas operações e imóveis com os quais estão trabalhando.

Além disso, Volpon destaca que o sistema facilita o trabalho dos corretores e também auxilia no processo de fiscalização, já que todos os dados estão registrando em blockchain. “Não só a fiscalização do setor, como a Receita Federal, podem observar os dados quando houver necessidade”, explicou.

Já o presidente do Sistema Cofeci-Creci, João Teodoro, destaca que agora haverá um modelo de contrato aplicável a qualquer tipo de contratação de corretagem imobiliária, porém, controlado em todos os seus detalhes pelo uso da tecnologia blockchain, inclusive quanto à prevenção contra o chamado bypass, um calote, de honorários profissionais.

Segundo ele, a plataforma amplia o número de fiscalizações, já que reduz o custo e muitos procedimentos poderão ser feitos online.

“A fiscalização será menos presencial e mais virtual. Com os registros dos contratos de corretagem e os anúncios feitos por meios eletrônicos, ficará muito mais fácil a checagem eletrônica entre eles, oferecendo mais agilidade e segurança ao processo. Já a fiscalização presencial será direcionada às denúncias e o exercício ilegal da profissão”, considerou.

Créditos: Cointelegraph Agência de notícias

Excelência em compras públicas rende certificado ao Creci-PB

A eficiência, eficácia, transparência e modernização das licitações e contratos administrativos no ano passado renderam ao Conselho Regional de Corretores de Imóveis da Paraíba Certificado de Excelência pelo Portal de Compras Públicas, em mais um reconhecimento à seriedade e responsabilidade da gestão do Órgão, que teve no início desse mês a prestação de contas relativas ao ano de 2023 aprovadas à unanimidade e sem ressalvas, durante sessão plenária do Cofeci.

Os dois fatos simbolizam e dimensionam o esforço conjunto de diretores, funcionários e colaboradores em torno de objetivos comuns as boas práticas de transparência e responsabilidade com os recursos do Conselho oriundos do pagamento das anuidades e emolumentos, bem como, a representatividade da categoria e à constante busca para o cada vez melhor cumprimento das missões institucionais de fiscalização e registro, o que tem motivado também a aprovação nos últimos anos das prestações de contas junto ao Tribunal de Contas da União.

Nesse contexto, o Regional paraibano foi um dos primeiros do País a implementar a Lei Geral de Proteção de Dados e a tornar regular o acompanhamento de todas as medidas adotadas mediante Comitê interno criado pelo Órgão e sob orientação de consultoria especializada contratada para efetivação da regulação e cumprimento da lei, estruturação de tratamento de dados e mitigação de eventuais riscos, além de treinamento de funcionários.

Creci-PB investe em capacitação de funcionários, desta vez sobre licitação

Os funcionários Cilliana Nunes, Hellena Karoliny, Hermano Azevedo, Lais Lopes, Raíssa Rodrigues e Suzana Cândido encerraram na tarde da última sexta-feira (12), Curso de Licitação Completo iniciado na quarta-feira (10), nos dois turnos e promovido pelo Instituto Licitar no auditório do Hotel Nord Luxxor Tambaú, em João Pessoa.

O Creci-PB viabilizou as inscrições de todos, no sentido de regularmente capacitar seus quadros e, por conseguinte, proporcionar maior eficiência e qualidade nos serviços prestados pelo Órgão. Segundo a assessora jurídica Raíssa Rodrigues, nos 3 dias de imersão no universo da licitação, eles puderam aperfeiçoar e atualizar seus conhecimentos acerca dos temas de Licitação, contratos administrativos, modalidades eletrônicas de Licitação e o sistema de Registro Geral de Preços, conforme a Lei 14.133/2023, Instrução Normativa n. 73/2022 e o Decreto federal nº 11.462/2023. As aulas foram ministradas pelo Procurador de São Paula Nivaldo Munari e a consultora de Licitação Maryberg Braga.

Dados sobre m² da zona sul de João Pessoa estarão disponíveis em breve pelo SARU

O Sistema de Arquivos Urbanos disponibilizará a partir do segundo semestre deste ano, dados sobre a zona sul de João Pessoa a corretores de imóveis, construtoras e imobiliárias. Nesse sentido, a região está sendo mapeada pela plataforma de inteligência imobiliária MARTA, representada na Paraíba pelo especialista Wagner Travassos, que proferiu palestra na Sede do Creci-PB, na Capital, sobre como aumentar vendas com uso de dados de mercado.

Ele discorreu sobre valor de metro quadrado, média mínima e máxima, de cada bairro de João Pessoa, empreendimentos que têm maior custo ou menor custo e orientou aos participantes a como fazer uma análise do mercado, mesmo quando não tiverem à mão nenhuma dessas ferramentas. E ainda apresentou alguns sites que estão disponíveis gratuitamente para que seja feita análise, caso o interessado não queira investir em nenhuma ferramenta.

“Como nós queríamos entrar em João Pessoa trazendo um maior valor agregado, principalmente para os corretores de imóveis que trabalham na área da praia e também pelo fato de muitos compradores de fora investirem na região, optamos por iniciar o trabalho em João Pessoa, tanto no SARU, quanto no MARTA, na Zona Norte. Agora  vamos entrar também na Zona Sul, porque tem um valor de VGV grande pulverizado em várias grandes obras”, explicou Wagner, que também é gerente comercial da CIEL Engenharia e criador do Sistema de Arquivos Urbanos.

A palestra ministrada por Wagner foi realizado no projeto Terça do Saber, na última terça (9) e a abertura do evento foi feita pelo presidente Ubirajara Marques, acompanhado do 1º vice-presidente Lamarck Leitão.

Cofeci fortalece luta em prol do mercado imobiliário através de Frente Parlamentar e Agenda Legislativa

A Frente Parlamentar Mista de Apoio ao Mercado Imobiliário, uma iniciativa do Sistema Cofeci-Creci desde 2015, agora em sua terceira edição, assume um papel fundamental. Composta por deputados e senadores, essa frente parlamentar tem sido um apoio inestimável na luta contra essas propostas e na promoção de legislações que beneficiem tanto a sociedade quanto o mercado e a profissão dos corretores de imóveis.

“Os deputados e senadores que compõem a Frente Parlamentar são o nosso esteio no rebate a tais tentativas e na aprovação de leis que beneficiem a sociedade, nosso mercado e nossa profissão”, afirma o presidente João Teodoro da Silva.

Ele também destaca a Agenda Legislativa dos Corretores de Imóveis de 2024, recém-lançada com grande sucesso no último dia 20 de março e que pode ser acessada no site do Cofeci, como instrumento vital nesse contexto de luta em defesa de pautas de interesse da categoria e da profissão.

Uma análise criteriosa de cada projeto de lei é realizada por uma Comissão de Relações Parlamentares, instituída pelo Cofeci, garantindo uma postura proativa e defensiva em relação às tentativas de enfraquecimento da profissão. Com num engajamento ativo dos profissionais do setor, o mercado imobiliário brasileiro se fortalece diante dos desafios e reafirma seu compromisso com o desenvolvimento econômico e social do país.

O evento de lançamento da Agenda, por exemplo, contou com a presença e o apoio de 85 parlamentares ligados à Frente Parlamentar Mista de Apoio ao Mercado Imobiliário. Como o Cofeci também desempenha um papel educativo e informativo, foram enviados exemplares físicos da Agenda Legislativa a todos os 584 parlamentares e autoridades federais, além de disponibilizada a edição virtual no site oficial, ampliando assim o alcance e a influência de suas ações.

“Essa estratégia de comunicação e atuação política é essencial para enfrentar os desafios impostos por grupos de interesse que tentam enfraquecer ou eliminar a regulamentação legal de profissões, incluindo a dos corretores de imóveis, sendo a vigilância constante e a prontidão para agir indispensáveis na proteção das prerrogativas da categoria e na promoção de um mercado imobiliário saudável e próspero”, concluiu.

Comunicado Eleitoral Sistema Cofeci-Creci

O CRECI 21ª Região/PB COMUNICA, a todos os Corretores de Imóveis do Estado da Paraíba a ABERTURA do PROCESSO ELEITORAL para ELEIÇÃO de 27 Conselheiros efetivos e 27 suplentes, para composição de seu Conselho Pleno, cujo mandato será de 1º de janeiro de 2025 até 31 de dezembro de 2027. O Edital Geral de Convocação Eleitoral, nos termos determinados pelas Normas Eleitorais baixadas com a Resolução – Cofeci nº 1515/2023, encontra-se publicado no Diário Oficial da União (DOU) nº 69, Seção 3, página 135, do dia 10 de abril de 2024, assim como no site https://www.cofeci.gov.br/eleicoes2024.

Da mesma forma, o Edital de Convocação eleitoral específico para este Conselho Regional encontra-se publicado nos quadros de aviso da Sede e Delegacias deste Conselho. Este comunicado visa dar total transparência e conhecimento ao referido processo. O prazo para requerimento de registro de chapa é de 15 (quinze) dias corridos, contados a partir do dia seguinte ao da publicação do Edital Geral de Convocação Eleitoral no Diário Oficial da União.

A Secretaria, para fins eleitorais, funcionará presencialmente na sede do Creci durante o período eleitoral das 14h às 18h (hora local) de segunda a sexta-feira.

Os referidos Editais, também podem ser conferidos no link abaixo:

https://intranet.cofeci.gov.br/eleicoes2024/

CIMI360 se propõe a reinventar a capacitação no mercado imobiliário brasileiro

O Congresso Internacional do Mercado Imobiliário, que ocorrerá entre os próximos dias 15 a 17 de outubro, no recém-inaugurado e moderno Distrito Anhembi, no coração da cidade de São Paulo, promete marcar o início de uma nova era para o mercado imobiliário brasileiro, pela abordagem inovadora, com substituição das tradicionais palestras, temáticas ou motivacionais por oficinas práticas, como uma resposta direta à demanda por conteúdo de aplicação imediata e totalmente imersivo.

Sob a liderança de Heitor Kuser, CEO do CIMI360 Marketplace, o evento foi cuidadosamente planejado para atender às necessidades dos profissionais da cadeia produtiva da construção civil e do mercado imobiliário, bem como de expositores. Serão oferecidas em 32 salas, 96 oficinas distintas com 50 minutos cada, permitindo a imersão em uma variedade de temas relevantes. Cada uma será repetida em três horários diferentes ao longo do dia, garantindo que os participantes possam aproveitar ao máximo a experiência de aprendizado.

Foto: www.kuser.com.br

“Nosso objetivo é mudar o marketing e o mindset do mercado imobiliário brasileiro. Queremos que cada participante saia mais informado e pronto para aplicar o que aprendeu de maneira prática e efetiva com evolução significativa na abordagem da carreira e de negócios”, afirmou, durante entrevista ao jornalista Cândido Nóbrega, que pode ser conferida clicando aqui

Conceito visionário

O Congresso foi modelado desafiando o formato convencional de eventos do setor, com uma agenda ousada em torno de uma experiência de aprendizado sem precedentes, cuidadosamente no sentido de garantir que o conhecimento seja absorvido, retido e aplicado, o que já reflete uma mudança paradigmática, afastando-se do modelo saturado de palestras para promover um engajamento mais profundo e prático.

Outras vantagens

Além da inovação no formato, os participantes terão acesso a descontos, além de benefícios em passagens aéreas e acomodações. O número de vagas é limitado, de forma a garantir uma experiência de alta qualidade. O Congresso também disponibiliza um sistema de comissões para corretores que indicam novos participantes ou expositores, incentivando a formação de uma comunidade colaborativa e de crescimento mútuo sem precedentes no setor.

Execução extrajudicial da hipoteca impulsiona mercado imobiliário

O mercado imobiliário brasileiro recebeu um impulso significativo com a introdução da execução extrajudicial da hipoteca, instrumento inspirado na já consolidada execução extrajudicial da alienação fiduciária, que permite a retomada do bem imóvel dado em garantia sem a necessidade de um processo judicial, o que agiliza a retomada do bem dado em garantia em caso de inadimplência, prescindindo do respectivo processo judicial.

André Toledo, paraibano que recentemente assumiu a presidência do Colégio Notarial do Estado de São Paulo (CNB/SP), destaca a importância dessa mudança: “Os cartórios desempenham um papel fundamental também ao conduzir o procedimento de execução extrajudicial, conferindo maior celeridade à recuperação do crédito hipotecário, facilitando a vida tanto dos credores quanto dos devedores, ao proporcionar uma solução mais rápida para a liquidação de dívidas”.

Isto se concretiza por meio da Ata de Arrematação no leilão da hipoteca, documento oficial lavrado por um notário, crucial, pois formaliza a transferência de propriedade do bem arrematado no leilão, processo que geralmente é iniciado para a liquidação de uma dívida hipotecária. A Ata não só é prova incontestável da venda e da aquisição do bem, como garante a legalidade e a transparência do processo, elementos essenciais ao mercado imobiliário.

A Lei 14.711/23 (Marco Legal das Garantias) trouxe um avanço significativo na desburocratização dos processos de recuperação de crédito no Brasil, oferecendo uma alternativa viável e eficiente à execução judicial tradicional.

Visão futurista

Toledo, que acumula vasta experiência à frente do 19º Tabelionato de Notas de São Paulo, tem uma visão clara para o futuro e um compromisso com a modernização dos serviços notariais e nesse sentido, a difusão dessa boa nova trazida pela Lei nº 14.711/23 (Marco Legal das Garantias) é uma de suas metas de gestão.

 

 

Creci-PB apoia a Corrida Contra a Fome da ONG Ação Mão Amiga – AMA

A ONG Ação Mão Amiga – AMA, voltada à assistência social, auxilia 300 famílias residentes no bairro Colinas do Sul em João Pessoa e é coordenada pelo Corretor de Imóveis Eudes Henrique de Lima. Este ano, a AMA estará promovendo a Corrida Contra a Fome, com o objetivo de arrecadar alimentos para beneficiar as famílias cadastradas.

A corrida será realizada no dia 26 de maio, às 6h e contará com o apoio do Creci-PB, através da Comissão de Esporte, Lazer e Cultura, coordenada pelo corretor de imóveis Leandro Xavier. Este mês, a comissão reuniu-se com o organizador da corrida para alinhar a participação e apoio do Creci-PB que montará um ponto de apoio no dia do evento para os corretores de imóveis participantes.

Desconto nas inscrições

Com o intuito de incentivar a prática de esportes e a adesão ao evento pela categoria, foi garantido um desconto nas inscrições para os corretores de imóveis com inscrição ativa no Creci. As inscrições podem ser feitas na sede do Creci-PB ou através do link abaixo, aplicando o código CRECIPB.

  • Geral (primeiro lote): R$ 89,90
  • Corretores de Imóveis: R$ 59,90

Inscrições aqui zeniteesportes.com/corridacontraafome

O Conselho também promoverá uma premiação simbólica para a categoria, premiando os corretores de imóveis que ficarem em primeiro, segundo e terceiro lugar.

Detalhes do evento

  • Dia 26 de maio (domingo)
  • Local: Perimetral Sul / Colinas do Sul
  • Organização Ação Mão Amiga – AMA
  • Cronometragem Zênite Cronometragem e Eventos
  • Primeiro lote: R$ 89,90
  • Corretores de Imóveis: R$ 59,90
  • Início das inscrições: 05/03/2024 00:00
  • Fim das inscrições: 23/05/2024 23:59

Outras informações podem ser obtidas com a Comissão Organizadora da Ação Mão Amiga – AMA através do número 83 98860-1815.

Creci-PB prestigia sessão solene em homenagem aos 45 anos de fundação do Creci-MS

Diretores do Creci-PB prestigiaram quinta-feira à noite, em Campo Grande, a sessão solene realizada pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, em homenagem aos 45 anos de fundação do Creci-MS, ocasião em que o presidente do Conselho Federal de Corretores de Imóveis foi agraciado com Moção de Congratulação pela escolha do estado para sediar a plenária federal, que ocorreu no dia seguinte.

Creci-PB tem contas de 2023 aprovadas à unanimidade e sem ressalvas pelo Cofeci

O Creci-PB teve sua prestação de contas relativas ao ano de 2023 aprovadas à unanimidade e sem ressalvas, pelo Conselho Federal de Corretores de Imóveis, durante sessão plenária ordinária realizada na tarde desta sexta-feira (5), conduzida pelo presidente do Cofeci, João Teodoro, na cidade de Campo Grande (MS).

A aprovação se deu com base na análise de aspectos contábeis e de gestão, constante em relatório onde foram elencadas boas práticas que valorizam a contribuição anual do Creci-PB para o crescimento do Sistema, bem como servem de referência para outros Regionais.

Responsabilidade e transparência

Considero a referida aprovação à responsabilidade, transparência e a criteriosa utilização dos recursos oriundos das anuidades pagas pelos corretores de imóveis e imobiliárias ao Conselho”, afirmou o presidente do Órgão, Ubirajara Marques.

Ele esteve acompanhado dos diretores Lamarck Leitão e Garibaldi Porto (1º e 2º vice-presidentes), Glauco Morais e Josemar Nóbrega (1º e 2º secretários), Flávio Passarinho e Carla Bezerra Cavalcanti (1º e 2º tesoureiros), dos conselheiros federais Assis Cordeiro e Edson Medeiros e do assessor de comunicação Cândido Nóbrega.

Anteriormente, as referidas contas já haviam sido aprovadas em primeira instância pelo Conselho Fiscal, Conselheiro Relator e Plenário do Conselho, agora pelo Cofeci e em última instância, cumprindo o que conduz Instrução Normativa do Tribunal de Contas da União (TCU), o Creci-PB publicou tempestivamente no seu portal da transparência o Relatório de Gestão 2023 em formato de relato integrado.

Creci-PB continua levando Terça do Saber a todo o estado

Depois dos municípios de Cajazeiras e Patos, foi a vez de, nesta semana, Guarabira, receber uma edição do programa de educação Terça do Saber, na Glamour Recepções, como parte de difusão de conhecimentos, capacitação e qualificação por meio do programa de educação continuada Educacreci.

A imersão sobre o tema “Gestão de Vendas e Inteligência Artificial para corretores de imóveis”, protagonizada pelo corretor de imóveis e empresário Fabrício Marsicano, prendeu a atenção interativa dos presentes do início ao fim.

A abertura foi feita pelo presidente Ubirajara Marques e pelos delegados titular e adjunto do Creci-PB no município, João Henrique e Flaviano Oliveira. O evento foi acompanhado pela diretora de relações internacionais Thamara Bastos e pelo ouvidor Carlos Chagas. O mestre de cerimônia foi o jornalista Cândido Nóbrega.

Confira galeria de fotos:

 

E-protocolo simplifica registro de imóveis

Em uma era marcada pela digitalização de serviços, o setor de registro de imóveis no Brasil se destaca por adotar uma abordagem inovadora e que promete transformar, sobretudo, a cadeia produtiva da construção civil e do mercado imobiliário, beneficiando a sociedade e impulsionando a economia. O e-protocolo, um sistema que permite o envio eletrônico de documentos para o registro de imóveis, se tornou um marco muito importante nessa jornada de modernização.

O presidente da Associação dos Notários e Registradores da Paraíba, Carlos Ulysses Neto, destacou a importância dessa evolução que substitui a tradicional visita ao “balcão” do cartório para entrega de documentos, como escrituras públicas ou contratos particulares. Segundo ele, embora esta forma ainda ser uma opção, já não é a única maneira de realizar registros ou averbações.

100% digital e sem custo adicional

Com o advento do serviço unificado de registros públicos do Brasil (SERP) e o apoio do Serviço de Atendimento Eletrônico Compartilhado (SAEC) e do Operador Nacional do Registro de Imóveis ONR), é possível protocolar documentos ou solicitar certidões de forma totalmente digital, trazendo inúmeros benefícios.

Ou seja, um salto significativo em termos de eficiência, segurança e redução de custos. “Quando impulsionamos atos de forma mais célere e segura, estamos fomentando a economia como um todo, ressaltou, lembrando que a possibilidade de realizar esses procedimentos eletronicamente, sem custos adicionais, é um avanço notável”, acrescentou, durante entrevista ao jornalista Cândido Nóbrega, que pode ser conferida na íntegra, clicando aqui

E destacou que, nesse contexto, o cidadão pode fazer sua escritura pública eletronicamente e apresentá-la da mesma forma, sem custo extra, isto é, o mesmo custo de fazer de forma física.

“A tecnologia facilita sobremaneira os processos e também impulsiona a atividade notarial e registral. Vemos com bons olhos as novas formas e modelos que a tecnologia vai gerar para a atividade notarial registral. O Brasil, pioneiro na realização de atos notariais e registrais eletrônicos, tem visto números impressionantes desde a adoção dessas inovações e evoluções, especialmente após a pandemia, que acelerou a revolução tecnológica no setor”, testemunhou.

Fomento à economia

Carlos Ulysses concluiu, declarando que os cartórios, além de serem responsáveis pelo registro de imóveis, atuam como desenvolvedores e fomentadores da economia da construção civil, demonstrando o potencial da tecnologia em transformar setores tradicionais e impulsionar o desenvolvimento econômico. “A implementação do e-protocolo é um exemplo claro de como a inovação tecnológica pode beneficiar todo um setor, assim como toda a sociedade, garantindo processos mais rápidos, seguros e acessíveis para todos”, arrematou.

Creci-PB e Prefeitura de Cajazeiras dinamizam licenciamento ambiental

O município situado no sertão da Paraíba, a cerca de 468 Km da Capital do estado, obteve recentes avanços na gestão ambiental no que tange o desenvolvimento urbano, marcando uma nova era de progresso e sustentabilidade, fruto de colaboração entre o Conselho Regional de Corretores de Imóveis da Paraíba, através do delegado regional Humberto Júnior e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que tem à frente Maria das Dores Abreu (Branquinha Abreu).

“Nosso objetivo sempre foi assegurar que a Secretaria do Meio Ambiente desempenhasse um papel central no município, especialmente sobre as aprovações de loteamentos e condomínios”, destacou Humberto Júnior. A iniciativa culminou na Lei Municipal 3.069, promulgada em 6 de dezembro de 2023, que estabeleceu novos procedimentos para o licenciamento ambiental em Cajazeiras, permitindo que a cidade assumisse responsabilidades até então a cargo da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), em João Pessoa, para projetos de até 10 hectares, sendo que outras atividades de maior impacto ambiental, a exemplo de postos de gasolina e indústrias, continuam com os processos de licenciamento na capital paraibana.

Geração de emprego, renda e oportunidades

Nesse contexto, a Pasta foi fortalecida com a admissão de novos servidores efetivos, abrindo caminho para que profissionais do setor imobiliário, como os corretores de imóveis, ampliassem suas competências na área ambiental. “Isso não só aumentou o emprego e a renda local, mas também reforçou o compromisso da ‘Terra que ensinou a Paraíba a ler’ com um desenvolvimento sustentável”, destacou.

Ampliação de representatividade

Outro ponto pertinente mencionado por ele foi o trabalho que vem sendo feito também pelo Creci-PB no sentido de obter um assento no Conselho Municipal de Meio Ambiente entre o setor público e privado, buscando fortalecer a voz do Órgão e participar ativamente nos debates e decisões sobre questões ambientais que afetam a cidade. Essa iniciativa reflete o desejo de uma participação mais ativa e influente do Conselho nas políticas ambientais locais.

Por sua vez, Branquinha Abreu, enfatizou a robustez do novo sistema de gestão ambiental, fundamentado na legislação ambiental brasileira e nas resoluções do Conama, além da Lei Complementar nº 140 de 2011. “Nossa legislação municipal, agora em pleno vigor, permite que sejamos mais ágeis e eficientes no licenciamento ambiental, o que é crucial para o desenvolvimento sustentável de Cajazeiras”, explicou.

A implementação dessa legislação e a capacitação dos servidores municipais qualificados na área ambiental são passos decisivos para que o município possa gerir com autonomia as demandas de licenciamento ambiental, agilizando processos e garantindo um controle ambiental efetivo. “Nosso objetivo é avançar ainda mais na descentralização desses serviços, promovendo um desenvolvimento que seja ao mesmo tempo econômico e sustentável”, concluiu.

Exemplo a ser seguido

Para o presidente Ubirajara Marques, a parceria estratégica reflete um compromisso com a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, com a preservação ambiental no município e com o fomento à economia do município, no qual a cadeia produtiva do mercado imobiliário e da construção civil tem importante papel.

“Através de uma abordagem colaborativa e de uma visão de futuro, Cajazeiras se posiciona como um exemplo de como o desenvolvimento urbano e a gestão ambiental podem caminhar lado a lado, em benefício das gerações presentes e futuras.

O anúncio se deu durante recente solenidade de entrega de carteiras realizada pelo Creci-PB no auditório local da OAB-PB para entrega de registros a novos corretores de imóveis, que foi sucedida de edição de programa de educação continuada, voltada à capacitação e qualificação dos inscritos, que consistiu em palestra sobre o tema “Técnicas de vendas nas redes sociais e marketing pessoal” ministrada por Phellip Alves, especialista em marketing imobiliário.

A Mesa de Honra foi presidida por Bira, como é mais conhecido e composta ainda por Lamarck Leitão Batista (1ª vice-presidente), Garibaldi Porto (2ª vice-presidente), Carla Bezerra Cavalcanti (2ª diretora Tesoureira)Carlos Chagas (ouvidor), Rui Moreira (conselheiro estadual)Humberto Júnior, (delegado titular), Regina Estrela (delegada titular do Creci-PB em Sousa) e Alana Price (subcoordenadora da comissão da mulher).

O juramento em nome dos demais novos corretores de imóveis foi prestado por Thony Alencar Silva Sales Anízio e a entrega de carteiras foi feita a Guilherme José de Oliveira Quirino, Júlio Cesar Santos de Lira, Jose Gomes da Silva Segundo e Rafaela Maria Medeiros de Souza.

Corretores de imóveis da região do Brejo terão Educacreci sobre gestão de vendas e IA

O Creci-PB continua levando capacitação e qualificação aos seus inscritos e na próxima terça-feira (2) será a vez da região do Brejo, polarizada pelo município de Guarabira ser contemplada com uma edição do “Terça do Saber”, versão compactada do programa de educação continuada, sobre o tema “Gestão de Vendas e Inteligência Artificial para corretores de imóveis.

A imersão será protagonizada pelo experiente corretor de imóveis e empresário Fabrício Marsicano, que é graduado em administração de empresas, especialista em marketing (pela UFPB) e gestão estratégica (USP/FIA). Ele é ainda proprietário da OFIR Consultoria e OFIR Imobi.

Ele abordará durante a imersão, tópicos como: Gestão de vendas, funil e controle de vendas, jornada do cliente, estratégias atuais de marketing digital, a importância do site para o profissional, inteligência artificial para o segmento imobiliário, além da oportunidade que será concedida para que os presentes façam perguntas e mantenham interação.

O evento ocorrerá às 14h no salão da Espaço Glamour, sito à rua Dom Marcelo Pinto Carvalheira, 1239, Bairro Novo, em Guarabira.

As vagas são limitadas e as inscrições já podem ser feitas no botão abaixo:

Inscrições aqui

Elas são gratuitas e exclusivas para corretores de imóveis adimplentes e os inscritos devem entregar dois kg de alimentos não perecíveis no ato do credenciamento.

Confira a Programação do Evento:

14h – Início do Credenciamento

14h15 – Abertura do Evento e início da Imersão

17h – Encerramento com um Coffee Break

Prazo para pagamento da anuidade 2024 pelo valor original encerra no próximo domingo

Encerra no próximo domingo (31) o prazo para que os corretores de imóveis e empresas imobiliárias efetuem o pagamento da anuidade 2024 de forma integral pelo valor original e sem acréscimo no valor de R$ 836,00 para pessoas físicas e empresários individuais (as demais empresas o valor é de acordo com o capital social).

No Creci-PB e nas Delegacias Regionais de Campina Grande, Patos e Cajazeiras, o expediente desta semana irá até a próxima quinta-feira (28) em virtude de o dia seguinte (Sexta-feira da Paixão) ser feriado nacional. O dia 31 cairá num domingo, mas isso não será empecilho para os interessados em efetuar o pagamento, fazerem com as facilidades proporcionadas pela Resolução Cofeci n. 1.507/2023.

Formas de parcelamento

O Órgão está facultando mediante atendimento presencial ou requerendo no setor financeiro o link para pagamento da contribuição anual por meio de cartão de crédito em até 09 parcelas, conforme parâmetros e prazos definidos na Resolução supracitada.

Opções de impressão e atendimento

Os boletos para pagamento à vista estão disponíveis para impressão no site do Creci e no aplicativo i-Corretor. Quem optar pelo parcelamento de anuidades, ou no cartão, podem procurar o atendimento presencial ou por WhatsApp do setor financeiro da Sede e Delegacias, onde os parcelamentos serão realizados com assinatura de Termo de acordo.

Para imprimir o boleto cota única é só clicar aqui.

Outras informações

Podem ser obtidas junto à Sede em João Pessoa, pelos números 2107-0406, 0417 e 0418 e Delegacias de Campina Grande (3321-6969), Patos (3421-2924) e Cajazeiras (3531-2329), além dos atendimentos por WhatsApp, João Pessoa (83 99134-0029), Campina Grande (83 99171-4737), Patos (3421-2924) e Cajazeiras (3531-2329).

Adequação à LGPD é tema de treinamento para Coapin, Cefisp e TJ

Integrantes das Comissões de Análise de Processos de Inscrição, de Ética e Fiscalização Profissional e Turma de Julgamento participaram na manhã desta sexta-feira (22) na Sede do Creci-PB, em João Pessoa, de treinamento sobre adequação das Turmas Julgadoras à Lei Geral de Proteção de Dados, ministrado pelo advogado Torben Maia e sua equipe, que prestam consultoria ao órgão, com a participação do superintendente Gustavo Beltrão e da coordenadora jurídica Raíssa Rodrigues, além dos coordenadores das comissões.

O Regional paraibano foi um dos primeiros do País a implementar a LGPD e tornou regular o acompanhamento de todas as medidas adotadas mediante Comitê interno criado pelo Órgão, sob orientação de consultoria especializada contratada para efetivação da regulação e cumprimento da lei, estruturação de tratamento de dados e mitigação de eventuais riscos, além de treinamento como este de hoje.

Ao final, os participantes assinaram termos de garantia ao sigilo e proteção dos dados.

É mais uma etapa concluída do ajustamento do Conselho ao que conduz a LGPD, e foi de suma importância levar esse conhecimento técnico a todos esses colaboradores que prestam relevantes serviços ao órgão e a categoria”, afirmou o presidente Ubirajara, que esteve ainda acompanhado do Vice-Presidente Lamarck Leitão durante abertura do treinamento.

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