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CRECIPB altera expediente na Sede e Delegacias a partir da próxima segunda-feira (8)

Reunidos em assembleia na manhã desta sexta-feira (5), os funcionários do CRECIPB decidiram, à unanimidade, acatar proposta da diretoria para alteração da jornada de trabalho e expediente na Sede e delegacias do Órgão, o que foi sancionado em Ata.

A assembleia foi acompanhada pelo 1º Coordenador Geral do Sindicato dos Servidores de Conselho Fiscal e Afins do Estado da Paraíba (Sinsercon-PB), Josimar Alves, que ratificou a decisão do Conselho e dos funcionários.

As medidas, que serão implantadas durante o período de 8 de junho até 31 de dezembro de 2020, se deram em cumprimento às recomendações dos decretos estaduais e municipais e demais órgãos competentes de saúde, no sentido de evitar qualquer tipo de aglomeração nas dependências do Órgão, afastando assim risco de contágio e propagação da Covid-19.

“Com o retorno de todos os funcionários a partir da próxima segunda-feira (8), essas medidas faziam-se necessárias para, primeiramente, preservar a saúde dos funcionários, assessores, nossos inscritos e demais usuários do CRECIPB, dentro do princípio da economicidade, além de garantir horários especiais de atendimento aos usuários e manter o pleno funcionando do Órgão. Assim, decidimos adotar na Sede um regime de escala de funcionários com a divisão em duas turmas”, afirmou o presidente em exercício, Lamarck Leitão.

Legalidade

A redução para seis horas diárias da jornada de trabalho está amparada na CLT, como também teve parecer favorável da diretoria do Sinsercon-PB.

Medidas de prevenção

O CRECIPB adotou uma série de medidas para evitar o contágio e propagação do vírus,  garantindo a segurança e saúde de todos que frequentam o Conselho,  quais sejam: fixação de cartazes de conscientização e informação ao controle do coronavírus, fornecimento e a obrigatoriedade do uso das máscaras de proteção e álcool 70% nas dependências do órgão, ampliação nas ações de limpeza de ambientes, adaptação dos setores de atendimento para manter a distância mínima de 1,5 metros entre as pessoas, aplicou através do setor de recursos humanos questionário de auto declaração para verificar a condição de saúde dos funcionários e se estão inseridos no grupo de risco e por fim forneceu a todos funcionários protetor facial e instalou barreiras de proteção nas mesas de atendimento ao público.

Novo horário de funcionamento

Com as alterações, a partir da próxima segunda-feira (8) até o dia 31 de dezembro de 2020, o atendimento na Sede e Delegacias se dará de segunda a sexta-feira, da seguinte forma: Sede João Pessoa: 7h às 18h e Delegacias de Campina Grande, Patos e Cajazeiras: 12h às 18h.

CRECIPB solicita ao governo do estado retorno às atividades do setor imobiliário

Um plano de retomada das decisões econômicas foi discutido na tarde de ontem (quinta-feira) por videoconferência pelo presidente em exercício do CRECIPB, Lamarck Leitão, junto a dirigentes de outros Conselhos de Classe e Órgãos com o governo do estado, representado pelo procurador Fábio Andrade e pelos secretários do turismo e desenvolvimento econômico, Gustavo Feliciano, bem como Ilara Nóbrega (Secretaria de Saúde).

Lamarck defendeu a necessidade de os Conselhos e outros Órgãos serem ouvidos não só em ocasiões como essa, mas sobretudo, antes da tomada de decisões drásticas, como suspensão de funcionamento de atividades, como forma de subsidiar de informações, aclarar dúvidas e enriquecer o debate.

Resposta à consulta

Ele também lembrou ao procurador Fábio Andrade, de responder à consulta acerca do funcionamento de imobiliárias e exercício profissional dos corretores de imóveis, formulado na última quarta-feira pelo CRECIPB, mediante Ofício de nº 050/2020

Na solicitação, é destacado que a grande maioria dos corretores de imóveis e donos de imobiliárias sobrevive exclusivamente dos honorários que recebem quando realizam uma transação imobiliária e para tanto, precisam se deslocar em visitas a imóveis, atender clientes, se deslocar a cartórios, emitir laudos de vistoria, captar imóveis para venda e locação, confeccionar contratos, além de entrega de chaves, dentre outros serviços.

Lamarck finalizou sua participação, propondo que as atividades econômicas sejam retomadas no próximo dia 15 de junho, quando do término do prazo de rigorosa quarentena decretado pelo governo na Capital e em municípios da Região Metropolitana.

O plano sugerido pelo governo do estado prevê o início da flexibilização no dia 30 de junho; a ampliação em 15 de julho; a abertura controlada em 30 de julho e o “novo normal”, em 15 de agosto.

Live desta quinta-feira abordará o perfil dos clientes na construção civil

O setor imobiliário forma junto à construção civil uma cadeia produtiva que fomenta a economia e vem, unida, buscando superar os desafios impostos pelo isolamento social, inclusive com lock-down na Capital e Região Metropolitana da Grande JP.

Mas como anda nesse período, a demanda por imóveis, as mudanças arquitetônicas, o perfil do consumidor, o consumo consciente e os incentivos para compra e/ou investimento no mercado imobiliário?

As respostas a essas e outras questões serão dadas pelo advogado especialista em Direito Civil, Processo Civil Marcelo Braga, durante a live que o CRECIPB transmitirá às 18h30 desta quinta-feira (4) através do Instagram @crecipb.

O convidado é ainda Business Law e Direito de Startups, mestrando em Gestão Empresarial, empresário co-fundador e CLO do Crowdfunding Imobiliário Construa.me, co-fundador e CEO da Construtora AMG, diretor comercial da Construtora OCA e Conselheiro de Tecnologia do grupo empresarial SOMA.

Ouvidor do CRECIPB conclui Curso de qualificação

Carlos Chagas – Ouvidor do CRECIPB

Na busca incessante por permanente qualificação, o corretor de imóveis, professor universitário e ouvidor do CRECIPB, Carlos Chagas concluiu o Curso Certificação em Ouvidoria, promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

O Curso, online, teve duração de 160 horas-aula e constou de oito disciplinas: Acesso à informação, Ética e serviço público, Introdução à gestão de processos, Gestão em ouvidoria, Resolução de conflitos aplicados ao contexto das ouvidorias, controle social e Defesa do usuário e simplificação.

Tem um dito popular que diz: ” Quando a vida te der um limão, faça uma limonada”, indo por esse caminho, Carlos Chagas aproveitou o tempo livre gerado pela atual conjuntura e procurou se qualificar mais ainda, dessa vez centrou sua atenção em cursos de capacitação que lhe desse uma maior visão de como funciona uma ouvidoria, suas obrigações e soluções perante a sociedade.

E após a finalização de 8 cursos sequenciais, lhe foi conferido a Certificação em Ouvidoria, vale lembrar que essa certificação só é outorgada a quem completa com êxito as 160 horas, que é dividida em 08 cursos.

Para ele, a chance de ter realizado esses cursos, é antes de tudo uma oportunidade ímpar de adquirir novos e preciosos conhecimentos, que com toda certeza, serão usados de forma responsável e criteriosa junto a Ouvidoria do CRECIPB e que muito do conhecimento obtido será disseminado entre os que compõem todo o sistema da ouvidoria, buscando com isso uma melhor e mais eficiente prestação de serviço a todos que procuram esse canal de comunicação do Órgão.

Prazo da prorrogação para pagamento da anuidade 2020 sem juros encerra sexta-feira (5)

Corretores de imóveis e empresas imobiliárias têm até a próxima sexta-feira (5) para efetuar o pagamento da anuidade 2020 pelo seu valor nominal sem acréscimos. O prazo, que venceria no dia 31 de março, foi prorrogado pelo Cofeci através da Resolução-Cofeci n0 1.433/2020, atendendo ao pedido do Creci-PB, em virtude das dificuldades decorrentes do isolamento social causado pela pandemia da Covid-19.

Até sexta-feira (05), é assegurada a emissão de certidão de regularidade mesmo para quem não quitou a anuidade 2020 e não esteja inadimplente com débitos de qualquer natureza para com o Regional, além do pagamento da anuidade do exercício vigente pelo valor original.

Opções de pagamento:

Está sendo disponibilizada o parcelamento em até 6 (seis) pagamentos mensais por meio de boleto bancário, sendo o primeiro à vista, para 5 de junho e os demais para todo o dia 5 dos meses subsequentes, acrescidos de juros compensatórios de 1% ao mês.

Caso o pagamento seja efetuado por meio de cartão de crédito, não haverá incidência de juros ou quaisquer acréscimos na opção acima referida.

Formas de atendimento:

O acordo de parcelamento, deve ser realizado presencialmente através da assinatura de Termo de Confissão de Dívida (TCD), na sede do Creci em João Pessoa e na Delegacia de Campina Grande no horário das 14h às 18h.

Quem optar pagar em cota única, pode acessar o site do Conselho (canal do corretor) e emitir o boleto de forma rápida e prática.

Os acordos e emissão de boletos, específicos da anuidade 2020 também podem ser solicitados através do e-mail: [email protected] ou pelo Whatsaap (83) 99134-0029.

Para obter maiores informações entrar em contato por meio dos telefones: 2107.0406 / 2107.0417 JP e 3321-6969 CG.

Webinar | Os reflexos do Regime Jurídico Emergencial e Transitório no Direito Imobiliário

Na próxima quarta-feira (03), a Escola Superior da Advocacia e a Comissão de Direito Imobiliário da OAB/PB, em parceria com o CRECIPB, estarão realizando um Webinar sobre “Os reflexos do Regime Jurídico Emergencial e Transitório no Direito Imobiliário”, projeto aprovado no Senado no último dia 19 de maio de 2020, que segue pendente da sanção presidencial.

Palestrarão sobre o assunto: Atalá Correia (DF), que é Juiz de Direito no TJDFT e professor de Direito Civil no IDP-DF; Adisson Leal (DF), que é advogado, professor de Direito Civil e coordenador do Curso de Direito na Universidade Católica de Brasília; e Cláudia Xavier (PB), que é advogada imobiliarista e membra do IBRADIM-PB.

Faça sua inscrição para participar do evento e receber o certificado através do link abaixo:

https://bit.ly/inscricoes-webnar

Rômulo Soares tira licença e passa presidência do CRECIPB a Lamarck Leitão

O 1º vice-presidente do CRECIPB, Lamarck Leitão, assumiu nesta segunda-feira(1) a condução do Órgão, em virtude de licença, por motivos pessoais, do presidente Rômulo Soares, até o próximo dia 31 de dezembro de 2020.

A transmissão de cargo se deu de forma simples, marcada pela certeza de que as exitosas ações que marcam a gestão não sofrerão descontinuidade.

Profissionalismo na gestão:

As fundadas razões para isso se dão diante da harmônica relação institucional e da amizade que os unem, além da formação acadêmica comum em Administração de Empresas, garantidora de uma gestão profissional e responsável. Acima de tudo, ambos gozam da confiança da categoria, demonstrada nas últimas duas eleições, através do exercício democrático do voto direto.

Rômulo falou sobre o simbolismo do ato, de passagem do mandato do cargo de presidente para Lamarck Leitão: “Primeiro é um amigo, uma pessoa que além de super preparada, é administrador de empresas e tem experiência com gestão, assim dará continuidade a tudo que foi construído a várias mãos, dentre elas as dele, desde o dia 1° de janeiro de 2016”, afirmou.

Ele finalizou manifestando a certeza absoluta de que as ideias de Lamarck, com sua juventude, terão o apoio de todos os que fazem o CRECIPB para sua execução, apoiados pelos funcionários e assessorias. “Tenho certeza absoluta que todos os conselheiros, membros de comissões e todas as pessoas, direta e indiretamente vão ajudá-lo a fazer melhor ainda o que temos feito, e com certeza o Órgão está muito bem entregue”, concluiu.

Por sua vez, Lamarck Leitão destacou o fato da responsabilidade transferida por um grande gestor, que é Rômulo à sua pessoa por confiança. “Fomos eleitos para isso, colocamos o nosso nome para disputa, fomos eleitos a primeira vez como 2º vice-presidente, depois como 1º vice-presidente e agora surge a oportunidade de dar continuidade a um trabalho que vem sendo feito através de todos os conselheiros efetivos e suplentes, coordenadores, membros de comissões, delegados e principalmente da diretoria”, declarou.

Marketing Digital na Prática é o tema da live desta segunda-feira (1)

As melhores dicas e práticas para aplicar estratégias de marketing digital na carreira do corretor de imóveis de forma simples e direta serão abordadas pelo publicitário Luiz Monclar na live que o CRECIPB transmitirá às 18h30 desta segunda-feira (1).

Os seguidores do Instagram @crecipb poderão interagir, encaminhando perguntas e dirimindo dúvidas através do número (83) 99406-2293 (WhatsApp).

Sobre – Formado em Publicidade pela PUC – RJ, com pós-graduação em Marketing Digital pela FGV e especialista em marketing digital, Luiz é Monclar produtor de conteúdo e co-fundador do podcast Rant Marketing. Há 4 anos se dedica ao empreendedorismo no mercado de comunicação digital e produção de conteúdo estratégico. Como consultor de marketing, auxilia empresas e marcas a conquistarem presença digital e impulsionarem suas vendas através de estratégias digitais.

Informativo do CRECIPB traz retrospecto positivo do primeiro quadrimestre do ano

O CRECIPB disponibilizou ontem (sexta-feira 29) em versão digital o seu novo Informativo, que traz, em sóbrias feições gráfica e editorial, um meticuloso retrospecto das ações desenvolvidas pelo Órgão nos primeiros quatro meses do ano, os dois últimos marcados pelos efeitos da pandemia do novo coronavírus.

A exemplo das anteriores, esta edição também é marcada pelo volume de ações administrativas e institucionais, desde o início do ano, com treinamento e qualificação para servidores, fortalecimento de parceria com Caixa e MPF e lotação do auditório do Centro Cultural Ariano Suassuna durante o primeiro Educacreci do ano.

O Informativo também traz uma galeria de fotos da primeira entrega de carteiras e certificados de 2020 a 121 novos corretores de imóveis e empresas imobiliárias.

Nem o advento, na primeira quinzena de março, da Covid-19, arrefeceu o ânimo e disposição de trabalho da diretoria do CRECIPB, que de pronto, adotou todas as medidas de segurança e contenção de gastos possíveis, bem envidou todos os esforços para incluir os corretores de imóveis entre os beneficiários do auxílio concedido pelo governo federal, facilitar-lhes linhas de crédito e prorrogar, com parcelamento, o pagamento da anuidade.

Além disso, o CRECIPB também apoiou lives solidárias e deflagrou campanha social destinada a arrecadar cestas básicas que já foram doadas a mais de 150 corretores de imóveis em estado de necessidade. “Também adotamos o Educacreci no formato virtual (lives) para que o programa não sofresse descontinuidade, garantindo a categoria conhecimento através de qualificados temas e convidados”, afirmou o presidente Rômulo Soares.


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CRECIPB realiza reunião de diretoria e Sessão Plenária de modo virtual

O CRECIPB realizou na manhã e tarde desta sexta-feira (29) reuniões de diretoria e Sessão Plenária, ambas de modo virtual e conduzidas pelo presidente Rômulo Soares e o diretor secretário Fabiano Cabral. Elas foram iniciadas com a leitura de um texto bíblico por este último, que em seguida fez um relato sobre as informações da produtividade de sua pasta, além dos documentos emitidos e recebidas pelo Órgão.

Já o presidente Rômulo Soares historiou as ações desenvolvidas pelo Órgão desde o início da pandemia da Covid-19, em nível administrativo e de prevenção, a exemplo da antecipação de 10 dias de férias coletivas, suspensão de contratos de trabalho de funcionários, adoção de horário especial de funcionamento, bem como uso de equipamentos de proteção e higienização na Sede e na Delegacia de Campina Grande.

Ele também lembrou das iniciativas em prol dos corretores de imóveis e empresas imobiliárias, como a busca junto aos presidentes da Caixa e BB por linhas de crédito; ao Cofeci, pela prorrogação do prazo da pagamento de anuidade 2020 e Refis quanto às anteriores, apoio a  lives solidárias e deflagração de campanha social para arrecadação e entrega de cestas básicas a profissionais em estado de maior necessidade.

Também foram apresentados na ocasião os relatórios de atividades dos setores e assessores, e o Relato Integrado das ações e contas do exercício 2019 que foi encaminhado ao Cofeci e posteriormente, ao Tribunal de Contas da União. Na ocasião, foram aprovadas as Portarias emitidas no decorrer do exercício e homologados ainda pedidos de licença do presidente Rômulo Soares (1/6 a 31/12/2020) e do conselheiro e membro do Conselho Fiscal Augusto Seixas (25/5 a 31/10).

Por fim, foi aprovado, à unanimidade, Ata e parecer do Conselho Fiscal, pela aprovação das contas relativas ao primeiro trimestre do corrente ano.

Antecipação de feriados suspende funcionamento da Delegacia do CRECIPB em CG

A Delegacia do CRECIPB na cidade de Campina Grande não funcionará entre as próximas segunda (1) e quarta-feiras (3), em virtude da antecipação pela prefeitura do município, dos feriados de Corpus Cristhi (11), São João (24) e aniversário da Paraíba (5/8).

A antecipação, excepcional, desses feriados municipal, estadual e nacional, se deu através de decreto subscrito pelo prefeito Romero Rodrigues e teve como principal fundamento, reduzir o risco de contágio e propagação do novo coronavírus.

A Delegacia retomará seu expediente normal na quinta-feira (4).

Na live desta 5ª feira: A importância da competência emocional nas negociações

Mais do que nunca, nesse período de isolamento social, os corretores de imóveis precisam ter um ponto de equilíbrio entre os aspectos emocional e psicológico para enfrentarem e superarem todos os obstáculos, para continuarem fazendo novos negócios.

Na live desta quinta-feira (27) a treinadora e palestrante em comportamento humano Talyta Leão dará importantes dicas, por exemplo, acerca da importância da gestão emocional na tomada de decisões e da necessidade de bem entender as pessoas durante uma venda.

Talyta Leão é ainda idealizadora IVAH-Desenvolvimento Humano, Master Coach e Mentory ICF e Master Trainner|Practitioner e PNLThe I.Association for NPL

Quase 130 corretores de imóveis já foram contemplados com cestas básicas pelo CRECIPB

O CRECIPB, através da assistente social Indra Lumiar, realizou até ontem (terça-feira) a entrega de 128 cestas básicas a corretores de imóveis em estado de necessidade, mais duramente atingidos pelo isolamento social decorrente da Covid-19.

A arrecadação das cestas tornou-se possível graças as Lives solidárias realizadas pelo profissional Fabricio Marsicano e apoiadas pelo CRECIPB e Sinduscon-JP, além da campanha social deflagrada pelo Órgão, sensível à situação pela qual atravessa parcela da categoria. De acordo com a demanda de solicitações, há uma média diária, de segunda a sexta-feira, de 10 cestas básicas.

Diferencial

“Os corretores de imóveis contemplados com essa campanha destacam a importância da ação, elogiam a iniciativa do CRECIPB em tentar suprir algumas necessidades básicas e ressaltam que dificilmente se vê algo do gênero em Conselhos das demais profissões”, afirmou a Indra Lumiar.

Ela acrescentou que esse isolamento atinge esses profissionais em vários aspectos psicossociais, pois não possuem uma renda fixa e neste momento de pandemia, veem afetados diretamente os custeios de manutenção de suas casas, ocasionando uma situação de vulnerabilidade financeira.

“Em sua grande maioria, os beneficiários se emocionam no ato do recebimento, pois alguns tiveram que optar entre arcar com despesas fixas como energia ou comprar alimentos para a família”, testemunhou.

Para Indra, a iniciativa tem sido de grande relevância social, vez que a área profissional dos corretores de imóveis se encontra desfavorável devido o momento de pandemia e o isolamento social, afetando-lhes diretamente a vida.

No ato da visita domiciliar é realizado pela assistente social um estudo social com aplicação de questionário socioeconômico, para identificar a situação de instabilidade financeira da família, como também para que posteriormente a assistente social e o órgão, mantenham o acompanhamento da família de forma a atender novas necessidades.

“Destaco a importância das doações por parte dos profissionais, empresas e construtoras para continuidade desta campanha durante esse árduo momento para todos”, concluiu.

Abrangência

Até agora, foram contemplados corretores de imóveis residentes no Cristo Redentor, Cruz das Armas, Funcionários, Geisel, José Américo, Bancários, Mangabeira, Torre, Castelo Branco, Gramame, João Agripino, Pedro Gondim, Jardim Oceania, Manaíra, Grotão, Tambaú, Cabo Branco, Bairro dos Estados, Bairro dos Ipês, Rangel e região metropolitana, como Bayeux, Santa Rita, Cabedelo, além de cidades vizinhas como Campina Grande e Queimadas.

Como doar

Qualquer interessado (a) seja pessoa física ou jurídica que queira realizar a doação das cestas básicas, pode entregar na sede do Creci em João Pessoa ou na Delegacia de Campina Grande, como também o Órgão se encarrega de buscar, para tanto basta que entre em contato através dos números 2107-0410 JP e 3321-6969 CG.

Como solicitar

Já os corretores de imóveis podem solicitar a ajuda da cesta básica através do e-mail [email protected], em seguida, o Creci-PB entrará em contato e agendará uma visita para entrega da cesta acompanhada de uma assistente social.

Sobre Indra Lumiar

É graduada em Serviço Social pela Uninassau- JP, atualmente cursando pós graduação MBA em Gestão de Projetos Sociais e Políticas Públicas pela UNICORP Faculdades. Resumo de artigo sobre adoção publicado na IV Jornada Nordeste de Serviço Social. Atua na área da Assistência Social.

Graças à construção civil, JP é uma das capitais que mais cresceu nos últimos anos

Através de um vídeo com apenas um minuto de duração que está circulando nas redes sociais, o Sindicato da Indústria da Construção Civil de João Pessoa conseguiu exprimir todo o sentimento de orgulho em vir contribuindo por meio de sua extensa cadeia produtiva, para que a Capital, por exemplo, tenha se destacado em todo o País como uma das que mais cresceram nos últimos anos.

Transcendendo o fomento à economia, que o setor proporciona com a expressiva geração direta e indireta de emprego e renda, há que se destacar, sobretudo nesse momento de pandemia da Covid-19, a produção do bem maior – a casa – abrigo seguro e de proteção, além de em qualquer época, o melhor investimento, tudo isso, claro, num contexto de sustentabilidade e responsabilidade social.

“Foi mais uma forma que encontramos para dar uma injeção de ânimo, não só no setor produtivo, mas também no imobiliário, como também na autoestima do pessoense, mostrando ao Brasil e ao mundo nossa bela Capital. Olhar adiante, acreditar num futuro melhor”, afirmou o presidente do Sinduscon-JP, José William.

Construtoras Galvão Amorim e MM Engenharia fortalecem campanha do CRECIPB em prol dos corretores de imóveis

As construtoras Galvão Amorim e MM Engenharia, através dos seus diretores, Victor Amorim e Mércio Almeida respectivamente, materializaram apoio à campanha social em prol dos corretores de imóveis desenvolvida pelo CRECIPB e fizeram as doações de cestas básicas, que foram intermediadas pelo conselheiro titular do Órgão, Harry Medeiros.

“Agradeço a essas empresas e a todos os demais doadores, pois através desses gestos de solidariedade que a campanha vem atingindo sua finalidade, e com isso podemos atender os corretores de imóveis mais duramente atingidos pelo isolamento social decorrente da pandemia do coronavírus”, afirmou o presidente Rômulo Soares.

Por sua vez, o conselheiro Harry Medeiros disse estar fazendo esse trabalho com muito amor e carinho. “Graças a Deus os empresários têm se mostrado solidários”, declarou, emocionado.

Como doar – Qualquer interessado (a) seja pessoa física ou jurídica que queira realizar a doação das cestas básicas, pode entregar na sede do CRECIPB em João Pessoa ou na Delegacia de Campina Grande, como também o Órgão se encarrega de buscar, para tanto basta que entre em contato através dos números 2107-0410 JP e 3321-6969 CG.

Como solicitar – Já os corretores de imóveis podem solicitar a ajuda da cesta básica através do e-mail [email protected], em seguida, o CRECIPB entrará em contato e agendará uma visita para entrega da cesta acompanhada de uma assistente social.

Além das construtoras supracitadas, uma gama de profissionais, empresas e imobiliárias já manifestou sua solidariedade nesse momento de dificuldade:

Profissionais: Fabiano Maroja, Glauber Diniz, Flávio Torres, Tarcísio Galdino, Luís Sergio, Diego Hardman, Felipe Agile, Marcus Karmelia, Fabio Marsicano, Luiz Claudio, Fabricio Gutierrez, Ysmaelisson, Bruno Windrop, Virginia Onofre, Joelson, Germano Holanda, Walber, Ricardo Rick, Soraya, Rafael Brito e Harry Medeiros.

Empresas: NHolanda Construtora, FCK Engenharia, Arcan, Construtora Tropical, Morar Jampa, Construtora Engemax, Marcondes Ótica, Ortopedic Brasil, Conserpa Enger, Alliance e Construtora Mashia.

Imobiliárias: Sólida Imóveis, Jampa Imobiliária e Cinata Cordeiro Negócios Imobiliários.

CRECIPB prorroga suspensão do pagamento de jetons e diárias até 31 de dezembro

O CRECIPB prorrogou até o próximo dia 31 de dezembro a suspensão do pagamento de jeton aos conselheiros convocados e que participem de reunião de sessão plenária que ocorra de forma virtual e/ou presencial, bem como o pagamento de diárias para diretores, conselheiros, assessores, colaboradores, membros de comissões, delegados e empregados.

Portaria nesse sentido foi subscrita pelos diretores presidente e secretário Rômulo Soares e Fabiano Cabral, na qual foi levado em consideração o momento de pandemia da Covid-19 e o princípio da economicidade, voltado à manutenção do equilíbrio financeiro entre a receita disponível e a provisão de saldo suficiente para suprir as despesas, manter as atividades essenciais e toda a estrutura do Órgão em regular funcionamento.

Também foram levadas em consideração recomendações do Cofeci, através de reunião virtual de presidentes de Creci’s, para que os Regionais adotassem medidas excepcionais para superar as dificuldades financeiras. Na ocasião, suspensões nesse sentido foram tomadas até o mês de junho, entre outras ações.

Medidas anteriores à pandemia

Já no início do ano, antes mesmo da ocorrência da pandemia, o Conselho já havia adotado outras medidas de contingenciamento de despesas, a exemplo do fechamento das Delegacias nos municípios de Conde e Santa Rita, e a suspensão das atividades nas Delegacias de Patos e Cajazeiras, devido à crise econômica, agravada pela pandemia do coronavírus.

Temporariamente, a Sede, em João Pessoa e a Delegacia de Campina Grande estão funcionando em regime de plantão, com atendimento presencial, das 14h às 18h, de segunda a sexta-feira, onde foram montadas estruturas adaptadas, com adoção de medidas preventivas de ao contágio e propagação da Covid-19.

Dentre elas, distanciamento, disponibilização de dispensadores de álcool gel e utilização de equipamentos de segurança individual, como máscaras, pelos funcionários, tudo visando atender aos corretores de imóveis e representantes de empresas imobiliárias, com cumprimento às normas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde.

Conselheiro Estadual Alessandro Velloso assume como membro titular do Conselho Fiscal

O conselheiro Alessandro Velloso Barbosa integrará, na condição de membro titular, o Conselho Fiscal do Creci-PB até o próximo dia 31 de outubro, em virtude do pedido de licença do também conselheiro e membro titular Augusto José de Seixas Junior, por motivos profissionais e de saúde.

Termo de posse nesse sentido lhe foi entregue pelo presidente Rômulo Soares.

O Conselho Fiscal é composto de seis membros, sendo três efetivos e três suplentes, tendo como coordenador o conselheiro Jair Alves Duarte, além do membro titular Rui Lins Falcão. Dentre as competências do Conselho Fiscal, constam: examinar o balanço, balancetes, relatórios financeiros, prestações de contas e respectiva documentação, restituindo-os à Diretoria, com manifestação registrada em ata sobre sua regularidade ou não e eventuais ressalvas, para posterior apreciação do Plenário, cabendo-lhe, ainda, a análise do Processo de Prestação de Contas anual.

Avaliação de imóveis e o mercado imobiliário no período da Covid-19 na live desta 2ª feira

Um dos maiores especialistas em perícia e avaliação mercadológica do país, João Diniz Marcello, será o convidado da live que o CRECIPB transmitirá às 18h30 desta segunda-feira (25), dentro das edições virtuais do programa de educação continuada Educacreci, voltado a capacitação e qualificação de corretores de imóveis e estudantes de TTI.

João Diniz Marcello é corretor de imóveis, perito avaliador Judicial, cadastrado no ICREA – International Consortium of Real Estate Associations, membro do IBAPE – Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia e diretor da Diniz Perícias e Avaliações.

Ele tem formação em engenharia de geologia e ministra cursos na área de Avaliações Mercadológicas de Imóveis em todo o país. É o autor da proposta no Conaci– Natal 2004 – Congresso Nacional de Corretores de Imóveis que resultou na Resolução Cofeci 957/2006, posteriormente substituída pela Resolução Cofeci 1.066/2007 que regulamenta o Cadastro Nacional de Avaliadores Imobiliários (CNAI).

É ainda consultor em avaliações para empresas, Tribunais Regional e Federal e bancas de advocacia. Conta com mais de 2.000 aulas ministradas pelo país, realiza palestras em congressos, simpósios e eventos nos temas focados em avaliações de imóveis, captação de imóveis, mercado imobiliário e realização profissional.

LGPD