25.1 C
João Pessoa
Início Site Página 143

Conta do Creci-PB será migrada para agência do setor público do BB

A exemplo de outros Conselhos de classe, como os Regionais de Enfermagem,  Psicologia e Contabilidade, o Creci-PB migrará sua conta do Banco do Brasil para a agência setor público, específica para atendimento diferencial a órgãos públicos nas esferas municipal, estadual e federal.

Definição nesse sentido foi tomada durante encontro ocorrido na tarde desta sexta-feira entre o presidente Rômulo Soares, a gerente de relacionamento da agência 1618-7, Regia Cristina, o 1º vice-presidente Lamarck Leitão e o superintendente Gustavo Beltrão.

Creci-PB alerta sobre prazo para entregas de carteiras e certificados em 2018

A partir do próximo dia 15 de novembro até o final do exercício de 2018 o Creci-PB não receberá protocolo e documentação para requerimento de inscrições e reinscrições de pessoas física e jurídica, transferências recebidas e expedidas, inscrição secundária  e recebida de pessoa física e jurídica, retornando o recebimento desses requerimento somente no primeiro dia útil de 2019.

Ato nesse sentido, subscrito pelo presidente do Órgão, Rômulo Soares, considerando a Resolução 1.263/12 do Cofeci prevê ainda que os demais requerimentos, protocolos e processos de inscrições (eventual e estágio) serão protocolados normalmente durante o referido período.

O referido prazo para envio e data de validade das cédulas de identidade profissional  de inscrições confeccionadas pelo Cofeci foi estabelecido considerando o período necessário para avaliação e aprovação dos processos administrativos do exercício 2018 que antecede a última plenária do ano, que ocorrerá no próximo dia 22 de novembro”, afirmou Rômulo.

Mês de Prevenção e Combate ao Câncer de Próstata!

Mês de Prevenção e Combate ao Câncer de Próstata, o CRECI-PB apoia essa causa!

Previna-se, sua Vida é maior que o Preconceito!


Tabelião alerta para a importância do registro da escritura pública e do contrato de promessa de compra e venda em cartório

O tabelião Carlos Ulysses fez um alerta à sociedade para a importância do registro das escrituras públicas e contratos de promessa de compra e venda em cartórios nas transações que envolvem aquisição de imóveis. O primeiro ponto primordial, segundo ele, é saber a situação do imóvel, seja casa, apartamento, sala para escritório ou terreno. Ele destacou ser imprescindível ao comprador saber não apenas a situação física, mas também a jurídica.

“A principal recomendação consiste em verificar a situação do bem no cartório de registro de imóveis, por meio da certidão de registro ou de uma certidão de inteiro teor por exemplo, onde constam todos os atos que foram praticados no imóvel ao longo dos anos”, disse, acrescentando que hoje vigora no Direito Brasileiro o chamado princípio da concentração matricial, asseverando que o ato não lançado na matrícula do imóvel não existe no mundo jurídico, de modo que o imóvel está livre de ônus e apto à transmissão com segurança jurídica.

Importância de certidões

Daí a importância de se pedir uma certidão negativa de ônus, acrescida de outras. Segundo Carlos, vai diferenciar se o vendedor é uma pessoa jurídica ou uma pessoa física, e, sendo pessoa física, necessário verificar o estado civil das partes vendedoras, com base em uma certidão de nascimento ou casamento atualizada.

Ao se tratar de uma pessoa jurídica, cabe pedir o contrato social da empresa com as últimas alterações, saber quem é o administrador apto a assinar aquela transação, e, se necessário dado a atividade da empresa, solicitar uma certidão negativa de débitos perante a Previdência Social, além das certidões negativas fiscais do imóvel.

Corretor de imóveis e tabelião

No entanto, o comprador não deve se preocupar com todas essas certidões no momento da aquisição, porque ele tem dois nortes nos quais deve se amparar e que irão solicitar todas as certificações necessárias: o corretor de imóveis presente na transação e o tabelião de notas, que tem o dever de ofício. “Não é uma faculdade e sim um dever atender as partes com presteza e dar segurança jurídica para o ato notarial, sendo esta a função do tabelião”, declarou Carlos Ulysses.

Ele esclareceu ainda que o registro da promessa de venda e compra é recomendado, mas as partes geralmente tendem a não registrar porque há um ônus financeiro inicial na aquisição. “Entretanto, no momento do registro você está dando publicidade a toda à sociedade que você adquiriu aquele bem e que a uma expectativa de um direito que irá se consubstanciar com a escritura pública. Então qualquer tipo de dívida de litígio que houver, aquele imóvel estará assegurado”, frisou.

Segurança jurídica

Por fim, ele explicou que se, porventura, o ITBI for quitado inicialmente na promessa, o dono do imóvel não o pagará no momento da transmissão definitiva futura, ou seja, no momento da lavratura da escritura pública de compra e venda e seu registro. “No momento em que você está adquirindo o bem, está querendo se amparar de toda a segurança jurídica necessária. Nesses casos, o registro da promessa de compra e venda é sempre recomendado”, concluiu.

As declarações foram dadas durante entrevista ao Programa Tambaú Imóveis, apresentado por Rômulo Soares, que vai ao ar todos os sábados a partir das 9h15 através do Canal 5.1 (TV Tambaú), afiliada do SBT na Paraíba ou por meio da Internet no site: www.portalt5.com.br, onde a entrevista pode ser conferida na íntegra.

Café imobiliário Mindset traz a João Pessoa o que existe de novo no mercado

A Rede de Negócios Inteligência Imobiliária traz a João Pessoa nesta segunda e terça-feira o Mindset Café Imobiliário, evento que reúne representantes de 15 construtoras da Capital e oito imobiliárias, que tem em sua essência a finalidade de discutir o mercado imobiliário e seus rumos para os próximos anos, olhando para mercados mais maduros, como Estados Unidos e Portugal.

Segundo o diretor comercial da Invista Imóveis, também serão tratados exemplos de sucesso de todo o País, projetando o que vem pela frente para a Paraíba. “Através de histórias inspiradoras de pessoas que fazem a diferença, trouxemos 10 especialistas do Brasil, para em dois intensos dias tratarmos de melhorar a construção civil de João Pessoa, numa verdadeira imersão em conhecimento e inovação”, afirmou.

O Mindset Café Imobiliário ocorrerá no auditório do Hotel Manaíra, no bairro do mesmo nome, em João Pessoa e o Conselho Regional de Corretores de Imóveis da Paraíba estará representado por seu 2º vice-presidente Fabiano Cabral.

Renomados palestrantes

Nos dois dias, as palestras ocorrerão das 9h00 às 18h00 e serão proferidas pelo publicitário com especialização em Marketing e Vendas Guilherme Carnicelli, e pelo empresário do marketing digital imobiliário Gustavo Zanotto, que conceberam o Café Imobiliário, além do criador da Hubbers, Luciano Amado, o CEO do Facilita, Glauco Farnezzi e o arquiteto e urbanista Ricardo Nogueira.

Os outros palestrantes são o criador da plataforma URBE.ME, Paulo Deitos; Daniel Durante, da startup Apê Fácil, André Beghini, do Mercado Livre;  o sócio-fundador da Hosher e do Portal ImovelIK, Sergio Langer e Paulo Spenciere, responsável pela área de negócios estratégicos da VITACON.

Combinação de café com troca de ideias

O MindSet Café Imobiliário nasceu da premissa de compartilhar visões sobre o que acontece de importante no mercado através da ótica de quem faz acontecer, num compartilhamento de visão que cada profissional e cada executivo possuem do setor, quais elementos motivadores ajudaram a construir suas ideias e os seus padrões de atuação, inovando e competindo em um mercado que muda rapidamente.

Fiscalização itinerante do Creci-PB percorre vários municípios no final de semana

A unidade móvel Creci-Itinerante percorreu neste final de semana as cidades de Lucena, Solânea, Bananeiras e Guarabira. Ao final, foram lavrados três autos de infração por exercício ilegal da profissão, dois pela facilitação a essa prática, cinco por débitos de anuidades, um por falta de autorização e dois por anunciar em desacordo com a Resolução n. 1065/2007.

Também foram lavrados 19 autos de constatação e uma notificação. Em Guarabira, José Humberto da Silva foi autuado por exercício ilegal da profissão e prestado boletim de ocorrência policial na 8ª Delegacia Seccional da Polícia Civil, por vir utilizando-se da rede social Facebook, para anunciar à venda uma casa situada no bairro Antônio Mariz, pertencente a um vizinho seu, caracterizando o exercício ilegal da profissão, pelo fato de o mesmo dispor de habilitação para tal.

A equipe de fiscalização, coordenada por Hermano Azevedo, foi composta ainda por Sérgio Pereira, Marina Stuckert, Flávio Alves, Ubirajara Prímola e a auxiliar administrativa Liliam de Paula.

A unidade móvel adquirida com recursos próprios continuará percorrendo sobretudo, cidades do interior do estado que não possuem Delegacias do Conselho, esclarecendo dúvidas acerca de documentação, certidões e contratos necessários a um negócio imobiliário, bem como recebendo denúncias sobre exercício ilegal da profissão e atuação de corretores de imóveis e imobiliárias.

Aos corretores de imóveis, são oferecidos, dentre outros, serviços como inscrições de pessoa física e jurídica, emissão de certidão de regularidade e parcelamento de débitos. O presidente do Creci-PB, Rômulo destacou que a iniciativa faz parte de uma série de ações voltadas à descentralização administrativa e acessibilidade aos serviços do Conselho, adotada na atual gestão.

Corretora de imóveis representa o Creci-PB em Congresso Internacional

A corretora de imóveis paraibana Thamara Bastos, participou recentemente, do I Congresso Imobiliário de Mato Grosso do Sul, representando o Creci-PB. O evento, que teve como tema principal “A hora de se reinventar”, foi realizado no Teatro Dom Bosco, no centro da cidade de Campo Grande (MS).

O Congresso contou com palestrantes de renomes nacional e internacional, a exemplo do presidente do Sindicato de Habitação da Zona Sul do Rio Grande do Sul ( Secovi – RS) Sergio Godoy, o empreendedor imobiliário no Brasil e exterior Daniel Rosenthal e os diretores do café imobiliário Guilherme Carnicelli e Gustavo Zanotto, além do vencedor de vários prêmios nacionais, Fabricio Medeiros.

Além de Thamara Bastos, representando o estado da Paraíba, outros especialistas em negócios imobiliários Internacionais também se fizeram presentes, como João Araújo, do estado do Mato Grosso do Sul, Rafael Valera, de Fortaleza (CE), Juscelino de Almeida (RN) e André Pimentel MG.

Aprimoramento e valorização

Segundo Thamara, que integra a National Association of Realtors (NAR), o Congresso teve como objetivo aprimorar e valorizar o corretor de imóveis, reunindo profissionais de níveis nacional e internacional multidisciplinares que proporcionaram um novo olhar para os profissionais imobiliários, estimulando a capacitação e integração dos profissionais.

Ela agradeceu e parabenizou a João Araújo, Vanessa Cortez e a toda a diretoria do evento CIMS, marcado pelo conteúdo e qualidade dos palestrantes, bem como pelo volume de oportunidades para o network, numa experiência única.

Qualificação voltada ao mercado imobiliário internacional

“Gostei muito de ter participado desse workshop internacional, onde foi destacada a importância da qualificação voltada ao desenvolvimento do mercado imobiliário internacional, pois só o empenho de dedicação podem nos levar mais longe. Registrei também um agradecimento especial ao presidente do Creci-PB, Rômulo Soares, pela oportunidade e responsabilidade que me concedeu ao representar o nosso estado”, afirmou.

Por fim, Thamara lembrou que o sucesso é um trabalho diário que só pode ser alcançado com perseverança e, é claro, trabalho em equipe e se disse lisonjeada por fazer parte da família CIPS que representa os referidos estados com afinco. “Sinto que o sucesso depende da vontade própria, do empenho e da determinação. Um profissional super-preparado é sua garantia do melhor negócio imobiliário”, prelecionou.

Conselho se incorpora à campanha de ajuda humanitária a corretor de imóveis

O Creci-PB se incorporou à campanha deflagrada pelo corretor de imóveis Flávio Guilherme Pessoa Vale Cavalcante, para realização de uma cirurgia bariátrica com a máxima urgência possível, devido aos problemas de saúde que vem enfrentando, a exemplo de pré-diabetes, elevada hipertensão arterial, índice de massa corpórea de 60 e dificuldades de sono e circulação sanguínea.

Esses problemas têm comprometido ainda o desenvolvimento de sua atuação profissional iniciada há 11 anos e por conseguinte, agravado as dificuldades financeiras para suprir necessidades inadiáveis, como aquisição de medicamentos e consultas médicas, tendo em vista não mais possuir plano de saúde. Através do SUS e do HU não há previsão de resolução do problema, diante da grande demanda e extensa fila de espera.

Jovem, com apenas 35 anos de idade, Flávio, que pesava em média 70 Kg saltou para 204 Kg. “Apesar de o Creci-PB ter como missões institucionais a fiscalização e registro, não poderíamos deixar de apoiar essa campanha, por exemplo, através de nossa comunicação, sensibilizarmos os colegas corretores, imobiliárias, construtores e a sociedade em geral para essa causa humanitária, bem como por meio de assistência pessoal”, afirmou o presidente do Órgão, Rômulo Soares.

Formas de doação

Doações financeiras através do site vaquinha online (Clique aqui para acessar) ou por meio de depósito ou transferência bancária na conta poupança 28.864-9 da agência 0735 da Caixa (em nome de Flávio) ou ainda da c/c 52.112-4 da agência 1234-3 do Banco do Brasil (em nome de sua esposa Shelayna France Lopes de Carvalho).

Outras espécies de ajuda, no sentido de viabilizar o referido tratamento e atendimento por uma equipe médica multiprofissional podem ser feitas através do número 98840-3142 (WhatsApp) de Flávio Cavalcante, que foi recebido pelo presidente Rômulo Soares, acompanhado do também corretor de imóveis Edgley Torres.

No instagram @flaviopvale constam orçamentos, laudos e fotos, dentre outros documentos.

Dia do Médico – 18 de Outubro

Nossa homenagem aqueles que dedicam suas vidas pelas nossas!

Nota de Pesar – Fátima Holanda

Os que fazem o Creci-PB lamentam profundamente o  falecimento da colega e corretora de imóveis Fátima Holanda, ocorrido no início da tarde desta quarta-feira (17) no Hospital da Unimed, em João Pessoa e externam as mais sinceras condolências à sua família enlutada e roga a Deus que a conforte nesse momento de dor pela irreparável perda.

Carinhosamente tratada como madrinha dos corretores, Fátima Holanda foi conselheira suplente do Órgão por dois mandatos e uma das primeiras mulheres a se registrar no Creci-PB ainda na década de 80 e desde então exerceu por trinta e dois anos a profissão, com um entusiasmo e alegria contagiantes.

O velório está sendo realizado no Cemitério Parque das Acácias, no bairro do José Américo e o sepultamento se dará às 20h00 desta quarta-feira no mesmo local

A Diretoria

Diretoria eleita do Sinduscon-JP trouxe novos integrantes

Duas diretrizes estão definidas pela nova diretoria do Sindicato da Indústria da Construção Civil de João Pessoa (Sinduscon-JP). Uma delas é ampliar o quadro de empresas associadas, trazendo de volta aquelas que se desligaram da entidade e atraindo outras que ainda não fizeram parte do sindicato. A segunda é ter maior aproximação com as empresas para fornecer serviços que vem a contribuir com o desempenho da construtora, sejam cursos, treinamentos, capacitações.

Foi o que informou o presidente eleito, José William Montenegro Leal, que volta ao cargo 18 anos depois de ter dirigido o Sindicuscon/JP. “A alma da entidade não é a diretoria, é o associado”, afirmou o empresário acrescentando que pretendente dar continuidade ao trabalho que o presidente João Barbosa fez. Ele disse, ainda, que se tem conseguido uma gestão harmoniosa e extremamente democrática da entidade, que se coloca como porta-voz da categoria.

Há, também, a disposição de ampliar os relacionamentos com Sesi/PB, Senai/PB, Crea/PB, Creci/PB e CAU/PB e estar atento às questões junto o poder público (Estado, Ministério Público, Tribunal de Justiça, Prefeitura, Procon), visando dinamizar a prestação de serviços, trazer inovações, movimentar mais ainda o Sinduscon/JP como o associado mais participativo.

Em chapa de consenso, o empresário da construção civil, José William Montenegro Leal, do Grupo Conserpa/Enger foi o candidato a presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil de João Pessoa (Sinduscon-JP), na votação que ocorreu ontem (segunda-feira) substituindo João Barbosa de Lucena, diretor presidente da Construtora ABC, que não buscou a reeleição.

Chapa de consenso – José William como presidente, tem Wagner Breckenfeld como vice-presidente de Administração, Finanças e Patrimônio. Na chapa estão: Francisco de Assis Neto (vice-presidente de Assuntos Imobiliários); Gilson Frade (vice-presidente de Obras Públicas); Ozáes Mangueira Filho (vice-presidente de Relações do Trabalho e Política Sindical); Gustavo Amaral (vice-presidente de Materiais e Tecnologia); e Alisson Dennis Delmas Nunes (vice-presidente de Relações Públicas).

A diretoria é composta ainda pelos diretores Eduardo Porto (de Administração, Finanças e Patrimônio), Rodolfo Santa Cruz Lins (de Assuntos Imobiliários); Fábio Maia Vilar (diretor de Obras Públicas); Antônio Erivaldo Lira (de Relações do Trabalho e Política Sindical); Gabriel Monteiro dos Guimarães (de Materiais e Tecnologia); Juliana Mayer (de Relações Públicas).

O atual presidente, João Barbosa de Lucena integra o Conselho Fiscal, com Fábio Sinval (ex-presidente) e Eduardo Lins (presidente da Cooperativa da Construção Civil – Coopcon). São suplentes os Pedro César Bezerra Neto, Alexandre Tavares de Andrade Cunha e Antônio Carlos Catão. Como delegado representante junto à Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEPB), está José William Montenegro e Irenaldo Quintans, é o representante junto à Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil (CBIC) tendo como suplentes Trajano Ramalho Filho e Clóvis Cavalcanti.

Os novatos – Pedro César Bezerra Neto, Alexandre Tavares de Andrade Cunha, Antônio Carlos Catão e Gabriel Guimarães são os novos integrantes que chegam para contribuir com a entidade. Para Gabriel Guimarães, a disposição é de trazer inovações e tecnologias que possam contribuir para o setor.

O Sinduscon-JP – O Sindicato da Indústria da Construção Civil de João Pessoa teve como primeiro presidente, o engenheiro e construtor Haroldo Lucena, em 1979. José William já foi presidente da entidade de 1994 a 2000, tendo construído a sede do sindicato durante a sua gestão.

Com revistaedificar.com.br

Servidores do Creci-PB participam de evento sobre Governança e Gestão das Contratações

O Superintendente do Creci-PB, Gustavo Beltrão, a gestora de Recursos Humanos Hellena Karoliny a assessora financeira Cleilsa Gomes e a responsável pelo setor de compras e contratos Fernanda Serafim participaram na tarde desta terça-feira (16) no Centro Cultural Ariano Suassuna, do TCE-PB, da 1ª edição do evento “Governança e Gestão das Contratações: Encontro com o Controle Externo”.

O objetivo do encontro, promovido pelo Tribunal de Contas da União, foi compartilhar, discutir e disseminar boas práticas de governança e gestão das contratações de órgãos e entidades locais, sejam eles federais (a exemplo do Creci-PB), estaduais ou municipais.

Para tanto, foi realizado um ciclo de palestras e debates com a participação de especialistas do TCU e representantes da Administração Pública. O público-alvo foi composto de gestores em nível de direção e/ou assessoramento superior, bem como demais integrantes com perfil profissional relacionado ao tema, como pregoeiros e fiscais de contrato.

Creci-PB e Caixa discutem procedimentos para financiamento imobiliário

A gerente regional de construção civil da Caixa Econômica da Paraíba, Aline Paiva, prestou esclarecimentos e orientações na noite da última quinta-feira no auditório do Creci-PB a corretores de imóveis que atuam nas cidade de Bayeux, Santa Rita e adjacências, sobre a portaria 520/2016 do Ministério das Cidades, que trata da pavimentação de ruas dos empreendimentos imobiliários.

Aline enalteceu a iniciativa do Creci-PB em realizar o encontro e afirmou que no início do próximo ano as duas instituições desenvolverão conjuntamente treinamento para os corretores de imóveis sobre os procedimentos para o financiamento imobiliário, com vistas à formalização dos contratos junto à Caixa.

Acompanhada do gerente regional de canais, Alan Lutif, do gerente da Giab, Márcio e dos gerentes das agências Tibiri e Santa Rita, Rodrigo Márcio e Jobson, ela tirou dúvidas dos presentes e falou das mudanças que vêm ocorrendo no financiamento bancário. Ao final, assegurou que as demandas que se encontravam represadas na “terra dos canaviais”, já foram normalizadas.

A reunião, aberta pelo presidente Rômulo Soares, contou com a participação do 1º vice-presidente Lamarck Leitão e do presidente do Sindimóveis-PB, Garibaldi Porto, além dos delegados titular e adjunto do Creci-PB na cidade de Santa Rita, Libânio Alves e Fagner Marinho.

Nossa Homenagem ao dia do Professor!

Nossa Homenagem ao dia das Crianças

A infância é uma fase tão bela que uma parte de nós residirá sempre nela!

Campina Grande – 154 anos!

Nossa Homenagem a Rainha da Borborema!

Corretores que não votaram na eleição do Creci-PB têm até o dia 21 para pagar multa com desconto

O Creci-PB lançou há 15 dias a multa eleitoral 2018 para os corretores de imóveis que não votaram na eleição realizada no último dia 10 de maio para composição do Conselho Pleno  do Órgão no triênio 2019/2021, nem tampouco justificaram no prazo de 60 dias após o pleito.

A esses corretores é dada a oportunidade de pagar tal penalidade com redução de 50% no seu valor nominal, se pago até o 15º dia anterior ao vencimento do boleto, ou seja, no próximo dia 21 de outubro, conforme previsto no artigo 2º da Resolução-Cofeci n.º 315/91.

Aqueles que ainda não receberam a notificação e o boleto por correspondência, devem entrar em contato com o setor financeiro da sede e delegacias para obter o mesmo e aproveitar a opção do desconto.

Ampla divulgação

Ampla divulgação nesse sentido foi dada antes, durante e após a eleição, através de dezenas de sites, correspondências, mídias sociais, e-mail e sms marketing, jornal de maior circulação no Estado, edital e quadros de avisos da Sede e Delegacias.

A medida cumpre o que determina as normas eleitorais de 2018, om base nos termos do Art. 7° da Resolução-Cofeci nº 1.399/2017, como também do Art. 11 da Lei 6.530/78 c/c Art. 19, Parágrafo Único e Decreto 81.871/78

LGPD