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Creci-PB tem contas do exercício de 2022 aprovadas em sessão plenária

O relatório e voto do conselheiro relator Ricardo Silva, referentes à prestação de contas do Creci-PB referente ao exercício de 2022, aprovados ainda pelo Conselho Fiscal, sem quaisquer indícios de restrição e/ou ressalva, foram apresentados durante reunião de diretoria executiva do Órgão, realizada na manhã desta segunda-feira (13) e conduzida pelo presidente Ubirajara Marques.

Na ocasião, foram também apresentados relatórios de setores e assessorias, além de homologação de portarias e diversas comunicações da secretaria e presidência.

Já no período da tarde, durante sessão plenária, a aprovação da referida prestação foi homologada, à unanimidade, bem como julgados dezenas de processos administrativos, envolvendo, por exemplo, inscrições e reinscrições de pessoas físicas; inscrições como estagiários e pessoas jurídicas, e ainda diversos processos de requerimentos de isenção e/ou remissão de débitos.

A sessão contou ainda com a participação dos 1º e 2º vice-presidentes Lamarck Leitão e Garibaldi Porto, dos 1° e 2º diretores secretário Glauco Morais e Josemar Nóbrega, dos 1º e 2º diretores-tesoureiro Flávio Gameiro e Carla Bezerra além dos conselheiros federais Fabiano Cabral, Rômulo Soares, Edson Medeiros e Assis Cordeiro, bem como conselheiros estaduais efetivos e suplentes.

Imóveis adjudicados: Novo edital para credenciamento de corretores sairá em breve

Os imóveis adjudicados da Caixa são comprovadamente um produto muito bom para venda, como também um dos mais promissores nichos de mercado de trabalho para os corretores de imóveis, tanto que é cada vez maior o número de profissionais que se especializam nessa área.

Aos interessados, o Conselho Federal de Corretores de Imóveis informa que está prevista para o 2º trimestre a publicação do novo edital para credenciamento. O anúncio foi feito após reunião virtual entre o Cofeci (articulada pelo 2º vice-presidente Marcelo Moura) e a CEF, na qual foram debatidos outros interesses da categoria, a exemplo da renovação do convênio entre o Órgão e a instituição bancária.

O encontro contou com a participação, além dele, do vice-presidente José Augusto Viana (representando o presidente João Teodoro), do vice-presidente do Creci-SP, Gilberto Yogui e dos representantes da Caixa, Martina Pozzobon e Talita Brites.

A coisa julgada continua protegida – Por João Teodoro

A Constituição Federal do Brasil assegura, em seu art. 5º, inciso XXXVI que: “a lei não prejudicará o direito adquirido, o ato jurídico perfeito e a coisa julgada”. (negritei). Igualmente, o art. 503, caput, do novo Código de Processo Civil (Lei 13.105/15) diz: “A decisão que julgar total ou parcialmente o mérito tem força de lei nos limites da questão principal expressamente decidida”. De igual modo, garante seu art. 502 que: “Denomina-se coisa julgada material a autoridade que torna imutável e indiscutível a decisão de mérito não mais sujeita a recurso”.

A revogação de decisão judicial transitada em julgado só é possível por meio de ação rescisória, cujo prazo de ajuizamento é de dois anos da prolação da decisão rescindenda. Todavia, ao analisar os RE nºs 949297 e 955227, sobre CSLL – Contribuição Social sobre o Lucro Líquido, o STF concluiu que decisões em matéria tributária, mesmo transitadas em julgado, deixam de valer, em caso de nova jurisprudência. Portanto empresas que, nos anos 90, foram isentadas de pagar a CSLL, por inconstitucionalidade da Lei 7.690/98 – que criou a CSLL – terão de pagá-la.

Isso quer dizer que as decisões anteriores foram revogadas? Não! Ocorre que a Lei criadora do tributo foi declarada constitucional em 2007. Houve mudança jurisprudencial. A CSLL passou a ser legal. Entretanto as empresas beneficiadas optaram por continuar sem pagá-la, sob a alegação de que as decisões que as beneficiavam haviam transitado em julgado. Como visto acima, a coisa julgada é imutável. Todavia nada impede que as circunstâncias em que ela foi julgada sejam mudadas. Um tributo antes inconstitucional passou a ser constitucional.

A decisão do STF, data venia, não desconsidera a coisa julgada. As razões de decidir até podem ser equivocadas. Não há se falar em deslealdade concorrencial. A superada decisão pela inconstitucionalidade da Lei 7.690/98, na época, beneficiou a todos. Assim, as empresas lutam pelo que entendem ser correto. No entanto a manutenção do benefício, só para elas, após a declaração de constitucionalidade da CSLL, opera em detrimento do princípio da isonomia tributária. Não pode a União adotar tratamento desigual entre iguais contribuintes.

A reclamação maior não recai sobre a decisão em si, que já era esperada por todos, mas sobre o fato de que o STF sequer concedeu modulação aos efeitos da decisão. As empresas por ela afetadas terão de pagar a CSLL, retroativamente, desde a declaração de constitucionalidade da contribuição, em 2007. Pode pesar no caixa! Mas é crível que as contendoras, que sabiam tratar-se de uma aventura jurídica, trataram de se prevenir. Cada uma delas deve ter instituído uma reserva financeira específica, a fim de suprir eventual derrota judiciária.

Decidi escrever e opinar sobre o tema, porque alguns de nossos colegas expressaram preocupação com a decisão transitada em julgado, que garante aos Corretores de Imóveis o direito de fazerem avaliações de valor de mercado de imóveis. Poderá o STJ alterar o seu entendimento? Não! Nosso caso nada tem a ver com tributos. Trata-se de direito profissional legal (art. 3º in fine da Lei 6.530/78). Mas é obrigação do Sistema Cofeci-Creci manter vigilância. O PL que tenta nos excluir das avaliações de imóveis públicos continua em tramitação.

João Teodoro – Presidente do Cofeci

8 de março das corretoras de imóveis da Grande JP terá café da manhã e palestras

O Dia internacionalmente consagrado às mulheres será lembrado pelo Creci-PB a partir das 8h30 do próximo dia 8 de março no auditório da Sede do Órgão, em João Pessoa. Na ocasião, as profissionais corretoras de imóveis serão recepcionadas com um café da manhã sucedido por duas palestras.

Uma, ministrada pela jornalista e integrante da Comissão da Mulher, Claudia Dietrich, sobre o tema “Como preparar um imóvel para vender ou alugar mais rápido” e outra, voltada à saúde, acerca do tema “Como melhorar a qualidade de vida das mulheres corretoras de imóveis”, que será proferida pela nutricionista e consultora do bem-estar há 12 anos, Maja Lima.

A programação foi definida nessa semana durante a primeira reunião deste ano da Comissão da Mulher de João Pessoa, realizada na Sala “Jorge Varietê”, com a participação da coordenadora Ana Célia de Menezes Honório, Fernanda de Assunção Santiago Fernandes, Marleide de Farias Marinho, Lindalmir Leite Leal e Renee Dantas de Lima.

A exemplo de outros, esse evento também terá cunho social. As inscrições serão gratuitas, mas o acesso se dará mediante a entrega pelas participantes de 2 Kg de alimentos não perecíveis que serão doados a entidades filantrópicas cadastradas no Conselho.

Detalhes da programação e a forma de inscrição serão divulgadas em breve no site e nas mídias do Conselho.

Cofeci uniformizará procedimentos para proteção de dados no Sistema

O Conselho Federal de Corretores de Imóveis deu mais um importante passo nesta quinta-feira(9), no planejamento estratégico para uniformização de procedimentos da proteção de dados do Sistema Cofeci-Creci, quando do recebimento pelos diretores presidente (João Teodoro) e secretário (Rômulo Soares) de relatório circunstanciado do processo de instalação da LGPD das mãos dos advogados especialistas no direito digital, José Alberto e Daniel Lustosa.

“A transparência é uma das marcas de nossa gestão e agora agregaremos a segurança e privacidade no tratamento de dados sobre os quais temos grande responsabilidade com a aplicação dessa Lei de forma unificada. Nesse sentido, definimos que no período compreendido entre 13 a 17 de fevereiro será aplicado aos Regionais um questionário digital, para termos um diagnóstico da realidade de cada um”, afirmou João Teodoro.

O encontro contou também com a participação do superintendente, Gean Silva.

 

Funcionários do Sistema Cofeci-Creci terão essencial capacitação pelo Senac via EAD

Funcionários do Conselho Federal de Corretores de Imóveis e dos 27 Regionais espalhados pelo país terão neste primeiro semestre capacitação mediante cursos na modalidade EAD, inicialmente sobre compliance, licitações e contratos, e recursos humanos e gestão de pessoas.

“Todos os temas são de fundamental importância, diante das constantes mudanças na legislação, surgimento de outras e, sobretudo, para a eficiência das máquinas administrativas que compõem o Sistema”, afirmou o diretor-secretário Rômulo Soares.

Na tarde desta quinta-feira(9), acompanhado do superintendente Gean Silva e do assessor Paulo Miranda, ele se reuniu com o professor e coordenador de pós-graduação do Senac-DF, Demóstenes Azevedo, e os assessores comerciais, Aderbal Andrade e Francis Leandro ocasião em que definiram o plano de curso e o calendário para o inicio, a ser em breve divulgado.

“Só temos a agradecer a essa respeitável Instituição que integra o Sistema S que muito nos honra pela qualidade dos cursos e serviços oferecidos, que além dos corretores de imóveis inscritos, adimplentes e seus dependentes, agora contemplam os funcionários do Sistema Cofeci-Creci”, concluiu.

 

D’Casa Lavanderia entra para o Clube de Benefícios

Com tantas visitas e atendimentos, a agenda do corretor de imóveis exige estar sempre bem apresentável. Nesse trânsito entre um cliente e outro, as roupas usadas vão se acumulando e organizar tudo, às vezes, dá um trabalhão!

A D’Casa Lavanderia entrou para o Clube de Benefícios e agora vai facilitar o dia a dia da categoria nesse sentido. A empresa está oferecendo 5% de desconto em pagamento em dinheiro, pix ou cartão de débito de serviços de lavagem e secagem de roupas para corretores de imóveis, sócios e funcionários de imobiliárias e seus dependentes diretos.

A unidade fica localizada na Avenida Presidente Epitácio Pessoa, 4840, Sala 102, em Cabo Branco. Para garantir o benefício basta apresentar a carteira de regularidade do Creci-PB ou documento que comprove vínculo.

Clique aqui e tenha acesso a todos os detalhes do convênio na página Clube de Benefícios.

Creci-PB oferece novas facilidades para o pagamento da anuidade 2023

A correria do dia-a-dia de trabalho, um problema particular ou mero esquecimento. Os corretores de imóveis que por um ou mais desses motivos perdeu a oportunidade em janeiro de pagar a anuidade 2023 com 10% de desconto em cota única e número de vezes (12) no cartão de crédito sem desconto ou acréscimo, deve marcar em sua agenda o próximo dia 15 de fevereiro (quarta-feira).

É até esse dia que o Conselho está oportunizando às pessoas físicas e jurídicas outras facilidades essenciais ao regular exercício da profissão e às centenas de vantagens e benefícios decorrentes de descontos através de convênios em produtos e serviços aos inscritos e aos seus dependentes.

Assim, até o dia 15 de fevereiro, com o desconto de 6% o valor da anuidade à vista ficará em R$ 747,30 Já o valor integral de R$ 795,00, se requerido até essa data, pode ser dividido no cartão de crédito, sem desconto ou qualquer acréscimo, em até 11 parcelas iguais e sucessivas ou em até 1+3 no boleto bancário.

Impressão do boleto cota única ou parcelado

Disponível no site do Creci ou pode ser acessado direto no link ao lado:  https://creci-pb.gov.br/canal-do-corretor/imprimir-boleto-anuidade/

Atendimento Presencial e por WhatsApp

Quem optar em fazer a impressão do boleto ou parcelamento (boleto e cartão de crédito) de forma presencial, deve procurar a Sede ou Delegacias ou através do atendimento por telefone pelos números (83) 2107-0417, 2107-0418 João Pessoa e Delegacias de Campina Grande (2107-0407 e 3321-6969), Patos (3421-2924) e Cajazeiras (3531-2329), além dos atendimentos por WhatsApp, João Pessoa (83) (99134-0029), Campina Grande (99171-4737), Patos (3421-2924) e Cajazeiras (3531-2329).

Educacreci João Pessoa: Imersão vendas, financiamento e marketing imobiliário

Corretores de imóveis adimplentes com o Creci-PB interessados em participar do primeiro Educacreci do ano em João Pessoa – em dose múltipla – devem agilizar suas inscrições no site do Órgão ou clicando aqui https://www.crecipb.conselho.net.br/evento.php?idEvento=78,  já que as vagas são limitadas (100).  No dia do evento o inscrito deverá entregar 02kg de alimentos não perecíveis que será posteriormente doado a instituição filantrópica cadastrada.

Será uma imersão sobre vendas, financiamento e marketing, que ocorrerá a partir das 8h30 da próxima terça-feira (14) no auditório da Sede, em João Pessoa e os participantes terão direito a certificado de participação.

O evento organizado pela MRV, conta com apoio do CRECI/PB e empresas parceiras (Correspondente R&R, Agência Escada Publicidade e PFE digital). A abertura será feita pelo presidente Ubirajara Marques e sucedida pela apresentação por parte da pedagoga e formada MBA em Gestão de Pessoas, Mary Helen, do método “ACELERA forma prática”, bem como dos principais pilares de vendas.

Ela, aliás, será uma das palestrantes e discorrerá sobre a metodologia de atendimento do referido método. Em seguida, Rodrigo Formiga palestrará sobre o tema Crédito Imobiliário, Financiamento Habitacional e suas modalidades SBPE, PCVA, pró-cotista e uso do FGTS na compra do imóvel; Allan Phellip acerca de Marketing Imobiliário em 2023 (dicas importantes, ferramentas e atualidades sobre o assunto para o mercado imobiliário); por fim, Daniel Pereira fará uma explanação sobre o Corretor 5.0 (dicas de comunicação com as redes sociais, como construir um perfil bem organizado e atrativo, captação de leds, potencial digital, persona, qualificação de público, entre outros).

Confira a programação:

MANHÃ:

8H30 – CREDENCIAMENTO

09H- PALESTRA: MÉTODO ACELERA FORMA PRÁTICA VENDAS (Palestrante: Mary Helen)

10H15- COFFEE BREAK

10H30 – PALESTRA: FINANCIAMENTO E CRÉDITO IMOBILIÁRIO (Palestrante: Rodrigo Formiga)

11H45 – ENCERRAMENTO

TARDE:

14H- PALESTRA: MARKETING IMOBILIÁRIO EM 2023 (Palestrante: Allan Phellip)

15H15- COFFEE BREAK

15H30 – PALESTRA: CORRETOR 5.0 (Palestrante Daniel Pereira)

16H45 – ENCERRAMENTO

Sobre os palestrantes:

Mary Helen: possui a carreira desenvolvida na área de treinamento e desenvolvimento e recrutamento e seleção, onboarding, avaliação de desempenho, elaboração de materiais de treinamentos inovadores e criativos, bem como vivência em aplicação treinamento via meet e skype e conhecimento em plataforma LMS (plataforma e-learning), conteúdo de gamificação e prática de storytelling;

Rodrigo Formiga: empresário e proprietário de correspondente bancário Caixa, com larga experiência em financiamento e crédito imobiliário;

Allan Phellip: especialista em marketing digital e Daniel Pereira: sócio fundador da agência PFE digital, especialista em estratégias de marketing com foco em alavancagem de negócios através do digital consultor de negócios e investimentos, Growth hacking, atuando no mercado digital desde 2014.

Relacionamento institucional com Sebrae e CDL é reforçado pelo Creci-PB

O Creci-PB tem dentre vários e qualificados parceiros institucionais, o Sebrae (que facilita por exemplo o trabalho das imobiliárias e cede auditórios para a realização de eventos) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) que subsidia imobiliárias quando da oferta de concessão de crédito, evitando fraudes e diminuindo risco de inadimplência, graças a decisões com análise de crédito mais cuidadosas.

Como forma de agradecer esses suportes e parcerias, o presidente Ubirajara Marques, visitou na manhã desta terça-feira (7), acompanhado do conselheiro federal Fabiano Cabral, os dirigentes dos dois Órgãos. No Sebrae, localizado no bairro dos estados, em João Pessoa, ambos foram recebidos além do superintendente Luiz Alberto e pelos diretores Lucélio Cartaxo (técnico), Neto Franca (administração e finanças) e pelo gerente de agência Franco Fred.

A todos, Bira e Fabiano manifestaram a gratidão pelo apoio dispensado ao Conselho, sobretudo no tocante à realização do programa de educação continuada Educacreci, sentimento esse materializado por meio de placas entregues na ocasião. Eles também ratificaram o compromisso na divulgação junto aos inscritos, dos serviços ofertados pelo Sebrae-PB de consultoria, gestão empresarial, auditorias e assessoramento para as empresas imobiliárias e seus sócios, bem como indicar profissionais e técnicos para eventuais consultorias sobre o mercado imobiliário.

Outros assuntos tratados foram o aquecimento do mercado imobiliário e a inauguração de unidade do Sebrae na cidade de Guarabira, que polariza a região do Brejo.

Em seguida, Ubirajara e Fabiano estiveram na Câmara de Dirigentes Lojistas, no centro da cidade, com o presidente Nivaldo Lins Vilar, oportunidade em trataram de extensa pauta de interesse comum, com destaque para convênio proposto pela CDL para oferecer certificação digital com valor acessível a todos os corretores de imóveis e imobiliárias adimplentes como Creci-PB.

Fotos da visita no Sebrae-PB:

Fotos da visita na CDL-JP:

Cofeci adequa Código de Processo Disciplinar à modernidade jurídica e digital

O Conselho Federal de Corretores de Imóveis atualizará em breve o Código de Processo Disciplinar que rege os 26 Conselhos Regionais, no sentido de que sejam disponibilizadas nessa legislação, com ferramentas atualizadas e compatíveis para julgamentos por Comissões, Turmas e recursos em instâncias próprias, conforme a atual situação jurídica observada em todo o mercado imobiliário.

 “Nosso CPD está quase pronto e logo estará nas mãos do presidente João Teodoro para uma análise final, para que seja colocado em funcionando”, afirmou o coordenador da Câmara Recursal do Cofeci, presidente do Creci-GO e diretor para assuntos institucionais do Órgão máximo da categoria, Eduardo Britto.

Eficiência proporcional à evolução

Ele lembrou que a primeira edição do Código conferida pela Resolução n. 146 remonta a 6 de agosto de 1982, ou seja, há mais de 40 anos e que as poucas modificações feitas ao longo desse período tornaram-se insuficientes a corresponder à constante evolução de fatos gerados por avanços tecnológicos, sobretudo nas mídias sociais, através do exercício ilegal da profissão por influencer’s ou youtuber’s.

As declarações foram dadas por Eduardo durante entrevista ao jornalista e assessor de comunicação do Creci-PB, Cândido Nóbrega, por ocasião de recente capacitação ministrada por ele e pela assessora Patrícia Porfírio a conselheiros e membros da Cefisp e da Turma de Julgamento, bem como colaboradores dos setores jurídico, de fiscalização e superintendência na Sede do Regional, em João Pessoa.

Nesse contexto, com a firmeza e eloquência que lhe são peculiares, Eduardo Britto alertou que intermediação, compra, venda e administração de imóveis são atos exclusivos dos corretores de imóveis. “Influenciador digital, quem utiliza mídias digitais e quaisquer outras pessoas que exerçam ilegalmente a profissão sem ser corretor de imóveis incorrem em contravenção penal e têm do Sistema o mesmo procedimento de encaminhamento de notícia à delegacia policial”, acrescentou.

Contravenção deve se tornar crime

Eduardo, que além de corretor de imóveis, é formado em direito inscrito na OAB-PB, é pós-graduado em direito civil e processo civil, concluiu lembrando que tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei nº 3614/2015, que pretende criminalizar o exercício ilegal de qualquer profissão regulamentada e não mais só contravenção penal, que prevê prisão simples, de 15 dias a 3 meses, ou multa.

Pela proposta de alteração do art. 282 do Código Penal (de 1940) a pena para quem exercer, mesmo que sem cobrar valores, qualquer profissão regulamentada sem autorização legal ou excedendo-lhes os limites passará para seis meses a três anos de reclusão e caso o ato tenha por finalidade obter lucro, também será aplicada multa.

Creci-PB instala Comissão que valorizará ainda mais os inscritos idosos

O tratamento dispensado aos inscritos integrantes da terceira idade é diferenciado a partir da acessibilidade do prédio-sede do órgão em João Pessoa e delegacias regionais, e passa pela prioridade da gestão em impor a celeridade necessária aos processos dos interesses dos idosos, em acordo com o que prevê o Estatuto do Idoso.

Mas não só. No início deste ano, por exemplo, mais uma iniciativa nesse sentido foi efetivada, quando da instalação mediante portaria, da Comissão de Assuntos Situacionais do Órgão, um dos primeiros Regionais a cumprir a Resolução-Cofeci de n. 1484/2022 que disciplina a concessão de isenção e remissão de anuidades e débitos.

O grupo de trabalho que tem como integrantes os Conselheiros Glauco Antônio de Azevedo Morais (coordenador), Flávio Costa Gameiro e Carla Bezerra Cavalcanti, é responsável por analisar as mais nobres situações que envolvam essa faixa etária de registrados, sobretudo quanto aos pedidos de isenção de anuidade por idade e tempo de contribuição. “Esse público merece todo respeito e consideração deste Conselho em razão das mais belas e profícuas trajetórias profissionais”, destacou o 1º diretor-secretário Glauco Morais.

Ele acrescentou que a CAS também analisará pedidos de isenção por falecimento e por doenças que impossibilitem a atuação profissional. “Seremos cumpridores fiéis da legislação no tocante à concessão de tais benefícios e no mesmo processo de análise da isenção por idade, o Creci PB passará a laurear aqueles colegas que tenham um histórico de conduta profissional imaculável e que, por tal condição, enaltece toda a categoria”, concluiu.

A primeira reunião da Comissão para analisar diversos processos, aconteceu na manhã de ontem no gabinete da presidência e contou com a participação da coordenadora jurídica Raíssa Rodrigues.

SERP – Sistema Eletrônico de Registro Público – Por João Teodoro

Desde sua publicação, em 27 de junho de 2022, a Lei n. 14.382 deixou dúvidas sobre quando, de fato e de direito, realmente entraria em vigor. Ela aperfeiçoa o funcionamento do SERP – Sistema Eletrônico de Registros Públicos, de que trata a Lei nº 11.977/2009. Portanto não cria um novo sistema, apenas regulamenta o funcionamento do que já existe. A medida era esperada com expectativa pelo mercado imobiliário. O novo ordenamento facilita a obtenção de informações e propicia inusitada agilidade ao processo negocial imobiliário.

Em seu art. 1º, a nova Lei define a que veio. Além de dispor sobre o novo SERP, ela “moderniza e simplifica os procedimentos relativos aos registros públicos de atos e negócios jurídicos, de que trata a Lei nº 6.015, de 31 de dezembro de 1973 (Lei de Registros Públicos), e de incorporações imobiliárias de que trata a Lei nº 4.591, de 16 de dezembro de 1964”. A nova ordem, importantíssima para todos os players do mercado imobiliário, aplica-se às relações jurídicas que envolvam oficiais de registros públicos e aos usuários de seus serviços.

A dúvida recai sobre o fato de que, embora já em vigor, a Lei definiu em seu artigo 21 que, quanto ao seu art. 11, na parte em que altera o art. 130 da Lei nº 6015/1973, só vigorará a partir de 1º de janeiro de 2024. Todavia a modificação promovida pelo tal artigo 11 em nada afeta o funcionamento da Lei. Ela apenas assevera que os registros deverão ser escriturados, publicizados e conservados em meio eletrônico, conforme os padrões tecnológicos e de segurança que vierem a ser estabelecidos pelo CNJ – Conselho Nacional de Justiça.

Por outro lado, em seu artigo 18, a Lei estabeleceu que a data final para implantação do SERP não poderia exceder a 31 de janeiro de 2023. Portanto somente em 1º de fevereiro deste ano de 2023 a Lei entrou em vigor. O prazo foi concedido tendo-se em conta que, embora a adesão ao SERP seja compulsória a todas as serventias públicas, havia entre elas inexcusáveis diferenças de acesso à tecnologia, que precisavam ser superadas. A fim de mitigar essa dificuldade, a Corregedoria do CNJ coordenou diversas audiências públicas conciliatórias.

Além do registro eletrônico de atos e negócios jurídicos, o SERP viabiliza: a interconexão entre as serventias, suas bases de dados e o SERP; atendimento remoto pela internet; informação, recepção e expedição de documentos, títulos e certidões; visualização eletrônica e armazenamento de documentos e informações averbados nos registros públicos; e consulta e divulgação de índices e indicadores estatísticos. O Sistema será todo operado privadamente, mas será orientado e fiscalizado pelo Conselho Nacional de Justiça.

A eliminação de papeis, e de reuniões presenciais, forçada pela pandemia, finalmente transparece no sistema registral imobiliário. Merece destaque o fato de que a nova lei reitera e aperfeiçoa o art. 54, da Lei 13.097/15. Vale dizer que todo e qualquer gravame que não for averbado no registro público dos imóveis não poderá ser oposto contra compradores de boa-fé. Desaparece, portanto, a “montanha” de certidões ainda hoje exigidas no ato das transcrições imobiliárias. Muito bom para o comprador, ótimo para o mercado. Viva a Tecnologia!

 Por João Teodoro – Presidente do Cofeci

Público-alvo do Creci-PB enaltece palestra e curso ministrados por Eduardo Britto

Não só o local (auditório) e os turnos (manhã e tarde) das palestras e treinamentos ministrados na Sede do Creci-PB em João Pessoa pelo presidente Eduardo Britto e sua assessora Patricia Porfírio, mas sobretudo a satisfação dos públicos-alvo de ontem (conselheiros e membros da Cefisp e da Turma de Julgamento) e desta sexta-feira (colaboradores do Regional, em especial dos setores jurídico, fiscalização e superintendência).

Hoje o objetivo foi o de aperfeiçoar ainda mais o funcionamento dos setores jurídico e fiscalização, com vistas à excelência na prestação de serviços aos inscritos e à sociedade, dentro do conceito de gestão adotado pelo presidente Ubirajara Marques desde o ano passado quando assumiu o cargo junto à diretoria.

“Muito importante porque fomentamos ainda mais conhecimento de legislação aos relatores e julgadores dessas comissões. O ministrante Eduardo Britto atualizou a todos, não apenas trazendo conhecimento sobre as Resoluções e o código de processo disciplinar, mas também quanto aos procedimentos a serem observados pelos relatores desde o início, quando através de diligências, falhas em processos que podem resultar em arquivamento, além de corrigir e evitar trazer custas desnecessárias ao Conselho”, afirmou a coordenadora jurídica Raíssa Rodrigues.

Outra não foi a avaliação do coordenador de fiscalização Hermano Azevedo. Ele considerou a palestra e o curso tão proveitosos, que irá sugerir a realização de outros com mais frequência temporal.

Engrandecedor

Para Marcos Benjamim, que além de corretor de imóveis é administrador de empresas, professor universitário e advogado especialista em direito imobiliário, o encontro foi engrandecedor e parabenizou o palestrante pelo excelente treinamento prestado aos conselheiros e membros da Comissão, da qual faz parte.

“Eduardo demonstrou muito conhecimento técnico-jurídico como também do direito administrativo, de uma maneira clara e objetiva, primordial para o desenvolvimento do nosso Conselho”, asseverou.

Confira a galeria de fotos do treinamento com os funcionários:

Diretoria Executiva do Cofeci planeja ações ao longo do ano

Na primeira reunião de 2023, a Diretoria Executiva do Sistema Cofeci-Creci estabeleceu as prioridades de gestão para este ano e as ações estratégicas para atender o corretor de imóveis e valorizar o mercado imobiliário. Na pauta, inovação tecnológica, capacitação para os profissionais imobiliários e ferramentas para dar celeridade às transações do setor, com redução de custo, entre outras iniciativas.

“Formamos uma diretoria coesa, participativa, com um mesmo objetivo que é a defesa da categoria e tornar o nosso Sistema cada vez mais forte, daí porque esses encontros afiguram-se essenciais para aperfeiçoarmos o que já vem dando certo, discutirmos e implementarmos novas ideias e também, sempre que necessário, fazermos correção de rumo”, explica o presidente do Cofeci, João Teodoro.

Também participaram os demais integrantes da Diretoria Executiva: o vice-presidente José Augusto Viana, o segundo vice-presidente Marcelo Moura, o diretor-secretário Rômulo Soares, o segundo diretor-secretário Diego Gama, os primeiro e segundo tesoureiros Valdeci Monteiro e Vilmar Pinto.

Com foco na eficiência, Creci-PB capacita membros de Comissões e colaboradores

Uma palestra pela manhã e um curso prático à tarde sobre processo disciplinar foram promovidos pelo Creci-PB na manhã e tarde desta quinta-feira (2) no auditório de sua Sede, em João Pessoa, para conselheiros e membros da Comissão de Ética e Fiscalização Profissional, bem como da Turma de Julgamento.

As preleções foram ministradas pelo corretor de imóveis, formado em direito inscrito na OAB, pós-graduado em direito civil e processo civil, e presidente do Creci-GO, Eduardo Britto, que detém vasto conhecimento e experiência acumulados também pela condição de coordenador da Câmara Recursal do Conselho Federal de Corretores de Imóveis e diretor para assuntos institucionais do Órgão máximo da categoria.

Equidade no julgamento

“São eventos associados com técnicas diferentes e um mesmo objetivo. Colaborar com os conselheiros para que tenham equidade quando do julgamento de processos administrativos disciplinares, ou seja, dar o remédio de acordo com a doença. Se a doença é grave remédio forte, se a doença é leve remédio fraco, porque se der um remédio muito forte para doença fraca mata o paciente, e fraco para doença forte, não cura”, explicou metaforicamente Eduardo.

O período matutino foi dedicado à parte teórica e o vespertino à parte prática de como efetuar um relatório, parecer e voto num processo administrativo disciplinar. Ele destacou que se o “dever de casa” for bem feito, trabalho blindado, não será contestado tanto no ad quem (Cofeci) bem como no Judiciário (justiça federal) porque terá sido cumprido com rigor tudo que a lei determina.

Sequência à otimização no funcionamento

A palestra pela manhã foi antecedida de saudação aos presentes e apresentação do ministrante pelo presidente do Creci-PB, Ubirajara Marques, que desde o ano passado (primeiro da gestão) tem se empenhado em otimizar o funcionamento da Comissão. Nesse contexto, reformulou-a, dividindo-a em duas, cujos integrantes passaram há 9 meses, a julgar também processos éticos disciplinares sucedidos do trabalho efetivo do setor de fiscalização, originados dos autos de infração.

O coordenador da Cefisp, Tevânio Macêdo destacou o alcance da iniciativa , de agregar conhecimentos e trocar informações. “Encontros dos mais enriquecedores que vieram a fortalecer nosso Conselho, considerado referência para outros estados em procedimentos”, afirmou

A Comissão é composta por 15 membros, que se reúnem mensalmente. A 1ª a 2ª Seção têm como coordenadoras as corretoras de imóveis Roseli Cavalcanti da Cunha e Lívia Raquel de Souza Carvalho Medeiros, respectivamente.

Amanhã (sexta-feira) nova palestra e curso ocorrerão no mesmo horário e local, desta vez tendo como público-alvo os colaboradores do Regional, em especial dos setores jurídico, fiscalização e superintendência com o objetivo de aperfeiçoar cada vez mais o funcionamento e prestação de serviços em prol dos corretores e da sociedade.

Confira a galeria de fotos: 

Interiorização de ações do Creci segue pela PB, agora em Cacimba de Dentro

O Creci-PB continua interiorizando ações voltadas ao fortalecimento da categoria e do mercado imobiliário em todo o estado. Ontem, por exemplo, o presidente Ubirajara Marques se reuniu com corretores de imóveis que atuam na cidade de Cacimba de Dentro para discutir planejamento estratégico nesse sentido para a região, bem como colher ideias e sugestões.

No encontro que ocorreu no auditório da Câmara Municipal, Bira, como é mais conhecido, esteve acompanhado dos conselheiros Edson Medeiros (coordenador de ações do Brejo) e Carlos Chagas (ouvidor) e contou com a participação dos corretores de imóveis, Ronaldo Ferreira, Roberto Macedo e Jailson Almeida (Cacimba de Dentro), Divaldo Lima (Araruna) e Guga Cavalcante (Bananeiras), além de estudantes do curso de TTI.

A reunião também foi prestigiada pelos delegados titular e adjunto de Solânea, Geová Guedes e Valguer Lira, pelo delegado titular de Bananeiras, Wesley Dayam, pelo coordenador adjunto de fiscalização do Brejo, Vinícius Beltrão e pelo vereador-presidente da Câmara de Vereadores, Pollyano Henrique.

Farmácia dos Estados oferece descontos em medicamentos para a categoria

Situada em bairro de mesmo nome, a Farmácia dos Estados firmou termo de convênio com o Creci-PB e está oferecendo descontos variados em suas linhas de produtos farmacêuticos e de perfumaria.

A unidade fica instalada dentro do Shopping Sebrae, funcionando das 10h às 20h, de segunda a sábado, com entrega a domicílio. Corretores de imóveis, sócios, funcionários de imobiliárias e seus dependentes diretos poderão, mediante comprovação de vínculo no momento da compra (apresentação da carteira do Creci; carteira de trabalho…), ter direito a:

– 10% de desconto em medicamentos genéricos tarjados;

– 5% de desconto nos produtos da linha de perfumaria.

“Essa é a quinta das parcerias oficializadas com farmácias, sempre buscando dar o máximo de opções à categoria para que eles possam escolher o serviço que melhor lhes convém”, afirmou o presidente do Conselho, Ubirajara Marques.

Na página do Clube de Benefícios, no site do Creci-PB, é possível ficar por dentro de todos os detalhes a respeito da nova convenente.

LGPD