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Corretores de imóveis de Patos são contemplados com Curso sobre documentação imobiliária

Depois de Cajazeiras (segunda-feira e ontem), foi a vez de Patos ser contemplado pelo Creci-PB, com o Curso sobre documentação imobiliária, de forma gratuita, com apostila e certificado, para corretores de imóveis da região polarizada pelo município, ativos e adimplentes com o Conselho

A abertura se deu na manhã desta quarta-feira (21), no auditório do Patos Shopping pela 2ª diretora-tesoureira Carla Bezerra, pelos delegados titular e adjunto do Órgão no município, Rui Ferreira e Antônio Alves, pelo conselheiro Rui Moreira e pelo superintendente Gustavo Beltrão.

Na próxima sexta-feira (dois turnos) e sábado (pela manhã), será a vez da cidade de Campina Grande (auditório do Garden Hotel). Já nas próximas segunda (26) nos dois turnos e terça-feira (27) pela manhã, será a vez de João Pessoa, no auditório do Centro Universitário Uniesp, localizado no Km 14 da BR 230, em Cabedelo, próximo ao Forrock.

Última chance em Campina Grande

As vagas são limitadas e ainda restam poucas inscrições para CG, que podem ser feitas na Delegacia do Creci-PB, situada à situada na Rua Dr. João Moura  442, no bairro São José, mediante a entrega de um quilo de alimento não perecível, cujos donativos serão doados a instituições filantrópicas na referida cidade. Outras informações podem ser obtidas por números: 3321.6969 / 2107.0404 e 99171.4737 (WhatsApp).

Lançamentos de imóveis dobram no 1º semestre

A disputa por compradores de imóveis promete ser acirrada ao longo deste semestre, principalmente na cidade de São Paulo, maior mercado do país. Para que as incorporadoras cumpram suas metas de lançamentos, elas terão de apresentar volume maior de projetos do que na primeira metade do ano, quando houve expansão de 95% no Valor Geral de Vendas (VGV) lançado, de R$ 15,2 bilhões, conforme prévias operacionais divulgadas até sexta-feira (16).

Com aumento da concorrência, fruto do grande volume de empreendimentos a serem apresentados até o fim do ano, é possível que nem todas as empresas consigam manter a velocidade de vendas, segundo Bruno Mendonça, analista de mercado imobiliário do Bradesco BBI. “Mas a demanda por produtos talvez se sobressaia [em relação ao crescimento da oferta]”, diz Mendonça.

A MRV&Co espera que o segundo semestre seja mais aquecido do que o primeiro em lançamentos e vendas. “O mercado continua comprador, e nosso estoque está muito baixo em algumas das cidades em que atuamos”, diz Rafael Menin, copresidente. Segundo ele, a expectativa de expansão em lançamentos e vendas, no acumulado deste ano, está mantida.

A EZTec mantém a meta de lançamento de R$ 2,8 bilhões a R$ 3,3 bilhões neste ano. No primeiro semestre, foi apresentado valor de R$ 956 milhões. Os três projetos previstos para o terceiro trimestre têm VGV de quase R$ 1,2 bilhão.

As prévias indicam vendas de R$ 14,53 bilhões até o fim de junho – crescimento de 47,7%. O levantamento inclui dados de Cury, Cyrela, Direcional, Even, EZTec, Helbor, JHSF, Lavvi, Melnick, Mitre Realty, Moura Dubeux, MRV&Co, Plano&Plano, RNI e Tenda.

No segundo trimestre, a expansão dos lançamentos chegou a 117%, para R$ 9,87 bilhões O desempenho do setor foi muito afetado, no mesmo período de 2020, pelo início da pandemia de covid-19. Apesar do forte crescimento, havia expectativa, conforme analista, que algumas companhias apresentassem mais projetos.

“O primeiro trimestre foi marcado pelo ‘lockdown’. Era de se imaginar que, quando houvesse abertura, as empresas iriam lançar mais”, diz o analista de mercado imobiliário do Itaú BBA, Alex Ferraz. Durante boa parte do mês de abril, os estandes de vendas ficaram fechados na capital paulista. Com a reabertura, as empresas precisaram se reorganizar para retomar lançamentos previstos.

De abril a junho, as vendas cresceram 60%, para R$ 8,08 bilhões. Os dados já divulgados indicam elevado ritmo de comercialização de lançamentos e de estoques. O analista do Itaú BBA esperava desaceleração no ritmo de comercialização medido pelo indicador VSO (vendas sobre oferta). “Mas a VSO veio bem forte”, diz Ferraz.

Nem mesmo o ambiente de alta da Selic, que começa a se refletir no aumento de taxas de financiamento tem arrefecido os planos das incorporadoras de cumprirem suas metas. “A alta dos juros não está afetando a tomada de decisão das empresas”, diz o analista do Bradesco BBI. Não há expectativa, entre as incorporadoras, que taxas de crédito imobiliário cheguem a dois dígitos no curto prazo.

Um ponto de atenção levantado por um analista que pediu para que seu nome não fosse citado é se as famílias têm antecipado a aquisição de imóveis como consequência dos juros em alta. Isso pode vir a significar algum arrefecimento do ritmo de vendas mais para frente.

Analistas não esperam que o crescimento do custo de materiais impeça que as incorporadoras alcancem suas metas. “A expectativa não é de cancelamento de projetos, mas o ganho de margem foi arrefecido”, diz Mendonça. Em 12 meses, o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) teve alta de 16,88%. O setor corrige as prestações de unidades em obras pelo INCC. “É uma proteção, mesmo que as empresas não repassem 100% das altas de custos”, diz o analista que falou sob anonimato.

Embora comece a haver desaceleração dos aumentos de materiais, diz Ferraz, não há expectativa de recuperação, no médio prazo, das margens das incorporadoras de baixa renda. Algumas empresas decidiram remanejar parte de seus projetos para segmentos mais rentáveis, reduzindo a atuação no programa Casa Verde e Amarela. Há também, de modo geral no setor, busca de mais eficiência nos projetos a serem lançados.

A Abrainc, entidade que reúne as incorporadoras imobiliárias do país, mantém suas projeções para o ano de alta de 40% do volume de lançamentos e 30% no número de unidades comercializadas, segundo o presidente da entidade, Luiz Antonio França.

Fonte: www.abrainc.org.br

Fabiano Cabral fala ao Radar Master sobre retomada do Educacreci presencial

A retomada, em todo o estado, das edições do programa de educação continuada Educacreci, respeitadas as medidas de segurança ao contágio e propagação da Covid-19, foi o principal tema da entrevista concedida na manhã desta terça-feira (20) pelo 1º diretor-secretário Fabiano Cabral ao programa televisivo Radar Master.

Fabiano lembrou que durante a pandemia, o referido programa educacional não sofreu solução de continuidade, pois o Conselho adotou o modo virtual, com lives e webinários, protagonizadas por renomados profissionais, sobre temas atuais e relevantes ao exercício das atividades pelos corretores de imóveis.

A retomada presencial teve início na semana passada, com o Curso sobre atendimento, vendas e negociação, ministrado por Clezio Amorim em Bananeiras e Campina Grande e prossegue com o Curso presencial sobre documentação imobiliária e cartorária, 100% gratuito para os corretores de imóveis ativos e adimplentes com o Órgão, ministrado pela advogada e professora Josiane Mafra, com direito a apostila e certificado aos participantes.

Ontem e hoje o Curso foi realizado em Cajazeiras, amanhã e quinta-feira em Patos, na sexta-feira e sábado pela manhã em Campina Grande e, por fim, nas próximas segunda (dois turnos) e terça-feira (27) pela manhã em João Pessoa.

Inscrições abertas para novo Curso

Fabiano destacou que essa série de ações voltadas à qualificação e capacitação da categoria, terá continuidade nos períodos de 23 a 25 de agosto vindouro, na Capital e 26 a 28, em Campina Grande, com o Curso de Avaliação e Perícia Mercadológica João Diniz Marcello. As inscrições ainda podem ser feitas através na sede ou Delegacias do Creci-PB.

O número de alunos por turma é limitado e o investimento terá 50% de desconto para corretores adimplentes com o Creci-PB, estagiários e estudantes de TTI e Gestão Imobiliária.

Ele finalizou, confirmando outros dois Cursos gratuitos que o Conselho oferecerá nos dias 30 e 31 de agosto (Mentoria em Prática Contratual, com Nilson Araújo) e nos dias 1 e 2 de setembro (Administração em Locações Urbanas, com  Aurélio Dallapícula), ambos em João Pessoa. As inscrições serão abertas em breve.

Sobre o Radar Master

Sob o comando de Tatiana Amaral, o programa vai ao ar de segunda à sexta na TV Master, a partir das 10h, com notícias, entrevistas e debates que envolvem temas de interesse da sociedade paraibana, nas áreas de prestação de serviços, saúde, política, entre outros assuntos. A TV Master nos últimos anos vem investindo na ampliação do seu sinal. Além da grande João Pessoa e Campina Grande, chega a várias cidades do sertão da Paraíba, através da Net Line. Também na cidade de Guarabira e toda região via a LeM Tv.

Toda a programação da TV Master pode ser acompanhada ao vivo por meio dos seguintes canais:

  • 520/20 da CLARO: João Pessoa / Cabedelo / Campina Grande
  • Canal 13 Net Line: Cajazeiras e cidades do Sertão.
  • Canal 6 LeM TV: Guarabira e cidades do Brejo

O telespectador também pode interagir através da plataforma digital Facebook.com/masterizando

Em Patos, Cooperação entre Creci-PB e Câmara visa desenvolvimento do município

O delegado do Creci-PB na cidade de Patos, Rui Ferreira e os representantes da Comissão de Desenvolvimento Urbano local do Órgão, Alex Silva (coordenador) e Isis Daniella (membro), propuseram à vereadora-presidente da Câmara Municipal, Tide Eduardo, a  criação de um projeto de trabalho interativo, voltado à colaboração mútua em projetos de interesse e de desenvolvimento da sociedade do município e do setor imobiliário.

Durante o encontro, ocorrido na manhã de ontem (segunda-feira) e que contou com a participação do vereador David Maia e da advogada Edjane Araújo, foi exposta a necessidade de se atualizar o Plano Diretor Municipal (PDM) em virtude de, além de ser este o principal instrumento de gestão territorial e de definição de políticas urbanas, encontrar-se bastante desatualizado, pois a última alteração remonta há 15 anos (2006).

Falta de infraestrutura prejudicial

Nesse contexto, todos foram unânimes em considerar como altos e desajustados os valores cobrados relativos ao IPTU. Também foi abordada a ausência de infraestrutura em bairros da cidade, a exemplo do Bairro dos Estados, do Jardim Magnólia e do Jardim Colonial, o que dificulta e por vezes impede o financiamento imobiliário, com consequentemente perda de arrecadação fiscal do município.

A vereadora-presidente Tide Eduardo abordou ainda outro ponto interessante, que é o Programa de Defesa do Estatuto das Cidades (DECIDE) criado pelo Tribunal de Contas da Paraíba, que estabeleceu a criação do Consórcio Intermunicipal para Desenvolvimento Urbano (Cimdurb), composto por vários consórcios representados pelas respectivas Prefeituras.

No caso do consórcio de Patos que é gerido pela Prefeitura Municipal serão atribuídos recursos através do consórcio para melhoramento da acessibilidade da cidade.

Por fim, foi destacada a importância de que seja executado o mais breve possível, o projeto de Regularização Fundiária Urbana de Interesse Social para que a Câmara Municipal possa pautá-lo para aprovação. O (Reurb-S) é uma modalidade de regularização urbana, materializada na Lei Federal n° 13.465/2017 e no Decreto Federal n° 9.310/2018, que faz a diferença na efetivação dos direitos fundamentais e sociais previstos na Constituição Federal e na mudança de vida das pessoas de comunidades carentes.

Encontro produtivo

“O encontro foi dos mais produtivos e só temos a agradecer a forma como fomos recebidos e à recepção dos parlamentares às demandas, o que fortalecerá sobremaneira a parceria estabelecida com a Prefeitura Municipal em torno dessas e outras questões, como a criação do zoneamento da cidade através da divisão em setores fiscais, no qual a representação do Creci-PB em Patos vem tendo ativa participação”, afirmou o delegado Rui Ferreira.

Curso sobre documentação imobiliária e cartorária tem início em Cajazeiras

O Creci-PB está oportunizando a partir desta segunda-feira (19), Curso sobre documentação imobiliária e cartorária a corretores de imóveis de todo o estado. A saudação aos profissionais da Região polarizada por Cajazeiras, no auditório da OAB local foi feita pela 2ª diretora-tesoureira Carla Bezerra, pelos delegados do Órgão no município Edval Rolim e Humberto Júnior, pelo conselheiro Rui Moreira e pelo superintendente Gustavo Beltrão.

O Curso presencial, que é gratuito e exclusivo para corretores de imóveis ativos e adimplentes com o Conselho, tem carga horária de 11h-aulas presenciais, dá direito a apostila e ao final, certificado aos participantes, ocorre nos dois turnos até amanhã em Cajazeiras.

Na quarta e quinta-feira será a vez da cidade-polo de Patos (auditório do Patos Shopping) e na próxima sexta-feira (manhã e tarde) e sábado (manhã) na cidade de Campina Grande (auditório do Garden Hotel). Por fim, nas próximas segunda (26) nos dois turnos e terça-feira (27) pela manhã, será a vez de João Pessoa, no auditório do Centro Universitário Uniesp, localizado no Km 14 da BR 230, em Cabedelo, próximo ao Forrock.

Última chance em Campina Grande

As vagas são limitadas e ainda restam poucas inscrições para CG, que podem ser feitas no site no link abaixo:

INSCRIÇÕES CAMPINA GRANDE

Solicita-se que, no dia do curso, seja entregue um quilo de alimento não perecível, que será doado a instituições filantrópicas na referida cidade.

Outras informações podem ser obtidas por números: 3321-6969 / 2107-0404 e 99171-4737 (WhatsApp).

O presidente Rômulo Soares destacou o esforço contínuo da diretoria em mesmo durante a pandemia (de forma virtual) e a partir de agora (de volta à forma presencial), proporcionar atualização de conhecimentos fundamentais ao cada vez melhor desempenho profissional dos corretores de imóveis, por meio do programa de educação continuada Educacreci.

Tema oportuno e relevante

“Esse tema também se faz dos mais oportunos e relevantes, sobretudo diante do surgimento da plataforma e-notariado, que impulsionou a prática dos atos notariais eletrônicos, permitindo com que compra e venda de imóveis e inventários de bens imóveis urbanos e rurais, por exemplo, passassem a ser feitas por meio de videoconferência através de cartórios extrajudiciais”, lembrou.

E finalizou, enfatizando o nível de excelência da advogada e professora universitária Josiane Mafra, nacionalmente conhecida pelo notório saber e consolidada atuação há quase 20 anos no mercado imobiliário, onde pontifica também como mestre em meio ambiente e sustentabilidade e escritora, autora que é, do livro digital de “Documentação Imobiliária: aspectos teóricos e práticos”.

Boas novas: números da economia da Paraíba e do Brasil surpreendem

Marconi Medeiros | Presidente da Fecomércio Paraíba

Mesmo neste momento de dificuldades e obstáculos causados pela pandemia do Coronavírus, os números da economia do estado da Paraíba e do Brasil surpreendem a todos nós. Neste ponto, gostaríamos de destacar o empenho da classe empresarial e da população, que seguem enfrentando todos os novos desafios que esse período traz consigo, sempre atendendo as recomendações das autoridades sanitárias.

Na realidade da Paraíba, os números do primeiro semestre (janeiro, fevereiro, março, abril, maio e junho) de 2021 nos deixam otimistas, visto que houve um constante aumento nas vendas do comércio e dos serviços, comprovados pelo crescimento na arrecadação do ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços – que nos baseiam de como os produtos estão circulando e, consequentemente, gerando renda e aumentando na oferta de empregos no estado. Esses dados são mostrados por pesquisas do Instituto de Planejamento, Estatística e Desenvolvimento da Paraíba (INPES) da Federação do Comércio e confirmados pela Secretaria de Estado da Receita.

E os números positivos não param. Um exemplo disso é número de empresas ativas no estado, em especial do setor terciário na Paraíba, que teve um crescimento de cerca de 16% no primeiro semestre de 2021 em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo a Secretaria de Estado da Receita (SER-PB).

Outro dado que merece destaque é o da geração de empregos formais, já que na Paraíba cresceu o número de contratações com carteira assinada, tanto no comércio, como nos serviços e nas empresas de turismo, somando mais de oito mil postos de trabalho formais só nos primeiros cinco meses do ano. Em relação aos números nacionais, também houve um aumento na oferta de empregos formais, tendo um saldo positivo em maio de 2021 de mais de 280 mil vagas em todo o Brasil, segundo os números do Novo CAGED/ RAIS, da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

A expansão da atividade econômica também se reflete na projeção do PIB (Produto Interno Bruto) – que é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país. A previsão de crescimento era de 2,5%, mas foi reajustada por economistas e principais bancos do mundo, que já sinalizam uma alta do PIB do Brasil em torno de 4,5%.

Outro dado que merece destaque é o da balança comercial, que registrou o melhor saldo da história para o primeiro semestre, quando o país exportou US$ 37,496 bilhões a mais do que importou. O saldo é 68,2%maior do que nos primeiros meses de 2020. As exportações bateram recorde histórico para os seis primeiros meses desde o início da série histórica, em 1989, de acordo com informações da Agência Brasil.

Esses fatores citados, melhoria na projeção do PIB e valorização nos preços das commodities, explicam também outro dado positivo: saldo recorde histórico de estrangeiros que, novamente, investem e acreditam no Brasil. Esses investidores aportaram R$ 48 bilhões no mercado à vista, sem contar as aberturas de capital, segundo a B3. É o melhor desempenho da série histórica compilada pelo Estadão/Broadcast, que vem desde o Plano Real.

Ainda em âmbito nacional é importante registrar que, de janeiro a maio de 2021, a Receita arrecadou entre IRPJ, IRPF, IPI, CSLL, PIS e Cofins R$744,828 bilhões, uma alta real (descontada a inflação) de 21,17% na comparação com o mesmo período do ano passado e novo recorde para o período.

Assim, partindo de todos esses números e confiantes na ampliação da vacinação no país (que já tem mais de 143 milhões de doses distribuídas), esperamos que 2021 continue sendo de crescimento econômico e também acreditamos na força do povo para superarmos estes tempos difíceis. Aproveitamos para homenagear a resiliência e a confiança dos empresários, dos trabalhadores e da sociedade paraibana e brasileira.

Marconi Medeiros

Presidente da Fecomércio Paraíba

Desempenho do crédito imobiliário impulsiona projeção da Febraban

Subiu de 8,2% para 10,3%,a projeção da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) sobre alta da carteira total de crédito para 2021.

Em nota, segundo Rubens Sardenberg, diretor da entidade, “a revisão da carteira direcionada reflete a incorporação dos novos estímulos para o crédito, como a reedição do Pronampe, agora como linha permanente, o forte desempenho do crédito imobiliário e a demanda aquecida por crédito rural. Na carteira livre, as revisões positivas decorrem da perspectiva de uma recuperação mais sustentável da economia no segundo semestre, impulsionados pela maior flexibilização das medidas de distanciamento e pelo avanço da vacinação no país”.

Para 2021, a maior revisão ocorreu na carteira direcionada, que deverá crescer 8,2%, ante expansão projetada em 5,2% no levantamento anterior. Na carteira livre, a projeção passou de 10,1% para 11,2%, com alta no desempenho esperado para a carteira pessoa jurídica (de alta de 9,6% para 10,4%) e para a carteira pessoa física (de aumento de 10,3% para 12,6%).

Já outras projeções são em torno do Produto Interno Bruto (PIB) e da taxa básica de juros (Selic). O primeiro, a pesquisa destaca que os entrevistados esperam que cresça 5% ou mais, já a Selic, deve chegar a 6,5%, avaliam.

Fonte: portalradarimobiliario.com.br

Indicadores – Com início de ano positivo, vendas de médio e alto padrão retomam crescimento

O Indicador Abrainc-Fipe do último trimestre móvel (fevereiro, março e abril de 2021) mostra que a tendência positiva do setor se manteve firme nos primeiros meses do ano e favoreceu, principalmente, a performance do segmento de Médio e Alto Padrão.

De acordo com 18 empresas associadas à ABRAINC (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias), de modo geral, os lançamentos de imóveis somaram 28.470 unidades no período, contribuindo, assim, para uma alta de 45% na comparação com o mesmo intervalo do ano anterior. Ao considerarmos o número de imóveis lançados pelas incorporadas ao longo dos últimos 12 meses, encerrados em abril, o crescimento foi de 13,5% (132.136 imóveis novos), sobre o período precedente.

Comparativamente, foram comercializadas 37.227 unidades no último trimestre móvel, o que representa um aumento de 30% em relação ao volume transacionado no mesmo período de 2020. Já no acumulado nos últimos 12 meses, as 147.769 unidades comercializadas superaram em 29% as vendas registradas no intervalo anterior. Em paralelo, as vendas líquidas, excluindo-se as unidades distratadas no mesmo período, avançaram 32% no último trimestre móvel e 30% nos últimos 12 meses.

Recuperação – No último trimestre móvel, os lançamentos de empreendimentos de Médio e Alto Padrão tiveram uma expansão de 118%, contribuindo para um crescimento de 16% no volume lançado em 12 meses. Em relação às vendas do segmento, a apuração do último trimestre móvel aponta uma elevação de 13% em relação no mesmo período de 2020; o que representa uma ligeira alta de 0,3% em 12 meses.

Para o presidente da ABRAINC (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias), Luiz França, é relevante destacar que esta é a primeira vez, desde fevereiro de 2020, que o segmento de Médio e Alto Padrão (MAP) registrou elevação simultânea dos lançamentos e vendas apurados em 12 meses, em relação ao período anterior.

“O desempenho positivo nos mostra o fortalecimento deste segmento, que sofreu oscilações nas comercializações durante a pandemia, mas que está se recuperando e atraindo um número cada vez maior de compradores e investidores, aponta Luiz França.

Segundo ele, o ambiente de negócios propício tem favorecido o desenvolvimento do mercado imobiliário para públicos diversos, que veem grande atratividade para investimentos em imóveis em comparação com as aplicações financeiras tradicionais.

Já os empreendimentos participantes do Programa Casa Verde Amarela (CVA), responsáveis pela maior parte dos lançamentos (82%) e das vendas (84%) residenciais nos últimos 12 meses, mantiveram sua posição e desempenho destacados no mercado imobiliário. Em termos de unidades lançadas, o segmento registrou alta de 26%, no último trimestre móvel, e de 13% nos últimos 12 meses. Com respeito às vendas de imóveis novos, a alta foi de 31% no último trimestre móvel, colaborando para um avanço de 37% no volume transacionado nos últimos 12 meses.

Fonte: ABRAINC-FIPE, com base em dados de 18 empresas associadas à Abrainc.

Atlas da PMJP agrega valor ao mercado imobiliário, diz 1º vice-presidente do Creci-PB

O 1º vice-presidente do Creci-PB, Lamarck Leitão, participou na manhã desta quinta-feira (15), no auditório do Centro Administrativo Municipal, em Água Fria, do lançamento pela Prefeitura, da ferramenta denominada Atlas Filipeia, que traz a evolução urbana da capital paraibana desde 1647 até os dias atuais e permite o compartilhamento massivo das informações, quanto pela transparência, quanto pela facilidade de acesso do público aos dados e mapas disponibilizados.

Ele elogiou a iniciativa do secretário de planejamento José William Montenegro, que recebeu integral apoio do prefeito Cícero Lucena e destacou que a plataforma agregará muito valor não só à população, mas sobretudo aos corretores de imóveis, ao facilitar e ampliar informações essenciais à intermediação de negócios imobiliários.

Lamarck enalteceu a denominação da citada ferramenta tecnológica, que alude a um período histórico da Capital, que nos idos de 1588, se chamou Filipéia de Nossa Senhora das Neves, em homenagem ao rei Filipe II que, à época, acumulava as coroas da Espanha e de Portugal.

“Nossa categoria gera emprego e renda não só ao município, mas aos governos nas esferas estadual e federal, por meio de uma série de receitas decorrentes do exercício da profissão  e transações de imóveis, a exemplo de recolhimento de ICMS, ITBI, TCR, IPTU registro e escrituras em cartórios”, destacou.

Atendimento exclusivo

Nesse sentido, ele reforçou a necessidade de a edilidade disponibilizar atendimento exclusivo aos corretores de imóveis, que agilizá esses serviços, inclusive verificação de débitos do imóvel, o que evitará prejuízo às partes, ao coibir a prática do exercício ilegal da profissão de corretor de imóveis.

Por sua vez, o secretário municipal de Planejamento, José William Montenegro, elencou algumas das vantagens que o Atlas Filipeia oferece, como verificar com rapidez um overlay, localizar imóveis públicos em sua totalidade,  saber onde tem repartições públicas, serviços de educação e saúde, além de sobre todos os grandes empreendimentos já referenciados na cidade.

Na palma da mão

“A partir de agora, os corretores de imóveis têm a cidade ‘na palma da mão’ e sabem rapidamente o que acontece na cidade dele, baixar gratuitamente arquivos de dados geográficos, mapas dinâmicos e imagens úteis, o que tem junto daquela daquela área que eles estão ofertando, no intermédio de negociações,”, declarou.

Compatível com os sistemas operacionais Windows e IOS, Filipeia é navegável por computador, tablet ou celular por meio do endereço https://filipeia.joaopessoa.pb.gov.br/. Ele fornece informações e imagens de interesse profissional, acadêmico e de gestão úteis para gestores públicos, conselhos profissionais, empresas, entidades civis, universidades, engenheiros, arquitetos e urbanistas, geógrafos, cartógrafos, advogados, professores, estudantes e aos cidadãos, de forma geral.

Além de fornecer um resumo da origem, da extensão e da população de cada bairro, com toda estrutura que possui, o Atlas possibilita ainda que o cidadão acesse pela internet documentos e serviços públicos. O que antes só se obtinha presencialmente, como impressão de overlay, por exemplo, poderá ser feito sem burocracia e perda de tempo.

Creci-PB em Patos sugere à Prefeitura valores de m² para cada Setor Fiscal da cidade

O Creci-PB na cidade de Patos e o Sinduscon local criaram esta semana, uma planilha com valores propostos do metro quadrado para cada Setor Fiscal da cidade, com a sugestão de subdivisão de alguns deles. O estudo foi encaminhado à secretária municipal da Receita, Meryclis Batista.

Na reunião, o Creci-PB foi representado pelo delegado Rui Ferreira, pelo coordenador da Comissão de Desenvolvimento Urbano, Alex Silva e pelo membro Kairo Medeiros. Já o Sinduscon se fez presente através dos também corretores de imóveis Anderson Galdino e Lindaci Paixão. O encontro contou ainda com a participação do técnico em edificações Harlan Maia.

“Acreditamos que os valores definidos fazem justiça ao preço de cada Setor Fiscal, que servirá como base de cálculo para definir não só o valor venal dos imóveis, mas proporcionará à população de Patos um pagamento mais justo do IPTU, afirmou Rui Ferreira.

Na semana passada, a Prefeitura, por meio da referida secretária, Meryclis Batista apresentou o mapeamento da cidade desenvolvido pela Prefeitura, onde foi feito o zoneamento da cidade, restando a mesma dividida em 108 setores fiscais, com o objetivo de atribuir um preço por m² mais justo para os proprietários, de acordo com vários fatores, a exemplo de localização, infraestrutura e características do terreno.

Creci-PB oferece a corretores de imóveis de CG cursos nesta e na próxima semana

Corretores de imóveis da região polarizada pela cidade de Campina Grande participam nesta quinta (15) e sexta-feira (17), no auditório do Garden Hotel, do Curso sobre formação avançada em atendimento, vendas e negociação, promovido pelo Creci-PB, com apoio do Sindimóveis-PB e ministrado pelo professor Clézio Amorim.

O Curso, que foi aberto pelo conselheiro e diretor de eventos Zelírio Bezerra, acompanhado do superintendente Gustavo Beltrão, tem com carga horária de 12h e certificado de participação e trata de técnicas de atendimento, vendas e negociação, tais como: fases do atendimento, tripé das relações com clientes, jornada de compra do cliente, desafios e tipos de vendas, fases do processo, mapa de oportunidades de vendas locais, entender as objeções para superá-las, conceito de negociação, competência de um bom negociador, diretrizes de negociação e métodos.

Mais uma oportunidade

No mesmo espaço, na próxima sexta-feira (22), nos turnos da manhã e tarde e sábado (23), pela manhã, o Creci-PB oferecerá outro Curso, desta feita sobre documentação imobiliária e cartorária, a ser ministrado pela advogada e professora Josiane Mafra.

As vagas são limitadas para corretores de imóveis adimplentes, e as inscrições ainda podem ser feitas no site do Creci. Maiores informações podem ser obtidas através dos números 3321-6969 ou 2107-0404.

O conteúdo programático é o seguinte: importância do estudo e da compreensão da documentação imobiliária e cartorária pelo corretor de imóveis; contratos e documentação imobiliária; mercado imobiliário e seus principais contratos; aspectos relevantes do direito notarial e registral para as transações imobiliárias e nesse contexto, novos cenários e tendências.

Cooperação técnica com Creci-SP viabiliza ao Creci-PB TV e atendimento online

Para além das missões institucionais de registro e fiscalização, o Creci-PB consolidou ao longo dos últimos anos um compromisso de bem informar os corretores de imóveis sobre as ações em prol da categoria, sobretudo às voltadas à defesa da reserva de mercado e disponibilização de conhecimentos, essenciais ao aperfeiçoamento profissional.

Nesse sentido, o presidente Rômulo Soares estreitou, na manhã desta quarta-feira(14), cooperação técnica com o Creci-SP, por meio do presidente José Augusto Viana Neto, que viabilizará a implantação na Paraíba, da TV Creci, veículo que fortalecerá ainda mais a comunicação institucional integrada, composta pelo site, Instagram, Facebook, Canal no Youtube e Rádio Web.

“Só temos a agradecer ao presidente Viana pela receptividade à nossa visita técnica, ocasião em que trocamos experiências exitosas nos Regionais, inclusive quando do início da TV Creci-PB, nos será disponibilizado relevante acervo”, afirmou Rômulo. E acrescentou que na programação, serão veiculadas, por exemplo, entrevistas, informativos, cursos, playlists e cursos.

Atendimento on line

Ele também confirmou que, seguindo a iniciativa inédita do Regional paulista, o Creci-PB, adotará gradativamente o atendimento ao público por meio de videochamada através do aplicativo Google Meet, de fácil acesso tanto por computador quanto por smartphone, proporcionando assim a público e corretores de imóveis agilidade e economia de tempo e dinheiro.

“Devido à pandemia da Covid-19, há um ano e meio suspendemos o atendimento presencial e passamos a utilizar o referido aplicativo, o que não só evitou solução de continuidade no atendimento, mas proporcionou mais celeridade, sobretudo considerando a capilaridade territorial que temos em São Paulo, com municípios situados a 400 Km, 800 Km da Capital”, explicou José Augusto Viana Neto.

Outras vantagens

O presidente do Creci-SP destacou ainda outras vantagens da nova modalidade, inicialmente praticada pelos funcionários mais experientes do Órgão, que, em sistema de home-office, instalaram o aplicativo em seus computadores e passaram atender questões relacionadas, por exemplo à cadastro, tesouraria e fiscalização, consultando simultaneamente várias telas e enviando documentos solicitados.

“Iniciamos com quatro funcionários, passamos para oito e agora, a cada dois, continuaremos ampliando o número”, concluiu.

Na Paraíba, essa ferramenta virá se somar a outras, além do telefone e e-mail, como chat e WhatsApp.

Mesmo com incertezas econômicas, venda de imóveis cresce 27% no país no 1º Tri, diz CBIC

Rising house prices. Man is holding green arrow up in his hand and house on the table.

Na comparação com o primeiro trimestre de 2020, houve uma alta de 27,1% nas vendas de imóveis nos três primeiros meses deste ano no país, revela o estudo Indicadores Imobiliários Nacionais, da CBIC. Ao todo, foram 207.946 unidades vendidas em 12 meses, maior número já registrado.

Por outro lado, a oferta final de imóveis – que contabiliza todos os imóveis disponíveis para venda, seja na planta, em construção ou prontos – caiu 14,8% na mesma comparação ano a ano. No período de 12 meses encerrados em março, foram lançadas 168.673 novas unidades no país.

O levantamento do CBIC, divulgado trimestralmente, é feito com dados coletados em 150 municípios, sendo 20 capitais.

Alto custo

O inusitado efeito “boca de jacaré”, com a curva de demanda apontando para cima enquanto a de oferta vai para baixo, se deve à inflação recorde nos materiais de construção, sobretudo de insumos como o aço, disse o presidente da CBIC, José Carlos Martins. “As empresas estão muito ressabiadas”, afirmou.

Na sondagem feita periodicamente, 57,1% dos empresários disseram que a maior dificuldade atual do setor imobiliário é a falta de insumos e o aumento nos preços. Esse é o maior índice de toda série histórica dos Indicadores Imobiliários Nacionais da CBIC, iniciada no primeiro trimestre de 2015.

Em abril, o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), calculado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), apresentou alta acumulada de 12,9% em 12 meses encerrados em março. O custo com materiais e equipamentos subiu 29,9% em um ano, maior taxa desde o início do Plano Real.

Casa Verde e Amarela

Para o vice-presidente da Área de Indústria Imobiliária da CBIC, Celso Petrucci, um dos principais efeitos da alta nos custos da construção é a redução de lançamentos de habitações de interesse social, cujo financiamento é ligado ao programa Casa Verde e Amarela, do governo federal.

“A gente percebe que está havendo uma migração [das empresas] para outros mercados”, disse Petrucci ao apresentar os dados da CBIC. O setor prefere investir na construção de imóveis mais caros, nos quais os custos podem ser mais facilmente repassados, destacou ele.

Isso porque os custos dos materiais de construção são o principal fator a afetar os preços dos imóveis do Casa Verde Amarela, o que pressiona as margens de lucro nas vendas, uma vez que os preços das unidades no programa possuem um teto. “Então, se tiver um aumento de materiais que é significativo os empresários começam a pensar mais, a recuar um pouco”, explicou Petrucci.

O presidente da CBIC, José Carlos Martins, defendeu que o governo “use a caneta” para reduzir taxas de importação e derrubar barreiras técnicas para promover um “choque de oferta” nos preços de materiais de construção.

No estudo dos Indicadores Imobiliários, a CBIC indicou ainda que a queda nos novos empreendimentos vem se refletindo na geração de empregos pela construção civil. Em janeiro, o setor gerou 44.075 postos com carteira assinada, número que caiu para 25.020 em março, segundo dados da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, do Ministério da Economia.

Agência Brasil/CBIC

Artigo – Incorporação imobiliária pós-pandemia

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Por: Ricardo Bidone, engenheiro civil, conselheiro da Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul 

A incorporação imobiliária é, na prática, a venda de imóveis na planta ou durante a execução da obra. A economia brasileira é tremendamente impactada por essa atividade. Além de grande geradora de empregos para uma mão de obra que não teve a oportunidade de avançar nos estudos, a sua cadeia produtiva envolve indústrias de diversas naturezas (cimento, aço, madeira, tijolos e dezenas de outros insumos). A pandemia determinará mudanças definitivas nesse setor, em benefício de seus clientes.

O documento que regula a atividade é a Lei 4.591 de 1964. Após seu surgimento, vários planos econômicos se sucederam, impondo dificuldades aos empreendedores. Talvez o pior momento tenha sido o Plano Collor. Em março de 1990 a inflação brasileira ultrapassou 80% ao mês. No entanto, o incorporador bem informado resistiu. A estabilidade econômica só se estabeleceu a partir do Plano Real.

A Lei 10.931 de 2004 dispôs sobre o patrimônio de afetação. Essa figura jurídica introduziu segurança no mercado. Se a incorporadora não conseguir concluir o empreendimento, os adquirentes dos imóveis podem contratar, legalmente respaldados, outra empresa para concluí-lo. Além disso, ao optar pelo patrimônio de afetação, o incorporador fixa que dívidas de diferentes obras não se misturam.

Em 2018, com o objetivo de regular os distratos, é sancionada a Lei 13.786. O Brasil passara por grande efervescência na construção civil entre 2010 e 2015. A compra de imóveis havia sido muito estimulada, talvez sem o lastro econômico necessário. O resultado: grande inadimplência seguida de judicialização dos contratos. A Lei era o Estado tentando intervir e padronizar soluções para os conflitos.

O imaginário das pessoas, por algumas gerações, guardará o medo de uma nova pandemia. Esse receio gerará demanda por imóveis com maiores áreas envidraçadas, com sacadas e varandas. A ventilação cruzada, que facilita a circulação de ar, nunca foi tão importante. O desejo de trabalhar a partir do conforto e da proteção sanitária da própria casa consagrou o “home office”. O mercado acaba de mudar, diante de nossos olhos e para sempre, mas o incorporador bem informado já enxergou essa tendência.

Fonte: cbic.org.br

Creci-PB empossa Comissão da Mulher dos municípios de Bananeiras/Solânea

O segmento feminino vem ganhando espaço na categoria e no mercado imobiliário, mas também no fortalecimento de sua representatividade em nível estadual, por meio das Comissões das Mulheres existentes em João Pessoa, Campina Grande, Patos, Sousa, Cajazeiras, Esperança e partir desta terça-feira (13), também nas cidades de Bananeiras/Solânea.

A entrega das portarias às corretoras de imóveis integrantes da Comissão foi feita pelo conselheiro e diretor de eventos, Zelírio Bezerra, acompanhado do superintendente Gustavo Beltrão. A solenidade foi prestigiada pelos delegados regionais Murilo Barreto (Bananeiras), Geová Guedes (Solânea) e João Henrique (Guarabira).

São elas: Germanna Kaline Beltrão (coordenadora), Ana Cristina Ramalho C. Medeiros, Sonise Katia Costa Barreto, Madelon Cristiany Cavalcanti de Araújo Filha, Adilma de Lucena Lima, Ivanira Gomes dos Santos, Roseane Belisio Costa de Melo, Aparecida de Araújo Moura, Poliana Silva Luciano e Regia Maria Rocha Fernandes.

A Comissão tem por objetivo entender e discutir a atuação das mulheres corretoras de imóveis no mercado imobiliário dos municípios e cidades circunvizinhas; debater com a diretoria do Conselho suas necessidades; dar opiniões, bem como sugerir palestras, cursos, seminários e congressos específicos para as mulheres, entre outros assuntos pertinentes; bem como, dar apoio e suporte às diretorias adjuntas da prerrogativa das mulheres e de eventos e convênios.

Curso sobre atendimento, vendas e negociação tem início em Bananeiras

O conselheiro e diretor de eventos do Creci-PB, Zelírio Bezerra, o superintendente Gustavo Beltrão e o vereador-presidente da Câmara Municipal de Bananeiras, Antônio Marques, saudaram os participantes do Curso sobre formação avançada em atendimento, vendas e negociação, oferecido pelo Órgão e ministrado pelo professor Clézio Amorim Curso, que ocorre nesta terça (13) e quarta-feira (14), no auditório da Casa “Odon Bezerra”, que junto ao Sindimóveis-PB, apoiou a iniciativa.

O Curso, que tem carga horária de 12h (8h às 12h e 14h às 18h) e 14 (08h às 12h), e certificado de participação, acontecerá também nas próximas quinta e sexta-feira na cidade de Campina Grande, no auditório do Garden Hotel, para corretores adimplentes da cidade e região.

No conteúdo programático, constam técnicas de atendimento, vendas e negociação, tais como: fases do atendimento, tripé das relações com clientes, jornada de compra do cliente, desafios e tipos de vendas, fases do processo, mapa de oportunidades de vendas locais, entender as objeções para superá-las, conceito de negociação, competência de um bom negociador, diretrizes de negociação e métodos, dentre outras.

Transação imobiliária deve ser 100% online, diz presidente da Abrainc

A digitalização e o processo 100% online nas transações imobiliárias devem ser foco do setor, segundo avaliação do presidente da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), Luiz Antonio Nogueira de França.

Para ele, uma compra pode ser feita em qualquer parte do mundo com apenas um clique no celular, seja para a transferência do dinheiro, assinatura do contrato e até mesmo a vistoria do imóvel.

A partir do cenário atual do mercado imobiliário, França destaca que as taxas de juros mesmo com a terceira alta consecutiva não devem refletir negativamente, pois as pessoas desejam comprar um imóvel e o financiamento é o principal mecanismo para essa etapa.

Além disso, estudos indicam que taxas abaixo de dois dígitos ainda dão fôlego para os bancos abrirem a concorrência e oferecerem as linhas de financiamento com o funding mais barato.

Em relação ao perfil de imóvel, isso depende da capacidade financeira de cada um, além do aumento de renda das famílias. França ressalta que só com a vacinação é possível ter mais segurança para desenvolvimento.

Sobre os imóveis comerciais que sofreram influência forte por conta da pandemia, o executivo já percebe uma movimentação em bairros de São Paulo como Itaim, Vila Olímpia, e área da Faria Lima. Inclusive foi feito um levantamento na cidade de São Paulo e o estudo mostrou que 76% das pessoas entrevistadas não estão mais em regime de home office. Dos 24% restantes, 56% pretendem voltar ao trabalho presencial.

Por fim, Luiz reforça a questão da desburocratização do negócio e a capacidade de realizar todas as etapas de forma virtual, até mesmo a chegada das fintechs vão poder ajudar nessa questão de oferecer mais agilidade tanto para pessoa física como jurídica.

Fonte: http://portalradarimobiliario.com.br/

Sistema Cofeci-Creci – Eleições 2021 | Por João Teodoro

Diz a Lei de regência dos Corretores de Imóveis (Lei 6.530/78), em seu art. 14, que “os membros do Conselho Federal e dos Conselhos Regionais terão mandato de três anos”. Assim, neste ano de 2021, cumpre-se mais um mandato. De acordo com o art. 10, III do Decreto regulamentador da Lei 6.530/78, cabe ao Conselho Federal “exercer função normativa, baixar resoluções e adotar providências indispensáveis à realização dos objetivos institucionais”. Compete, portanto, ao COFECI, estabelecer as regras, organizar e fazer realizar o processo eleitoral em todos os CRECIs. Assim se fez, mais uma vez!

Aprovadas com a Resolução-Cofeci nº 1.446/2021, as Normas Eleitorais, por meio de uma Comissão Eleitoral Federal, atribuíram ao COFECI todo o trabalho de organização e realização do pleito. Nenhum Conselho Regional pode, ainda que minimamente, interferir ou interagir com a eleição. A única função a eles atribuída foi recepcionar os documentos das chapas e encaminhá-los ao COFECI, por meio de empresa de logística por este contratada. A grande novidade, no entanto, foi a realização totalmente online do processo de votação, qualquer que fosse o número de chapas contendoras.

A votação a distância facilita a participação de todos, em especial dos Corretores do interior, poupando-os de se deslocar vários quilômetros para exercer o direito/dever de votar. É claro que houve dificuldades. Ainda há muitos colegas que não se afinizaram com as novidades da tecnologia. Mas não pode haver retrocesso. É imperativo que todos se adaptem à nova realidade. Não há como retomar a eleição corporativa presencial nos dias atuais. A transparência e segurança foram absolutas. As chapas podiam auditar o sistema. Aliás, o próprio resultado eleitoral prova sua lisura.

O COFECI é autarquia federal. Seus atos oficiais obedecem aos princípios do artigo 37 da CF: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. Por isso, as Normas Eleitorais (NE) foram publicadas no Diário Oficial da União em 18 de fevereiro, 98 dias antes de 27 de maio, data limite para registro de chapas. O intervalo de 15 dias para apresentação das chapas (12 a 27 de maio) é apenas organizacional, necessário ao bom andamento dos trabalhos. O prazo total foi de 98 dias. Transparente e suficiente para constituição e registro de chapa de qualquer grupo minimamente organizado.

Para o COFECI não há chapas de situação ou oposição. Todas têm direitos e obrigações legais que precisam ser respeitados. É normal que conselheiros postulem à reeleição. A lei não o proíbe. Por isso o processo é conduzido por uma Comissão Eleitoral Federal isenta, sem nenhum vínculo com qualquer candidato. Todas as chapas, igualmente, têm de atentar para as NE, mas isso nem sempre acontece. Daí, ao rigor das normas, as impugnações são inevitáveis, resultando em muitos recursos administrativos e judiciais. Todavia, graças a Deus, sempre se chega a bom termo.

As eleições 2021, como sempre, resultaram conservadoras. Não por continuísmo, mas por continuidade. Quem faz bom trabalho é quase sempre prestigiado e reeleito. Embora continuidade exacerbada possa resultar em cansaço do eleitor. É preciso ponderação. A concentração das eleições regionais em uma mesma data revelou ser a melhor opção, apesar do imenso trabalho concentrado que proporciona. A equipe de colaboradores operacionais (jurídico, administrativo e TI), capitaneada pelo incansável Paschoal Rodrigues, está de parabéns. Trabalho brilhante e irretocável!

João Teodoro da Silva

Presidente – Sistema Cofeci-Creci – 10/JUL/2021.

LGPD