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Mercado imobiliário da Paraíba ganha esta semana novos corretores de imóveis

O Creci-PB realiza às 15h desta terça-feira (10) no auditório do Garden Hotel, em Campina Grande, sessão solene de entrega de carteiras (61) e certificados (7) a novos corretores de imóveis e empresas imobiliárias.          Na ocasião, o presidente Rômulo Soares irá proferir uma mini-palestra sobre os 59 anos de regulamentação da profissão, vários aspectos relacionados ao exercício da atividade e o funcionamento do Sistema Cofeci-Creci.                 

O juramento em nome dos demais novos profissionais caberá ao corretor de imóveis Jonathas Sinval Souto Carvalho Medeiros;  A entrega simbólica de carteiras será aos representantes dos sexos masculino (Raiff Moura Nóbrega) e feminino (Carolyna Arenda Oliveira Albuquerque Carvalho). A empresária Luana Azevedo, representante da L.A.R Gestão de Imóveis Ltda. Receberá o certificado em nome das demais empresas imobiliárias.

A Mesa de Honra será composta por diretores e conselheiros.                            

Fracionamento de sessões

Na próxima quinta-feira (12), ocorrerão mais duas dessas sessões solenes, às 10h e 15 no auditório do Centro Universitário Uniesp, situado no km 14 da BR-230, próximo ao Forrock, em Cabedelo, para entregas de 265 carteiras a novos corretores de imóveis e 34 empresas imobiliárias.

O fracionamento de sessões se deu como uma das medidas de prevenção ao contágio e propagação da Covid-19 preconizadas pelas autoridades sanitárias, junto a outras, como verificação de temperatura, distanciamento, uso de máscara e álcool em gel.

Conselheiros são empossados e nova diretoria do Creci-PB é eleita

Uma sessão plenária especial virtual, conduzida inicialmente pelo advogado e representante do Conselho Federal de Corretores de Imóveis, José Edísio Souto, marcou a posse e diplomação formal dos conselheiros efetivos, além da eleição formal da diretoria, do Conselho Fiscal e dos representantes do Creci-PB junto ao Cofeci no triênio 2022/2024.

Após a prestação de juramento, os 27 conselheiros efetivos participantes foram diplomados e empossados formalmente, para exercerem seus mandatos a partir do dia 1º de janeiro de 2022 e até 31 de dezembro de 2024. Em seguida, a palavra foi passada ao presidente Rômulo Soares de Lima, para abrir e proceder a eleição do novo presidente e demais membros da Diretoria, titulares e suplentes do Conselho Fiscal e Conselheiros representantes junto ao Cofeci.

Em seguida, apenas o conselheiro Ubirajara Marques de Almeida Lima Júnior se manifestou quanto à pergunta feita em alto e bom som, acerca de candidatura a presidente, sendo aclamado e indagado sobre a serem indicados para a compor a diretoria, o Conselho Fiscal e conselheiros representantes junto ao Cofeci, respondeu:

1º vice-presidente/Lamarck Leitão Batista, 2º vice-presidente/José Garibaldi Porto Junior, 1º diretor-secretário/ Glauco Antônio de Azevedo Morais, 2º diretor-secretário/ Josemar Nóbrega de Moraes, 1º diretor tesoureiro/Flávio Costa Gameiro e 2ª diretora-tesoureira Carla Waldeck Queiroz Alexandre Bezerra Cavalcanti.

Já o Conselho Fiscal será composto por Jair Alves Duarte, Rui Lins Falcão e Augusto José de Seixas Junior (titulares) e Alexandre Antônio Bezerra de Medeiros, Geison Geraldo de Araújo e Marcos Rodrigues (suplentes).

Os representantes junto ao Cofeci serão Rômulo Soares de Lima e Fabiano Barros Cabral (titulares) e Edson Medeiros do Nascimento e Francisco de Assis Cordeiro (suplentes). A eleição de todos se deu por aclamação.

Agradecimento e compromisso

Depois, o presidente eleito Ubirajara Marques de Lima expressou a gratidão pela confiança que lhe foi depositada e assegurou que buscará, junto à diretoria e conselheiros não apenas corresponder, mas superar as expectativas, dando continuidade ao que já foi feito e lutando por fazer mais, para sempre engrandecer a nossa categoria e o Creci-PB.

“Não tenho dúvidas de que alcançaremos esses objetivos, com espírito de equipe, disposição de trabalho e a valiosa contribuição de cada um de vocês”, afirmou, dizendo-se amadurecido pela experiência acumulada como presidente do Sindicato de Corretores de Imóveis da Paraíba e como conselheiro federal.

Por fim, o atual presidente Rômulo Soares devolveu a presidência dos trabalhos ao advogado e representante do Cofeci, José Edísio Souto, que, em nome do presidente João Teodoro, parabenizou a todos e os declarou eleitos e empossados, informou que a posse efetiva se dará no dia 1 de Janeiro de 2022 mediante simples assinatura do Termo de Posse em ato a ser organizado pelo Creci-PB e declarou encerrada a Sessão, realizada no último dia 22.

Creci-PB realiza terceira sessão plenária do ano

O Creci-PB realizou na tarde desta segunda-feira (9) a terceira sessão plenária do ano, ocasião em foram votadas e aprovadas as contas e o parecer do Conselho Fiscal relativas ao 2° trimestre do ano, que agora serão examinadas pelo Conselho Fiscal do Cofeci e em seguida submetidas ao crivo do Tribunal de Contas da União (TCU), que nos últimos anos as tem acolhido, também à unanimidade e sem ressalvas.

Na ocasião, foram aprovadas ainda, portarias que redefiniram a diretoria adjunta de eventos e diretorias adjunta de fiscalização regional, numa extensa pauta, que contou com múltiplos e importantes comunicados das atividades e ações do Conselho, como também a apresentação de relatórios dos setores da Sede, delegacias regionais e assessorias.

A sessão, conduzida pelo presidente Rômulo Soares e pelo 1° diretor-secretário Fabiano Cabral, teve a participação de Lamarck Leitão (1° vice-presidente), Josemar Nóbrega (2° diretor-secretário), Flávio Gameiro (1° diretor-tesoureiro) e Carla Bezerra Cavalcanti (2ª diretora-tesoureira), como também dos demais Conselheiros titulares, funcionários e assessores.

Volume de ações do Creci-PB é dimensionado por comunicados durante reunião de diretoria

A diretoria do Creci-PB se reuniu ordinariamente na manhã desta segunda-feira (9), no auditório da Sede do Órgão, em João Pessoa, pela terceira vez este ano, com rigoroso atendimento ao protocolo sanitário preventivo ao contágio e propagação da Covid-10, constante, por exemplo, de distanciamento físico, uso de máscara e disponibilização de álcool em gel 70%.

O número de comunicados feito pela presidência dimensionou o volume de ações desenvolvidas recentemente, a exemplo da realização de reunião extraordinária de diretoria em Campina Grande, com inauguração da reforma na Delegacia local do Órgão e de mais um convênio firmado, este garantidor aos corretores de imóveis, de descontos em serviços de proteção veicular.

Nesse contexto, foi destacado convênio, cujo andamento já se encontra adiantado, com a Prefeitura Municipal de João Pessoa, que garantirá aos corretores de imóveis atuarem nos processos de venda de imóveis penhorados judicialmente pela edilidade, garantindo-lhes o valor da comissão do valor alcançado na alienação dos referidos bens.

Além da Prefeitura da Capital, o Creci-PB tem encaminhados Termos de Cooperação Técnica com as Prefeituras de Conde, Cabedelo, Campina Grande e Patos, para implantação de posto de atendimento exclusivo para corretor de imóveis, de Comissão de Avaliação e Desapropriação, além da participação por meio das Comissões de Desenvolvimento Urbano, na discussão e elaboração de políticas públicas para o setor.

Também foram comunicadas a instalação da Comissão da Mulher no município de Esperança e a realização de cursos presenciais gratuitos entre os dias 13 e 27 de julho (Formação avançada em atendimento, vendas e negociação) e (Documentação imobiliária e cartorária), proferidos, respectivamente, por Clezio Amorim e Josiane Mafra, nas cidades de Bananeiras, Campina Grande, Cajazeiras, Patos (novamente CG) e João Pessoa.

Outras informações dadas na ocasião aludiram a esclarecimento feito pelo Creci-PB, sobre notificações a diversas empresas imobiliárias que foram abertas no estado, sem registro no Órgão, afastando distorção de que estaria sendo exigido a todos os profissionais pessoa física que constituíssem uma empresa e fizessem o referido registro.

Por fim, foram comunicadas as sessões solenes de entregas de carteiras e certificados a novos corretores de imóveis e imobiliárias amanhã à tarde, em Campina Grande, no auditório do Garden Hotel e quinta-feira, na Capital (manhã e tarde), no auditório do Uniesp; campanha de valorização profissional em comemoração aos 59 anos de regulamentação da profissão; e realização de Cursos sobre Avaliação e Perícia Mercadológica, entre os próximos dias 23 a 28 em JP e CG; e entre 30/8 a 1/9 (Administração e locações urbanas) e Mentoria em prática contratual, em JP, estes dois últimos gratuitos.

Além do presidente Rômulo Soares, participaram da reunião Lamarck Leitão (1° vice-presidente), Fabiano Cabral (1° diretor-secretário), Josemar Nóbrega (2° diretor-secretário), Flávio Gameiro (1° diretor-tesoureiro) e Carla Bezerra Cavalcanti (2ª diretora-tesoureira).

Creci-PB oferece mais dois cursos presenciais gratuitos a corretores de imóveis

Dentro da programação de ações desenvolvidas para o mês do corretor de imóveis, também, voltada à qualificação e capacitação da categoria, que tem como carro-chefe o programa Educacreci (considerado referência para os demais Regionais), o Creci-PB abriu nesta segunda-feira (9) inscrições para mais dois cursos presenciais gratuitos aos corretores de imóveis adimplentes com o Conselho.

Ambos acontecerão em João Pessoa e têm vagas limitadas, como parte das medidas preventivas ao contágio e propagação da Covid-19. Os inscritos receberão apostila e certificado de participação.

O primeiro deles será nos dias 30 e 31 de agosto no horário das 8h às 12h e 14h às 18h, Curso de Administração em locações urbanas e será aplicado pelo gestor imobiliário, presidente da ACD – Imóveis e membro da National Association of Realtor (NAR), Aurélio Dallapicula.

O segundo curso será nos dias 01 e 02 de setembro no horário das 8h às 12h e 14h às 18h e abordará o tema sobre Mentoria em prática contratual no mercado imobiliário e será ministrado pelo perito avaliador; assistente técnico, professor e advogado com especialização imobiliária, Nilson Araújo.

As inscrições devem ser feitas no site do Creci-PB, e o inscrito deve doar um kg de alimento não perecível a ser entregue  no primeiro dia do curso, que serão posteriormente doados a uma instituição filantrópica cadastrada no Órgão.

Inscrições para Curso de Administração em locações urbanas

Inscrições para Mentoria em prática contratual no mercado imobiliário

Maiores informações podem ser obtidas através dos números 2107-0406 e 2107-0410 ou pelo WhatsApp 99405-9732

Ementa dos cursos

Administração em locações urbanas: estudo dos procedimentos e rotinas na administração e locação de imóveis; alterações da lei do inquilinato; princípios e normas na administração e locação; lei 8245/91; análise de cadastro e documentação; contratos de prestação de serviços; jurisprudências; competências e responsabilidades do corretor no âmbito da administração e locação; direitos e deveres do locador e locatário; entre outros.

Mentoria em prática contratual no mercado imobiliário: conceito de contrato; presunção de capacidade; usufruto e administração de bens; elaboração de clausulas contratual; formas de pagamentos; encargos contratuais e por atraso de pagamento; benfeitorias, arras e sinal de pagamento, tipos de arras e código de defesa do consumidor; instrumentos públicos e particulares; transferência de posse; indexadores e juros legais; noções básicas de construção civil; contratos de comunhão, regime de casamento, união estável; contrato corretor associado; resoluções, entre outros.

Número de inscritos no Creci-PB tem aumento de 65%

Desde o dia 1 de janeiro até o início deste mês, 679 pessoas físicas e 52 pessoas jurídicas se inscreveram no Creci-PB, o que representa um aumento em torno de 65% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registradas 421 pessoas físicas e 23 pessoas jurídicas.

Os mais novos corretores de imóveis e representantes de empresas imobiliárias receberão as carteiras e certificados às 15h da próxima terça (no auditório do Garden Hotel), em Campina Grande e às 10h e 15 da próxima quinta-feira (12) no auditório do Centro Universitário Uniesp, situado no km 14 da BR-230, próximo ao Forrock, em Cabedelo.

As sessões solenes seguirão rígido protocolo sanitário, preventivo ao contágio e propagação da Covid-19, que inclui o uso de máscara, disponibilização de álcool em gel antisséptico 70% e distanciamento físico.

Para o presidente Rômulo Soares, esse expressivo aumento de registros se deve ao aquecimento do mercado imobiliário, à valorização da profissão e à respeitabilidade e credibilidade do Conselho, consolidadas ao longo dos últimos anos junto a Órgãos como o Ministério Público, por meio de Termos de Cooperação Técnica.

O Conselho também tem se notabilizado pela gestão dinâmica, representativa e democrática através de Delegacias e Comissões de Trabalho, que têm fortalecido o cumprimento das duas missões institucionais de registro e fiscalização, assegurado participação na discussão do desenvolvimento urbano de municípios, defendido prerrogativas e ainda, propiciado capacitação de qualidade à categoria por meio do programa de educação continuada Educacreci.

Leandro Augusto é 1º colocado geral na 2º Etapa do Desafio das Serras em Bananeiras

A 1º colocação geral da 2º Etapa do Desafio das Serras, ocorrida no último sábado, em Bananeiras, coube a um pessoense, Leandro Augusto, que além de corretor de imóveis e integrante da Comissão de Esportes, Lazer e Cultura do Creci-PB, é um entusiasta e praticante do desporto, na condição de atleta amador.

Sua primeira corrida de montanha aconteceu em maio de 2019 e desde então se apaixonou pelo estilo de prova, iniciando na categoria Fast Trail com 10Km, em 2020 mudou e correu com 27km.

Desde então, acumula títulos, tendo sido campeão nas corridas no vizinho estado do Rio Grande do Norte (Etapa em Serra de São Bento) em 22 de maio e na Paraíba (Etapa Bananeiras), sábado. Ainda na categoria Half Trail 27km, ele agora se prepara para as próximas Etapas em Noronha, no dia 11 de setembro e Bonito, em 4 de dezembro, ambas no estado de Pernambuco.

Ele considerou a mais recente competição, de Bananeiras, como muito dura, com 930 m de ganho de elevação, num percurso praticamente 100% estrada de barro e trilhas.

“Nesse tipo de prova é comum muita ladeira longa e íngreme, tentei me manter entre os três primeiros colocados até o 15º km, onde resolvi imprimir meu ritmo de prova e buscar a liderança na parte mais dura com uma ladeira de quase 6 km, ao final do qual obtive sucesso”, afirmou Leandro.

Como uma pessoa que busca sempre incentivar o esporte e a vida saudável, ele finalizou informando que junto aos demais integrantes da Comissão de Esportes, Lazer e Cultura do Creci-PB, deverá em breve organizar um passeio ciclístico e buscar parceria com uma nutricionista. “O esporte muda vidas”, concluiu.

Creci-PB e expansão do mercado imobiliário são temas de programa de Rádio em Patos

O 1º vice-presidente do Creci-PB, Lamarck Leitão (por telefone) e o coordenador da comissão de eventos e convênios do município de Patos, Anderson Moura (em estúdio) concederam no início da tarde desta quarta-feira (4) entrevista ao programa Sertão Imóveis, apresentado pelo jornalista Sílvio Romero e pela corretora de imóveis Fabrícia Farias, que estreou hoje e irá ao ar sempre nesse dia, semanalmente, das 12h às 13h pela Rádio Morada do Sol 105.9 FM, com transmissão pelo Facebook.

Lamarck iniciou, agradecendo ao convite em nome do presidente Rômulo Soares, diretores, delegados e membros de comissões. Em seguida, falou sobre o significado e função do Creci-PB, que junto a Regionais de outros 24 estados, tem como maior missão, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão e ainda orienta capacita a categoria.

Ele também lembrou da importância dos corretores de imóveis no fomento à economia de municípios, estados e governo federal, por meio da receita que geram nos negócios imobiliários que intermediam e implicam no recolhimento de IPTU, TCR, ICMS, ITBI e registros e escrituras, além do pagamento por estes profissionais, do ISS.

Por fim, Lamarck comentou a expansão do mercado imobiliário, com aumento, nos últimos quatro anos, do número de vendas e locações na Capital, por meio da procura pela compra de imóveis para moradia/investimento/locação; do lançamento de novos empreendimentos em Campina Grande; e do investimento por construtoras, em Patos, de edificação de casas, de condomínios fechados e novos loteamento, o que gera emprego e renda nesses e em outros municípios.

Por sua vez, o coordenador da Comissão de Eventos e Convênios, Anderson Moura, citou as ações voltadas à expansão e busca por novos convênios com empresas da cidade e região, que asseguram descontos em produtos e serviços a corretores de imóveis nas áreas de lazer, bem-estar, saúde, hotelaria, tecnologia educação, sistemas de software e coworking.

Corretor de imóveis se destaca em maratona realizada em Bananeiras

O corretor de imóveis paraibano Carlos Antônio da Silva continua acumulando conquistas não só na atividade profissional, mas também na condição de atleta. A mais recente delas ocorreu na última sexta-feira (31) , quando obteve o 41º lugar no geral e 2º na faixa etária de 60 a 69 anos, após maratona ocorrida no município de Bananeiras, situado na região do brejo do estado.

A competição contou com cinco mil atletas de várias categorias, com 5 mil m, 13 mil m, 26 mil m e 51 mil (esta última considerada ultramaratona), que contou com aproximadamente 80 participantes.

A concentração ocorreu às 5h próximo ao cemitério de Bananeiras, de onde a largada se deu no sentido Serras. O percurso constou de trechos descampados, com trilhas em estradas de barro e muitas elevações, onde a menor ladeira tinha 700 m de subida e outras, a exemplo da chamada Cruzeiro de Roma, com 5 km só de subida e Carlos conseguiu concluí-lo, segundo o relógio oficial, às 8h05.

Ela, que ostentou no perito o número 6036, considerou como primorosa a organização do evento, com estabelecimento do cumprimento de várias etapas, determinantes ao recebimento de medalhas e troféus.

Exercício de superação

“Não foi fácil cumprir esse itinerário carregando uma mochila com água e kit de primeiros socorros nas costas pesando 5 Kg, numa superação de cansaço, que incluiu câimbras, mas ao final deu tudo certo, o que agradeço primeiramente a Deus e a minha esposa, que me ajudou muito nos treinamentos”, afirmou.

Carlos Antônio da Silva cultiva desde os 13 anos de idade essa paixão pela corrida, que o ajuda na profissão, ao lhe proporcionar resistência física, fazendo-o deslocar-se com mais facilidade e consequentemente, cansar menos.

Membro da Coapin

Ele integra a Comissão de Análise de Processos de Inscrição do Creci-PB, que tem como atribuição opinar, inclusive no que diz respeito à autenticidade documental, quanto à regularidade ou não dos processos de inscrição de pessoas físicas e jurídicas, entre outros processos definidos através de Portaria. A Coapin diligenciar, proceder a oitivas, citações, notificações e praticar todos os demais atos necessários ao cumprimento de seu desiderato.

Prefeito anuncia isenção do ITBI para famílias com renda de até dois salários mínimos

O cidadão que sonha em comprar o próprio imóvel e possui renda familiar de até dois salários mínimos por mês recebeu uma boa notícia nesta segunda-feira (2). Trata-se da isenção do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), o que está sendo garantido pela Prefeitura de João Pessoa.

Durante evento no Sindicato da Indústria de Construtores de João Pessoa (Sinduscon-JP), o prefeito Cícero Lucena anunciou o benefício. “Esse projeto garante uma economia para o comprador, já que muitos deles não possuem condições de fazer o pagamento, que vêm antes do financiamento. As pessoas que hoje pagam aluguel vão ter a possibilidade de comprar sua casa. Esperamos que seja uma ação que reduza o déficit habitacional da nossa cidade”, afirmou.

O prefeito ainda adiantou que no futuro deverá anunciar também a isenção do IPTU. “Quem habita imóveis populares com menos de 60 metros quadrados não precisará pagar IPTU. Então quem adquirir o imóvel agora, também não precisará pagar o IPTU na próxima cobrança”, explicou o gestor.

Até agora, quem comprava sua casa própria precisava pagar o ITBI de 3% referente ao valor do imóvel. Com a medida da Prefeitura, quem comprar um imóvel de R$ 130 mil, por exemplo, poderá economizar cerca de R$ 4 mil.

O vice-prefeito Leo Bezerra afirmou que a gestão pensa na cidade e em seus problemas 24 horas por dia. “Hoje estamos ajudando a população a ter sua moradia e isso só é possível porque dialogamos com as pessoas e sabemos do que elas precisam”, disse.

A secretária municipal de Habitação, Socorro Gadelha, destacou que esta é uma ação que modifica a vida das pessoas. “Os cidadãos com baixa renda precisam ter garantido o seu acesso à moradia e hoje o prefeito traz isso. Trata-se de um ato que movimenta o mercado, gera emprego e ajuda quem está na luta para realizar o sonho de ter uma moradia”, reforçou.

A isenção também impacta a economia, já que aquece o mercado da construção e gera empregos. “Só quem é do setor vai entender o quanto isto é importante. A necessidade de pagamento do ITBI inibe a compra dos imóveis e nesse momento em que há pressão nos insumos, o setor vinha ficando impraticável. Ficamos felizes com a sensibilidade da gestão”, atestou o presidente do Sinduscon-JP, Wagner Breckenfeld.

Estiveram presentes os secretários municipais do Planejamento, José William Montenegro, e da Receita e Finanças, Sebastião Feitosa, e os vereadores Bruno Farias, Mikika Leitão, Marcílio do HBE, Guga, Luis Flávio e Marcos Bandeira.

Fonte: joaopessoa.pb.gov.br

Workshop sobre Missões Imobiliárias Internacionais tem inscrições gratuitas

O presidente do Conselho Federal de Corretores de Imóveis, João Teodoro da Silva, será o palestrante do Workshop online Trade Mission (Missões Imobiliárias Internacionais) – Importância e Oportunidade de Negócios, promovido pela The Solution consultoria imobiliária e que será transmitido pelo aplicativo Zoom às 19h desta terça-feira (3).

As inscrições, gratuitas, podem ser feitas através do link https://bit.ly/missoes_imobiliarias ou clicando aqui e maiores informações podem ser obtidas por meio do Instagram  @thesolutionconsultoria.

“As referidas Missões consistem em  pessoas ligadas ao mercado imobiliário se reunirem em grupo, combinar previamente países a serem visitados, serem atendidas por órgãos governamentais e organizações empresariais, trocar experiências  e promover intercâmbios de informações, despertando assim, interesse por negócios internacionais, que é um segmento bastante promissor e vem se movimentando de maneira muito acentuada no Brasil”, afirmou João Teodoro da Silva.

O evento, que conta com apoio da Homer Parcerias Imobiliárias e do Cofeci, será mediado pelo CEO da The Solution, David Montenegro e terá como convidados experientes profissionais na área, a exemplo de Ana Gazzara, Eliane Ribeiro, Lúcia Wanderley e Luíz Barcellos (este, vice-presidente de Avaliação Imobiliária do Cofeci).

Sobre David Montenegro

É ainda professor e coordenador do MBA Gestão Negócios Imobiliários; administrador de empresas e bacharel em direito; consultor empresarial com experiência internacional; corretor de Imóveis com VGV superior a R$2,4 milhões com 1°mês Creci.

Artigo | Entram em vigor no Brasil sanções da Lei Geral de Proteção de Dados

A Lei Geral de Proteção de Dados no Brasil (LGPD), Lei nº 13.709, de 14/08/2018, cujos preceitos vigoram desde 28 de dezembro de 2018, finalmente entrou ontem (1) em pleno vigor. É que, até esta data, as sanções nela previstas (artigos 52, 53 e 54) não podiam ser aplicadas. Daqui para a frente, poderão. As penas podem ser: pecuniárias, de até 2% do faturamento da empresa, limitadas ao valor total de R$ 50 milhões; suspensão da atividade de tratamento de dados; ou simples advertência, para adoção de medidas corretivas.

De acordo com o art. 52 da LGPD, as sanções nela previstas só podem ser aplicadas pela Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), inclusive sobre outras entidades ou órgãos da administração pública. Vale dizer que reclamações ou denúncias só a ela devem ser feitas. Além dos recursos administrativos, contra punições impostas, só a Justiça Federal poderá ser acionada. Entretanto, a LGPD não sobrepuja nem substitui outras leis, como o Código de Defesa do Consumidor ou outros órgãos ou agências de natureza pública.

Órgãos ou entidades públicas estão sujeitas a todas as penas previstas na LGPD, exceto as de natureza pecuniária. Todavia os agentes públicos, inclusive dirigentes de conselhos de classe, podem ser responsabilizados nos termos da Lei 8.112/90 (Estatuto do Servidor Público), Lei 8.429/92 (Lei de Improbidade Administrativa) e Lei 12.527/2011 (Lei de Acesso à Informação). As novas sanções só alcançam fatos ocorridos depois de 1º de agosto de 2021, mas delitos de natureza continuada, iniciados antes dessa data, poderão ser objetos de punição.

A ANPD, órgão central de interpretação e estabelecimento de normas e diretrizes para aplicação da LGPD, articulará sua atuação conjunta com outros órgãos e entidades com poder de polícia. Assim, já há acordos de cooperação técnica com a Secretaria Nacional do Consumidor (SENACON) e com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), além, é claro, do Ministério Público. Nada impede, portanto, acordos semelhantes com organismos de fiscalização profissional, como ordens e conselhos de classe.

Segundo a ANPD, já se encontra em fase de finalização a minuta do Regulamento de Fiscalização e Aplicação de Sanções Administrativas. O documento passará pelo crivo do Conselho Diretor da ANPD antes de ser colocado em prática. Paralelamente, encontram-se em estudo as metodologias que orientarão o cálculo do valor-base das penas pecuniárias. A aplicação de sanções exige rigorosa ponderação circunstancial como: natureza e gravidade da infração, direitos pessoais afetados, grau do dano e condição econômica do infrator, dentre outras.

Enfim, as sanções da LGPD afetam não apenas o vazamento de dados pessoais, mas as consequências por ele causadas; não apenas pessoas jurídicas, públicas ou privadas, mas também pessoas físicas que, para fins comerciais, como os corretores de imóveis, manipulam dados pessoais protegidos. O Cofeci já criou a Diretoria de Proteção de Dados, na pessoa do Corretor de Imóveis e Advogado Luiz Fernando Gardel Deack. O tema será por ele levado ao ENBRACI/2021, no próximo mês de setembro, em Foz do Iguaçu, PR.

João Teodoro da Silva

Presidente – Sistema Cofeci-Creci

Contratação de crédito imobiliário na Caixa tem maior valor mensal da história em junho

As contratações de crédito imobiliário no Brasil somaram R$ 65,4 bilhões no primeiro semestre de 2021, informou a Caixa, destacando que em junho registrou o maior valor mensal da sua história. O montante acumulado nos seis primeiros meses de 2021 representa uma alta de 36% em relação ao mesmo período do ano passado.

A carteira de crédito habitacional do banco alcançou R$ 528,9 bilhões, um crescimento de 9,4% na mesma base comparativa. Na avaliação da Caixa, diferentes medidas contribuíram para os resultados positivos alcançados no período, dentre elas a intensificação da jornada digital do financiamento e a criação de novos produtos. A linha de crédito Poupança Caixa, vigente desde março de 2021, representou aproximadamente 40% das contratações em junho.

No primeiro semestre de 2021, R$ 37,4 bilhões foram solicitados com recursos da poupança (SBPE), crescimento de 103,4% na comparação anual. Já com relação ao ano de 2018, a taxa representa uma alta de 719,6%.

A Caixa destaca que em junho, foram contratados R$ 13,1 bilhões, maior valor mensal já registrado pelo banco. As contratações com recursos da poupança (SBPE) somaram R$ 7,8 bilhões no período, crescimento de 67,4% em comparação ao registrado mesmo mês de 2020 e de 500,2% ante junho de 2018.

Dados complementares

Com 67,7% de participação no mercado, a Caixa segue como maior financiador de casa própria no País. A instituição tem um estoque de 5,76 milhões de contratos, crescimento de 5,5% em relação ao primeiro semestre de 2020.

Nos seis primeiros meses deste ano, foram contratadas 153,7 mil novas unidades habitacionais, distribuídas em 1.207 empreendimentos, um crescimento de 36,2% levando em consideração o número de unidades contratadas no primeiro semestre de 2020. O banco informa ainda que gerou mais de 465 mil empregos diretos e indiretos.

Fonte: www.infomoney.com.br

IGP-M: inflação do aluguel sobe 0,78% em julho

O Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) passou a subir 0,78% em julho, contra avanço de 0,60% no mês anterior, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta quinta-feira. Com esse resultado, índice acumula alta de 15,98% no ano e de 33,83% em 12 meses.

O IGP-M é utilizado como referência para a correção de valores de contratos, como os de aluguel de imóveis.

O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que responde por 60% do índice geral e apura a variação dos preços no atacado, avançou 0,71% em julho, contra alta de 0,42% no mês anterior.

Segundo André Braz, coordenador dos índices de preços, “efeitos sazonais, exportações e a alta acumulada nos preços das rações orientaram a aceleração do índice ao produtor”, com destaque para os itens minério de ferro (-3,04% para 2,70%), adubos ou fertilizantes (5,70% para 14,28%) e leite in natura (6,20% para 5,74%).

Entre os grupos componentes do IPA, o destaque ficou com as Matérias-Primas Brutas, que subiram 0,09% em julho, depois de caírem 1,28% em junho.

Enquanto isso, no varejo, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que tem peso de 30% no índice geral, acelerou a alta a 0,83% este mês, após subir 0,57% em junho.

“No âmbito do consumidor, os destaques foram os energéticos”, afirmou Braz. “A tarifa elétrica avançou 5,87% e o GLP 4,05%.”

Entre os grupos do IPC, os preços de Educação, Leitura e Recreação saltaram 2,16% em julho, deixando para trás a queda de 0,69% vista no mês anterior em meio à disparada dos preços das passagens aéreas.

O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), por sua vez, passou a registrar alta de 1,24% em julho, de avanço de 2,30% antes.

Fonte: exame.com

Creci-PB esclarece notificação expedida às pessoas jurídicas em situação irregular

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis da 21ª Região/PB, Autarquia Pública Federal, criada pela Lei n.º 6.530/78 c/c o Decreto 81.871/78, pessoa jurídica de direito público, que tem por funções precípuas Fiscalizar, disciplinar, supervisionar e orientar a profissão de Corretores de Imóveis pessoa física e/ou Jurídica, vem a público trazer à luz questionamentos e inverdades que vêm sendo formulados nas redes sociais.

Inicialmente cumpre esclarecer que, no uso das suas funções acima exposta, esta Autarquia NÃO vem exigindo que todos os profissionais Corretores de Imóveis Pessoa Física constituam uma empresa e que formalizem o seu registro junto a este órgão de fiscalização, em verdade, insta esclarecer que as notificações expedidas pela Coordenadoria de Fiscalização, tem por objetivo unicamente notificar as empresas inscritas junto a Receita Federal do Brasil, no Estado da Paraíba, que possuem no seu quadro de atividades econômicas quer seja principal e/ou secundária, qualquer subcategoria ligada ao CNAE n.º 6821-8/01 – Intermediação na Compra, venda, locação de imóveis, atividades tipicamente desempenhadas pelos Corretores de Imóveis e Gestores em Negócios Imobiliários.

Outrossim, necessário se faz esclarecer que, a referida empresa na condição de ativa, mesmo que não tenha ponto comercial, não faça publicidade e/ou tão somente se destine a emissão de notas fiscais para a percepção de honorários de corretagem, sua inscrição junto a este órgão se faz necessária, visto que, apenas por possuir o status de ativa, já resta claramente demonstrado o exercício de atividade típica de pessoa jurídica no ramo da corretagem de imóveis, assim, devendo possuir inscrição junto aos CRECI’s.

Esclarece ainda que, este Regional tem firmado convênio com o Ministério Público do Estado da Paraíba, Procuradoria da República na Paraíba, Justiça Federal, Prefeituras municipais, entre outros, com o fito de proteger o exercício da profissão para profissionais legalmente constituídos, em um permanente combate ao Auxílio e ao Exercício da profissão por ilegais, como também no combate à corrupção e à lavagem de dinheiro.

Prazo e penalidades previstas

As referidas notificações vêm estipulando um prazo de 05 (cinco) dias úteis a partir da data de recebimento da notificação, para que sejam tomadas as medidas de regularização junto a este Regional. O não atendimento à referida notificação, poderá implicar nas condutas tipificadas no art. 47 do Decreto Lei 3.688/41 (Lei de Contravenções Penais), passível de autuação pela Fiscalização deste Regional, com remessa de Queixa-Crime a Delegacia Especializada de Defraudações e Falsificações, bem como envio de Notícia-Crime ao Ministério Público.

Ainda nesse contexto, os corretores de imóveis regularmente inscritos no Conselho e que possuam pessoa jurídica registrada no Ministério da Economia (Secretaria da Receita Federal) e na Junta Comercial e não tenham feito a regular inscrição junto ao CRECI-PB, poderão estar incorrendo na prática de infrações ético disciplinares nos termos do art. 3º, inciso IX c/c art. 6º, incisos II, VI, IX e XI, que podem culminar com a aplicação das penalidades previstas no art. 39 da Lei 6.530/78, sendo punidos com as sanções previstas no art. 21 da Lei 6.530/78, entre outras cabíveis.

Por fim, o CRECI/PB fica à disposição para eventuais dúvidas e esclarecimentos.

Interessados em receber carteiras e certificados em agosto têm até 6ª (30) para requerer inscrições

Os interessados em se inscrever no Creci-PB como pessoas física ou jurídica têm até a próxima sexta-feira (30) para se inscrever e receber no mês vindouro as carteiras profissionais e certificados que os habilitarão a desenvolver suas atividades.

As inscrições podem ser feitas na sede do Órgão, em João Pessoa e nas Delegacias existentes nas cidades de Campina Grande, Patos e Cajazeiras.

Confira os documentos necessários para a inscrição, clicando aqui

As solenidades que ocorrerão no mês de agosto em Campina Grande e João Pessoa, simbolizam o início da vida profissional e são marcadas pela emoção dos novos integrantes do mercado imobiliário, bem como pela leitura do juramento por um deles.

“O respeito e reconhecimento à profissão, criada e regulamentada por lei, começam pelo registro no Conselho de classe. Somente através dele, é possível o exercício das atividades em todo o território nacional”, costuma lembrar o presidente do Creci-PB, Rômulo Soares, que conduz a solenidade, acompanhado dos demais diretores, que de forma uníssona, destacam a importância não só do conhecimento da ética profissional, mas da sua prática no dia-a-dia.

Corretores de imóveis terão atendimento exclusivo por parte da Prefeitura de Patos

Atendendo pedido da Comissão de Desenvolvimento Urbano do Creci-PB de Patos, o prefeito Nabor Wanderley assumiu o compromisso de a edilidade disponibilizar espaço para atendimento exclusivo aos corretores de imóveis, incorporado-o ao projeto Patos Resolve, que está sendo criado no Patos Shopping e visa atender a sociedade em geral de uma forma mais rápida, eficaz e menos burocrática e em breve estará aberto à população.

 O posto de atendimento foi um dos assuntos tratados durante visita que lhe foi feita pelos corretores de imóveis Rui Ferreira (Delegado do Creci-PB local), Alex Silva (coordenador da Comissão de Desenvolvimento Urbano do Órgão em Patos), Kayro Medeiros e Isis Daniella (membros). O encontro também contou com a participação do vereador David Maia, que tem sido fundamental na aproximação institucional do Conselho com os órgãos públicos da cidade.

A partir do funcionamento deste espaço, serão agilizados serviços como verificação de débitos do imóvel, IPTU, taxa de coleta de resíduos e principalmente transferência do imóvel, e transferência do imóvel, que exige o pagamento do ITBI, com autorização do vendedor ou comprador, com firma reconhecida, bem como questões referentes a ISS, ficha cadastral e certidão negativa, além de desmembramentos, fusões, loteamentos, alvarás e cartas de habite-se.

Segurança e fomento à economia

Os representantes do Creci-PB acrescentaram que a medida fortalecerá ainda o combate do exercício ilegal da profissão e proporcionará segurança aos contribuintes, diante do condicionamento no fornecimento das referidas informações somente àqueles corretores devidamente registrados.

“Como costuma destacar o presidente Rômulo Soares, também lembramos o quanto a categoria fomenta a economia, através da geração de emprego e renda não só ao município, mas aos governos nas esferas estadual e federal, por meio de uma série de receitas decorrentes do exercício da profissão  e transações de imóveis, a exemplo de recolhimento de ICMS, ITBI, TCR, IPTU registro e escrituras em cartórios”, afirmou o delegado Rui Ferreira.

Na ocasião, a representação do Conselho propôs a criação de um grupo permanente de trabalho, por meio do qual, em colaboração mútua, sejam desenvolvidos projetos voltados ao desenvolvimento econômico da cidade de Patos e do setor imobiliário. Outros assuntos discutidos foram a infraestrutura da cidade, a Reurb-S e o Plano Diretor Municipal. Nesse contexto, Nabor afirmou já ter solicitado o estudo para a criação de mais três Alças na cidade, de forma a contribuir para o melhoramento da acessibilidade na cidade e seu desenvolvimento.

“Conhecimento sobre documentação imobiliária e cartorária é indispensável a corretores de imóveis”, diz advogada

O provérbio chinês de que há três coisas na vida que nunca voltam atrás: a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida, se aplica perfeitamente àqueles corretores de imóveis adimplentes com o Creci-PB que deixaram de participar gratuitamente do Curso sobre documentação imobiliária e cartorária oferecido pelo Órgão na semana passada em Cajazeiras, Patos, Campina Grande e hoje e amanhã, em João Pessoa.

A experiente professora e advogada Josiane Mafra, observa que dentro de cursos e treinamentos, especialmente nessa área da documentação imobiliária e contratos, há um público bem heterogêneo, composto de pessoas que têm conhecimento teórico, mas têm dificuldade de aplicar o que sabem.

“É possível, inclusive, encontrarmos advogados e bacharéis em Direito que confessam não compreenderem totalmente sobre documentação e contratos, até porque na Faculdade não há grades específicas sobre tais disciplinas voltadas ao mercado imobiliário”, destaca.

Leitura e identificação

Outra constatação dela, é que muitos profissionais ainda não conseguem fazer uma leitura do caso concreto e identificar não só os documentos obrigatórios na lavratura da escritura, mas todos aqueles que sejam importantes desde a captação do imóvel, ao fechamento da promessa de compra e venda e, posteriormente, junto aos Cartórios de Notas e Registros.

“Quando se pensa especificamente na documentação cartorária, muitos alunos se perdem dentro da configuração cartorial no Brasil e entendem minimamente sobre as serventias de notas e de registro de imóveis, descuidando-se dos demais cartórios necessários a extraírmos informações para a segurança das relações imobiliárias, como, por exemplo, o cartório de registro civil de pessoas naturais”, acrescenta.

Daí porque deve-se, sempre, partir do princípio básico do documento, que é antes de mais nada, fonte de informação.

Risco de prejuízo em transações

Por outro lado, Josiane afirma que há alguns alunos bem preparados, mas também com dificuldade em aplicar o conhecimento, porque os casos concretos dificilmente se repetem, num País em que cerca de 60% dos imóveis possuem alguma irregularidade, o que pode prejudicar a segurança nas transações, caso não se esteja apto a identificá-la e contorná-la.

Nesse contexto, surgem inúmeras dúvidas, envolvendo as mais diversas Leis, mas que os alunos, de um modo geral, acabam tendo preocupação em encontrar uma resposta exata a um caso já enfrentado, que a aprender a desenvolver um raciocínio jurídico negocial para resolver todo e qualquer caso que porventura lhes cheguem.

“Eu sempre busco atualizar e renovar meus cursos. A cada nova modificação legislativa ou novos entendimentos jurisprudenciais ou inovações que surgem no mercado ou novas situações que enfrento junto aos meus clientes, eu incorporo estes novos conhecimentos aos meus alunos”, lembra.

Contratos eletrônicos e provas digitais

Além da construção gradativa das ideias que sempre gosta de proporcionar aos alunos, que acabam compreendendo melhor o sistema e entendendo, de fato, o que vem a ser e a importância da documentação (gênero que envolve às certidões cartorárias), ela trouxe nesse curso informações significativas sobre a documentação e os contratos eletrônicos, inclusive quanto ao e-notariado (“notariado eletrônico”) e ao Sistema Eletrônico de Registro de imóveis.

“Eu também abordei sobre as provas digitais e como produzi-las de modo eficiente, abandonando os ineficientes “prints de tela””, concluiu.

Na Capital, o curso que teve início nesta segunda-feira (26) no dois turnos e vai até amanhã (manhã), ocorre no auditório do Centro Universitário Uniesp, localizado no Km 14 da BR 230, em Cabedelo, próximo ao Forrock e foi aberto pelo 1º diretor-secretário Fabiano Cabral.

LGPD