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Adjudicação extrajudicial de imóveis X Sistema hipotecário – Por João Teodoro

A Lei nº 4.380, de 21 de agosto de 1964, gestou o Sistema Financeiro Habitacional (SFH) e, para geri-lo, instituiu o BNH – Banco Nacional da Habitação. A missão de ambos era estimular a construção de habitações de interesse social, além de oportunizar o financiamento da casa própria. O BNH captava recursos financeiros por meio das Cadernetas de Poupança e do FGTS e os distribuía a agentes financeiros privados (bancos). Estes financiavam empreendimentos aos incorporadores e construtores, que os repassavam a compradores de imóveis (mutuários).

O Sistema parecia muito bom! Mas a inflação mensal de dois dígitos e a consequente instabilidade econômica acabaram por desestabilizá-lo. O BNH, desde a fundação, adotou o Sistema Hipotecário para financiar imóveis. Aliás, como sempre aconteceu nos EUA. A diferença é que por lá a hipoteca sempre funcionou – e ainda funciona – muito bem. A justiça garante sua higidez. No Brasil, ao contrário, o populismo e o “coitadismo” sempre falaram mais alto. Como resultado, a retomada de imóveis inadimplidos tornou-se missão quase impossível.

Além da burocracia que, historicamente, emperra as decisões judiciais, o sentimento de hipossuficiência atribuído ao mutuário do BNH frente ao banco financiador retardava ainda mais a adjudicação. O BNH foi extinto em 1986, e o sistema hipotecário entrou em decadência. A solução foi a sua substituição por um processo que oferecesse agilidade e segurança jurídica. Surgiu então a Lei nº 9.514, de 20/11/ 1997, permitindo a alienação fiduciária para financiamentos imobiliários. O sistema já existia e funcionava muito bem para os automóveis.

No caso da hipoteca, a propriedade do imóvel financiado era do mutuário (adquirente do imóvel). Em caso de inadimplência, o agente financeiro tinha de recorrer à Justiça. A adjudicação do imóvel no Brasil podia levar de dois a quatro anos. Nesse período, o devedor deixava de pagar as despesas ordinárias do imóvel e, não raro, o depredava. Na alienação fiduciária, o agente financeiro fica com a propriedade do bem. O mutuário a detém apenas a título precário e resolúvel. Ou seja, se não pagar, perde o bem em favor do banco, sem interferência judicial.

Tudo que o credor tem de fazer é notificar extrajudicialmente o devedor, por meio de oficial de cartório, para que cumpra o contrato de mútuo. Não havendo resposta, o cartório averba a certidão de não pagamento na matrícula do imóvel, consolidando-o como propriedade do agente financiador. Este, por sua vez, fica autorizado, nos termos do art. 27 da Lei nº 9.514/97, a vender o bem em leilão extrajudicial, sem qualquer oposição da Justiça. Por óbvio, a nova modalidade financial trouxe a esperada agilidade processual, com segurança jurídica.

É inadmissível que recursos financeiros empregados em determinado financiamento fiquem nele retidos anos a fio, por inadimplemento. O capital precisa girar, para produzir novos financiamentos. No entanto, depois de 26 anos de vigência, a constitucionalidade da adjudicação extrajudicial contida na Lei nº 9.514/97 veio a ser contestada. Para o relator do processo, ministro Luiz Fux, a Lei reduziu juros e revolucionou o mercado imobiliário. O pedido foi negado por 09 votos a 02. Não há dúvidas de que, desta vez, o STF não poderia ter decidido melhor!

Presidente do Cofeci – João Teodoro

Terça do Saber: Participantes em Campina Grande também dão Nota 10

A edição compacta do programa de educação continuada Educacreci continua a ser bem avaliada pelos participantes. O exemplo mais recente se deu ontem no auditório do Senac, em Campina Grande, quando da imersão sobre Remarketing protagonizada pela professora e corretora de imóveis Alessandra Julião.

“Eu estava precisando muito. Como eu sou corretora autônoma, preciso muito aprender a fazer anúncios na internet e a captar mais clientes. Foi muito proveitoso”, afirmou Luciana Tolêdo.

Sugestão de curso

 Já Antônio Domingos Neri considerou a palestra de fundamental importância, pelos meios de expandir e conversar com os clientes e foi mais além: sugeriu um curso sobre o tema, no que foi acompanhado por Rouver Ataíde Cavalcanti

A escolha pelo Creci-PB do tema e da palestrante agradou em cheio não só a profissionais corretores de imóveis, como também a estudantes do curso de TTI, a exemplo de Yolando Passos.

“Muito interessante, pelos assuntos abordados Como estou iniciando, não tenho cliente, então é uma porta que vai se abrir para eu captar bons negócios futuramente. A professora Alessandra Julião deu uma excelente palestra, muito proveitosa, dou nota 10”, declarou com satisfação.

Sorteio de mentorias

O Instituto Demais, que tem à frente Alessandra, sorteou entre os presentes 5 mentorias sobre marketing digital imobiliário voltado para o gerenciador de anúncios da empresa Meta, que são Instagram, Facebook e WhatsApp entre os presentes.

“As pessoas que vieram realmente estão comprometidas dentro do mercado imobiliário buscando cada vez mais qualificação profissional com o objetivo de alavancar as vendas. Eu sempre me refiro a isso como um diferencial de mercado. A gente tem o Oceano Azul e o Oceano Vermelho e a gente está vendo esses profissionais que estão buscando cada vez mais adquirir conhecimento para divulgar seus produtos e ter excelência nos resultados e nas vendas. Foi uma satisfação para mim poder proporcionar isso em parceria com o Creci-PB”, testemunhou.

A saudação aos participantes foi feita pelos diretores Ubirajara Marques (presidente) e Lamarck Leitão (1º vice-presidente).

Comissão das Mulheres de Patos encerra Outubro Rosa com entrega de lenços e turbantes

Corretoras de imóveis unidas em prol de uma causa maior! Na noite dessa terça-feira (31), finalizando a campanha Outubro Rosa, a coordenadora da Comissão das Mulheres de Patos, Nilda Alves, junto às integrantes Ivaneide de Medeiros, Veranilda de Sousa, Geovania Medeiros, Marleide de Oliveira, Lindauria Carneiro e à diretora de prerrogativa da mulher, Ângela Renata e diretora de fiscalização do Sertão, Juliana Gadelha, realizaram uma ação de solidariedade à Casa de Apoio Amigas Viva a Vida, situada no município.

Mais de 140 lenços, turbantes e kits de higiene pessoal foram entregues às mulheres assistidas pelo projeto, além de uma noite de confraternização com muita música e alegria, em parceria com o Guedes Shopping.

“Esse mês nos unimos para promover o dia das crianças e, agora, o outubro rosa, fortalecendo a presença das corretoras de imóveis para além do mercado imobiliário aqui no Sertão do estado”, apontou a coordenadora da Comissão, Nilda Alves.

Sobre a Casa de Apoio Amigas Viva a Vida

O grupo trabalha com a prevenção e assistência aos acometidos com algum tipo de câncer, moradores de Patos e região. Fundada em 2007, é uma organização não governamental sem fins lucrativos, com o principal objetivo de promover a saúde mamária.

A casa de apoio, inaugurada em 2018, funciona na Rua Juvenal Lêdo, S/N – Belo Horizonte, Patos, e aceita doações de cabelos para fazer perucas, próteses mamárias, lenços, turbantes, malhas para confecção dos turbantes e PIX. Contato: ‪(83)99950‑2528‬ / @amigasvivaavidapatos.

 

Pedal Creci e Terça do Saber: Três instituições são beneficiadas com mais 700kg de alimentos arrecadados

Na última segunda-feira (30), o Creci-PB fez a entrega de mais de 700kg de alimentos doados por corretores de imóveis durante o 3° Pedal Creci e a última edição do Terça do Saber.

Devido ao tamanho do montante, que incluiu arroz, feijão, açúcar, cuscuz, macarrão e café, três instituições puderam ser beneficiadas. Pela manhã, a Comissão de Esporte, Cultura e Lazer do Creci-PB, prestigiada pelas Construtoras Dimensional e Torreão Villarim, concedeu os gêneros alimentícios à Instituição Nosso Lar, localizada no Castelo Branco e à Associação Integrada Mães de Autista, com Sede no Novo Geisel.

“Fico muito feliz porque conseguimos manter nosso compromisso também nessa terceira edição que é, além de promover saúde, desenvolver o viés social de arrecadar e entregar alimentos recebidos durante o evento”, destacou o coordenador da Comissão de Esporte, Cultura e Lazer, Leandro Xavier.

Já à tarde, as doações arrecadadas no último Terça do Saber foram destinadas ao Hospital São Vicente, em Jaguaribe, através da ONG Protegellus.

“Perpassando as missões institucionais, a Gestão do nosso Conselho continua preocupada em realizar ações sociais que impactam a vida das pessoas que mais precisam, e me deixa muito grato saber que estamos conseguindo cumprir. E, claro, isso só acontece por causa do engajamento de toda a categoria”, frisou o presidente Ubirajara Marques.

Sobre as instituições

Instituição Espírita Nosso Lar – 100% filantrópica, existe há mais de 40 anos, assistindo em sua maioria, pessoas idosas. Todo domingo entregam cestas básicas e às quartas, um sopão para a comunidade. Aceitam alimentos, fraldas, roupas, materiais de higiene e outros itens para doação. Contato: (83) 98807‑6773‬ – Diretor Allan Henrique / @nossolarpb.

Associação Integrada Mães de Autista (A-IMA) – Atende, mensalmente, 300 famílias de crianças com autismo disponibilizando serviços de terapia ABA, fonoaudiologia, nutrição, educação física, entre outros. Recebem alimentos, materiais pedagógicos, fraldas, roupas e etc. Contato: (83) 98613-5707 – Diretora Elaine Araújo/ @aima_associacao.

Hospital São Vicente – O complexo faz cerca de 19.133 atendimentos e procedimentos ambulatoriais e 400 internações mês, atendendo pacientes da Região Metropolitana de João Pessoa, bem como de diversos municípios do estado da Paraíba e tem como principais especialidades nefrologia, oncologia, vascular, clínica geral e cirúrgica. Contato: (83) 98700-0333.

Creci’s da PB e do Ceará fazem intercâmbio de ações exitosas de gestão


O presidente do Creci-CE Tibério Benevides e o superintendente Sérgio Vasconcelos estiveram ontem (30) e hoje (31) na Sede do Regional paraibano. A programação contou com um treinamento e troca de experiências administrativas entre os dois Órgãos. Na ocasião, ambos apresentaram pontos positivos da implantação do Plano de Cargos e Salários (PCS) e a aplicação das análises de desempenho dos colaboradores que têm sido praticada pelo Creci cearense.

Sérgio Benevides fez a apresentação do manual que desenvolveu para o Creci-CE, utilizando como base a meritocracia e diversos fatores que analisam o perfil profissional de cada um deles. O treinamento serviu para apresentar as formalidades necessárias da implantação no Creci-PB.

Participaram do treinamento Gustavo Beltrão (superintendente), Hellena Karoliny (coordenadora de gestão e recursos humanos), Raíssa Rodrigues (coordenadora jurídica), Erika Neves (coordenadora financeira) e Cleilsa Gomes (assessora da tesouraria).

Empreendedor visionário: Diretor do Creci-PB exalta homenagem a Aldenor Holanda

“Um empreendedor de visão que desde a década de 70 contribui com a abertura de conceitos inovadores no segmento da construção civil, alinhando geração de emprego à empreendimentos inovadores”. Foi com esse poder de síntese, que o diretor de ações da Frente Parlamentar do Mercado Imobiliário na ALPB, Diógenes Paulino, se referiu ao empresário Aldenor Holanda, homenageado com título de cidadão paraibano durante recente sessão solene.

Diógenes, que representou o presidente do Creci-PB, Ubirajara Marques (em cumprimento de agenda regional de trabalho), compôs a Mesa de Honra e parabenizou o deputado Walber Virgulino pela iniciativa e sua materialização através da outorga do título.

Desenvolvimento da PB

Para ele, outros justos e merecidos reconhecimentos a empreendedores, que realmente sejam significativos para o estado devem ser materializados, pois expressam a gratidão e valorização pela Paraíba aos que aqui ajudam a desenvolvê-la.

Já em entrevista à TV Assembleia, também enfatizou o sentimento de orgulho que sempre lhe toma quando está naquele plenário, pelo fato de seu pai (Roberto) e irmão (Raniery) quando deputados terem honrado e dignificado a Casa de Epitácio Pessoa.

Sobre o homenageado

Antônio Aldenor de Holanda é natural de Quixadá (CE), casado, tem quatro filhos e seis netos. Em sua vida acadêmica, formou-se em Química Industrial e Engenharia Química, além de ter concluído Mestrado em Engenharia de Produção. Em sua vida profissional foi funcionário público federal, gerente de uma grande companhia têxtil, professor em escolas de ensino médio, também lecionou como professor universitário e, em cursinhos preparatórios para vestibular.

Em 1975, junto à então esposa e ao irmão e fundaram a Holanda Imobiliária e Construtora Ltda., pioneira do atual Grupo Holanda, um dos maiores e mais antigos no ramo da construção civil da Paraíba, atuando como construtora, imobiliária e incorporadora, apresentando sempre empreendimentos de alto padrão de construção e qualidade.

Ações de fiscalização do Creci-PB com GEAF geram resultados dos mais positivos

A pedido do presidente do Creci-PB, Ubirajara Marques, o Grupo Especial de Agentes de Fiscalização Federal do Conselho Federal de Corretores de Imóveis percorreu, entre a segunda e última sexta-feira o interior do estado junto à equipe de fiscalização do Órgão, composta por Hermano Azevedo (coordenador), Sergio Pereira, Thiago Oliveira e Valeria Paiva (agentes), e contou ainda com a participação de Augusto Seixas (diretor de fiscalização regional).

Pelo GEAF, que tem à frente Claudemir Neves, participaram os agentes Luciano Borges, Juliano Morais e o fiscal Edilson Vieira respectivamente dos Creci’s de PI, MG e DF.

No período, as ações alcançaram as cidades de Santa Luzia, Patos, Piancó, Itaporanga, Conceição, Guarabira, Pirpirituba, Bananeiras, Solânea, Casserengue, Areia, Remigio, Esperança, Campina Grande, Queimadas, além de todo o litoral paraibano (norte e sul), com um saldo dos mais positivos.

Foram lavrados 237 documentos, entre eles 181 autos de constatação, 32 notificações, dois autos de infração por exercício ilegal da profissão pessoa jurídica, 10 autos de infração por exercício ilegal pessoa física, e dois 2 autos de infração por facilitação do exercício ilegal da profissão de corretor de imóveis.

Foram visitados ainda vários plantões de vendas e constatada a existência de pessoas exercendo a profissão de corretor de imóveis, sem possuir inscrição no Conselho. Nesse contexto, foram autuados e lavrados Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO’s) de 10 pessoas físicas e três pessoas jurídicas, por exercerem atividades privativas de corretor de imóveis e empresa imobiliária, sem registro no Creci-PB.

“Aproveitamos a vinda da equipe do GEAF e mapeamos as regiões do Sertão, Brejo, Campina Grande e Litoral no intuito de alcançarmos os melhores resultados no combate ao exercício ilegal da profissão e na autuação de profissionais e empresas que comercializam imóveis sem registro”, afirmou o presidente Ubirajara Marques.

Sobre o GEAF

Foi criado em 2007 com o objetivo de apoiar a fiscalização nos Conselhos Regionais e buscar a padronização das ações de fiscalização no País. O Grupo é formado pelos dois melhores agentes regionais de cada Regional, que tiveram melhor produtividade no ano anterior. A metodologia aplicada se baseia em pontuação decorrente de cada documento lavrado pelo agente.

Creci-PB agilizará atendimento por vídeo-conferência e Delegacias virtuais

As funcionalidades dos sistemas foram conhecidas pelo presidente do Creci-PB, Ubirajara Marques, pelo superintendente Gustavo Beltrão sexta-feira (27) durante visita técnica à Sede do Regional do vizinho estado de Pernambuco.  Ambos estiveram acompanhados do assessor de comunicação Cândido Nóbrega.

Os detalhes das partes teórica e prática foram demonstrados pelo superintendente Marcelo Oliveira e pelo coordenador de TI, Divanilson Morais durante reunião que se mostrou oportuna para dirimir dúvidas e discutir aperfeiçoamento das ferramentas.

Economia de tempo e dinheiro

“Na Paraíba, já disponibilizamos do sistema para implantar o atendimento virtual e iremos apenas formatar os formulários necessários, para que os inscritos e os demais usuários tenham mais uma opção – com economia de tempo e dinheiro – de não se se deslocarem à Sede ou Delegacias para serviços, como inscrições, protocolos, defesas, emissão de boletos e acordos”, afirmou Ubirajara.

Já o superintendente Gustavo Beltrão, informou que o Creci-PB através do “Atende-Creci” prestará um atendimento ao inscrito e aos demais usuários por videochamada. “É na prática, oferecer assistência e prestar atendimento por meio de uma videochamada, em vez de usar outros canais como e-mail, chat ou telefone. Logo, esse modelo implica se conectar a um programa de videoconferência e o funcionário poder ver e falar com o usuário em tempo real, durante o horário de atendimento que será definido.”

Ele acrescentou que o Atende-Creci foi desenvolvido pelo Creci-SP – ao qual o Creci-PB irá oficializar o pedido de cessão de uso.

Na ocasião, Gustavo Beltrão passou orientações ao setor de cobrança e dívida ativa do Creci-PE e deu instruções sobre procedimentos para abertura de processos de cobrança, inscrição em dívida ativa e sistema de protesto, bem como deu várias dicas necessárias à cobrança em fase administrativa de forma pré-processual.

Integração e uniformização de procedimentos

“A troca de práticas e experiências exitosas, que sucedeu outra, dois dias antes, com o Creci-SE, fortalece os Órgãos, o Sistema – contribuindo para sua integração por meio da uniformização de procedimentos – e, por conseguinte, os corretores de imóveis e aos usuários, através da excelência de gestão e da prestação de serviços”, concluiu Bira, como é mais conhecido.

Sororidade: Comissão das Mulheres de CG realiza ação para pacientes do Hospital da FAP em alusão ao Outubro Rosa

Sensíveis à luta de combate ao câncer de mama, a diretora de prerrogativas da mulher do Creci-PB, Ângela Renata, junto à coordenadora da Comissão das Mulheres de Campina Grande, Andrezza Vidal e demais integrantes, em alusão ao outubro rosa, promoveram, na última semana, uma manhã toda especial para pacientes do Hospital da FAP, localizado na rainha da Borborema.

Além de entregas de kits de material de higiene pessoal e fraldas geriátricas, também foi servido um café da manhã para as mulheres em tratamento contra o câncer e acompanhantes, música ao vivo e prestação de serviços de salão de beleza com o pessoal da UpGlow Beauty e Estética, e Ular Hub de Soluções Imobiliárias.

“Foi um lindo momento. Ver os olhos brilharem mesmo em um período tão desafiador que é o tratamento contra o câncer nos deixa a certeza sobre o quanto Deus toca a vida de cada um”, declarou emocionada a integrante da comissão das mulheres de CG, a corretora de imóveis Dellane Queiroz.

O Hospital da FAP, instituição filantrópica, é um Centro de Referência Oncológica e de tratamento intensivo, sendo cerca de 90% dos seus atendimentos pelo SUS, atendendo a mais de 148 municípios.

O câncer de mama, o mais incidente em mulheres de todas as regiões, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer, do Ministério da Saúde, para cada ano do triênio 2023-2025 foram estimados 73.610 casos novos, o que representa uma taxa ajustada de incidência de 41,89 casos por 100.000 mulheres. “Para nós, também mulheres, é importante realizar ações como essa para fortalecimento e apoio às colegas da nossa região e também funciona como forma de conscientização às amigas corretoras de imóveis”, destacou a diretora da prerrogativa da mulher, Ângela Renata.

Estiveram presentes na ação as corretoras de imóveis e integrantes da comissão da mulher de CG: Andrezza Vidal, Danyelle Meira, Valéria Luna, Cícera Deodonio, Dellane Queiroz, Socorro Ribeiro e Magaly Araújo.

Patrocínio, doações e apoio das empresas: Redepharma, Farmácia Morais, Varejão São Luiz, Mercearia de Claves, Supermercado Dois Irmãos, Panificadora Santiago, Menor Preço, Frutas do vale e Adilson Dias.

DREX: A moeda digital brasileira – Por João Teodoro

Think Tanks são instituições não lucrativas destinadas a produzir conhecimentos a respeito de temas políticos, econômicos ou científicos. A Universidade da Pensilvânia, US, informa que há cerca de oito mil delas em 187 países. A sigla CBDC resume Central Bank Digital Currency. Em português, significa Moeda Digital Emitida pelo Banco Central. Trata-se da versão virtual da moeda de determinado país. O Atlantic Council, think tank americano, afirma que 130 países os quais, juntos, somam 98% do PIB mundial, já trabalham no lançamento de moedas virtuais.

Onze países já têm sua própria CBDC, e outros 21 estão testando projetos-piloto de moeda virtual, entre eles o Brasil. Na vanguarda da iniciativa está a China que, desde 2020, testa o Yuan Digital, conhecido por lá como e-CNY. Registros indicam que até 2022 mais de 260 milhões de pessoas já haviam experimentado alguma moeda virtual ao redor do mundo. O Brasil planeja lançar o Drex, versão digital do Real, no final de 2024. DREX pode ser tida como acrônimo, onde o D significa digital; R, real; E, eletrônico e o X representa conexão e modernidade.

A proposta é que, além da redução de custos e de burocracia com o uso de papel-moeda, o Drex integrará, em um só lugar virtual, ações, debêntures, títulos públicos e certificados de propriedade de imóveis e veículos, tudo com a segurança da tecnologia blockchain. A tendência é a substituição total da moeda física pela digital. Atualmente, boa parte das pessoas, mesmo sem perceber, utilizam o telefone celular como se fosse uma carteira virtual de dinheiro. Outros, ao invés de papel-moeda, valem-se de cartões de crédito ou de débito.

Entretanto não há no projeto Drex qualquer intensão de acabar com o dinheiro em papel-moeda, que continuará em circulação normalmente. Da mesma forma, a nova moeda não pretende absorver ou acabar com o bem-sucedido Pix. Embora haja similaridade entre eles, porque ambos permitem transações instantâneas, há grandes diferenças a serem consideradas. O Drex tem funcionalidades mais amplas. Além de representar o Real físico em ambiente digital, sua tecnologia permitirá o desenvolvimento de inovações ilimitadas no futuro.

Apesar da semelhança funcional com criptomoedas, como o Bitcoin ou o Ethereum, o Banco Central garante que a nova moeda não será um criptoativo. Enquanto aquelas são geridas de forma privada e descentralizada, esta será totalmente controlada e regulada pelo Bacen, emitida sob rígido controle, como o Real físico. Ao contrário das criptomoedas, que têm aceitação voluntária e funcionam como títulos de risco, o Drex terá circulação obrigatória em todo o território nacional. Todavia sua utilização poderá implicar custos para o usuário.

Para o mercado imobiliário, o Drex poderá fazer muita diferença. Segundo o Bacen, o custo de transferência será bem menor. Esta poderá ser feita automaticamente por meio de contratos inteligentes. O pagamento só será transferido à conta do vendedor depois de concluído o processo legal de transferência do bem. O mesmo processo valerá para qualquer bem titulado: carro, barco, avião. Qualquer operação poderá realizar-se sem intermediário. Opa! Ele se refere à mediação financeira, não à imobiliária. Um Drex valerá, invariavelmente, um Real!

João Teodoro – Presidente do Cofeci

Terça do Saber: Corretores de imóveis de Campina Grande já podem se inscrever em capacitação sobre remarketing

No próximo dia 31 de outubro, profissionais ativos e adimplentes com o Creci-PB poderão aproveitar uma tarde inteira de conhecimentos sobre remarketing, ministrada pela idealizadora do Método Dmais Alessandra Julião.

A edição da Terça do Saber na rainha da Borborema ocorrerá a partir das 14h, no auditório do Senac, no bairro Alto Branco, em Campina Grande.

Os interessados em participar devem realizar inscrição clicando aqui e apresentar dois kg de alimentos na entrada do evento, que serão doados posteriormente a instituições filantrópicas.

Na ocasião, a categoria do município e região poderá explorar ainda mais o conceito de remarketing, voltado para o engajamento dos públicos-alvo que já interagiram com a marca do profissional, de modo a incentivá-los a realizar uma ação desejada que possa ser do seu interesse, como conversão.

Alessandra é fundadora do Instituto Brasileiro do Conhecimento Dmais (www.institutodmais.com), pós-graduada em direito do trabalho e processo do trabalho, marketing digital, administração, coaching business & profissional, co-autora do livro “Mude seu mindset para o sucesso, pela Editora LiTerare” e professora de direito, marketing e vendas.

Inscreva-se agora. Vagas limitadas!

Creci-PB estreita relação institucional com outros Regionais e fortalece Sistema


O presidente do Creci-PB, Ubirajara Marques participa na tarde desta quarta-feira (25), em Aracaju, da penúltima sessão plenária do ano do Regional sergipano, a convite do presidente André Cardoso e acompanhou a vasta pauta votada, bem como a aprovação à unanimidade da prestação de contas relativas ao 3º trimestre de 2023.

Bira, como é mais conhecido, agradeceu pela oportunidade, durante cumprimento de agenda de trabalho que começou pela manhã, quando ambos estreitaram a relação institucional voltada ao fortalecimento do Sistema e trocaram ideias sobre experiências exitosas.

“Dia dos mais proveitosos, pois pudemos, por exemplo, conhecer a TV-Creci e ter a honra de, durante entrevista, falar sobre as ações que desenvolvemos na Paraíba e outras que estamos determinados a realizar, que é mais este veículo de comunicação”, afirmou. Ele esteve acompanhado do superintendente Gustavo Beltrão e do assessor de comunicação Cândido Nóbrega.

Agregação positiva

Outra não foi a avaliação do presidente André Cardoso. “Uma troca de experiências que, sem dúvidas, agregará positivamente aos Regionais envolvidos. Assim como nós compartilhamos ideias e ações que vêm rendendo bons frutos por aqui, também pudemos contar com a partilha do presidente Bira e de sua equipe. É esta a essência do Sistema: juntos, vamos muito mais longe pela categoria e por um mercado imobiliário mais forte”, destacou.

Além dele André, a diretoria se fez representada na plenária por Carla Pimentel (vice-presidente), Henrique Carvalho (diretor-secretário), Alberto Garcez diretor tesoureiro, Luciano Miranda (2º vice-presidente) e Rodrigo Calfa (2º diretor Tesoureiro).

Ascom Creci’s PB/SE

Novas parcerias garantem benefícios a corretores de imóveis

Oito novos convênios foram firmados para concessão de descontos em produtos e serviços ofertados a corretores de imóveis e seus dependentes diretos.

As parcerias se deram por demanda espontânea, na qual empresas públicas e privadas têm procurado o Conselho para estabelecer vínculos e estreitar laços com o objetivo de se aproximar e beneficiar a categoria.

A partir de agora, profissionais ativos e adimplentes com o Creci-PB poderão usufruir do atendimento com condições exclusivas conforme especificado abaixo:

  • 100 Aluguel:20% de desconto nos serviços de utilização das ferramentas digitais produzidas pela 100ALUGUEL para o mercado imobiliário;
  • Athos Odontologia:50% de desconto nos serviços de limpeza dental;
  • Barbearia Barberclub:20% de desconto nos serviços de corte de barba e cabelo;
  • Data Protect:20% de desconto em serviços de Data Protection Officer e um Chief Information Security Officer (CISO), 24/7 e consultoria à adequação do negócio às determinações da LGPD;
  •  Grupo Nice:Exclusivos planos para aquisição de imóveis com valores que variam de R$100 a 500.000,00, sem juros, intercaladas, tornando–se bem mais fácil a sua quitação;
  • OdontoPremium:30% de desconto para procedimento estético, Clareamento e consultas de prevenção (limpeza) e 20% de desconto para os demais procedimentos odontológicos 20%;
  • Online Soluções Digitais: Emissão e renovação de Certificados Digitais ICP-BRASIL com criação de um produto exclusivo para categoria: e-CORRETOR, oferecendo de 13% a 73% de desconto a depender do tipo de certificação;
  • Rosa Chá Aluguel de Vestidos e Ternos: 5 a 10% de desconto, proporcional ao valor dos itens sugeridos, nos serviços de locação de vestuário de trajes masculino e feminino formais para eventos;

“Estamos em constante busca e recepção de novos laços que venham a facilitar o dia a dia do corretor de imóveis. No início de novembro, por exemplo, assinaremos alguns contratos já encaminhados na região de Campina Grande, para que a abrangência dos serviços com descontos seja cada vez maior também no interior do estado”, destacou o presidente Ubirajara Marques.

Na página Clube de Benefícios, no site do Creci-PB, é possível conferir outras informações e contatos desses e de outros convênios firmados até o momento.

A força potencial dos investimentos imobiliários – Por João Teodoro

O dado mais frequentemente utilizado para medir o desempenho econômico de um país é o Produto Interno Bruto (PIB). O PIB representa o conjunto de bens e serviços produzidos pelo país em determinado período, geralmente, por um ano. Por meio do PIB, mede-se o tamanho e a força da economia de um país, bem como a sua classificação em relação à economia mundial. Em 2022, o PIB brasileiro foi de R$ 9,9 trilhões que, divididos por 207,7 milhões de pessoas (IBGE), significa uma renda média anual per capta na ordem de R$ 47.664,90.

Calculado em dólar médio, o PIB brasileiro em 2022 foi de US$2,082 trilhões. O Brasil ficou com a 10ª posição em relação às 15 maiores economias do mundo. A boa notícia é que a Fitch Ratings, agência de classificação de riscos financeiros, elevou a previsão de crescimento do nosso PIB de 2,3% para 3,2%, em 2023. O IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, do Ministério da Economia, mais otimista, revisou para 3,3%. Porém os acontecimentos políticos mais recentes, com repercussão econômica, põem em dúvida essas promissoras estimativas.

Fatos muito perturbadores, como as guerras Rússia x Ucrânia e Israel x Hamas, geram preocupante instabilidade econômica mundial, atingindo principalmente ativos financeiros. Não há como prever a extensão que tais conflitos possam alcançar. Todavia há uma salvaguarda! Segundo a rede de informações Bloomberg, a renitente crise argentina, que atingiu inflação anual de 138,3% em setembro de 2023, vem sendo bravamente superada por Eduardo Elsztain, ex-sócio de George Soros, baseado em resilientes investimentos no setor imobiliário.

Elsztain tem descartado investimentos em ações, títulos de dívida e derivativos, que foram seriamente atingidos pelo calote argentino. Para reafirmar seu posicionamento, sobre a mesa de trabalho do magnata, há uma obra de arte constituída por uma esfera de vidro transparente cheia de cédulas picotados de pesos fora de circulação. A ideia da criação é manter presente na mente das pessoas a fragilidade valorativa do papel-moeda. Em poucos lugares essa realidade é mais palpável do que na Argentina. Sobrepujá-la é uma questão de estratégia.

Essa percepção levou o empresário a fixar-se na ideia de solidez dos investimentos. Segundo ele, a receita é simples: terra, tijolo e argamassa. Pensando assim, construiu um império de shopping centers, terras agrícolas, escritórios físicos e até minas de ouro. A melhor defesa contra a instabilidade são os ativos reais. Assim ele tem se esquivado das profundezas em que a Argentina se afundou nos últimos 20 anos. Elsztain lembra que imprimir moeda para cobrir gastos próprios é um tipo de droga da qual quem a experimenta não se livra facilmente.

A IRSA, empresa imobiliária do investidor, possui nada menos que quinze shoppings na Argentina. O conglomerado continua crescendo, mesmo enquanto a economia do país caminha para sua sexta recessão em uma década, e a inflação alcança quase 140% ao ano. No Brasil, é certo que vivemos alguma insegurança em relação ao sagrado direito de propriedade. Contudo, em quase 134 anos de República, nenhum dirigente de plantão atreveu-se a sugerir sua extinção. Diante de tais incertezas, não há melhor certeza do que o investimento imobiliário!

João Teodoro – Presidente do Cofeci

Junta de Conciliação pretendida pelo Creci-PB resolverá, no nascedouro, demandas específicas

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis da Paraíba está realizando estudos para implantação de uma Junta ou Câmara de Conciliação, que atuará só nessa fase processual, para tentar resolver já no nascedouro, demandas específicas, como apropriação indébita, retenção indevida de valores de administração de locação ou devolução de valores ao locador por parte de quem às vezes só está gerindo o contrato.

Todos os subsídios relativos às partes teórica e prática foram colhidos pelo assessor de comunicação do Creci-PB, Cândido Nóbrega, também operador do direito e especialista em gestão pública, junto ao Creci de São Paulo, durante visita a vários setores do maior Órgão do Sistema.

Segundo Rodrigo de Maio, advogado e chefe do Departamento de Ética e Disciplina e o assessor Diogo Cavalcante Agostinho, a Jucom paulista e as sessões são realizadas da Jucom são realizadas de terça a quinta-feira com os membros das juntas no estado de São Paulo das delegacias de cada região, duram em média 30 minutos, em média, são pautados 60 processos por mês, tanto na Sede, quanto nas Delegacias regionais e toda semana tem audiência, seja na capital ou em Delegacia regional.

Pedido de arquivamento

“Também procuramos, em certos casos, sempre ter o cuidado de deixar expresso no termo de audiência de conciliação que o denunciante está satisfeito e que pede arquivamento dos autos”, acrescentou Rodrigo.

“O processo ético disciplinar oriundo de denúncia formal é aquele onde o denunciante que se sente prejudicado por algum corretor de imóveis ou imobiliária, faz a denúncia formal, providenciamos a instauração do processo, notificamos de alguma alteração e em seguida convocamos o corretor ou imobiliária para apresentar a defesa”, afirmou.

Ele acrescentou que após apresentada a defesa, a depender do tipo de denúncia, geralmente, quando envolve valores, a exemplo de apropriação indébita, pautam audiência de conciliação para serem resolvidos, com ocasiões em que com um mero pedido de desculpas se resolveu o problema.

“Noutros casos, temos muitos problemas com locação, porque, eu sempre digo que o corretor de imóveis ou imobiliária sempre tem dois clientes: o locador e o locatário. E quando um dos dois não estiver satisfeito com a prestação de serviços, vai reclamar. Às vezes o problema é da relação jurídica em si, é uma situação de que uma benfeitoria precisa ser feita, uma necessidade a reformar e às vezes acham que o corretor tem essa responsabilidade, muito embora ele esteja eventualmente tentando intermediar a melhor forma, o melhor dia, se vai mandar uma pessoa, fazer um orçamento, etc.”, esclareceu.

Assistência por advogado

Indagado se a parte denunciada deve ir obrigatoriamente assistida por advogado, ele respondeu que necessariamente não, da mesma forma que o denunciante também não precisa, mas que tem observado já há algum tempo que têm se tornado técnicas, realizadas por advogados, que também acompanham nas defesas, com participações recotrrentes nas audiências.

A exemplo dos demais Regionais, o paulista também tem outros grupos que compõem a parte processual, como a comissão de ética e fiscalização profissional e turmas de julgamento que julgam os processos originários de termos de representação. Há, dentro de um processo ético disciplinar temos três turmas distintas: a comissão de ética, composta por voluntários, membros nomeados pelo presidente do Conselho, José Augusto Viana; e depois de passar, se não tiver acordo, o processo vai ao conhecimento da comissão ética e fiscalização profissional para que aprecie e aprecie, que por não ter competência originária de julgar, encaminha às turmas de julgamento.

O plenário é formado por três dessas turmas, que se reúnem a cada 15 dias na Sede, julgando 90 processos em cada uma desses 15 dias, num total de 180 processos julgados.

Qualificação mínima

E sobre a qualificação mínima técnica, que nesse contexto de imediação e arbitragem os voluntários? a regra específica para nomeação de membros no Conselho, em especial dessa turma técnica, o requisito é o previsto no artigo 12 da Lei 6.530/68, que é dois anos de inscrição (no mínimo) e ser ficha limpa.

“Ou seja, não pode ter nenhuma condenação em processos éticos disciplinares e também temos a cautela de diligenciar no site do Tribunal de Justiça para verificar se possui conduta ilibada, porque, para que ele esteja ali tentando conciliar os seus pares, o mínimo que se espera de um membro é que ele tenha uma conduta exemplar. Essa mesma regra é seguida para os membros da Comissão de Ética e da Coapin. Quando precisa atuar especificamente em um processo em que vai ter um relatório assinado por esses membros e número de portaria, esses requisitos são essenciais”, concluiu Diogo.

Saiba mais: Documentos importantes para tornar uma transação imobiliária mais segura

Durante a rotina de trabalho, o corretor de imóveis precisa estar atento quanto às documentações necessárias para que as transações imobiliárias se tornem mais seguras.

Confira abaixo alguns documentos que são essenciais na hora de fechar um negócio:

Certidão de Ônus Reais

A certidão de ônus reais é uma comprovação emitida em Cartório que garante a veracidade das informações sobre o imóvel. Como o nome mesmo sugere, a intenção deste documento é fazer uma busca dos registros de qualquer tipo de ônus que aquele imóvel tenha. É um dos primeiros documentos que deve ser solicitado no início da negociação, pois garante segurança às partes.

As certidões de ônus e ações expedidas pelo Oficial de Registro de Imóveis atestam a existência ou não de ônus reais (ex.: hipoteca, usufruto, alienação fiduciária, outros), cláusulas (ex.: impenhorabilidade, incomunicabilidade, etc.) ou gravames (ex.: penhoras, restrições administrativas, ausência de quitação, outros).

Certidão de ações reais e pessoais reipersecutórias

A Certidão de Ações Reais Reipersecutória atesta a existência ou não de registros de citações relativas a ações judiciais reais (ex.: usucapião, hipotecária, etc.) ou ações pessoais reipersecutórias (ex.: ação pauliana – fraude contra credores).

Caso o imóvel esteja totalmente livre, será expedida a certidão negativa, caso contrário, será expedida uma certidão positiva, na qual serão indicados os ônus, gravames, ações, entre outros.

Certidão Negativa de Bens

Alguns tipos de negócios exigem que a pessoa física não tenha imóveis em seu nome.

Essa certidão emitida em cartório comprova que a pessoa não tem bens imóveis registrados em seu nome e é uma parte da documentação exigida para alguns procedimentos, principalmente nos casos que utilizam recursos de financiamento bancário.

 Contrato de compra e venda

Esse documento é um dos primeiros a ser firmado. O contrato de compra e venda é o documento que efetiva um negócio de maneira segura. Através de suas cláusulas, se oficializa no papel as obrigações do vendedor, comprador, forma e prazo de pagamento, dentre outras informações da transação. Além disso, ambas as partes garantem a segurança jurídica e o compromisso firmado. É um documento muito importante e requer bastante atenção e noção na sua elaboração.

Depois que o contrato é firmado e autenticado é necessário apresentar ao cartório para que a escritura e o registro sejam realizados.

Escritura

A escritura do imóvel é uma declaração pública que registra a transferência do bem, ou seja, é um documento fundamental para assegurar a compra de um imóvel ou terreno. O cartório de notas também é o responsável por emitir e por validar as firmas das assinaturas das partes.

Registro do imóvel

O registro de imóvel é o documento oficial que determina quem é o atual dono do bem. Ele efetiva a transferência da propriedade. É fundamental fazer o registro para evitar transtornos posteriores, pois apenas após o registro que o imóvel se torna, de fato, propriedade do comprador.

Além dessas, é bastante importante requerer a emissão das certidões negativas do (s) vendedor (es) a exemplo de: ações trabalhistas, Justiça Federal, ações da Fazenda Municipal, ações da Fazenda Estadual, ações em família, tributos imobiliários, entre outros.

 

 

Creci-PB capacita representantes de setores para manter padrão de excelência do Órgão

A capacitação de representantes de vários setores do Creci-PB, que através do presidente Ubirajara Marques, sempre que possível viabiliza oportunidades, a exemplo desta semana, na cidade de Foz do Iguaçu (PR) para o superintendente Gustavo Beltrão, o coordenador de fiscalização Hermano Azevedo e a funcionária administrativa do setor jurídico Alyne Renner.

Terça-feira (17), Gustavo participou de oficina de trabalho onde foi facultada a apresentação sobre desenvolvimento de atividades e desenvolvimento voltadas a temas como Gestão de Compliance e Escritório de Integridade; Plano de Ação e Planejamento Estratégico, Previsão Orçamentária e os Centros de Custos; Relatório de Gestão e Aprimoramentos para o TCU; Portal Transparência e Dados Abertos e Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), dentre outros.

Pautas não menos extensas tiveram o coordenador de fiscalização Hermano Azevedo e a funcionária administrativa do setor jurídico Alyne Renner. E desde hoje todos participam ativamente do Seminário internacional sobre proteção à lavagem de dinheiro (Siplad), do qual também participam os diretores Ubirajara Marques (presidente) e Lamarck Leitão (1º vice-presidente) e o conselheiro federal Fabiano Cabral, acompanhados do assessor de comunicação Cândido Nóbrega.

Seminário internacional sobre proteção à lavagem de dinheiro tem participação ativa do Creci-PB

Os diretores Ubirajara Marques (presidente) e Lamarck Leitão (1º vice-presidente) e o conselheiro federal Fabiano Cabral participam nesta quinta-feira (19), na cidade de Foz do Iguaçu, do Seminário internacional sobre proteção à lavagem de dinheiro (Siplad), promovido pelo Sistema Cofeci-Creci, que tem à frente o presidente João Teodoro.

Pela manhã, foram proferidas duas palestras: uma pelo procurador do Ministério Público do Trabalho, coordenadoria de combate a fraudes no trabalho no MPT, Gustavo Rizzo Ricardo sobre o tema “Combate às Fraudes nas relações de trabalho” e outra, inaugural, pelo ministro do Tribunal de Contas da União João Augusto Ribeiro Nardes.

Às 14h o evento foi aberto oficialmente e prosseguirá até às 18h de amanhã. A agenda de trabalho de Ubirajara, Lamarck e Fabiano teve início ontem à noite, durante sessão plenária. Ainda ontem, o superintendente Gustavo Beltrão, o coordenador de fiscalização Hermano Azevedo e a funcionária administrativa do setor jurídico Alyne Renner, participaram de respectivas oficinas de trabalho e também acompanham o Siplad, junto ao assessor de comunicação Cândido Nóbrega.

O Seminário reúne representantes de vários Regionais do país, em torno da discussão de temas de grande importância, como assédio moral, questões éticas, procedimentos de fiscalização e sobretudo, lavagem de dinheiro.

LGPD