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A ameaça da airbnb aos aluguéis convencionais – Por João Teodoro

A história diz que em 2007, em San Francisco, Califórnia, um congresso internacional lotou os hotéis. Os estudantes Brian Chesky, Nathan Blecharczyk e Joe Gebbia, que viviam uma crise financeira, viram no problema uma oportunidade. Pessoas em busca de quartos não encontravam abrigo. Então, decidiram oferecer colchões infláveis em sua sala de visitas, a título de aluguel, sob a denominação AirBed and Breakfast (cama de ar e café da manhã). A ideia foi bem-sucedida e gestou a startup, que se tornou um dos maiores unicórnios da história, a Airbnb.

Unicórnio é o nome que se dá a startups (empresas jovens, baseadas na tecnologia e com atividade escalável) que atingem valor de mercado acima de um bilhão de dólares. A empresa em questão foi avaliada, em 2018, em 38 bilhões de dólares. Entre seus investidores estão grandes bancos, empresas financeiras, venture capital e private equity. A Airbnb não possui em seu portfólio um único imóvel de aluguel. No entanto é hoje a maior locadora de imóveis residenciais do mundo, limitada, porém, a aluguéis de curta duração, conhecidos como short stays.

Com seu crescimento explosivo, a empresa passou a ser vista como ameaça ao setor hoteleiro. Ela proporciona hospedagem direta entre proprietários e hóspedes, a preços competitivos com os do padrão hoteleiro. Da mesma forma, sentiram-se ameaçadas as imobiliárias que, com base na Lei 8.245/1991, oferecem locação por temporada. Imóvel que antes tinha de ser prospectado de imobiliária em imobiliária, mesmo que pela internet, hoje, pode ser encontrado com um só clique em uma única plataforma de software, sem qualquer burocracia.

Todavia, ao contrário do que se pode imaginar, a Airbnb não nasceu para concorrer com hotéis ou com imobiliárias. Seu nascimento resultou da percepção visionária de quem vê solução onde a maioria vê apenas problemas. Pesquisa realizada pela Morgan Global Insights mostrou que a maioria dos clientes Airbnb busca hospedagem mais barata que a dos hotéis, quer individualidade e cozinha própria, além de opções de localização. É indiscutível no entanto que, antes, esse público se dirigia às imobiliárias, que o vem perdendo progressivamente.

Inúmeros proprietários perceberam que alugar quartos ou imóveis inteiros pela nova empresa podia ser mais rentável e menos burocrático que a locação convencional. A novidade gerou um fenômeno nas cidades turísticas mundo afora. A disponibilidade de imóveis para locação normal diminuiu. A lei da oferta e demanda operou; os preços explodiram. Os locatários tradicionais foram compungidos a mudar para a periferia. Mas a reação dos condomínios contra a falta de segurança e privacidade propiciou leis que dificultam ou proíbem aluguel de curto prazo.

Rodrigo Verneck, da Cupola, em informativo de marketing, afirma que a Airbnb, com mais de 430 mil imóveis só no Brasil, passa por dificuldades e procura por alternativas. Brian Chesby, CEO da Airbnb, revelou que a empresa está à beira da insolvência. Por isso planeja começar a operar com locações convencionais de longo prazo, já em 2024. Porém a organização não tem experiência em locação, muito menos na solução de seus inumeráveis conflitos. O que ela sabe fazer é aproximar partes. Combater a ameaça é o novo desafio das empresas tradicionais!

João Teodoro – Presidente do Cofeci

Creci-PB funcionará apenas com expediente interno nesta sexta-feira (6)

Visando a excelência no serviço prestado aos corretores de imóveis e sociedade em geral, compromisso sempre reforçado pela atual Gestão, o Creci-PB, excepcionalmente nesta sexta-feira (6), funcionará apenas com expediente interno, para treinamento dos funcionários e otimização de processos.

Por esse motivo, amanhã não haverá atendimento ao público na Sede e delegacias. Denúncias ou outras demandas podem ser solicitadas de maneira online, através do Canal da Ouvidoria, no site do Conselho.

Na próxima segunda-feira (9), retornaremos ao funcionamento normal, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Inscrições abertas: 3º Pedal Creci contará com sorteio de bike e outros brindes

Está dada a largada: Abertas as inscrições para o 3° PEDAL CRECI! No dia 15 de outubro (domingo), com concentração às 6h no Busto de Tamandaré, o maior passeio ciclístico do mercado imobiliário estará de volta para a realização de sua terceira edição.

Já consolidado, o tradicional evento organizado pela Comissão de Esporte, Cultura e Lazer do Creci-PB reúne centenas de corretores de imóveis para andar de bike na orla de João Pessoa, num verdadeiro momento de confraternização e promoção de saúde e bem-estar.

Neste ano, além dos sorteios de brindes patrocinados pelas empresas parceiras, o pessoal da Josa Motos e Bicicletas irá sortear um bicicleta novinha! 

Para participar é preciso estar ativo e adimplente com o Conselho e se inscrever clicando aqui.

Para receber a camisa do pedal, no dia 13 de outubro, cada participante deverá fazer a entrega de dois kg de alimentos nos pontos de arrecadação abaixo:

  • Construtora Tropical, no Bessa
  • Construtora Dimensional, em Cabo Branco

No dia será proporcionado um aquecimento ministrado por um educador físico da Bluefit Academia, café da manhã e muito mais.

Programação: 

  • 06h – Concentração no Busto de Tamandaré
  • 06h30 – Aquecimento
  • 07h – Início do pedal
  • 10h – Café da manhã e sorteio de brindes

Realização: Comissão de Esporte, Cultura e Lazer do Creci-PB

Apoio: CreciPB, Prefeitura de João Pessoa e Bluefit Academia

Patrocinadores: Construtora Brascon, Menina Praieira Beach Wear, Terra Sol, Construtora Torreão Villarim, Corretores Top, Dimensional Construções, AFV Engenharia, Construtora Tropical, TP Construções, Construtora DRX, Josa Motos e Bicicletas, Urban Incorporadora.

Em novembro: Inscrições já estão abertas para curso de avaliação e perícia mercadológica

Estão abertas as inscrições para o curso de avaliação e perícia mercadológica de imóveis que será efetivado pelo especialista João Diniz Marcello. O curso será realizado em João Pessoa entre os dias 20 a 24 de novembro, nos turnos da tarde e noite no auditório da Sede do Órgão, na Capital, mas os profissionais interessados em se capacitar e qualificar para explorar tão rentável nicho de mercado, devem agilizar suas inscrições, pois as vagas são limitadas.

As inscrições podem ser feitas na sede do Órgão e nas Delegacias de Campina Grande, Patos e Cajazeiras, onde maiores informações são oportunizadas através dos números 2107-0406 (JP), 3321-6969 e 2107-0404 (CG), 3421-2924 (Patos) e 3531-2329 (Cajazeiras) ou ainda por meio do número WhatsApp (83) 99385-0446.

Desconto imperdível

O investimento terá 50% de desconto para corretores adimplentes com o Creci-PB, estagiários e estudantes de TTI e Gestão Imobiliária.

Promovido e ministrado pelo professor João Diniz Marcello, o curso possui carga horária de 24h e conta com apoio institucional do Creci-PB, Sindimóveis-PB. Ao final, os concluintes aprovados receberão certificado e os corretores de imóveis serão, assim, legitimados a se cadastrarem no Cadastro Nacional de Avaliadores Imobiliários (CNAI), restando habilitados a emitir parecer técnico de avaliação mercadológica, que é o documento resultante da atividade de avaliação imobiliária, que permite a juízes nomearem corretores de imóveis peritos judiciais e auxiliá-los nas ações judiciais que envolvam bens imóveis.

Ele é considerado em todo o País uma das maiores autoridades sobre o assunto. Além de corretor de imóveis, consultor imobiliário, perito avaliador judicial, especialista em Avaliação Imobiliária pela UFRGS e IBAPE do Rio Grande do Sul, engenheiro geólogo, professor da Unimóveis-RS, ministrante de Cursos de Avaliações de Imóveis e afiliado ao ICREA – International Consortium of Real Estate Associations.

“É mais uma oportunidade para o corretor de imóveis dar um “up” na sua carreira, pois ampliar esse conhecimento é fundamental para o exercício da profissão, inclusive para muitos se tornou a principal atividade e não acessória”, afirmou o presidente Ubirajara Marques.

 

Creci-PB realiza penúltima reunião de diretoria e sessão plenária do ano

Ambas ocorreram às 9h e 14h desta segunda-feira (2), respectivamente e foram conduzidas pelo presidente Ubirajara Marques, e com vasta pauta que constou de diversas comunicações, apresentação e homologação de portarias, relatórios e julgamento de dezenas de processos administrativos e relatórios.

A diretoria esteve representada, além de Bira, como é mais conhecido, de Lamarck Leitão (1º presidente), Garibaldi Porto (2º vice-presidente), Glauco Morais e Josemar Nóbrega (1º e 2º secretários), Flávio Passarinho e Carla Bezerra Cavalcanti (1º e 2º tesoureiros).

A plenária à tarde contou com a participação de conselheiros titulares e suplentes e dos conselheiros federais Rômulo Soares, Assis Cordeiro e Edson Medeiros. Na ocasião foram votadas e aprovadas as contas do Conselho relativas ao 2° trimestre de 2023, após apresentação do relatório e parecer pelo Conselho Fiscal à diretoria.

Brasil brilha no VIII Congresso Imobiliário Latino-Americano – Por João Teodoro

Nem só de trabalho vive o homem. É preciso comemorar os bons momentos, mas sem esquecer da lenda romana: cada general, ao desfilar orgulhoso após uma batalha vitoriosa, um servo repetia insistentemente ao seu ouvido: Lembra-te de que és mortal! Pois é! Tudo na vida passa, inclusive ela própria. Dito isso, rememoremos o VIII Congresso Imobiliário da CILA – Confederação Imobiliária Latino-Americana, no Panamá (20 a 22/setembro). Dois dias antes, ao custo de USD 45 per capta, Barcellos e eu frequentamos um magnífico curso de negócios imobiliários.

O curso foi ministrado em duas turmas, uma em inglês e outra em espanhol, para cerca de 250 alunos, no total. Professores, material didático e metodologia foram fornecidos pela NAR – National Association of Realtors, dos EUA, em parceria com a CILA e a Associación Panameña de Corredores y Promotores de Bienes Raices (ACOBIR). Elogios, sem qualquer crítica, não poderiam ser mais abundantes. Excelente modelo a ser seguido pelo Brasil, a exemplo do que já fazemos com os CIPS – Certified International Property Specialist (Corretores Internacionais).

Merece destaque a comemoração dos cinquenta anos de fundação da ACOBIR que, a despeito de pertencer a um país pequeno em extensão territorial, com menos de cinco milhões de habitantes, demonstrou galhardia em sua capacidade de acolhimento, organização e realização. Vale lembrar também que o Congresso da CILA foi realizado em comemoração aos seus dez anos de fundação legal. O Estatuto da CILA prevê rotatividade anual do cargo de Presidente entre os países-membros. O objetivo é difundir a cultura dos diferentes países no subcontinente.

Por outro lado, esse sistema tende a dificultar a continuidade de projetos de longo e médio prazo, já que cada presidente ao chegar tem suas próprias ideias. A fim de mitigar esse entrave, os presidentes são eleitos cerca de ano e meio antes de sua posse. Assim, podem assenhorear-se dos projetos em andamento e assumi-los como seus. O formato também, presumivelmente, minimiza embates políticos. Tem dado certo! Com dez anos de existência, a CILA já se apresenta com suficiente maturidade como órgão integrador do mercado imobiliário latino-americano.

O Sistema Cofeci-Creci foi representado por mim, João Teodoro, pelo Diretor Ajunto de Relações Internacionais, Luiz Fernando Barcellos, e pela VP de Integração Feminina, Márcia de Sá, que tomou posse como membra do grupo “CILA Mulher”. Também presente ao encontro, estava o Corretor de Imóveis João Araújo, de MS, que, sacando sua indelével bandeira brasileira, para nossa grata surpresa, foi agraciado com dois destaques: o troféu Jovenes de Cila 2019 a 2023, grupo da CILA ao qual pertencera, e o troféu Inmobiliário Senior del Año.

Ainda, o Sistema Cofeci-Creci foi homenageado, na pessoa de seu presidente, como organismo idealizador, fundador e apoiador da CILA em seus primeiros anos de existência. O Senhor Francisco Pesserl foi lembrado por seu laborioso trabalho na secretaria executiva da CILA, cedido pelo Cofeci. Na solenidade das bandeiras, a honra de portar nosso símbolo pátrio foi cedida ao Sr. Marcelo Ribeiro, brasileiro residente há 20 anos no Panamá. Dentre 17 membros da CILA presentes, nenhum foi mais lembrado e laureado do que o Sistema Cofeci-Creci.

João Teodoro da Silva – Presidente do Cofeci

Ações de fiscalização do Creci-PB no Litoral Norte resultam em TCO’s em delegacia de polícia

Depois da região do Alto Sertão, foi a vez da fiscalização do Creci-PB percorrer na última quinta-feira o Litoral Norte do estado, se fazendo presente nas cidades de Baía da Traição, Marcação, Mataraca e Mamanguape.

Durante o dia, foi constatada a existência de três pessoas exercendo a profissão de corretor de imóveis sem possuírem inscrição no Órgão. Em face da lavratura de três autos de constatação. Já em face de outras duas foram lavrados contra si Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO) na delegacia policial da cidade de Mamanguape.

Desde o último mês de fevereiro o Conselho adotou esse procedimento, por entender ser o procedimento mais célere e adequado nesses casos, quando a autoridade policial inicia a investigação, intima o infrator para depoimento na delegacia, posteriormente instaura e conclui inquérito e já encaminha ao Ministério Público, onde o autuado responde pelo crime de contravenção penal pelo exercício ilegal da profissão.

“Nosso setor de fiscalização foi nos últimos anos o primeiro em produtividade na região Nordeste e o quarto no país, mas estamos sempre buscando outras soluções e alternativas, para combater essa atuação dos ilegais, que causam danos ao mercado imobiliário e as suas vítimas, pois geralmente são golpistas e a gente não pode deixar a sociedade desprotegida”, lembrou o presidente Ubirajara Marques.

“Recebemos essas denúncias através do Instagram do Creci, logo organizamos as ações e constatamos a prática do exercício ilegal, obtendo êxito na operação”, afirmou o coordenador Hermano Batista, que esteve acompanhado do agente fiscal Thiago Oliveira.

Troca de experiências entre Creci’s da PB e PE fortalecem ambos os Órgãos

Os Creci’s da Paraíba e Pernambuco são geograficamente vizinhos e estão cada vez mais próximos institucionalmente. Na última quarta-feira, por exemplo, o presidente Francisco Monteiro esteve na Sede do Conselho paraibano, em João Pessoa, em visita técnica ao presidente Ubirajara Marques.

Francisco veio conhecer as formalidades firmadas no Regional paraibano para convênios, termos de cooperação técnica, Lei Geral de Proteção de Dados e ações educacionais. Ele também apresentou sugestões de campanhas de ações solidárias que lá foram implementadas e também propor a formalização de procedimentos e operações conjuntas de fiscalização nas fronteiras entre os dois estados.

O superintendente Marcelo Oliveira, que o acompanhou, foi anfitrionado pelo também superintendente Gustavo Beltrão, que o levou ao setor de dívida ativa para conhecer a estrutura e analisar a dinâmica dos procedimentos e as formalidades processuais.

“Visitas como essa são muito importantes, pois oportunizam troca de experiências, sobretudo quanto à exitosas práticas de gestão e procedimentos, o que é sempre positivo e contribui para o fortalecimento do Sistema-Cofeci-Creci como um todo”, afirmou o presidente Ubirajara (Bira) Marques.

Participaram ainda da reunião pelo Creci-PB: Gustavo Beltrão (superintendente), a coordenadora administrativa e de RH, Hellena Karoliny e o assessor contábil Rômulo Teotônio.

Atuação de profissionais do mercado imobiliário internacional será acompanhada pelo Creci-PB

O Creci-PB criou a Diretoria Adjunta de Acompanhamento da Atuação dos Corretores no Mercado Internacional. A nova pasta adjunta de diretoria terá à frente a corretora de imóveis Mirian Collares Moreira de Hollanda que atualmente reside no Canadá (segundo maior país do mundo em área total), onde desenvolve um trabalho de empreendedorismo no país, atuando em diversas áreas.

Ela foi empossada na última quarta-feira pelo presidente Ubirajara Marques, que agradeceu a ele e à diretoria pela oportunidade concedida, disse se sentir lisonjeada pela escolha e se comprometeu a dar o melhor de si, sobretudo quanto à orientação e auxílio aos colegas.

“Essa iniciativa contribuirá muito com a gestão e a categoria, pois proporcionará o crescimento da atuação dos brasileiros no mercado internacional, bem como dos clientes estrangeiros que buscam profissionais capacitados para adquirirem imóveis no Brasil, além disso somará e auxiliará a diretoria de relações internacionais que é conduzida com muita competência e vivacidade pela colega Thamara Bastos”, afirmou Bira, como é mais conhecido.

A nova diretoria terá diversas atribuições, dentre elasdar assistência, orientar, monitorar a regulamentar atividade dos corretores de imóveis em transações internacionais, visando assegurar que os corretores de imóveis estejam atuando em conformidade com as leis e regulamentos aplicáveis ao mercado imobiliário internacional. Além disso, colaborar no esclarecimento de dúvidas de visto, autorizações de atuação profissional, fornecimento de recursos e auxílio na resolução de eventuais dificuldades.

O ato de posse contou com a participação do diretor de Incorporação e Registro Flávio Cavalcante, do superintendente Gustavo Beltrão e dos corretores de imóveis da imobiliária MHollanda Corretores de Grife.

Presidente do Creci-SP defende, em Zoneamento, adensamento proporcional a cada local

José Augusto Viana considera o projeto importante para o crescimento sustentável da capital paulista, mas ressalta a importância de investir em regiões de acordo com as suas vocações econômicas e na ocupação populacional conforme interesses sociais. O Projeto de Lei encaminhado pela Prefeitura Municipal à Câmara de Vereadores, prevê, por exemplo, a proteção de algumas regiões da verticalização.

Ele lembrou que há algumas regiões, cuja vocação já havia definido o estilo de ocupação, a exemplo do Planalto Paulista, onde tem inúmeras residências que estão sendo usufruídos por escritórios comerciais, é tida ainda como uma área residencial e que agora foi alterada, com corredor de ônibus e tudo mais para ficar adequada à realidade.

Interesse social

“Já na área central da cidade, altamente desenvolvida, as questões relativas à ocupação de interesse social são altamente relevantes, devido a não utilização de equipamentos urbanos e de imóveis comerciais antigos, que podem ser demolidos e darem lugar a imóveis residenciais e mistos para que a população que for para o centro tenha onde comprar sem ter que pegar condução”, afirmou.

Viana, que também é vice-presidente do Conselho Federal de Corretores de Imóveis, relaciona esse processo com algumas áreas como no bairro dos Jardins, onde o número de prédios que está sendo construído é muito grande. E destaca que a demolição de construções antigas evidentemente está dando um melhor aproveitamento, porque tem condições, malha urbana, saneamento básico e tudo que se precisa, mas que está subutilizada.

“Os novos empreendimentos se transformarão em conforto para novas pessoas”, vaticinou, durante entrevista exclusiva ao jornalista Cândido Nóbrega, na Sede do maior dentre os 27 Regionais. Quanto à liberação de prédios altos e de micro apartamentos, defendeu que o adensamento seja proporcional a cada local.

Para ele, não existe como dizer que prédios são bons ou ruins, o que deve é se verificar as condições de saneamento, dos equipamentos urbanos de cada região e definir a sua característica para que se possa ter um gabarito adequado a uma qualidade de vida aceitável e que seja aproveitada a infraestrutura.

Sobre micro apartamento

“Acaba sendo uma necessidade de grandes cidades, porque há profissionais que se valem de ter essa opção próxima ao seu local de trabalho, em que ele fica de segunda a sexta-feira e no final de semana, vai para sua casa, que normalmente fica em um bairro ou cidade mais distante”, acrescentou.

Viana se disse preocupado com qualquer tipo de restrição nesse sentido, sobretudo pelo fato de a execução dessas pequenas unidades não envolver tanto dinheiro quanto nos imóveis grandes, além de atender a um público grande que existe, que tem essa necessidade.

“Ao menos aqui na Capital, são apartamentos de 14 a 19 m2, porém, já ouvimos falar de projetos com 9m2, mas não temos certeza. Eles têm áreas de serviço comuns, como de cozinha e lavanderia e tudo isso custa dinheiro para montar, bem como para manter, o que eleva o preço, devido à necessidade de uma maior sofisticação, senão inexistiria a atração do público”, esclareceu.

Pedro Morais compartilha com corretores de imóveis melhores experiências para mais vendas

“Para se ter uma evolução constante como pessoa e profissional, o caminho não pode ser outro, senão o do aprendizado”, costuma lembrar o jovem, mas experiente corretor de imóveis, que ontem à tarde, no auditório do Creci-PB demonstrou esse conceito em palestra para os participantes do Terça do Saber, durante versão compacta do programa de educação continuado desenvolvido pelo Órgão, voltado à capacitação e qualificação da categoria.

“Tratamos de situações, métodos e questões práticas que dizem respeito ao serviço que o corretor de imóveis pode prestar com a finalidade de entregar as melhores experiências para o cliente durante toda a jornada de compra e até no pós-venda e trouxemos insights com base em experiências que já tivemos, acertos e validações”, compartilhando o mérito com a Plano 83, cuja equipe integra.

Ele acrescentou que no final das contas, os corretores de imóveis intermedeiam negócios imobiliários, mas essa atividade tem a ver com pessoas. “Só temos a agradecer ao Creci-PB pela oportunidade, aos participantes e espero termos correspondido à confiança depositada e agregado conhecimentos aos colegas parceiros”, concluiu, com a humildade e simplicidade que carrega no DNA do pai Glauco.

Creci-PB leva à Assembleia Legislativa pautas de interesse de cadeia produtiva e da população

O presidente do Creci-PB, Ubirajara Marques, tratou na manhã de ontem (26) com o deputado-presidente da Assembleia Legislativa estadual, Adriano Galdino, de uma série de temas de interesse não só da categoria profissional dos corretores de imóveis, mas também da cadeia produtiva da construção civil e do mercado imobiliário e da população, a exemplo das custas cartoriais.

“A visita foi das mais produtivas, dentro do nosso conceito de gestão de consolidar e estreitar relações institucionais como essa com a “Casa de Epitácio Pessoa”, que meses atrás aprovou proposta do deputado George Morais (União) e criou e instalou a Frente Parlamentar do Mercado Imobiliário, que já rendeu frutos nesse curto período”, afirmou Bira, como é mais conhecido.

Ele concluiu, acrescentando que no encontro também versou sobre as prerrogativas do Conselho e reforçou pedido de apoio às pautas desse importante segmento do mercado, que muito fomenta a economia.

VIII Congresso Imobiliário Latino-Americano e a evolução da CILA

Depois do ribombante sucesso do Enaci, em Belo Horizonte, MG, de 13 a 15 deste mês de setembro de 2023, na condição de Presidente do Sistema Cofeci-Creci, tive a honra de participar ativamente o VIII Congresso Imobiliário Latino-Americano, promovido pela CILA – Confederação Imobiliária Latino-Americana. O evento aconteceu na cidade de Panamá, capital do país de mesmo nome, na América Central. O Sistema Cofeci-Creci é membro fundador da CILA, confederação integrativa do mercado imobiliário na parte centro-sul do continente americano.

No ano de 1999, o Cofeci e o Secovi-PR foram convidados para participar dos debates com vista à constituição de um organismo que pudesse interagir, em nome do mercado imobiliário, com o Mercosul. Este fora criado em março de 1991, com a assinatura do Tratado de Assunção, entre os governos de Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. O então novel organismo interpaíses ameaçava nossa organização profissional com a proposta de abertura do exercício profissional de Corretores de Imóveis para os quatro países membros, sem qualquer exigência legal.

A abertura em pauta vilipendiava nossa regulamentação profissional. Se corretores de outros países pudessem agir livremente no Brasil, não teria sentido exigir formação técnica dos colegas brasileiros. Era preciso reagir. E reagimos! Nas sucessivas reuniões que foram promovidas, restou clara a legitimidade do Cofeci para representar o Brasil nos debates e nas decisões que viessem a ser tomadas. Então, por delegação do presidente do Cofeci, Waldyr Francisco Luciano, eu e o Celso Pereira Raimundo, de SC, participamos ativamente dos debates.

Baseados em parecer elaborado por um professor da Universidade Federal de Santa Catarina, com a participação de um Corretor imobiliário chileno, representantes do Cofeci (Brasil), da Câmara Imobiliária Uruguaia (Uruguai) e da Capei (Paraguai) decidiram criar uma confederação, com o nome de Cofederación Inmobiliária del Mercosur y Chile (CIMECH). Mas o Chile não ratificou seu interesse. Por isso, foi excluído, prevalecendo então a sigla CIME. Depois de inúmeras reuniões com o Mercosul, conseguimos manter intacta nossa organização profissional.

Entretanto, chegamos a 1999 sem evoluir na geração de parcerias entre os Corretores filiados às organizações-membros da CIME, seu objetivo principal. Assim, em 13 de abril de 2012, em Montevideo, representantes de suas cinco entidades-membros deliberaram por acolher tese por mim apresentada: uma nova ordem, abrangendo toda a América Latina. A comissão para constituir uma nova federação, foi por mim presidida. Criou-se assim a CILA – Confederação Imobiliária Latino-Americana, cujo primeiro Presidente foi Wilder Ananikian, do Uruguai.

O VIII Congresso da CILA deixou marcas que garantem o sucesso da nova organização. Com 18 dos 20 países da América Latina ativamente filiados – 17 deles presentes no evento, muitas e consistentes propostas de união e compartilhamento de mercado foram apresentadas e aprovadas. É a globalização se consolidando também na América Latina; é o compartilhamento de negócios sem macular nossas prerrogativas legais. A impecável organização do evento ficou a cargo da ACOBIR, membro da CILA no Panamá, a quem parabenizo pela excelência e perfeição.

Fiscalização do Creci-PB no Cariri e Sertão resulta em lavratura de TCO’s em delegacias

Do litoral ao Sertão. Foi desta região mais distante da Capital que o Creci-PB realizou entre as últimas quarta e sábado, que resultaram por exemplo, na autuação e lavratura em delegacias policiais de Monteiro e Santa Luzia, de Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO´s) de 9 pessoas físicas e três pessoas jurídicas, por exercício ilegal de atividades privativas de corretor de imóveis, bem como de empresa imobiliária, sem registro no Regional.

Numa das ocasiões, em Monteiro (foto), o diretor de fiscalização Augusto Seixas e o agente de fiscalização Sérgio Pereira ladeiam os agentes da polícia civil Thiago Wagner e Emerson Chaves. Noutra, na cidade de Santa Luzia, o coordenador Hermano Azevedo teve que acionar a Polícia Militar para conter os ânimos de um infrator durante autuação por exercício ilegal.

Foram lavrados também seis autos de infração por auxílio aos não inscritos, 17 por estarem em débito com o Conselho, 51 autos de constatações por diversos motivos, 09 notificações diversas, bem como 17 autos por anúncio em desacordo com a Resolução-Cofeci 1065/07. Além disso, houveram várias diligências em loteamentos e plantões.

Outras cidades

Além de Monteiro e Santa Luzia, foram percorridas Cajazeiras, Patos, Sousa, Sumé, Serra Branca, e São João do Cariri. A equipe foi composta ainda pelo agente de fiscalização Thiago Oliveira.

“Ações como essa são de grande importância, pois cumprimos o principal objetivo que é coibir a pratica do exercício ilegal da profissão, bem como impedir a comercialização de empreendimentos sem que possuam o devido Registro de Incorporação (RI) no cartório de imóveis”, afirmou o coordenador de fiscalização Hermano Azevedo.

Já o diretor regional de fiscalização, Augusto Seixas, definiu como bastante satisfatória a operação, pois além de fiscalizar, a equipe teve a oportunidade de colher denúncias, ouvir as demandas dos profissionais e empresas imobiliárias e realizar também um trabalho instrutivo e orientativo.

Saiba mais: Contrato de locação de imóveis

O contrato de locação é um documento essencial ao alugar um imóvel, pois estabelece as regras e os deveres de ambas as partes, o locador e o locatário. Abaixo seguem alguns pontos-chaves que devem ser incluídos em um contrato de aluguel:

Qualificação das Partes: Inclua os dados de identificação de ambas as partes, como nome completo, estado civil, CPF/CNPJ, endereço, telefone de contato e informações sobre representantes legais, se aplicável.

Descrição do Imóvel: Forneça informações previstas sobre o imóvel, como endereço completo, número de registro imobiliário, área, características específicas (número de quartos, banheiros, etc.), móveis e utensílios incluídos na locação.

Tipo de Localização e Prazo: Especifique se o contrato é para uma locação residencial ou comercial, e defina o período de vigência do contrato, incluindo os dados de início e término.

Valores e Condições de Pagamento: Detalhe o valor do aluguel mensal, os dados de vencimento, a forma de pagamento (depósito bancário, boleto, transferência, etc.), além de regras para reajuste do aluguel, se aplicável.

Garantias: Descreva as garantias ordinárias pelo locador, que podem incluir depósito de caução, seguro-fiança, fiador ou outras modalidades permitidas por lei. Especifique o valor ou percentual da garantia, bem como os procedimentos para sua restituição.

Obrigações do Locador: Liste as responsabilidades do locador, como manutenção do imóvel e entrega em boas condições, fornecimento de recibos de pagamento, entre outros.

Obrigações do Locatário: Enumere as obrigações do locatário, incluindo o pagamento pontual do aluguel, a manutenção do imóvel e a observância das regras do condomínio, se aplicável.

Despesas e Taxas: Esclareça quais despesas são de responsabilidade do locador e quais são de responsabilidade do locatário, como IPTU, taxas de condomínio, contas de água e luz, entre outras.

Regras de Uso e Conservação: Defina as regras de uso do imóvel, como restrições a reformas, pinturas ou adaptações sem autorização prévia, e estabelece diretrizes para a conservação do imóvel.

Rescisão do Contrato: Especifique as condições e prazos para rescisão do contrato, tanto por parte do locador quanto do locatário, e as deliberações ou multas em caso de rescisão antecipada.

Vistoria Inicial e Final: Realize vistorias do imóvel para entrega das chaves e desocupação.

Interessados em receber carteiras e certificados têm até esta 6ª (22) para requerer inscrições

Os interessados em se inscrever no Creci-PB como pessoas física ou jurídica têm até esta sexta-feira (22) para formalizarem os requerimentos, a tempo de serem analisados na próxima plenária do Órgão. Aqueles que tiverem os pedidos deferidos receberão, em sucessivo, durante sessão solene, as carteiras profissionais e certificados que os habilitarão a desenvolver suas atividades.

As inscrições podem ser feitas na sede do Órgão, em João Pessoa e nas Delegacias existentes nas cidades de Campina Grande, Patos e Cajazeiras. Os documentos necessários estão disponíveis no site do Órgão – www.creci-pb.gov.br e podem ser conferidos clicando aqui.

O respeito e reconhecimento à profissão, criada e regulamentada por lei, começam pelo registro no Conselho de Classe. Somente através dele, é possível o exercício das atividades em todo o território nacional.

Creci-PB alerta administradores de grupos de WhatsApp para responsabilidades civil e penal

Segundo o Código Penal, ninguém pode ser poupado de ser punido em razão de desconhecer a lei, sobretudo criadores e administradores de grupos de WhatsApp – a exemplo dos utilizados para fins profissionais, como de corretores de imóveis – sujeitos, portanto, a serem responsabilizados civil e criminalmente por ação ou omissão.

“Hoje já recebi vários contatos de empresas de mídia e de lojas de carros; perguntei de onde conseguiu meu contato; ela falou que alguém passou os contatos de um grupo de corretores; estão vendendo os contatos; eu recebi contato de empresas de mídia e de consórcio; semana passada me ofereceram um ganho fácil entre R$ 500 e R$ 1000 fazendo trabalhos em casa”.

Essas são apenas algumas das queixas, reclamações e denúncias que têm chegado ao conhecimento do Conselho Regional de Corretores de Imóveis, que evidenciam, em tese, a prática de crimes como ação ou omissão voluntária, negligência ou imprudência, que podem culminar também com pagamento de indenização por danos morais e multas pecuniárias previstas na Lei Geral de Proteção de Dados.

Além dessas situações, foram constatados que simultaneamente em vários grupos de
corretores de imóveis os profissionais alertaram que tiveram suas fotos do perfil do
WhatsApp utilizadas por outros números de telefone por admissíveis estelionatários para prática de golpes a terceiros.

O presidente do Creci-PB, Ubirajara Marques, alerta que é extremamente necessário
que os administradores façam um bom filtro antes de permitir o acesso a esses grupos,
garantindo a segurança de todos. Ele ainda lembrou que o criador não tem função de
moderador, mas sim de administrador, detentor do poder de adicionar e remover pessoas
do grupo – sobretudo nesses grupos, daquelas estranhas à profissão – e até se for o caso,
remover e encerrar o grupo, ou seja, as responsabilidades são devidas à criador (es)
/administrador (es).

“Alertamos ainda nesse primeiro momento, que também pode haver punições em nível
administrativo previstas no âmbito do Sistema Cofeci-Creci”, concluiu Bira, como é
mais conhecido.

Implantação da e-fiscalização

O coordenador de fiscalização, Hermano Batista, informou que foi implementado no
setor um trabalho denominado e-fiscalização, com o objetivo de intensificar o
monitoramento e a fiscalização nas mídias sociais, grupos de WhatsApp, portais de
anúncios de imóveis e sites.

“Definimos novas estratégias para a fiscalização virtual e mantemos uma escala de
fiscais de plantão, que realizam diligências nas mídias sociais. Isso visa combater
práticas ilegais na internet, incluindo anúncios com informações enganosas, tentativas
de fraudes e o exercício ilegal da profissão”.

Dicas sobre como proteger seu número no WhatsApp:
É importante ativar a autenticação em duas etapas para acessar o aplicativo. Para fazer
isso no Android, siga estas etapas:
– Acesse as configurações do WhatsApp;
– Selecione Conta;
– Escolha a opção Verificação em duas etapas;
– Crie um código de seis dígitos, todos numéricos, e associe um e-mail para recuperar a
conta, caso esqueça o código.

O WhatsApp também fornece dicas sobre como proteger suas informações no aplicativo. Você pode configurar sua conta para que apenas seus contatos possam ver sua foto de perfil, o que pode ajudar a evitar golpes. Além disso, embora seja diferente da clonagem, é importante estar ciente de campanhas de phishing, nas quais golpistas copiam dados do perfil de alguém e solicitam dinheiro aos contatos.

Para configurar a privacidade da sua foto de perfil, siga estas etapas:
– Vá para Configurações; no WhatsApp;
– Selecione Conta;.
– Escolha Privacidade;.
– Em Foto do Perfil selecione a opção Meus contatos.

Terça do Saber JP: Treinamento sobre criar melhores experiências e vender mais

O dinâmico mercado imobiliário competitivo e globalizado exige daqueles profissionais que desejam se destacar e nele permanecer, um constante aperfeiçoamento na performance, com base um posicionamento bem definido, processos e metas que trazem as melhores experiências para os seus clientes.

Atento a essa realidade, o Creci-PB oportuniza aos interessados na próxima Terça do Saber (26) a partir das 14h no auditório do Conselho, um treinamento sob o tema “Dominando o jogo: como criar as melhores experiências e vender mais”, que será ministrado pelo jovem, mas experiente corretor de imóveis Pedro Morais, que além de corretor de imóveis tem graduação jurídica, formação internacional e experiência na gestão de marketing e de equipe.

Ele abordará na ocasião, dentre outros assuntos: apresentação pessoal; rotina de alta performance + regra dos 30 dias; criando metas para ter previsibilidade financeira (macro e diretivas) + utilização de um CRM para manutenção de negócios e dados – exercício prático para criação de metas; posicionamento no mercado + parcerias e networking; marketing pessoal; como fidelizar clientes com um pré e pós-venda; como manter a comunicação ativa com clientes para não perder negócios e gatilhos mentais.

As inscrições, gratuitas e exclusivas para corretores de imóveis adimplentes, já podem ser feitas clicando aqui, as vagas são limitadas e os inscritos devem entregar 2 kg de alimentos não perecíveis no ato do credenciamento.

LGPD