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DREX: A moeda digital brasileira – Por João Teodoro

Think Tanks são instituições não lucrativas destinadas a produzir conhecimentos a respeito de temas políticos, econômicos ou científicos. A Universidade da Pensilvânia, US, informa que há cerca de oito mil delas em 187 países. A sigla CBDC resume Central Bank Digital Currency. Em português, significa Moeda Digital Emitida pelo Banco Central. Trata-se da versão virtual da moeda de determinado país. O Atlantic Council, think tank americano, afirma que 130 países os quais, juntos, somam 98% do PIB mundial, já trabalham no lançamento de moedas virtuais.

Onze países já têm sua própria CBDC, e outros 21 estão testando projetos-piloto de moeda virtual, entre eles o Brasil. Na vanguarda da iniciativa está a China que, desde 2020, testa o Yuan Digital, conhecido por lá como e-CNY. Registros indicam que até 2022 mais de 260 milhões de pessoas já haviam experimentado alguma moeda virtual ao redor do mundo. O Brasil planeja lançar o Drex, versão digital do Real, no final de 2024. DREX pode ser tida como acrônimo, onde o D significa digital; R, real; E, eletrônico e o X representa conexão e modernidade.

A proposta é que, além da redução de custos e de burocracia com o uso de papel-moeda, o Drex integrará, em um só lugar virtual, ações, debêntures, títulos públicos e certificados de propriedade de imóveis e veículos, tudo com a segurança da tecnologia blockchain. A tendência é a substituição total da moeda física pela digital. Atualmente, boa parte das pessoas, mesmo sem perceber, utilizam o telefone celular como se fosse uma carteira virtual de dinheiro. Outros, ao invés de papel-moeda, valem-se de cartões de crédito ou de débito.

Entretanto não há no projeto Drex qualquer intensão de acabar com o dinheiro em papel-moeda, que continuará em circulação normalmente. Da mesma forma, a nova moeda não pretende absorver ou acabar com o bem-sucedido Pix. Embora haja similaridade entre eles, porque ambos permitem transações instantâneas, há grandes diferenças a serem consideradas. O Drex tem funcionalidades mais amplas. Além de representar o Real físico em ambiente digital, sua tecnologia permitirá o desenvolvimento de inovações ilimitadas no futuro.

Apesar da semelhança funcional com criptomoedas, como o Bitcoin ou o Ethereum, o Banco Central garante que a nova moeda não será um criptoativo. Enquanto aquelas são geridas de forma privada e descentralizada, esta será totalmente controlada e regulada pelo Bacen, emitida sob rígido controle, como o Real físico. Ao contrário das criptomoedas, que têm aceitação voluntária e funcionam como títulos de risco, o Drex terá circulação obrigatória em todo o território nacional. Todavia sua utilização poderá implicar custos para o usuário.

Para o mercado imobiliário, o Drex poderá fazer muita diferença. Segundo o Bacen, o custo de transferência será bem menor. Esta poderá ser feita automaticamente por meio de contratos inteligentes. O pagamento só será transferido à conta do vendedor depois de concluído o processo legal de transferência do bem. O mesmo processo valerá para qualquer bem titulado: carro, barco, avião. Qualquer operação poderá realizar-se sem intermediário. Opa! Ele se refere à mediação financeira, não à imobiliária. Um Drex valerá, invariavelmente, um Real!

João Teodoro – Presidente do Cofeci

Terça do Saber: Corretores de imóveis de Campina Grande já podem se inscrever em capacitação sobre remarketing

No próximo dia 31 de outubro, profissionais ativos e adimplentes com o Creci-PB poderão aproveitar uma tarde inteira de conhecimentos sobre remarketing, ministrada pela idealizadora do Método Dmais Alessandra Julião.

A edição da Terça do Saber na rainha da Borborema ocorrerá a partir das 14h, no auditório do Senac, no bairro Alto Branco, em Campina Grande.

Os interessados em participar devem realizar inscrição clicando aqui e apresentar dois kg de alimentos na entrada do evento, que serão doados posteriormente a instituições filantrópicas.

Na ocasião, a categoria do município e região poderá explorar ainda mais o conceito de remarketing, voltado para o engajamento dos públicos-alvo que já interagiram com a marca do profissional, de modo a incentivá-los a realizar uma ação desejada que possa ser do seu interesse, como conversão.

Alessandra é fundadora do Instituto Brasileiro do Conhecimento Dmais (www.institutodmais.com), pós-graduada em direito do trabalho e processo do trabalho, marketing digital, administração, coaching business & profissional, co-autora do livro “Mude seu mindset para o sucesso, pela Editora LiTerare” e professora de direito, marketing e vendas.

Inscreva-se agora. Vagas limitadas!

Creci-PB estreita relação institucional com outros Regionais e fortalece Sistema


O presidente do Creci-PB, Ubirajara Marques participa na tarde desta quarta-feira (25), em Aracaju, da penúltima sessão plenária do ano do Regional sergipano, a convite do presidente André Cardoso e acompanhou a vasta pauta votada, bem como a aprovação à unanimidade da prestação de contas relativas ao 3º trimestre de 2023.

Bira, como é mais conhecido, agradeceu pela oportunidade, durante cumprimento de agenda de trabalho que começou pela manhã, quando ambos estreitaram a relação institucional voltada ao fortalecimento do Sistema e trocaram ideias sobre experiências exitosas.

“Dia dos mais proveitosos, pois pudemos, por exemplo, conhecer a TV-Creci e ter a honra de, durante entrevista, falar sobre as ações que desenvolvemos na Paraíba e outras que estamos determinados a realizar, que é mais este veículo de comunicação”, afirmou. Ele esteve acompanhado do superintendente Gustavo Beltrão e do assessor de comunicação Cândido Nóbrega.

Agregação positiva

Outra não foi a avaliação do presidente André Cardoso. “Uma troca de experiências que, sem dúvidas, agregará positivamente aos Regionais envolvidos. Assim como nós compartilhamos ideias e ações que vêm rendendo bons frutos por aqui, também pudemos contar com a partilha do presidente Bira e de sua equipe. É esta a essência do Sistema: juntos, vamos muito mais longe pela categoria e por um mercado imobiliário mais forte”, destacou.

Além dele André, a diretoria se fez representada na plenária por Carla Pimentel (vice-presidente), Henrique Carvalho (diretor-secretário), Alberto Garcez diretor tesoureiro, Luciano Miranda (2º vice-presidente) e Rodrigo Calfa (2º diretor Tesoureiro).

Ascom Creci’s PB/SE

Novas parcerias garantem benefícios a corretores de imóveis

Oito novos convênios foram firmados para concessão de descontos em produtos e serviços ofertados a corretores de imóveis e seus dependentes diretos.

As parcerias se deram por demanda espontânea, na qual empresas públicas e privadas têm procurado o Conselho para estabelecer vínculos e estreitar laços com o objetivo de se aproximar e beneficiar a categoria.

A partir de agora, profissionais ativos e adimplentes com o Creci-PB poderão usufruir do atendimento com condições exclusivas conforme especificado abaixo:

  • 100 Aluguel:20% de desconto nos serviços de utilização das ferramentas digitais produzidas pela 100ALUGUEL para o mercado imobiliário;
  • Athos Odontologia:50% de desconto nos serviços de limpeza dental;
  • Barbearia Barberclub:20% de desconto nos serviços de corte de barba e cabelo;
  • Data Protect:20% de desconto em serviços de Data Protection Officer e um Chief Information Security Officer (CISO), 24/7 e consultoria à adequação do negócio às determinações da LGPD;
  •  Grupo Nice:Exclusivos planos para aquisição de imóveis com valores que variam de R$100 a 500.000,00, sem juros, intercaladas, tornando–se bem mais fácil a sua quitação;
  • OdontoPremium:30% de desconto para procedimento estético, Clareamento e consultas de prevenção (limpeza) e 20% de desconto para os demais procedimentos odontológicos 20%;
  • Online Soluções Digitais: Emissão e renovação de Certificados Digitais ICP-BRASIL com criação de um produto exclusivo para categoria: e-CORRETOR, oferecendo de 13% a 73% de desconto a depender do tipo de certificação;
  • Rosa Chá Aluguel de Vestidos e Ternos: 5 a 10% de desconto, proporcional ao valor dos itens sugeridos, nos serviços de locação de vestuário de trajes masculino e feminino formais para eventos;

“Estamos em constante busca e recepção de novos laços que venham a facilitar o dia a dia do corretor de imóveis. No início de novembro, por exemplo, assinaremos alguns contratos já encaminhados na região de Campina Grande, para que a abrangência dos serviços com descontos seja cada vez maior também no interior do estado”, destacou o presidente Ubirajara Marques.

Na página Clube de Benefícios, no site do Creci-PB, é possível conferir outras informações e contatos desses e de outros convênios firmados até o momento.

A força potencial dos investimentos imobiliários – Por João Teodoro

O dado mais frequentemente utilizado para medir o desempenho econômico de um país é o Produto Interno Bruto (PIB). O PIB representa o conjunto de bens e serviços produzidos pelo país em determinado período, geralmente, por um ano. Por meio do PIB, mede-se o tamanho e a força da economia de um país, bem como a sua classificação em relação à economia mundial. Em 2022, o PIB brasileiro foi de R$ 9,9 trilhões que, divididos por 207,7 milhões de pessoas (IBGE), significa uma renda média anual per capta na ordem de R$ 47.664,90.

Calculado em dólar médio, o PIB brasileiro em 2022 foi de US$2,082 trilhões. O Brasil ficou com a 10ª posição em relação às 15 maiores economias do mundo. A boa notícia é que a Fitch Ratings, agência de classificação de riscos financeiros, elevou a previsão de crescimento do nosso PIB de 2,3% para 3,2%, em 2023. O IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, do Ministério da Economia, mais otimista, revisou para 3,3%. Porém os acontecimentos políticos mais recentes, com repercussão econômica, põem em dúvida essas promissoras estimativas.

Fatos muito perturbadores, como as guerras Rússia x Ucrânia e Israel x Hamas, geram preocupante instabilidade econômica mundial, atingindo principalmente ativos financeiros. Não há como prever a extensão que tais conflitos possam alcançar. Todavia há uma salvaguarda! Segundo a rede de informações Bloomberg, a renitente crise argentina, que atingiu inflação anual de 138,3% em setembro de 2023, vem sendo bravamente superada por Eduardo Elsztain, ex-sócio de George Soros, baseado em resilientes investimentos no setor imobiliário.

Elsztain tem descartado investimentos em ações, títulos de dívida e derivativos, que foram seriamente atingidos pelo calote argentino. Para reafirmar seu posicionamento, sobre a mesa de trabalho do magnata, há uma obra de arte constituída por uma esfera de vidro transparente cheia de cédulas picotados de pesos fora de circulação. A ideia da criação é manter presente na mente das pessoas a fragilidade valorativa do papel-moeda. Em poucos lugares essa realidade é mais palpável do que na Argentina. Sobrepujá-la é uma questão de estratégia.

Essa percepção levou o empresário a fixar-se na ideia de solidez dos investimentos. Segundo ele, a receita é simples: terra, tijolo e argamassa. Pensando assim, construiu um império de shopping centers, terras agrícolas, escritórios físicos e até minas de ouro. A melhor defesa contra a instabilidade são os ativos reais. Assim ele tem se esquivado das profundezas em que a Argentina se afundou nos últimos 20 anos. Elsztain lembra que imprimir moeda para cobrir gastos próprios é um tipo de droga da qual quem a experimenta não se livra facilmente.

A IRSA, empresa imobiliária do investidor, possui nada menos que quinze shoppings na Argentina. O conglomerado continua crescendo, mesmo enquanto a economia do país caminha para sua sexta recessão em uma década, e a inflação alcança quase 140% ao ano. No Brasil, é certo que vivemos alguma insegurança em relação ao sagrado direito de propriedade. Contudo, em quase 134 anos de República, nenhum dirigente de plantão atreveu-se a sugerir sua extinção. Diante de tais incertezas, não há melhor certeza do que o investimento imobiliário!

João Teodoro – Presidente do Cofeci

Junta de Conciliação pretendida pelo Creci-PB resolverá, no nascedouro, demandas específicas

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis da Paraíba está realizando estudos para implantação de uma Junta ou Câmara de Conciliação, que atuará só nessa fase processual, para tentar resolver já no nascedouro, demandas específicas, como apropriação indébita, retenção indevida de valores de administração de locação ou devolução de valores ao locador por parte de quem às vezes só está gerindo o contrato.

Todos os subsídios relativos às partes teórica e prática foram colhidos pelo assessor de comunicação do Creci-PB, Cândido Nóbrega, também operador do direito e especialista em gestão pública, junto ao Creci de São Paulo, durante visita a vários setores do maior Órgão do Sistema.

Segundo Rodrigo de Maio, advogado e chefe do Departamento de Ética e Disciplina e o assessor Diogo Cavalcante Agostinho, a Jucom paulista e as sessões são realizadas da Jucom são realizadas de terça a quinta-feira com os membros das juntas no estado de São Paulo das delegacias de cada região, duram em média 30 minutos, em média, são pautados 60 processos por mês, tanto na Sede, quanto nas Delegacias regionais e toda semana tem audiência, seja na capital ou em Delegacia regional.

Pedido de arquivamento

“Também procuramos, em certos casos, sempre ter o cuidado de deixar expresso no termo de audiência de conciliação que o denunciante está satisfeito e que pede arquivamento dos autos”, acrescentou Rodrigo.

“O processo ético disciplinar oriundo de denúncia formal é aquele onde o denunciante que se sente prejudicado por algum corretor de imóveis ou imobiliária, faz a denúncia formal, providenciamos a instauração do processo, notificamos de alguma alteração e em seguida convocamos o corretor ou imobiliária para apresentar a defesa”, afirmou.

Ele acrescentou que após apresentada a defesa, a depender do tipo de denúncia, geralmente, quando envolve valores, a exemplo de apropriação indébita, pautam audiência de conciliação para serem resolvidos, com ocasiões em que com um mero pedido de desculpas se resolveu o problema.

“Noutros casos, temos muitos problemas com locação, porque, eu sempre digo que o corretor de imóveis ou imobiliária sempre tem dois clientes: o locador e o locatário. E quando um dos dois não estiver satisfeito com a prestação de serviços, vai reclamar. Às vezes o problema é da relação jurídica em si, é uma situação de que uma benfeitoria precisa ser feita, uma necessidade a reformar e às vezes acham que o corretor tem essa responsabilidade, muito embora ele esteja eventualmente tentando intermediar a melhor forma, o melhor dia, se vai mandar uma pessoa, fazer um orçamento, etc.”, esclareceu.

Assistência por advogado

Indagado se a parte denunciada deve ir obrigatoriamente assistida por advogado, ele respondeu que necessariamente não, da mesma forma que o denunciante também não precisa, mas que tem observado já há algum tempo que têm se tornado técnicas, realizadas por advogados, que também acompanham nas defesas, com participações recotrrentes nas audiências.

A exemplo dos demais Regionais, o paulista também tem outros grupos que compõem a parte processual, como a comissão de ética e fiscalização profissional e turmas de julgamento que julgam os processos originários de termos de representação. Há, dentro de um processo ético disciplinar temos três turmas distintas: a comissão de ética, composta por voluntários, membros nomeados pelo presidente do Conselho, José Augusto Viana; e depois de passar, se não tiver acordo, o processo vai ao conhecimento da comissão ética e fiscalização profissional para que aprecie e aprecie, que por não ter competência originária de julgar, encaminha às turmas de julgamento.

O plenário é formado por três dessas turmas, que se reúnem a cada 15 dias na Sede, julgando 90 processos em cada uma desses 15 dias, num total de 180 processos julgados.

Qualificação mínima

E sobre a qualificação mínima técnica, que nesse contexto de imediação e arbitragem os voluntários? a regra específica para nomeação de membros no Conselho, em especial dessa turma técnica, o requisito é o previsto no artigo 12 da Lei 6.530/68, que é dois anos de inscrição (no mínimo) e ser ficha limpa.

“Ou seja, não pode ter nenhuma condenação em processos éticos disciplinares e também temos a cautela de diligenciar no site do Tribunal de Justiça para verificar se possui conduta ilibada, porque, para que ele esteja ali tentando conciliar os seus pares, o mínimo que se espera de um membro é que ele tenha uma conduta exemplar. Essa mesma regra é seguida para os membros da Comissão de Ética e da Coapin. Quando precisa atuar especificamente em um processo em que vai ter um relatório assinado por esses membros e número de portaria, esses requisitos são essenciais”, concluiu Diogo.

Saiba mais: Documentos importantes para tornar uma transação imobiliária mais segura

Durante a rotina de trabalho, o corretor de imóveis precisa estar atento quanto às documentações necessárias para que as transações imobiliárias se tornem mais seguras.

Confira abaixo alguns documentos que são essenciais na hora de fechar um negócio:

Certidão de Ônus Reais

A certidão de ônus reais é uma comprovação emitida em Cartório que garante a veracidade das informações sobre o imóvel. Como o nome mesmo sugere, a intenção deste documento é fazer uma busca dos registros de qualquer tipo de ônus que aquele imóvel tenha. É um dos primeiros documentos que deve ser solicitado no início da negociação, pois garante segurança às partes.

As certidões de ônus e ações expedidas pelo Oficial de Registro de Imóveis atestam a existência ou não de ônus reais (ex.: hipoteca, usufruto, alienação fiduciária, outros), cláusulas (ex.: impenhorabilidade, incomunicabilidade, etc.) ou gravames (ex.: penhoras, restrições administrativas, ausência de quitação, outros).

Certidão de ações reais e pessoais reipersecutórias

A Certidão de Ações Reais Reipersecutória atesta a existência ou não de registros de citações relativas a ações judiciais reais (ex.: usucapião, hipotecária, etc.) ou ações pessoais reipersecutórias (ex.: ação pauliana – fraude contra credores).

Caso o imóvel esteja totalmente livre, será expedida a certidão negativa, caso contrário, será expedida uma certidão positiva, na qual serão indicados os ônus, gravames, ações, entre outros.

Certidão Negativa de Bens

Alguns tipos de negócios exigem que a pessoa física não tenha imóveis em seu nome.

Essa certidão emitida em cartório comprova que a pessoa não tem bens imóveis registrados em seu nome e é uma parte da documentação exigida para alguns procedimentos, principalmente nos casos que utilizam recursos de financiamento bancário.

 Contrato de compra e venda

Esse documento é um dos primeiros a ser firmado. O contrato de compra e venda é o documento que efetiva um negócio de maneira segura. Através de suas cláusulas, se oficializa no papel as obrigações do vendedor, comprador, forma e prazo de pagamento, dentre outras informações da transação. Além disso, ambas as partes garantem a segurança jurídica e o compromisso firmado. É um documento muito importante e requer bastante atenção e noção na sua elaboração.

Depois que o contrato é firmado e autenticado é necessário apresentar ao cartório para que a escritura e o registro sejam realizados.

Escritura

A escritura do imóvel é uma declaração pública que registra a transferência do bem, ou seja, é um documento fundamental para assegurar a compra de um imóvel ou terreno. O cartório de notas também é o responsável por emitir e por validar as firmas das assinaturas das partes.

Registro do imóvel

O registro de imóvel é o documento oficial que determina quem é o atual dono do bem. Ele efetiva a transferência da propriedade. É fundamental fazer o registro para evitar transtornos posteriores, pois apenas após o registro que o imóvel se torna, de fato, propriedade do comprador.

Além dessas, é bastante importante requerer a emissão das certidões negativas do (s) vendedor (es) a exemplo de: ações trabalhistas, Justiça Federal, ações da Fazenda Municipal, ações da Fazenda Estadual, ações em família, tributos imobiliários, entre outros.

 

 

Creci-PB capacita representantes de setores para manter padrão de excelência do Órgão

A capacitação de representantes de vários setores do Creci-PB, que através do presidente Ubirajara Marques, sempre que possível viabiliza oportunidades, a exemplo desta semana, na cidade de Foz do Iguaçu (PR) para o superintendente Gustavo Beltrão, o coordenador de fiscalização Hermano Azevedo e a funcionária administrativa do setor jurídico Alyne Renner.

Terça-feira (17), Gustavo participou de oficina de trabalho onde foi facultada a apresentação sobre desenvolvimento de atividades e desenvolvimento voltadas a temas como Gestão de Compliance e Escritório de Integridade; Plano de Ação e Planejamento Estratégico, Previsão Orçamentária e os Centros de Custos; Relatório de Gestão e Aprimoramentos para o TCU; Portal Transparência e Dados Abertos e Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), dentre outros.

Pautas não menos extensas tiveram o coordenador de fiscalização Hermano Azevedo e a funcionária administrativa do setor jurídico Alyne Renner. E desde hoje todos participam ativamente do Seminário internacional sobre proteção à lavagem de dinheiro (Siplad), do qual também participam os diretores Ubirajara Marques (presidente) e Lamarck Leitão (1º vice-presidente) e o conselheiro federal Fabiano Cabral, acompanhados do assessor de comunicação Cândido Nóbrega.

Seminário internacional sobre proteção à lavagem de dinheiro tem participação ativa do Creci-PB

Os diretores Ubirajara Marques (presidente) e Lamarck Leitão (1º vice-presidente) e o conselheiro federal Fabiano Cabral participam nesta quinta-feira (19), na cidade de Foz do Iguaçu, do Seminário internacional sobre proteção à lavagem de dinheiro (Siplad), promovido pelo Sistema Cofeci-Creci, que tem à frente o presidente João Teodoro.

Pela manhã, foram proferidas duas palestras: uma pelo procurador do Ministério Público do Trabalho, coordenadoria de combate a fraudes no trabalho no MPT, Gustavo Rizzo Ricardo sobre o tema “Combate às Fraudes nas relações de trabalho” e outra, inaugural, pelo ministro do Tribunal de Contas da União João Augusto Ribeiro Nardes.

Às 14h o evento foi aberto oficialmente e prosseguirá até às 18h de amanhã. A agenda de trabalho de Ubirajara, Lamarck e Fabiano teve início ontem à noite, durante sessão plenária. Ainda ontem, o superintendente Gustavo Beltrão, o coordenador de fiscalização Hermano Azevedo e a funcionária administrativa do setor jurídico Alyne Renner, participaram de respectivas oficinas de trabalho e também acompanham o Siplad, junto ao assessor de comunicação Cândido Nóbrega.

O Seminário reúne representantes de vários Regionais do país, em torno da discussão de temas de grande importância, como assédio moral, questões éticas, procedimentos de fiscalização e sobretudo, lavagem de dinheiro.

LGPD: No mundo atual não há mais espaço para erro ou desconhecimento, diz diretor do Creci-PB

O diretor-secretário do Creci-PB, Glauco Morais, saudou os participantes do Terça do Saber ontem no auditório do Órgão, em João Pessoa, lembrando em tom de alerta, que após o advento das redes sociais, dos processos eletrônicos e do mundo virtual, os cuidados com fraudes e mau uso dos dados precisa ser uma constante.

Ele se referiu à Lei Geral de Proteção de Dados, tema da imersão protagonizada pelos três advogados especialistas José Alberto Barroca Falcão Neto, Elias Tavares Vasconcelhos Filho e Daniel Kennedy Santana Lustosa.

E destacou a suma importância da LGPD para a organização dos dados de clientes, parceiros e colaboradores das empresas imobiliárias e dos corretores.

“É possível citar uma autorização de venda de um imóvel com exclusividade preenchida pelo cliente e estabelecendo condições em favor de determinada imobiliária. Nesse caso deve a autorização expressamente prever a possibilidade de os dados pessoais e do imóvel lá constantes poderem ser compartilhados com terceiras pessoas parceiras do detentor daquela autorização”, exemplificou.

Por fim, Glauco parabenizou os corretores que se inscreveram e se fizeram presentes em busca de aperfeiçoar conhecimentos, pois no mundo atual não há mais espaço para erro ou desconhecimento.

Diretora de relações internacionais do Creci-PB é selecionada como mentora da Space Apps

O fato de ter sido selecionada como mentora na Space Apps (maior maratona de inovação do mundo) oportunizou à corretora de imóveis e diretora de relações internacionais, do Creci-PB, Thamara Bastos adquirir valioso conhecimentos e estabelecer conexões avançadas inclusive junto à Agência Nacional de Aeronáutica e Espaço (NASA) dos EUA, que poderão beneficiar significativamente o mercado imobiliário no conceito de inovações tecnológicas a cada dia mais indispensáveis, em nível global, aos corretores de imóveis.

A boa notícia chegou acompanhada de outra, que foi a formação em Global Entrepreneurship and Innovation no Arizona State University (programa de empreendedorismo e inovação da Embaixada dos Estados Unidos e da Casa Branca). Sempre ávida por novos e constantes aperfeiçoamentos, ela celebrou as conquistas em recente Congresso Internacional de Inovação da Indústria ocorrido na cidade de São Paulo.

Na ocasião foi também comemorada a data histórica de 20 anos da primeira edição, período em que se tornou referência em conferência sobre inovação industrial da América Latina e uma das maiores do mundo e contou em 2023. O evento foi realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), e co realizado pelos Serviço Social da Indústria (SESI), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL).

Aprofundamento em relevantes temas

Ele foi protagonizado por grandes especialistas e pensadores nacionais e internacionais, que apresentaram o que há de mais atual em inovação e oportunizaram ao público presente se aprofundar em diversos temas, dentre eles liderança e gestão, tecnologia, planejamento estratégico, implementação e expansão de negócios, responsabilidade ética, recrutamento, cultura organizacional, diversidade, desenvolvimento de pessoas, cadeias de valor, gestão financeira, financiamento, parcerias público-privadas, empreendedorismo social, criação de fidelidade do cliente, branding, propriedade intelectual e e-commerce.

Ou seja, todos os participantes puderam participar de palestras, oficinas, feiras virtuais, interações com empreendedoras de sucesso e acompanhamento por mentores experientes.

Passeio ciclístico promovido pelo Creci-PB atrai participantes de Pernambuco

A consolidação do passeio ciclístico Pedal Creci no calendário esportivo anual foi demonstrada não só pela 3ª edição, realizada ontem cedo pela manhã em João Pessoa, mas também pelo número de participantes, inclusive de outros estados, a exemplo do grupo capitaneado por Roseane Augusto, mas conhecida como Roseane Bike, que veio e retornou pedalando para a cidade de Olinda (PE) acompanhada do esposo e filhas adolescentes.

“Saímos às 22h do sábado, chegamos às 6h de hoje, aproveitamos o dia para dar um ‘rolé’ e retornaremos na segunda-feira. Sempre buscamos percorrer as distâncias mais longas possíveis como essa (longão) e em média são 100 km mensais, o que é muito bom para a saúde e falo por experiência própria de ser diabética”, afirmou.

A concentração para o já tradicional evento se deu às 6h na frente do Hotel Ba’Ra próximo ao Busto de Tamandaré, com tenda com frutas, água mineral, energético e camisetas e a partida foi antecedida por saudações dos diretores do Creci-PB, Ubirajara Marques (presidente), Lamarck Leitão (1º vice-presidente) e Tarcísio Galdino (integração regional), do coordenador da Comissão de Esportes, Cultura e Lazer Leandro Xavier e da integrante do grupo de trabalho, Jacqueline Ângelo, que falou sobre a cor rosa da camiseta, alusiva à campanha Outubro Rosa e falou para as mulheres da importância sobre a prevenção do câncer de mama.

Ao final, foi sorteada entre os participantes uma bicicleta ofertada por Josa Motos e Bicicletas, um dos patrocinadores.

O evento é organizado pela Comissão de Esportes, Lazer e Cultura do Creci, contou com apoio da Prefeitura Municipal de João Pessoa, Bluefit Academia e com os patrocínios das empresas: Construtora Brascon, Menina Praieira Beach Wear, Terra Sol, Construtora Torreão Villarim, Corretores Top, Dimensional Construções, AFV Engenharia, Construtora Tropical, TP Construções, Construtora DRX, Josa Motos e Bicicletas, Urban Incorporadora.

Confira abaixo galeria de fotos 

Aos 35 anos da atual Constituição, não há muito que comemorar – Por João Teodoro

A humanidade sempre teve necessidade de registrar seus feitos e pensamentos para a posteridade. Os primeiros registros encontrados são as pinturas rupestres, em pedra bruta. Depois passamos pelos tabletes de argila, madeira, folhas de palmeira, alguns metais e cascas de árvores, até chegarmos a algo mais parecido com o papel, como o papiro e o pergaminho. O papiro era uma planta abundante no Egito antigo, usada na construção de barcos e para fazer cordas. Descobriu-se que prensada, seca e polida, serviria como suporte para a escrita.

O papiro viabilizou a biblioteca de Alexandria e a de Pérgamo, na Grécia. Outros povos aderiram ao seu uso, até que, a fim de evitar a escassez, sua exportação acabou proibida pelo Egito. A falta do papiro motivou a criação do pergaminho, na cidade de Pérgamo, obtido por meio do tratamento de couro de ovelhas e bezerros. Embora fosse muito mais resistente que o papiro, sua produção era demorada e cara. Os chineses descobriram o papel no ano 105 d.C.. Entretanto só 600 anos depois a novidade foi difundida para outras culturas.

A independência estadunidense foi declarada em 4 de julho de 1776. Sua primeira Constituição foi promulgada em 1787, na Convenção da Filadélfia, e entrou em vigor em 1789. Seu original foi escrito em pergaminho. Anna Mucci Pelúzio (Org. Social e Política do Brasil, 1984, UFV) afirma que a primeira Constituição escrita foi a da Suécia. A maioria dos autores, no entanto, afirma que foi a dos EUA. Com 336 anos, a Carta Magna norte-americana, com meros sete artigos, sofreu apenas 27 emendas que não modificam seu texto, mas são a ele acrescidas.

A história constitucional do Brasil é bem mais complicada. Nossa independência foi declarada em 7 de setembro de 1822, mas continuamos na condição de império até 1889, quando foi proclamada a República. Isso pode ter feito a diferença. Os EUA, ao se libertar do jugo inglês, em 1776, promulgou sua única Constituição apenas 12 anos depois e assumiu o regime republicano. O Brasil continuou imperialista. Nossa primeira Carta foi promulgada por D. Pedro I, em 1824. Ele a impôs ao povo depois de dissolver a Constituinte por ele próprio nomeada.

Há autores que interpretam a Emenda nº 01 à Carta de 1967 como Constituição de 1969. Porém a história oficial a ignora e considera o total de sete diplomas. Pela ordem, a de 1824, em tese, só não é mais antiga que a dos EUA. Porém não foi perpetuada em pergaminho. Por ela, o poder do imperador era absoluto. Em 1891, a Constituição da República instituiu o federalismo e criou os “Estados Unidos do Brasil”. Em 1934, a nova Carta Magna, mais liberal, já declarava: “todos os poderes emanam do povo e em nome dele são exercidos”.

Vieram então a ditadura de Getúlio Vargas, o “Estado novo” e a Carta de 1937, com a pena de morte. A Constituição de 1946 restaurou o estado democrático de direito e extinguiu a pena de morte. A Carta de 1967, enxertada por vários Atos Institucionais, inclusive o AI-5, mais a emenda de 1969, consolidou o regime militar. Há 35 anos, a 05 de outubro de 1988, veio a atual Constituição, com 250 artigos. Hoje, com 128 emendas, mais 06 de revisão compulsória. Essa tumultuada História, contraposta à dos EUA, reflete bem nosso atraso institucional!

Ação filantrópica da Comissão das Mulheres do Creci-PB em Patos marca Dia das Crianças

O Dia das Crianças foi marcado no município de Patos por mais uma ação beneficente da Comissão das Mulheres Corretoras local do Creci-PB, desta feita através da entrega de 200 cachorros-quentes com refrigerantes, pipoca, sacolinhas com guloseimas e 75 brinquedos para as crianças da associação do bairro da vitória ASSMOV.

Coordenada por Ivanilda Alves dos Santos, o grupo de trabalho é composto pelas também corretoras de imóveis Marleide Pereira de Oliveira, Geovania Nogueira de Medeiros, Ivaneide Maria de Medeiros, Veranilda de Sousa Gomes, Edmara Brandão de Lucena Medeiros e Lindauria Carneiro e Sá. A iniciativa contou ainda com o apoio da Coordenadora Adjunta de fiscalização do Sertão, Juliana Gadelha.

A Comissão tem como objetivo fomentar, dar suporte, entender e discutir a atuação das mulheres corretoras de imóveis no mercado imobiliário do município de Patos e região, debater com a diretoria do Conselho suas necessidades, opinar, bem como sugerir e organizar eventos, palestras, cursos, seminários e congressos específicos para as mulheres; além de dar apoio e suporte as diretorias adjuntas da prerrogativa das mulheres e de eventos e convênios, entre outras ações necessárias..

 

Corretores de imóveis saberão tudo e mais um pouco sobre LGPD na próxima Terça do Saber (17)

E desta vez, a imersão será protagonizada em dose tripla pelos advogados e especialistas José Alberto Barroca Falcão Neto, Elias Tavares Vasconcelhos Filho e Daniel Kennedy Santana Lustosa.

A edição compacta do Educacreci torna-se ainda mais imperdível, por uma série, de motivos, a começar, claro, das multas e punições previstas na Lei Geral de Proteção de Dados a empresas e organizações, públicas ou privadas, pelo descumprimento de regras sobre coleta, uso, armazenamento e compartilhamento de dados pessoais, podem chegar até R$ 50 milhões e nessa realidade imposta há quase dois anos pela LGPD, as empresas e os profissionais devem ter atenção redobrada.

Mas sobretudo pelo fato de os corretores de imóveis pessoas física e jurídica lidarem com dados importantes, sensíveis, são trocados desde a compra do terreno passando pela fase de desenvolvimento do projeto, registro da incorporação, lançamento do empreendimento, carta de habitação, montagem de processos de financiamento com compradores e instituições financeiras, contratos, repasse das unidades aos compradores e cadastros de locatários e fiadores para locação.

Multa pode ser agravada por ação de danos morais

Importante lembrar que em todas essas fases, constam em cadastros, números de documentos, endereços, dados bancários, sistemas internos de comunicação (WhatsApp, e-mail, drives e outros), ou seja, pela quantidade de dados e número de pessoas envolvidas, um vazamento pode aumentar ainda mais o prejuízo por parte de quem descumpriu a LGPD e ainda resultar num pagamento de ação por danos morais.

As inscrições são gratuitas e exclusivas para corretores de imóveis adimplentes e os inscritos devem entregar dois kg de alimentos não perecíveis no ato do credenciamento.
Diante do número limitado de vagas, os interessados devem agilizar para garantir a sua.

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Creci-PB não terá expediente nesta quinta e sexta-feira (12 e 13)

O Creci-PB, em virtude do feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida e do ponto facultativo, não terá expediente na próxima quinta (12) e sexta-feira (13).

Os serviços online continuam disponíveis no site do Conselho. A partir da próxima segunda (15), o funcionamento voltará ao normal, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Ex-gari realiza sonho de ser corretora de imóveis para tornar real sonho da casa própria para muitas pessoas

O corretor de imóveis se notabilizou enquanto profissional como responsável, com segurança jurídica, pela realização de sonhos para as pessoas, como o da casa própria. Porém, o respeito e o reconhecimento à profissão, criada e regulamentada há 61 anos por lei, começam pelo registro no Conselho de classe.

Para muitos que ingressam na profissão também é realização de um sonho e para alguns, ainda maior, quase inalcançável, a exemplo do descrito num misto de depoimento/testemunho pela jovem Luciana da Conceição Pereira, ontem à tarde, durante sessão solene de entrega de carteiras e certificados a novos corretores e empresas imobiliárias realizada pelo Creci-PB no auditório do Senac, em João Pessoa.

Trajetória difícil

Moradora de comunidade em casa bem humilde e filha de empregada doméstica que trabalha desde os 13 anos, ela foi mãe cedo, aos 34 tem um filho de 19 anos, perdeu a infância e a juventude, quando pequena dormiu e sofreu na rua, chegou a pedir esmolas e a dormir em orfanatos.

“Da trajetória até aqui, para mim, ainda não parei e quero ser uma das primeiras corretoras de João Pessoa a ser a corretora de milhões”, afirmou, convicta numa determinação de vida fortalecida por muita fé e religiosidade. Foi assim que conseguiu o primeiro emprego com carteira assinada como gari (agente de limpeza urbana), que considerou o melhor do mundo, porque varria a rua como se estivesse varrendo sua casa, que se mantém sempre limpa.

Primeira opção: “luxo”

Após essa oportunidade, ficou um bom tempo desempregada, mas lhe foi apresentada proposta como limpadora no Banco do Brasil, na qual lhe foi perguntado se, pela boa aparência física, aceitaria. “Fiquei surpresa, mas como não aceitar essa bênção dada por Deus? Trabalhava na rua, comia um pão com um copo de café e varria até embaixo de chuva, imagine fazer o mesmo no ar condicionado. Para mim, era um luxo”, lembrou.

Daí foi um passo para passar a exercer o cargo de telefonista na mesma instituição e se qualificou, tanto que após a função ser extinta na agência do Manaíra Shopping, fez prova para a Caixa Econômica, foi aprovada e está lá há quase 5 anos. “Ao longo da vida surgem muitos obstáculos que exigem de nós superação. Ouvi muito ‘mercado imobiliário está muito concorrido’, ‘você não vai vender fácil’, mas nada de afastará do propósito de não ser só mais uma corretora, mas uma diferente, a corretora”, concluiu.

Convergência, honradez e dignidade

O presidente do Creci-PB, Ubirajara Marques, também se mostrou bastante sensibilizado e destacou o exemplo dado por Luciana como mais um dentre os citados nas sessões solenes ocorridas pela manhã no mesmo local e na tarde de anteontem no auditório do Senac em Campina Grande. A convergência de profissionais da Paraíba e de outros estados, de outras áreas, a exemplo de saúde, educação, advocacia e administração de empresas para a atividade de corretor de imóveis.

Todas as atividades profissionais, como a essencial de gari (agente de limpeza urbana) são honradas e dignas, sobretudo quando exercidas por mulheres como Luciana, que remete à Margarida, flor pela qual desde a década de 70 passaram a serem identificadas na cidade de São Paulo, quando, à época, devido à pouca mão-de-obra masculina para a varrição e limpeza das vias da cidade, elas começaram a ser requisitadas para estes serviços.

Pela manhã, a Mesa de Honra foi composta pelos diretores Glauco Morais (1º secretário), Carlos Chagas (ouvidor) e pelo conselheiro federal Assis Cordeiro. À tarde pelos dois últimos, por Ubirajara Marques (presidente), Flávio Passarinho (1º tesoureiro), Augusto Seixas (fiscalização regional), conselheiro federal Edson Medeiros e por Paulo Araújo (presidente do Sindimóveis-PB).

Nos turnos matutino e vespertino os juramentos em nome dos demais profissionais foram prestados respectivamente pelos novos corretores de imóveis Glauco da Silva Campos e Anselmo Guedes de Castilho. Já as entregas simbólicas de carteiras e certificados foram feitas a Paulo Ricardo de Freitas Almeida e Maria Helena Ribeiro Mesquita; e a Rômulo Pequeno de Paiva.  Os certificados foram entregues a Regina Coeli Oliveira Nascimento de Brito (MR Administração Ltda) e José Ribamar Freitas Júnior (Duda Freitas Negócios Imobiliários Ltda).

A atuação como mestre de cerimônia em todas as solenidades coube ao assessor de comunicação Cândido Nóbrega.

Galeria de fotos (manhã)

Galeria de fotos (Tarde)

 

Campina Grande e João Pessoa ganham novos corretores de imóveis e imobiliárias

As sessões solenes de entregas de carteiras e certificados tiveram início às 14h desta segunda-feira (9), em Campina Grande e prosseguirão às 9h e 14h da terça (10), em João Pessoa, todas no auditório do Senac, instituição com a qual o Creci-PB mantém sólida e longeva parceria.

A solenidade, sempre conduzida pelo presidente Ubirajara Marques, contou hoje com a participação do 2º vice-presidente Garibaldi Porto, dos conselheiros estaduais Marcos Rodrigues e Thomas Magnum, do delegado do Creci-PB no município Felipe Gomes e das diretoras Ângela Renata (prerrogativas da mulher corretora de imóveis) e Thamara Bastos (relações internacionais), da coordenadora da Comissão das Mulheres de CG, Andrezza Vidal e do presidente do Sindimóveis-PB, Paulo Araújo.

Hoje, antes da solenidade, a supervisora pedagógica da instituição, Audiceia Alves e o professor Amauri Rodrigues falaram da parceria da Fecomercio com o Conselho, a exemplo dos cursos e benefícios para os corretores registrados e adimplentes com o Órgão e aos seus dependentes.

Em seguida, a gerente da Ular Imobiliária Ltda., Raquel Siqueira, deu as boas vindas aos novos profissionais e falou um pouco sobre a empresa.

O juramento em nome dos demais profissionais foi prestado pela nova corretora de imóveis Jeane de Medeiros Rocha Amaral. Já a entrega simbólica de carteiras e certificados foi feita a Erasmo de Souza e Rúbia Barros Leão e o certificado a Kamila Tayse Vicente do Nascimento (Duplicar Negócios Imobiliários).

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