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Salão Imobiliário Brasil terá lançamento de empreendimento da Mais com condições especiais

A primeira de uma série de condições especiais na aquisição de imóveis durante o Salão Imobiliário Brasil foi confirmada pelo sócio-diretor da Mais Construtora, Kleber Leitão ao diretor-geral da Multifeira Brasil Mostra Brasil, Wilson Martinez, e ao presidente do Creci-PB, Ubirajara Marques.

O Salão, que conta com apoio institucional do Conselho, do Sindimóveis-PB e do Sinduscon-JP, ocorrerá entre os dias 7 a 16 de julho no Centro de Convenções, em João Pessoa, numa área de 2 mil m² dentro da BMB.

Sucesso de vendas

Na ocasião, a Mais fará o lançamento da torre B do Noa Residence Clube, na paradisíaca praia de Ponta de Campina. A venda de 100% da torre A comprovou o sucesso do empreendimento que tem entrega prevista para 2025 e agora os visitantes do Salão interessados poderão garantir sua unidade facilitada por condições exclusivas para o período.

Dentre outros empreendimentos, também será oferecido o Azimut, localizado no bairro de Intermares, reconhecido pelas belas praias, qualidade de vida e proximidade de João Pessoa e o Porto Sampaio, no bairro dos Bancários, na zona sul da Capital.

“Participaremos com entusiasmo da iniciativa que consideramos das mais oportunas, pela credibilidade legitimada por respeitáveis apoios e claro, por ser realizado junto à Multifeira Brasil Mostra Brasil, mostra consolidada de pleno sucesso, traduzido sobretudo pela marca histórica da 28ª edição este ano”, afirmou Kleber.

Ele acrescentou que além do Azimut, outros empreendimentos com alta rentabilidade e localização privilegiada serão ofertados pela Mais Construtora, que conta com 14 anos de história e confiabilidade no mercado, já tendo entregue aproximadamente 900 unidades habitacionais e mais de 18 prédios entregues.

Como participar

Construtoras e corretores de imóveis pessoas física ou jurídica em expor seus produtos para um público estimado para este ano mais de 100 mil visitantes (cujos cadastros serão disponibilizados para as empresas participantes), devem agilizar seu espaço através dos números (83) 98842-4445, 98760-8785, 98716-8852 e 98187-1971 (todos WhatsApp) de segunda-feira a sábado no horário comercial.

Simplesmente irresistível

Mais do que convidativo, o Salão se mostra irresistível pelo aquecimento que o mercado imobiliário atravessa e pela diversidade de segmentos dos frequentadores da Multifeira, aos quais serão oferecidas centenas de imóveis nos 64 bairros da Capital, como apartamentos, casas e loteamentos (prontos e em construção) de pequeno, médio e alto padrão, com correspondentes bancários para fazer a simulação, bem como a carta de crédito.

Torneio Fut-7 Imobiliário abre inscrições para corretores de imóveis da Paraíba

No dia 15 de julho acontecerá, na Arena Marcos da Galinha, em Solânea, a primeira edição do Torneio Fut-7 Imobiliário, que pretende reunir corretores de imóveis da capital ao brejo do estado para a disputa de premiações e um dia inteiro de confraternização entre a categoria.

Profissionais inscritos com o Conselho poderão formar times de até 10 jogadores, sendo, obrigatoriamente, 7 corretores, e podendo completar a formação com até 3 convidados do mercado imobiliário, como construtores, funcionários de imobiliárias e cartórios, correspondentes bancários e etc.

Os jogos da fase de grupos ocorrerão no turno da manhã. Em seguida, será servido um almoço aos atletas e, pela tarde, a competição será retomada para as partidas das semifinais, final e disputa pelo terceiro lugar. No fim do dia, uma banda deve animar as comemorações.

Para participar, cada grupo precisará pagar uma taxa de R$150,00 por time que será revertida como premiação para o campeão do torneio, e fazer a entrega de 1kg de alimento não perecível por integrante, na entrada do evento esportivo. Além disso, as equipes que ocuparem os pódios receberão troféus, medalhas e outros brindes.

Para solicitar a ficha de inscrição e garantir a vaga da equipe ou tirar dúvidas, basta entrar em contato com o delegado do Creci-PB em Bananeiras, Wesley Dayan, através do whatsapp (83) 99882-2273. O regulamento com as normas e principais informações está disponível abaixo.

Programação

  • 7h – Concentração;
  • 8h – Início do torneio;
  • 8h às 12h – Jogos da fase de grupo (8 partidas);
  • 12h – Pausa para almoço;
  • 14h – Retorno com jogos das semifinais;
  • 15h15 – Disputa do terceiro lugar;
  • 16h – Final;
  • 17h – Encerramento com banda.

Data: 15/07/2023
Hora: 7h às 17h
Local: Arena Marcos da Galinha, PB-105 – Solânea/PB

CONFIRA O REGULAMENTO

Regulamento CreciPB – Torneio Fut-7 Imobiliário

STJ confere a condomínios poder de proibir locações por aplicativos como Airbnb – Por Rômulo Soares

Recente decisão do Superior Tribunal de Justiça conferiu aos síndicos de condomínios residenciais o poder de proibir que os proprietários de imóveis possam alugá-los de forma diária através de plataformas não convencionais como Airbnb. Apesar de não haver uma posição consolidada sobre o tema, decisões como essa e outras, tomadas por Tribunais de vários estados, vêm criando jurisprudência acerca dos casos de forma mais específica.

Anteriormente o entendimento era de que a proibição deveria estar descrita expressamente na convenção condominial. Agora, o STJ concluiu que cabe ao condomínio, por meio de assembleia aprovada por no mínimo 2/3 dos condôminos, decidir acerca da permissão de locação dos imóveis.

As demandas são geradas em sua maioria, pelo incômodo de alguns vizinhos de com a presença de outras pessoas que não o proprietário do imóvel, que está passível de caso ignore as notificações do síndico e insistir em desrespeitar a convenção do condomínio, alugando imóvel via aplicativos como Airbnb, pagar uma multa equivalente a até cinco vezes o valor do condomínio.

Ou seja, o entendimento da justiça vem sendo no sentido de que a locação de diárias para várias pessoas diferentes retira o caráter residencial e configura o de hotelaria.

A proibição, porém, não afeta a possibilidade de o proprietário utilizar sua unidade como residência ou de alugá-la por períodos mais longos, inclusive por aplicativos. A lei ainda determina que o proprietário do imóvel deve obter uma licença para locação de curta temporada e que notifique os outros moradores e o síndico antes de alugar a sua unidade.

Rômulo Soares de Lima – corretor de imóveis, advogado, administrador de empresas e atual diretor-secretário do Cofeci

Novo Minha Casa, Minha Vida: Desafio ao Governo Lula – Por João Teodoro

Criado em 2009, durante o segundo mandato de Lula, o programa denominado Minha Casa, Minha Vida decolou rapidamente, na tentativa de combater o elevado déficit habitacional do país. No ano anterior, levantamento feito pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística registrou que o Brasil carecia de 7,9 milhões de novas moradias, 21% da então população nacional. Criado para combater essa deficiência, o programa concedia financiamento subsidiado, em parceria com estados, municípios e entidades sem fins lucrativos.

O MCMV foi um sucesso! Além de fomentar a economia, em especial o mercado de imóveis, ajudou milhares de famílias, urbanas e rurais, a adquirirem sua casa própria. Em dez anos, cerca de cinco milhões de unidades haviam sido comercializadas. Não obstante, em 2019, início do governo Bolsonaro, o déficit ainda era de 7,2 milhões de residências. O novo Presidente, ao invés de extinguir, remodelou o programa e o chamou de Casa Verde e Amarela. O resultado foi modesto. Só 1,6 milhões de unidades foram entregues entre 2019 e 2022.

Atualmente, o déficit habitacional estimado é de 5,8 milhões de casas. Retornando ao governo, Lula da Silva prometeu recriar o MCMV. Seis meses depois, sua proposta foi aprovada pelo Congresso Nacional. O novo programa pretende entregar dois milhões de unidades até 2026. A nova modalidade retorna com três faixas de renda. A primeira delas, prioritária, pretende financiar até 50% do programa para famílias com renda mensal de até R$ 2.640,00. A faixa 2, famílias com renda de até R$ 4.400,00; a faixa 3 atenderá famílias com renda de até R$ 8 mil.

Como nos programas anteriores, áreas rurais também serão atendidas. Mas a renda considerada será anual, tendo em conta a incerta variação da renda mensal no campo. O cálculo é simples. Basta multiplicar por 12 (meses) o valor das rendas mensais urbanas. Assim, teremos: faixa 1, até R$ 31.680,00; faixa 2, até R$ 52.800; e faixa 3, até R$ 96 mil. Embora ainda sem regulamento, o programa pretende incentivar a aquisição de imóveis usados e aluguel social, com subsídios de até 95%, a fim de promover moradia digna a famílias em situação de vulnerabilidade.

Sem dúvida, nada era mais esperado, em especial pela indústria da construção civil, do que a aprovação pelo Congresso do novo programa. Inclusive pela elevação dos valores a serem financiados: R$ 190 mil, R$ 264 mil e R$ 350 mil, respectivamente, para as faixas 1, 2 e 3. Todavia há grandes desafios pela frente. Para os empreendimentos da faixa 1, a localização do terreno sempre foi problema. Os mais baratos, enquadráveis no programa, quase sempre se localizavam em regiões ermas, o que resultava em abandono das casas pelos mutuários.

A proposta atual prevê a construção em locais já com toda a infraestrutura. Entretanto a escassez de oferta e a expectativa de venda fácil elevarão os preços dos terrenos. Quanto a recursos, o governo suprirá a faixa 1, mas as demais dependerão do FGTS, que é sustentado pelos empregados formais. Porém o desemprego cresce, a Selic segue em alta, e os saques da poupança continuam maiores do que os depósitos. Haverá dinheiro? Apesar das dúvidas, as notícias são alvissareiras. A construção civil e o mercado imobiliário têm muito a comemorar!

Presidente do Cofeci – João Teodoro

Creci-PB realiza ação social e contempla Pastoral em CG com 200 Kg de alimentos

Mais uma instituição filantrópica foi beneficiada pelo Creci-PB, desta vez na cidade de Campina Grande. Na tarde desta quinta-feira (22) o presidente Ubirajara Marques entregou à Pastoral Social da Paróquia Sagrada Família – Cáritas, 200 Kg de alimentos não perecíveis arrecadados pelo Órgão, durante as últimas solenidades de entregas de carteiras a novos corretores em maio, em João Pessoa a as últimas edições do programa educacional Terça do Saber na Capital e em Campina Grande nos últimos 6 dias.

A entrega contou com a participação da diretora de relações internacionais, Thamara Bastos, da coordenadora da comissão mulher, Andreza Vidal e do conselheiro estadual Thommas Rodrigues.

Essa foi a terceira doação do ano. A primeira aconteceu em março para o Hospital São Vicente de Paulo em João Pessoa e a segunda, em maio, ao Sopão da Caridade, em Cabedelo. Ambas acumularam cerca de 200 kg para doação.

Sobre a Pastoral

É um Órgão ligado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e à diocese de CG, localizado à Rua Aurealuz Maciel de Lima, no bairro Rocha, mas abrange vários outros, a exemplo de Cinza, Catingueira, Cidades, Serrotão e Aluízio Campos.

E congrega, irmanamente, as Igrejas que fazem parte da Paróquia Sagrada Família, Matriz, São Francisco, São João Batista, Nossa Senhora Aparecida e Santa Luzia, através da ação voluntária e participação da comunidade cristã, realiza atendimento mensal de, em média, até 130 famílias nos bairros anteriormente exposto.

As ações são efetivadas via entrega de cestas básicas contendo gêneros alimentícios, material de higiene, de limpeza, bem como, e quando oportuno, ainda, concessão de fraldas geriátricas, fraldas infantis, vestimentas como calçados, camisas, agasalhos, dentre outros. Nessa mesma linha caritativa, há fornecimento, também, de café da manhã às famílias beneficiadas nos dias de entrega das doações, que ocorrem uma vez por mês. Para uma atuação mais eficaz, existe um cadastro atualizado na secretaria da Cáritas, de todas as famílias beneficiadas, com número de componentes da família, idade, endereço, renda, e demais informações necessárias.

Pix para contribuições

O responsável-mor pela referida gestão, além da participação ativa da Comissão Voluntariada, é o padre Francisco Tomaz e o responsável pela pasta Cáritas é o diácono Cazuza, José de Farias, cujo contato é o número (83) 988259320. O Pix para contribuições é o [email protected]

Feriado junino altera expediente na Sede e Delegacias do Creci-PB

Em virtude do início da celebração da festa na véspera do Dia consagrado a São João Batista, não haverá expediente na sexta-feira (23) na Sede, em João Pessoa e Delegacias do Creci-PB existentes nos municípios de Campina Grande, Patos e Cajazeiras.

O funcionamento do Conselho retornará normalmente na próxima segunda-feira (26), em horário normal, das 7h às 12h e das 13h às 17h.

Auditório lotado e interatividade consolidam sucesso do Terça do Saber

A edição dessa semana agradou em cheio os inscritos, o que foi constatado pelo auditório lotado (mais uma vez) e pelas dúvidas que foram surgindo e sendo dirimidas sobre, por exemplo, tipos de renda, regras de utilização do FGTS, imóveis adjudicados, validade da carta de crédito e prazos do financiamento.

“O tema financiamento habitacional é dos mais palpitantes num mercado imobiliário aquecido em várias regiões do estado e com perspectivas, a curtíssimo prazo, de mudanças no programa Minha Casa Minha Vida”, afirmou a palestrante Andreza Souza.

Ela, que é bacharel em comunicação social (jornalismo) e pós-graduada em mídias digitais, com vasta experiência como correspondente bancário, considerou o evento extremamente organizado, a equipe de funcionários do Creci-PB bem preparada, receptiva e que lhe deu todo o suporte necessário.

Novos convênios trazem benefícios para a categoria

Oito parcerias firmadas pelo presidente Ubirajara Marques chegaram para compor o Clube de Benefícios, que atualmente já soma mais de 100 convênios para concessão de descontos e facilidades para a categoria.

A tarde de reunião para apresentação de tratativas e assinaturas dos contratos contou com a presença de representantes de empresas de diversos segmentos que, unanimemente, destacaram o atendimento e acolhida do Conselho ao público externo, que perpassa desde o setor da recepção até a presidência.

“A busca da gestão em estabelecer esses relacionamentos em prol dos profissionais inscritos tem sido cada vez mais reconhecida, a ponto de quase que semanalmente recebemos contato de empresas, por demanda espontânea, com interesse em se unir ao Creci-PB”, frisou o presidente Ubirajara.

Entre os recém-convenentes, estão desde ótica, fotografia, prestação de serviços de vistoria até o setor de cosméticos e barbearia, conforme lista abaixo:

  • Jampa Connect: 50% de desconto nos serviços de endereço fiscal sobre o valor da tabela vigente em todos os novos contratos;
  • Rafael Óculos: 30% de desconto em serviços óticos de armação, lentes e laboratório próprio;
  • JP Mordomo Gerenciamento de Mudança: 20% de desconto em serviços de gerenciamento de mudanças e organização de eventos e feiras, e 10% de comissão ao corretor de imóveis sobre o valor do contrato firmado de um cliente por ele indicado;
  • Check All Administração e Vistorias: até 20% de desconto nos serviços de vistoria de imóveis e preparação de documentos, serviços combinados de escritório e apoio administrativo;
  • Clínica Vivaz: 20% de desconto em serviços de depilação a laser, tratamento facial e corporal, harmonização facial com botox e tratamento capilar;
  • El Chefe Barbershop: 20% de desconto em todos os serviços que a barbearia disponibiliza, exceto o benefício de desconto em mensalidades do Clube Vip do estabelecimento;
  • Fotógrafo Josenildo Souza: 10% de desconto do valor de tabela para serviços de ensaio em estúdio fotográfico e fotos 3×4;
  • Sra Charme Cosméticos: 10% de desconto (à vista, em espécie ou pix) e 5% (crédito ou débito) na compra de produtos cosméticos (maquiagem, cabelo, acessórios e etc.) e 50% na taxa de entrega para a grande João Pessoa, além de um curso de auto maquiagem por beneficiário.

Todos os convênios se estendem a corretores de imóveis, sócios e funcionários de imobiliárias e seus dependentes diretos, e já podem ser conferidos na página Clube de Benefícios, no site do Conselho ou clicando aqui.

Prazo para interessados em receber carteiras e certificados em julho termina no próximo dia 30

Encerrará no dia 30 de junho o prazo para os interessados que pretendem protocolar pedidos de inscrições no CRECI-PB com vistas ao recebimento de carteiras (corretores de imóveis) ou certificados (imobiliárias), indispensáveis ao exercício da profissão, ainda em julho. Após o prazo acima estipulado, o recebimento de protocolos de inscrições só será possível a partir do dia 31 de julho.

A suspensão dos prazos decorre pelo fato da necessidade de tramitação dos processos, em tempo hábil, para julgamento e homologação na Sessão Plenária que o Órgão realizará no dia 07 de julho e também observando o período de férias coletivas dos empregados do Conselho que acontecerá entre os dias 17 a 30 do mesmo mês.

“Esse procedimento será necessário para cumprimento dos prazos legais junto aos setores (secretaria, financeiro e jurídico) e COAPIN. Após essa ocasião não haverá tempo hábil para agendamento de outra reunião da Comissão para deferir os processos de modo provisório, dessa forma, ficaríamos com esses processos sem tramitação, o que gera prejuízos às partes interessadas que pagam a anuidade proporcional no mês do pedido”, acrescentou o superintendente, Gustavo Beltrão.

Reinscrições

Para quem busca dar entrada no requerimento de reinscrições de pessoas física e jurídica, realizar transferências recebidas ou expedidas, ou ainda inscrição secundária recebida ou expedida, o prazo também será até o dia 30 de junho, com procedimentos a serem feitos na secretaria da Sede do Conselho ou Delegacias Regionais.

Demais demandas

O conselho seguirá recebendo protocolos diversos e executando os demais expedientes até o dia 14 do mês de julho, normalmente. Demais informações necessárias e formulários para inscrições estão disponíveis no site do Órgão através do link https://creci-pb.gov.br na opção “Serviços”. Informações também podem ser requisitadas através dos contatos: (83) 2107-0406 Sede – João Pessoa, 3321-6969 Delegacia Regional de Campina Grande, 3421-2924 Delegacia Regional de Patos e 3531-2329 Delegacia Regional de Cajazeiras.

Presidente do Creci-PB vê em Salão Imobiliário garantia de sucesso para mercado de JP

O Salão Imobiliário Brasil, que ocorrerá entre os dias 7 a 16 de julho durante a Multifeira Mostra Brasil só terá sua montagem iniciada no próximo dia 29, mas já desperta o interesse da cadeia produtiva que inclui o setor da construção civil e claro, da imprensa.

O jornalista Richelle Bezerra, por exemplo, foi até o local onde as peças são produzidas e conversou com o presidente do Creci-PB, Ubirajara Marques e o diretor-geral da Multifeira, Wilson Martinez, sobre os preparativos e as perspectivas das mais positivas sobre evento que acontecerá no Centro de Convenções e além do apoio institucional do Conselho, conta com os do Sinduscon-JP, Sindimóveis-PB e Sistema Cofeci-Creci.

A entrevista feita por Richelle e divulgada nos perfis @feirabrasilmostrabrasiloficial, @richellebezerra, @ideiapositivaonline e @positivaagencia. pode ser conferida abaixo:

Inove e reinvente o seu negócio – Por João Teodoro

Autor de oito livros, João Kepler é CEO da Bossanova Investimentos e investidor-anjo.

Ao Saber Imobiliário, ele explicou que o termo startup é utilizado para designar empresas jovens e inovadoras, que se utilizam de ferramentas tecnológicas, como Youtube, Instagran, Whatsapp. Como exemplo, podem ser citadas: 5º Andar, Netflix, Airbnb, Ifood e Uber. O modelo de negócio, em geral, entrega um mesmo produto ou serviço de maneira repetitiva e escalável, isto é, que se rentabiliza de acordo com a escala, com pouco ou nenhum acréscimo de custos.

Qualquer tipo de negócio nesse contexto é ou foi uma sturtup. Kepler, porém, alerta que a mudança que hoje se verifica no mundo empresarial não é tecnológica, é de comportamento social. A tecnologia é apenas o meio que proporciona a mudança. A evolução social é o que provoca novas formas de pensar, de poder, de força de trabalho e novos modelos de negócios. Estes, por sua vez, geram novas profissões, competições e possibilidades, novos consumidores, novo marketing e novos vendedores. O sucesso está na capacidade de criação de conteúdo.

O momento é de mudanças. É preciso criar alternativas e novos canais de vendas. A opção é inovar em tudo: vendas, pessoas, processos, sistemas, gestão. Como fazer isso? Mudando perspectivas, ferramentas, canais e comportamento, tornando-se influente no que faz ou produz. Se alguém não está preparado para essas mudanças, reaprenda, reflita, replaneje, refaça e recomece.

É preciso aumentar o nível de consciência da informação. Para isso, os dados recebidos diariamente têm de ser processados em seis fases distintas para chegarem a impactar.

Basicamente, é coletar dados e transformá-los em informação. Esta, transforma-se em conhecimento, que gera sabedoria, compartilhamento e impacto. Um Corretor de Imóveis, ao chegar à última fase (impacto), não terá de se preocupar com auto apresentação. Ele já estará suficientemente conhecido para impactar com sua chegada. O palestrante mostra um filme em que uma bicicleta, ao se girar seu guidom para um lado, segue para o lado oposto. Dirigi-la é um grande desafio para o cérebro, acostumado com os movimentos tradicionais.

Neste caso, como nos negócios, é preciso resetar o cérebro, recomeçar. Analfabeto, hoje em dia, não é o que não sabe ler, é o que se recusa a aprender, desaprender e reaprender. A velha economia é oposta à nova. Vejamos casos de antes e depois: empresário > empreendedor; evitar problemas > enfrentá-los; local fixo > qualquer lugar; chefe > líder inovador; contra mudanças > provoca mudanças. Esta é a nova realidade. Outro ponto importante é que não basta entender de tecnologia, de negócio e de venda, se não se entender de gente.

Os clientes (pessoas) serão sempre o maior ativo das empresas. Portanto as moedas mais valiosas são a atenção, a capacidade de atração e conquista da atenção. O segredo do sucesso é ser interessante,  não interesseiro. Quem se torna essencial, sempre será procurado. Encerrando, Kepler afirma que é preciso plantar sempre, com as duas mãos, mas colher com apenas uma delas, a fim de não esgotar o estoque de plantação. É preciso plantar e colher o tempo todo. É necessário não apenas inovar, mas estudar, aprender, servir e se relacionar sempre!

Presidente do Cofeci – João Teodoro

Aquisição de estandes no Salão Imobiliário podem ser feitas inclusive por WhatsApp

Construtoras e corretores de imóveis pessoas física ou jurídica interessados em participar do Salão Imobiliário Brasil que ocorrerá entre os dias 7 a 16 de julho no Centro de Convenções, em João Pessoa, já podem garantir seu espaço numa área de 2 mil m2, dentro da Multifeira Brasil Mostra Brasil, para expor seus produtos para um público estimado para este ano mais de 100 mil visitantes, cujos cadastros serão disponibilizados para as empresas participantes.

O evento será dos mais oportunos – pelo mercado aquecido e pela diversidade de segmentos dos frequentadores – para oferta de centenas de imóveis nos 64 bairros da Capital, como apartamentos, casas e loteamentos (prontos e em construção) de pequeno, médio e alto padrão, com correspondentes bancários para fazer a simulação, bem como a carta de crédito.

Os contatos podem ser feitos de segunda-feira a sábado no horário comercial através dos números (83) 98842-4445, 98760-8785, 98716-8852 e 98187-1971 (todos WhatsApp). A Brasil Mostra Brasil funcionará das 16h às 22h e o Salão conta com o apoio institucional do Conselho Regional de Corretores de Imóveis da Paraíba, do Sinduscon-JP, do Sindimóveis-PB e do Sistema Cofeci-Creci.

Creci-PB recebe funcionários de regionais vizinhos para treinamento e visita técnica

Nos últimos dois dias, o agente fiscal Elieci Souza e as funcionárias da secretaria do Creci-RN, Michelline Soares e Ana Paula, além do assessor de TI do Creci-PE, Divanilson Morais, estiveram na Sede do Conselho paraibano para conhecer as rotinas administrativas adotadas pelo Órgão e participar de treinamento acerca do sistema de gestão ConselhoNet, utilizado pelo regional desde 2016.

Os profissionais acompanharam processos executados pelos setores de superintendência, secretaria, fiscalização, jurídico e TI para maior integração do sistema e aperfeiçoamento de suas rotinas de trabalho.

“Para gente é sempre uma satisfação receber colegas de outros Conselhos, ainda mais nossos vizinhos nordestinos, para uma verdadeira troca de experiências e informações que agregam ambos os Órgãos”, destacou o presidente do Creci-PB, Ubirajara Marques.

A atuação da gestão do Sistema Cofeci-Creci na Paraíba vem ganhando notoriedade e receber visitas tem se tornado comum, a exemplo das passagens recentes de representantes do estado do Ceará, Roraima, entre outros.

 

Instalação de Creci em Roraima alavancará desenvolvimento do estado

Os presidentes do Conselho Federal de Corretores de Imóveis, João Teodoro e do Creci-RR, Reginaldo Barroso de Lima trataram ontem à tarde com o governador Antonio Denarium sobre a instalação de um Regional no estado e desde já, sobre a elaboração de um Termo de Cooperação Técnica.

Denarium vaticinou que no contexto de nos próximos quatro anos tornar Roraima um modelo de desenvolvimento para todo o Brasil, essa parceria com os corretores de imóveis do estado será de extrema importância para atrair investidores da cadeia produtiva da construção civil e do mercado imobiliário de todo o país.

“Assumimos o estado numa situação muito difícil e o equilíbrio fiscal foi muito importante para nos dar sustentabilidade no sentido de instalação de novas políticas públicas. Nosso objetivo agora é dar continuidade e ampliar o trabalho já sendo realizado”, acrescentou o chefe do poder executivo estadual.

João Teodoro esteve acompanhado ainda durante o encontro – que contou com a participação da secretária de estado da infraestrutura, Delchelly Oliveira – dos diretores vice-presidentes José Augusto Viana Neto e Marcelo Moura, Secretários, Rômulo Soares e Diego Gama, Tesoureiros, Valdecir Monteiro e Vilmar Pinto e dos conselheiros do Creci-RR, Gabriel Maranhão, Rosmery Malinowski e Veronildo da Silva.

Capilaridade em representação

Ele fez suas as palavras dos demais ao agradecer a receptividade e ao reconhecimento da importância da categoria profissional, nunca tão valorizada e que também por isso tem atraído pessoas que exercem outros ofícios, como engenheiros e advogados. “A nós, isso só nos honra e em muito aumenta nossa responsabilidade através de representação do Sistema em 27 estados”, afirmou o sempre entusiasmado João Teodoro.

Aprovação de MP do MCMV pelo Senado teve participação de Frente Parlamentar da PB

Com pouco mais de dois meses de funcionamento, a Frente Parlamentar do Mercado Imobiliário da Paraíba já mostrou a que veio, não só pela consolidação como foro adequado para pautar, discutir políticas públicas, defender os interesses legítimos do setor e contribuir com propostas e ideias no sentido, por exemplo da Medida Provisória do programa habitacional Minha Casa Minha Vida, aprovada anteontem pelo Senado Federal.

O diretor de articulação e projetos do Conselho Regional de Corretores de Imóveis da Paraíba, Alessandro Velloso destacou como pontos positivos a reinclusão no texto de exigência às construtoras que atuam no programa de contratação de seguro pós-obra para cobrir eventuais danos estruturais nas unidades e a prioridade para o MCMV quando do custeio por outras fontes quando envolver recursos da União (FNHIS, FDS ou FAR).

 “Dentre as alterações, considero bastante negativa a permissão para uso de recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para projetos relacionados à Regularização Fundiária Urbana (Reurb), como vias de acesso, iluminação pública, saneamento básico e drenagem de águas pluviais, ou seja, esse recurso será fracionado para outros destinos que não a habitação na ponta da lança”, concluiu.

Audiência pública antecedente e proveitosa

Há 30 dias, MP n. 1162/23 foi objeto de concorrida audiência pública realizada pela FPMI no auditório do Creci-PB, primeiro Órgão integrante da cadeia produtiva da construção civil e do mercado imobiliário a requerer participação na Frente e ser atendido pelo idealizador e presidente da associação suprapartidária, deputado George Morais (União).

O debate foi enriquecido pelos esclarecimentos dados presencialmente pelo senador paraibano Efraim Filho (União) e relator da Comissão Mista para análise das mudanças previstas na Medida, bem como pelas considerações, sob diversos ângulos, dos secretários municipais José William Montenegro (infraestrutura) e Socorro Gadelha (habitação), da presidente da Cehap, Emília Correia, a vice-presidente do Crea-PB, Carmem Eleonora e os presidentes do Sinduscon-JP, Wagner Breckenfeld e do Conselho de Arquitetura e Urbanismo, Eduardo Nóbrega.

Na ocasião, George considerou a audiência das mais proveitosas pela relevância do tema e por ter oportunizado a discussão e contribuições no sentido de que fossem aprimoradas as mudanças previstas, para garantir um melhor atendimento às necessidades da população e promoção da inclusão social e redução da desigualdade no país, onde se estima que só PB há um déficit habitacional ainda de mais de 130 mil moradias.

Torneio de Fut-7 reunirá corretores de imóveis da capital ao brejo da PB

Nesta quarta-feira (16), Wesley Dayan, delegado do Creci-PB em Bananeiras se reuniu, na Sede do Conselho, com o superintendente Gustavo Beltrão e com os corretores de imóveis Leandro Xavier, André Luiz e Natanael Anselmo, coordenador e integrantes da Comissão de Esporte, Cultura e Lazer, para definir os últimos detalhes do mais novo evento esportivo que pretende reunir profissionais da capital ao brejo do estado.

A primeira edição do “Torneio Fut-7 Imobiliário”, deve acontecer no dia 15 de julho, em Solânea, e contará com até 10 times formados por corretores de imóveis e convidados. Cada equipe poderá inscrever de 7 a 10 jogadores que, juntos, disputarão troféus, medalhas e outras premiações.

“Estamos bastante animados e abriremos as inscrições em breve. Será um dia inteiro de esporte e confraternização entre a categoria. O evento deve começar em futebol e terminar em música, além de um almoço servido para todos os atletas”, destacou o delegado Wesley.

Nas próximas semanas serão divulgadas as regras da competição, como também, as formas de ingresso.

Terça do Saber JP: Tudo sobre financiamento habitacional

A imersão da próxima Terça do Saber que ocorrerá no dia 20 no auditório do Creci, a partir das 14h, versará sobre financiamento habitacional em banco público, tema dos mais palpitantes num mercado imobiliário aquecido em várias regiões do estado e com perspectivas, a curtíssimo prazo, de mudanças no programa Minha Casa Minha Vida.

Como já se tornou rotina nas edições anteriores, com vagas limitadas para os corretores de imóveis adimplentes, as inscrições pelos interessados devem ser feitas rapidamente, tanto através do site do Órgão como clicando aqui.

Modalidades de financiamentos, sistemas de amortização, regras para utilização do FGTS, documentos necessários para carta de crédito, despesas com compra do imóvel e cronograma do processo serão abordados pela bacharel em comunicação social (jornalismo) e pós-graduada em mídias digitais Andreza Souza, que também possui larga experiência como correspondente bancário.

Os participantes no ato do credenciamento na recepção do Conselho deverão fazer a entrega de 2 kg de alimentos não perecíveis que posteriormente serão doados a instituição filantrópica cadastrada no Órgão.

Creci-PB propõe ao OLX mais transparência e segurança nos anúncios imobiliários

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis da Paraíba foi procurado ontem pelo grupo OLX para ser ouvido sobre a prestação dos serviços ofertados aos profissionais do mercado imobiliário pela plataforma de anúncios, bem como para apresentação de inovações tecnológicas pela empresa de comércio eletrônico.

O presidente Ubirajara Marques agradeceu a visita do gerente regional Centro Oeste/Norte e Nordeste, Antônio Siqueira e da gerente de contas pessoa jurídica Isis Lopes e oportunizou o encontro para destacar as incessantes ações de monitoramento da fiscalização pelo Conselho na plataforma para combater o exercício ilegal da profissão e outras irregularidades.

“São várias as denúncias que nosso setor vem recebendo de possíveis fraudes praticadas nos sites de anúncios do Grupo, com a utilização de propaganda enganosa e anúncios suspeitos de imóveis em valores bem abaixo do mercado, com a oferta de consórcios imobiliários”, relatou.

Segurança para corretores e usuários

Bira, como é mais conhecido, apresentou ainda sugestões no sentido de aperfeiçoar a formalidade dos anúncios dos profissionais, do cadastro e as suas publicidades, garantindo assim mais segurança não apenas a eles, mas também aos usuários da referida plataforma.

Por sua vez, os dois representantes informaram que a empresa dispõe de um canal para que o usuário ao identificar um anúncio suspeito possa denunciar e de uma equipe de monitoramento para analisar as denúncias e quando constatada a irregularidade, quando for o caso, o anúncio é retirado e o contrato cancelado.

Ambos se colocaram à disposição para receber demandas nesse sentido e verificar o andamento dessas denúncias, bem como receber sempre sugestões para melhoria na segurança e na prestação dos serviços.

Transparência e mais fiscalização

Ubirajara considerou o encontro muito proveitoso. “Foi oportuno para debater esses e outros assuntos, a exemplo do indispensável avanço no relacionamento comercial com os profissionais e empresas imobiliárias, daí termos proposto ações para promover a transparência e a segurança dos anúncios e já obtido apoio à ações relacionadas à fiscalização nos sites de anúncios do grupo”, concluiu.

O coordenador da fiscalização Hermano Batista, afirmou que o seu setor utilizará o canal de denúncias do site, para apontar anúncios irregulares e/ou com hipóteses de fraudes.  A reunião contou com a participação do superintendente Gustavo Beltrão.

LGPD