31.1 C
João Pessoa
Início Site Página 8

40 anos de história como corretora de imóveis: D. Ziza recebe dupla homenagem do Cofeci

O Conselho Federal de Corretores de Imóveis materializou sexta-feira, durante sessão ordinária conduzida pelo presidente de honra e diretor-secretário Rômulo Soares, justas e merecidas homenagens, por meio da Comenda JK, mais alta distinção do Sistema Cofeci-Creci e da Medalha do Mérito de Corretor de Imóveis, a dois valorosos corretores de imóveis, em reconhecimento aos serviços prestados por ambos, pela dedicação à categoria e pelo que se destacaram, ao seu tempo e modo, no exercício da profissão.

Luzia Firmino Figueiredo, carinhosamente conhecida por D. Ziza, natural da cidade de Esperança, no Brejo paraibano, que morou a maior parte de sua vida no bairro do Castelo Branco, em João Pessoa, onde pontificou no magistério, como comerciante autônoma dos ramos de mercearias e de imóveis, e desde 1984 até os dias atuais, ou seja, 40 anos, abraçou a profissão de corretor de imóveis.

Nesse período, exerceu mandatos de conselheira efetiva do Creci-PB nos períodos de 2004 a 2206, 2007 a 2009 e 2010 a 2013, além de ter sido diretora do Sindimóveis-PB.

A distinção foi proposta e entregue pelo presidente do Creci-PB e ex-presidente do Sindimóveis-PB, Ubirajara Marques.

A outra homenagem, Marshall Marques de Oliveira, um profissional natural da cidade de Paudalho, no vizinho estado de Pernambuco, que deixou uma marca indelével ainda nos estados da Paraíba e do Rio Grande do Norte, sempre dedicação incansável, será materializada em outro momento, em virtude de sua impossibilidade de comparecimento, por motivos de ordem superior.

A Mesa foi composta pelo presidente de honra e representante do Cofeci, Rômulo Soares e ainda pelo presidente Ubirajara Marques e pelos conselheiros federais Edson Medeiros e Assis Cordeiro.

Comenda JK

Instituída através da Resolução-Cofeci 126/B de 2002, é entregue juntamente com a Medalha do Mérito do Corretor de Imóveis, a Comenda JK e o respectivo Diploma, com que serão agraciados cidadãos, autoridades e corretores de imóveis que tenham prestado relevantes serviços à Classe, ao seu desenvolvimento e ao mercado imobiliário, após indicação acolhida pela Comissão do Mérito e homologada pelo E. Plenário do COFECI.

Centenas de processos são julgados durante sessão plenária do Creci-PB

O Creci-PB realizou a 4a Sessão Ordinária Plenária do ano, onde foram analisados e julgados centenas de processos administrativos, dentre eles, inscrição jurídica, inscrição como estagiário, inscrição secundária recebida, inscrição secundária recebida, justificações eleitorais, reinscrição pessoa física e aprovação de portarias, além de apresentação de relatórios de setores, delegacias regionais e assessorias.

A sessão, na tarde da sexta-feira (4) foi conduzida pelo presidente Ubirajara Marques, contou com a participação dos diretores 1º e 2º presidentes Lamarck Leitão e Garibaldi Porto; 1º e 2º secretários Glauco Morais e Josemar Nóbrega, 1º e 2º tesoureiros Flávio Passarinho e Carla Bezerra, dos conselheiros federais Rômulo Soares, Assis Cordeiro, Edson Medeiros, bem como dos demais Conselheiros efetivos e os suplentes convocados.

Pela manhã, também conduzida por Bira, como é mais conhecido, foi realizada na sede do Órgão, reunião de diretoria, que contou com a participação de todos os diretores executivos e também com extensa pauta, foram apresentados diversos comunicados sobre as ações do órgão durante o último trimestre.

Já a plenária aconteceu no auditório do Senac, no centro de João Pessoa, em virtude das obras de reforma no auditório do Conselho.

 

Fortalecimento do setor: Rômulo Soares visitas imobiliárias em Patos e discute futuras ações

O diretor-secretário do Cofeci e presidente eleito do Creci-PB, Rômulo Soares, visitou sexta-feira (4) pela manhã, durante cumprimento de agenda na cidade de Patos, 5 imobiliárias: Carlos e Celso, Marcones, Antônio Almeida, Fênix (Lourdinha) e Líder (Diogo Medeiros).

“A pauta, comum a todas, foi quanto aos aspectos relacionados ao mercado imobiliário no município e discussão de estratégias com vistas ao seu fomento, reserva de mercado, defesa da categoria e combate ao exercício ilegal da profissão”, afirmou Rômulo, ao agradecer a receptividade, acompanhado do diretor de ações sociais do Regional, Antônio Alves.

Ele concluiu, acrescentando que esses diálogos serão fundamentais a encaminhamentos futuros com vistas à definição de ações voltadas ao fortalecimento da profissão e do setor.

Creci-PB contempla com ação social Casa de Apoio ao portador do câncer

A instituição, que atende em média 100 pessoas por mês, como apoio ao tratamento prestado pelo Hospital do Bem no município, bem de Patos-PB, doa próteses mamárias, turbantes e uma pulseira de identificação para elas, tudo por meio de doações, daí por que 104 Kg de alimentos e de 12 Kits higiênico, arrecadados durante eventos do Conselhos e iniciativas da Comissão da Mulher do Órgão no município foram muito bem recebidos pela presidente Lúcia Romão.

A entrega foi feita pelas integrantes da Comissão, Ivanilda Alves (coordenadora), Edmara Brandão, Ivaneide Medeiros, Veranilda Gomes, Marlede Pereira, Geovania Nogueira, Ledilva Lucena, Erbora Figueiredo, Larruama Dantas, bem como pelos diretores Antônio Alves (ações sociais), Rui Ferreira (institucional), Isis Medeiros (delegada) e Juliana Gadelha (adjunta da fiscalização).

O ato foi prestigiado por Rômulo Soares, diretor-secretário do Cofeci, representando o presidente do Creci-PB, Ubirajara Marques e o presidente do Cofeci, João Teodoro; pelo presidente do Conselho de Habitação da Prefeitura Municipal de Patos-PB, cadeira que representa o Creci-PB, Rui Ferreira e pelos funcionários do Conselho, Hellena Araújo, Hermano Batista e Alana Wanderley.

Nilda Alves, como é mais conhecida, disse que juntamente com as dedicadas integrantes da Comissão, teve a honra de participar da organização de um evento de grande importância para a comunidade.

Amor, afeto e solidariedade

“Com o objetivo de apoiar aqueles que enfrentam o câncer, organizamos a doação de alimentos e kits higiênicos para a referida instituição. Este gesto, realizado com muito amor e afeto, simboliza a nossa união em prol da solidariedade e do cuidado com os que mais necessitam”, afirmou.

Ela destacou que a contribuição de cada uma foi fundamental para o resultado final e reforçou a força e a importância do trabalho coletivo: “Ainda mais significativo foi realizar esta ação no mês de outubro, quando celebramos a conscientização sobre o câncer de mama. Este mês é um marco para a luta contra a doença, e através dessa iniciativa, buscamos não apenas levar apoio material, mas também fortalecer a mensagem de esperança, prevenção e cuidado”.

Ivaneide considerou a experiência incrível, lembrando que é sempre bom ajudar quem mais precisa. “Todos juntos num só propósito, câncer tem CURA!! Espero que no próximo ano nós da equipe de mulheres corretoras de Patos consigamos ajudar ainda mais”.

“Quem não veio perdeu muito”: o sucesso do Educacreci no fortalecimento do mercado imobiliário

A edição no formato workshop, durante o dia de ontem no Hotel Manaíra, em João Pessoa reafirmou o valor e significado do programa como referência em educação continuada para os inscritos no Conselho Regional de Corretores de Imóveis. O evento realizado pelo Órgão e que contou com o apoio do escritório Mouzalas Azevedo Advocacia, se destacou pelo nível de qualidade dos temas e dos 5 painelistas, o que lotou o auditório pela manhã à tarde, até quase 18h.

Modelo para OAB

O advogado Daniel Azevedo foi um deles e enalteceu a importância do programa como um modelo a ser seguido por outras profissões. “É uma iniciativa extraordinária para a atualização profissional dos corretores de imóveis. Acredito que todas as profissões, inclusive a advocacia, se beneficiariam muito se eventos semelhantes acontecessem para toda a classe”, falou, durante a sua apresentação.

Criado pelo então presidente Rômulo Soares, o Educacreci foi ampliado na gestão do presidente Ubirajara Marques, com o Terça do Saber, talk show e agora work shop como este, sob tema principal “Garantias profissionais do corretor de imóveis”, com uma programação intensa, bem estruturada e que teve como mestre de cerimônia o jornalista e assessor de comunicação Cândido Nóbrega.

O dia começou com o credenciamento às 8h30 e a abertura oficial pelo Diretor 2º vice-presidente Garibaldi Porto, às 9h. Os participantes tiveram a oportunidade de assistir a painéis intercalados por pausas para coffee, abordando temas como “Você não é o que parece” e “Como garantir a remuneração nos contratos imobiliários”, apresentados pelos advogados Valberto Azevedo e Tatiana Amaral.

Após o intervalo para almoço, as atividades foram retomadas com mais três painéis, abordando temas importantes como a responsabilidade civil dos corretores no direito do consumidor, apresentado por Daniel Azevedo, a importância de ver o vendedor também como cliente, discutido por Wagner Breckenfeld, presidente do Sinduscon-JP, e a prevenção de riscos em diferentes operações imobiliárias, por Victor Andriola.

Satisfação e inspiração

André Vidal, corretor de imóveis, expressou sua satisfação: “Ontem, quem não esteve aqui perdeu uma excelente oportunidade. Tenho certeza que os melhores profissionais de João Pessoa estiveram reunidos aqui.” Jean Severiano, outro corretor presente, destacou o impacto positivo do programa na criação de redes de contato e negócios.

O evento também foi um espaço de inspiração, especialmente para as mulheres no setor imobiliário. Elba Dantas, corretora há 11 anos, ressaltou a importância de figuras inspiradoras como a advogada Tatiana Amaral: “Participar desse evento é uma forma de nos instigarmos cada vez mais a buscar conhecimento. Para mim, enquanto mulher e enquanto profissional, é um momento de conhecimento e de bagagem para atuação na minha área”.

Creci-PB abre inscrições para workshop com 5 painéis sobre temas fundamentais aos corretores

No programa de educação continuada Educacreci, o que é bom se repete, seja no formato tradicional, Terça do Saber ou talk-show e será nesta última modalidade que o Creci-PB assegurou parceria com o escritório Mouzalas Azevedo Advocacia para a realização de evento sobre o tema “Garantias profissionais do corretor de imóveis”, no próximo dia 3 de outubro no Hotel Manaíra, no bairro do mesmo nome, em João Pessoa.

A programação terá início com credenciamento às 8h30 e abertura pelo presidente Ubirajara (Bira) Marques às 9h e prosseguirá pela manhã com painéis intercalados por pausa para coffee sobre “Você não é o que parece” e “Como garantir a remuneração nos contratos imobiliários” que serão abordados pelos advogados Valberto Azevedo e Tatiana Amaral.

Após o intervalo para almoço, as atividades serão retomadas às 13h45 com mais 3 painéis, sobre Responsabilidade civil dos corretores no direito do consumidor (Daniel Azevedo/advogado), O vendedor também é seu cliente (Wagner Brekenfeld/presidente do Sinduscon-JP) e Prevenção de riscos em diferentes operações imobiliárias (Victor Andriola/advogado).

O número de vagas é limitado e as inscrições gratuitas para os inscritos adimplentes com o Conselho podem ser feitas neste link: https://bit.ly/3BwvwRx 

Governo estuda fundo para refinanciar dívidas de ‘casa própria’ popular

Além de estimular a formação de um mercado secundário de financiamentos imobiliários no País, a Empresa Gestora de Ativos (Emgea) estuda ampliar seu escopo e comprar títulos derivados de dívidas vencidas de famílias que têm casa própria, mas não conseguiram quitar as parcelas. A estatal avalia criar um fundo social focado na aquisição desses papéis, segundo apurou o Broadcast.

Fontes a par do assunto explicaram que existe um problema crônico em diversos municípios do Brasil envolvendo cooperativas habitacionais que acumulam dívidas de cooperados. Em muitos casos, elas construíram e venderam imóveis, sobretudo para famílias mais pobres, mas faliram pelo alto índice de inadimplência.

Como a Emgea não pode emprestar dinheiro, ela ficaria incumbida de encontrar agentes do mercado que concedam recursos de forma financiada aos cooperados, desde que a estatal assuma o compromisso prévio de comprar esse empréstimos. Nesse caso, os agentes emprestariam a verba em troca dos contratos imobiliários pendentes de quitação. A partir desses contratos, eles formariam uma carteira, emitiriam um Certificado de Recebíveis Imobiliários (CRI) e venderiam para a Emgea.

Grupo está fora de programas habitacionais

Na prática, os moradores dos imóveis continuariam com a dívida em aberto, mas de forma financiada e sem pendência junto à Emgea, e conseguiriam a escritura do imóvel. A ideia, de acordo com fontes ouvidas pela reportagem, é garantir que a estatal cumpra sua função social e atenda uma parcela pobre da população que não é contemplada por programas habitacionais do governo.

Pessoas que participam das negociações afirmam que, para evitar riscos ao balanço da estatal, a Emgea investirá em outras frentes mais lucrativas como forma de compensação, como a negociação do direito de uso de imóveis do governo federal e a compra de “créditos estressados”. A demanda em torno das cooperativas habitacionais tem sido apresentada por municípios e entidades. O desenho final ainda está sendo discutido entre dirigentes da empresa e o Ministério da Fazenda.

A Emgea foi escolhida pelo governo Lula para estimular a formação de um mercado secundário de financiamentos imobiliários no País. A medida foi anunciada junto com o “Acredita”, programa para estimular a oferta de crédito. O projeto de lei já foi aprovado pelo Congresso e está pendente de sanção presidencial.

Pela proposta, a Emgea ficará responsável por comprar as carteiras imobiliárias dos bancos, por meio de um fundo que será abastecido com recursos que a estatal tem a receber da União. Na prática, a medida abrirá os balanços das instituições financeiras para que elas possam conceder novos financiamentos, seja para a compra de imóveis pelos consumidores ou a construção de imóveis pelas empresas do setor.

FONTE: ESTADO DE S.PAULO

Congresso SIMM! João Pessoa

O Congresso SIMM! está chegando a João Pessoa! A maior densidade de conhecimento por m² acontecerá no dia 10 de Outubro, no Centro Cultural Ariano Suassuna!

No SIMM! João Pessoa 2024 você irá encontrar:

  • Palestras inspiradoras:

Ouça histórias de sucesso e insights valiosos. Descubra as tendências e inovações que estão moldando o futuro.

  • Networking de alto impacto:

Conecte-se com profissionais influentes e expanda sua rede de contatos. Aproveite a oportunidade para trocar experiências e criar parcerias estratégicas.

  • Dados:

No SIMM! João Pessoa você terá acesso aos dados de demanda imobiliária da região e do Brasil coletados pela maior empresa de pesquisa de viabilidade do país, a Datastore.

  • Oportunidades de Crescimento:

Explore novas possibilidades de carreira e descubra como alcançar seus objetivos. O Congresso SIMM! é o lugar para encontrar as respostas que você procura.

Inscrições: https://datastore.com.br/loja/cU8u6GaLqZARSi1b15Ev

CRONOGRAMA

* 08:00 as 09:00 – Credenciamento (obrigatório)
* 9:15 – Abertura
* 09:20 – Apresentação Construtora Tropical
* 9:30 – Palestra: “Estatística e o Futuro de João Pessoa”
* por Marcus Araujo
* Fundador da Datastore, Autor Best-Seller Imobiliário e Futorologista do Morar
* 10:30 – Painel “Big Players – Turismo, Moradia Inteligente, Qualidade de Vida – A Força dos Compactos”
* por Grandes Incorporadores (em breve!)
* 11:20 – Painel “Questões Polêmicas do Direito Imobiliário e Urbanístico”
* Por Especialistas do Setor Imobiliário (em breve!)
* 12:10 – Pausa para almoço
* 13:30 – Painel “Estratégias de Desenvolvimento de Empreendimentos Imobiliários”
* Por Especialistas do Setor Imobiliário (em breve!)
* 14:20 – Palestra “Marketing e Posicionamento para Corretores e Incorporadores”
* por Ruy Dantas
* Fundador da Ilhatec, CEO da RD Innovation, Presidente do Sin Group e Conselheiro do CONAR
* 15:10 – Intervalo
* 15:30 – Painel “A Visão de uma Nova Geração do Mercado Imobiliário”
* Por Especialistas do Setor Imobiliário entre 25-30 anos (em breve!)
* 16:20 – Palestra: “Mercado de Luxo : O Segredo do Atendimento Excepcional”
* Por Sophia Martins: Corretora de Imóveis, Perita Avalista Federal, Certificação Internacional CIPS, com passagens por Harvard, FGV, PUC-SP, PUC-RS, Mackeinze e autora dos livros “Mentes Milionárias” e “Profissão de Milhões”
* 17:20 – Encerramento do evento

*Cronograma sujeito a alterações sem aviso prévio.

Inscrições: https://datastore.com.br/loja/cU8u6GaLqZARSi1b15Ev

Empresas e pessoas físicas poderão atualizar valor do imóvel e pagar imposto menor na venda; entenda

Cobrança sobre atualização será de 4% às pessoas físicas e 6% às pessoas jurídicas, mas redução do imposto só vai ser totalmente aproveitada se imóvel for vendido daqui a 15 anos

BRASÍLIA – Empresas e pessoas físicas poderão atualizar o valor de seus imóveis até dezembro deste ano e pagar um imposto menor na venda e na transferência desses bens. A proposta foi sancionada na última segunda-feira, 16, como uma das medidas de compensação da desoneração da folha de 17 setores da economia e de municípios.

A mudança, que consta na Lei 14.973/24, atinge donos de imóveis, que poderão pagar impostos menores nas negociações, mas terão de pagar o tributo nos próximos 90 dias. Além disso, o impacto é gradual e a redução só será totalmente aproveitada se o imóvel for vendido daqui a 15 anos ou mais.

A regra também beneficia o governo, que pode ter uma arrecadação extra em 2024, ajudando na meta de zerar o déficit público neste ano. O Executivo não divulgou quanto pretende arrecadar com a medida, alegando que o valor depende da adesão dos contribuintes. Procurados, o Ministério da Fazenda e a Receita Federal não comentaram.

Atualmente, pessoas físicas pagam de 15% a 22,5% de Imposto de Renda sobre a valorização do imóvel quando vendem esses bens – 15% vale para ganhos de até R$ 5 milhões. A tributação é cobrada em cima do ganho de capital, ou seja, da diferença entre o valor do imóvel quando foi comprado e quando foi vendido. Para as empresas, o Imposto de Renda é de 15% (podendo ter um adicional de 10% dependendo do porte) e ainda é cobrado mais 9% de Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), chegando uma tributação de 34%.

Com a atualização, as pessoas físicas pagarão 4% sobre a valorização do imóvel nos próximos 90 dias. As empresas, por sua vez, vão pagar 6% de Imposto de Renda e 4% de CSLL. Os contribuintes terão de pagar o imposto nos próximos 90 dias, independentemente de quando efetuarem a venda. Se fizerem isso, poderão pagar um valor menor de tributo quando o bem for efetivamente negociado, que dependerá do tempo entre a atualização e a venda.

A atualização é opcional. Se não for feita nos próximos 90 dias, o imposto não é reduzido e a alíquota será cobrada normalmente na transação. “A ideia é trazer receita para a União e uma tributação favorecida (vantajosa) para aqueles que desejam fazer esse tipo de atualização, o que hoje é vedado e só acontece no momento da alienação (transferência)”, diz advogado tributarista e professor do Centro Universitário do Pará (Cesupa) Carlos Schenato.

Como o imposto sobre a venda de imóveis será calculado
A lei muda a forma de cálculo do ganho de capital que serve como base para a cobrança do imposto. A alíquota do Imposto de Renda não muda. Com o passar dos anos, porém, a base tributável ficará menor e, consequentemente, o valor efetivo do tributo diminui (veja tabela abaixo).

O impacto da redução é integral se a pessoa ou a empresa vender o imóvel daqui a 15 anos ou mais. Se vender antes, o desconto é menor. A redução só começa a ser aplicada se a venda ocorrer três anos após a atualização. Quanto mais a pessoa demorar para transferir o bem, menos imposto ela pagará.

Impacto da redução de impostos após atualização do imóvel

Ganho de capital, base para a cobrança do tributo, será calculado com fator redutor que varia conforme o período entre a atualização do valor do imóvel e a alienação. Quanto maior o tempo, maior o desconto.

“A redução da tributação é o grande atrativo para que os contribuintes se sintam estimulados a fazer essa atualização. A lei privilegia as pessoas que ficam com os seus imóveis durante vários anos, principalmente acima de 15 anos”, afirma a advogada tributarista Mariana Ferreira. “Não é um mecanismo para aqueles investidores que compram e vendem imóveis para fazer disso um ganho.”

A Receita Federal ainda deverá divulgar os prazos e os procedimentos para fazer a atualização dos valores dos imóveis. O prazo de 90 dias, no entanto, já está contando e acaba no dia 15 de dezembro. O Fisco ainda não se pronunciou sobre quando fará a regulamentação e quais serão as regras.

“Não sei até que ponto as pessoas estão dispostas a pagar impostos no Brasil. O prazo é curto e é preciso ver se as pessoas estarão atentas a isso e vão aderir”, diz Eduardo Natal, presidente do Comitê de Transação Tributária da Associação Brasileira da Advocacia Tributária (Abat).

Por: Daniel Weterman /Terra.com.br

Corretores sem o SGR perdem a revolução digital do mercado imobiliário

Corretores de imóveis que ainda não utilizam o Sistema de Gestão de Registro do Cofeci, estão perdendo a chance de participar de uma verdadeira revolução no mercado imobiliário. Até o final do ano, será lançada a versão 2.0, que promete transformar a forma como os profissionais se conectam, negociam e protegem seus negócios. Nela, será possível a construção de redes de negócios com corretores de todo o país, com regras claras e seguras de participação de divisão de responsabilidades.

“Estamos desenvolvendo uma plataforma que funcionará como uma rede social, onde o corretor poderá criar um perfil, compartilhar seus imóveis e estabelecer parcerias com outros profissionais de forma intuitiva e rápida”, revelou José Carneiro, CEO da CF Inovação ao jornalista e assessor de comunicação do Creci-PB, Cândido Nóbrega. Ele acrescentou que o novo sistema permitirá que corretores de todo o Brasil se conectem, celebrem contratos e compartilhem informações de maneira segura, preservando a privacidade e a integridade dos dados.

Esse avanço não é apenas uma promessa. Carneiro adiantou que uma incorporadora já planeja lançar, nos próximos meses, um bilhão de reais em ativos digitais no Sistema, que serão comercializados exclusivamente por corretores de imóveis. “O SGR, que pode ser conferido clicando aqui, será a porta de entrada para o mercado de ativos imobiliários digitais, preservando as prerrogativas dos corretores e das imobiliárias nesse novo segmento de mercado”, explicou.

O que os corretores estão perdendo ao não aderirem?

A resposta é simples: proteção, segurança e eficiência. O Sistema oferece uma série de mecanismos que protegem o direito de comercialização do corretor, evitando que clientes sejam desviados ou que honorários sejam indevidamente recusados. “Hoje, é comum o desvio de clientes ou o não pagamento de honorários devidos. O SGR ataca essas práticas, garantindo uma proteção jurídica sólida ao corretor”, afirmou Carneiro.

E também age como uma ferramenta essencial para a formalização de parcerias entre corretores, sem a necessidade de recorrer a estruturas informais que corroem as comissões. “O SGR facilita a criação de redes de negócios seguras, onde todos os envolvidos são devidamente remunerados, sem a perda de parte considerável da comissão em esquemas de ‘piramidagem’, acrescentou Carneiro. Além disso, mantém um registro seguro de todos os documentos e contratos, o que oferece tranquilidade em possíveis disputas jurídicas com clientes ou parceiros.

Relação custo benefício

Outro ponto de destaque é a economia de tempo e dinheiro que o SGR proporciona. Com um pacote de R$59,90 mensais para pessoa física, o corretor tem acesso a um Sistema completo que inclui assinatura eletrônica avançada, fiscalização digital e registro de documentos, a um custo muito inferior aos sistemas convencionais de assinatura eletrônica. “É mais barato e muito mais eficiente do que manter um sistema de assinatura eletrônica simples”, observou.

O SGR já oferece uma série de funcionalidades que agilizam o trabalho do corretor. Com a plataforma, é possível registrar contratos de corretagem e toda a documentação ligada à atuação profissional. No SGR 2.0 também será possível acompanhar negociações e ter acesso a uma base de dados nacional de corretores, tudo de forma digital. “O sistema cria uma cadeia de proteção ética e jurídica que facilita a vida do corretor, garantindo que ele tenha toda a documentação necessária devidamente registrada e segura”, complementou Carneiro.

Você já ouviu falar em tokens imobiliários?

Essa tecnologia é o futuro das transações em imóveis, e o SGR é a infraestrutura que garantirá atuação plena e segura de corretores de imóveis nesse novo mercado.

Empresas e corretores que ainda não utilizam o SGR estão, portanto, não apenas deixando de aproveitar essas inovações, mas também perdendo a oportunidade de se posicionar de forma competitiva no mercado imobiliário digital. Com a chegada do SGR 2.0, o cenário se tornará ainda mais desafiador para quem não estiver preparado para essa nova era de negócios.

Agilidade na venda de imóveis da União é buscada pelo Cofeci junto à Procuradoria da Fazenda

A exemplo do que conseguiu no convênio com a Caixa Econômica Federal, o Conselho Federal de Corretores de Imóveis, pretende viabilizar aos profissionais inscritos de todo o país, que zerem o estoque de imóveis adjudicados disponibilizados pela União por meio da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, muitos deles de alto valor econômico.

Nesse sentido, formas e estratégias de aperfeiçoamento de Acordo de Cooperação Técnica existente, foram tratados quarta-feira (18) durante reunião virtual com o procurador da Fazenda Nacional, Victor Hugo Reis pelos diretores do Cofeci José Augusto Viana Neto (1º vice-presidente), Marcelo Moura (2º vice-presidente -coordenador nacional de convênios), e Rômulo Soares (secretário), que falou sobre a orientação do presidente João Teodoro em potencializar os efeitos da parceria.

Em seguida Marcelo Moura, numa demonstração de voluntariedade do Conselho, indagou de Victor as “dores” da Procuradoria, o que estaria faltando para um melhor funcionamento por parte do setor de TI e sugeriu a realização de treinamentos, tendo em vista os trâmites quanto a esses imóveis não serem complicados.

R$ 400 bi

“Segundo pesquisa que fizemos a de leiloeiros é bem maior que a de corretores de imóveis, estes reclamam de suporte para atendimento, mas têm que entender o negócio bastante rentável, cujo rebrand é hoje de mais de R$ 400 bi. Falta ramificar a chegada do produto e essa alta disponibilidade”, respondeu.

José Augusto Viana Neto alertou sobre uma apatia administrativa e defendeu uma campanha nacional para despertar a consciência profissional dos inscritos, que não precisam sair atrás de clientes, tendo a oportunidade de se inscreverem para a venda de bens no portal de vendas “Comprei”. O encontro contou com a participação do superintendente e do coordenador de TI do Cofeci, respectivamente Gean Silva e Carlos Ernesto, e do superintendente do Creci-RJ, Marcos Limão.

“Consideramos a reunião das mais produtivas por tudo que foi posto à mesa, que nos norteará com objetividade para que adotemos as devidas providências com a máxima brevidade possível, para facilitarmos aos corretores de imóveis regularmente inscritos de todo o país mais uma excelente oportunidade de alavancarem seus negócios”, concluiu Rômulo.

Construção de sede própria do Cofeci segue cronograma vistoriado por diretores

As obras de construção da nova sede do Conselho Federal de Corretores de Imóveis, localizada no Eixo Monumental, no Setor Hoteleiro Sul, em Brasília, foram vistoriadas na tarde de ontem pelos diretores José Augusto Viana Neto (vice-presidente) e Rômulo Soares (secretário).

“Estamos satisfeitos com o andamento dos trabalhos, com o prosseguimento dos cronogramas previstos para a concretização da sede, que será um orgulho do Cofeci e refletirá para a categoria e para a sociedade o seu funcionamento e representatividade”, afirmou Viana, que também é presidente do Creci-SP.

Por sua vez, Rômulo Soares destacou que a nova sede prestigiará 650 mil corretores de imóveis (pessoa física) e 92 mil (pessoa jurídica) e disse que semanalmente os diretores do Órgão máximo da categoria fazem visitas técnicas e acompanham as obras.

Para o presidente João Teodoro da Silva, a construção da nova sede própria em edifício exclusivo, representa a consagração do trabalho de todas as diretorias e conselheiros que serviram ao Sistema Cofeci-Creci nos últimos 18 anos. “Foram anos de economia forçada para conseguirmos os recursos necessários, mas conseguimos. Construiremos a sede sem depender de um único centavo emprestado, se Deus quiser. É a realização de um grande sonho”, declarou.

Contenção, fundações e garagem robotizada

Segundo o engenheiro responsável pela obra, Sérgio Chaves, a parte de estaca da contenção foi finalizada e estão fazendo os tirantes para finalizar a contenção e seguir com a escavação até quase 17 metros de profundidade, para até o próximo mês de dezembro dar início às fundações.

“A garagem com elevadores totalmente robotizada não terá trânsito de pedestres no subsolo. Os equipamentos pegam o carro no pavimento térreo e desce e estaciona e depois, quando a pessoa for sair, o carro será retirado também tudo por meio de robô até o ponto da saída do estacionamento”, esclareceu.

A evolução e a vida no mês das celebrações da Independência do país sob a ótica de João Teodoro

Neste ano, as celebrações da Independência do Brasil foram enriquecidas por uma reflexão profunda sobre a vida e a evolução, inspirada nas ideias de Charles Darwin e no pensamento contemporâneo. O presidente do Sistema Cofeci-Creci, João Teodoro da Silva, trouxe à tona essa discussão, convidando a sociedade a enxergar a natureza de uma nova maneira, sob um novo olhar.

Charles Darwin, renomado naturalista inglês do século XIX, revolucionou a ciência com sua Teoria do Evolucionismo. A seleção natural, conforme Darwin, é um processo que permite apenas aos mais adaptados sobreviverem e se reproduzirem. Essa teoria, que também se aplica à vida vegetal, foi complementada pelos estudos de Gregor Mendel, que ajudaram a solidificar o entendimento científico da evolução.

Ciência e fé

A discussão sobre a origem da vida, no entanto, vai além da biologia, lembra João Teodoro. Há, segundo os pensadores, uma visão conciliadora que propõe a coexistência entre evolução e criação, sugerindo que ciência e a fé podem oferecer uma percepção mais ampla da vida. A criação é vista como um reconhecimento da dependência de tudo que existe sob a autoria de um Criador, enquanto a evolução explica a diversidade biológica.

Ele enfatiza que a vida, em sua diversidade, é um espetáculo contínuo e observa que o encanto da vida está presente até em coisas simples, como uma gota de orvalho caindo sobre a pétala de uma flor. Essa reflexão destaca a necessidade de desenvolvermos uma sensibilidade maior para perceber e preservar a beleza natural que nos cerca.

Preservação do meio ambiente

A celebração da Independência, portanto, não é apenas um momento de comemoração histórica, mas sobretudo uma oportunidade para refletir sobre nosso papel na preservação do meio ambiente. A vida é vista como um milagre, e a responsabilidade de proteger a natureza recai sobre todos nós. Os impactos da atividade humana são uma ameaça real à biodiversidade e aos habitats naturais, tornando urgente a busca por um mundo mais sustentável.

No último dia 7 de setembro, a mensagem que João Teodoro trouxe e provoca a reflexão é clara: como podemos contribuir para um futuro onde a natureza e a humanidade coexistam em harmonia? A resposta pode estar na própria beleza do mundo natural, que nos inspira a desenvolver um profundo sentimento de conexão com tudo o que nos rodeia.

Associação Vida Nova recebe donativos arrecadados no 4º Pedal CRECI

Mais de 800 quilos de alimentos que foram arrecadados no 4º passeio Pedal Creci, no último dia 1 de setembro, foram entregues na manhã desta segunda-feira, por integrantes da Comissão de Esporte, Cultura e Lazer do Órgão, acompanhados da 2ª diretora-tesoureira Carla Bezerra Cavalcanti e do superintendente Gustavo Beltrão em João Pessoa, à Associação Nova Vida, que auxilia as pessoas com câncer em estado de vulnerabilidade social e suas famílias com entrega de alimentos, medicamentos, tratamentos e suplementos.

Os donativos foram recebidos pela gerente administrativa da instituição, Sara Andrade e pela supervisora de telemarketing (responsável pela captação das doações), Débora Nóbrega, em nome do gerente geral André Silva.

A Comissão do Conselho é composta por:

  • Leandro Xavier (coordenador)
  • Ana Flávia Carrazone
  • André Luiz Santos
  • Kheylha Pereira
  • Marciana Ventura
  • Natanael Anselmo
  • Olivia Clementino
  • Omar Cascudo
  • Renata Araujo
  • Taciane Gondim

Os interessados em ajudar a entidade, podem dirigir-se à sua sede, localizada na Rua Diogo Velho, 333, centro, João Pessoa ou entrar em contato no número (83) 99184-3535.

Cofeci e Crecis debatem a implementação de sistema e a reestruturação de turmas e câmaras de julgamento

Uma das características da gestão do Conselho Federal de Corretores de Imóveis, que tem à frente o presidente João Teodoro, é a dinâmica de ações desenvolvidas de forma virtual, híbrida ou presencial, a exemplo da que foi viabilizada nesta quinta-feira (12), quando de reunião com os presidentes dos Regionais dos estados de SP (José Augusto Viana Neto), PB (Ubirajara Marques), Mato Grosso (Claudeci Contreiras) RJ (Marcelo Moura e João Eduardo), PI (Pedro Nogueira), DF (Diego Gama) e PR (Luiz Celso Castegnaro).

Na Sede do Creci-SP, recebidos por Viana, que também é vice-presidente do Cofeci, os diretores Rômulo Soares (1º secretário), Diego Gama (2º secretário), Vilmar Pinto (2º tesoureiro) e Pedro Nogueira (assuntos legislativos) discorreram sobre convênios com instituições específicas sobre a prevenção e combate ao assédio contra as mulheres do Sistema Cofeci-Creci e sobre atualizações das Normas da ABNT para o mercado imobiliário.

“Mas não só: aproveitamos a participação de todos no Conecta Imobi para tratamos sobre a implementação do Sistema Jaspion na reestruturação das Turmas e Câmaras de Julgamento, bem como acerca do calendário de treinamento para os Grupos de Trabalho dos Creci’s e do Cofeci, no que é a essência desta gestão, seguindo a orientação do líder João Teodoro”, afirmou Rômulo Soares.

Conecta Imobi conta com participação de diretores do Cofeci

Os diretores do Conselho Federal de Corretores de Imóveis, José Augusto Viana Neto (vice-presidente), Rômulo Soares (1º secretário), Diego Gama (2º secretário), Vilmar Pinto (2º tesoureiro) e Pedro Nogueira (assuntos legislativos) estão prestigiando o evento Conecta Imobi, realizado ontem e hoje pelo Grupo OLX em São Paulo, num “aquecimento” para o CIMI360, que ocorrerá entre os próximos dias 15 a 18 de outubro também na capital paulista.

O Congresso Internacional do Mercado Imobiliário, que conta com o patrocínio do Sistema Cofeci-Creci e a curadoria da Urban Systems, promete ser reconhecido como o maior movimento do mercado imobiliário na América Latina, projetado para reunir mais de 20 mil participantes no novo parque Anhembi, visa fomentar negócios tanto em nível nacional quanto internacional, oferecendo uma nova perspectiva sobre o mercado imobiliário atual.

O evento, numa área de 30 mil m2, será o ponto de encontro para todos os profissionais do mercado imobiliário, reunindo especialistas, investidores e empreendedores em um ambiente único de aprendizado e negócios, proporcionando uma experiência imersiva e completa para os participantes, numa valiosa oportunidade de aprimoramento de habilidades, e conhecimentos, bem como a impulsão de carreiras e do mercado imobiliário como um todo.

“O mercado imobiliário não será o mesmo depois deste fantástico evento”, vaticinou o presidente do Cofeci João Teodoro da Silva.

As inscrições continuam abertas e ainda podem ser feitas através do site www.cimi360.com.br, onde estão disponíveis informações sobre programação e descontos

Representantes do Cofeci e de Creci fazem reunião técnica em São Paulo

A realização do Congresso Internacional do Mercado Imobiliário entre os próximos dias 14 a 18 de outubro em São Paulo e convênios com abrangência nacional para os corretores de imóveis, foram alguns dos temas tratados durante recepção do presidente do Creci-SP, José Augusto Viana Neto aos diretores do Cofeci Rômulo Soares (1º secretário), Diego Gama (2º secretário) e ao presidente do Creci-PR, Luiz Castegnaro.

“Nossa participação no Conecta Imobi 2024, evento que acontece desde ontem na capital paulista, foi bastante oportuno para atualizarmos algumas pautas e iniciarmos outras, todas com vistas ao fortalecimento do Sistema Cofeci-Creci e por conseguinte da categoria que representamos”, afirmou Rômulo, ao agradecer pela prestimosa e habitual atenção de Vianna, que também é vice-presidente do Cofeci.

Justificativa eleitoral

O prazo para apresentação de justificação de ausência, por alguma razão escusável, de corretores de imóveis à eleição do Creci-PB, foi prorrogado do dia 02 para o dia 16 de setembro de 2024, conforme portaria assinada pelo presidente do CRECI-PB, Ubirajara Marques.

A decisão se deu, em virtude de a portaria de n.º 030/2024, que suspendeu os prazos administrativos e processuais, dentre eles as respostas das demandas da Ouvidoria, durante o cumprimento da primeira etapa das férias coletivas dos funcionários, que ocorreu entre os dias 17/06/2024 a 30/06/2024, período no qual não houve atendimento na Sede e Delegacias.

Para realizar a justificativa, basta preencher um formulário informando o motivo da ausência do voto, anexar documentos que comprovem sua justificativa (se houver) e realizar o protocolo na Sede do Creci-PB ou delegacia mais próxima.

Também é possível enviar o formulário para o email [email protected] ou protocolá-lo através do Portal do Corretor.

Dúvidas, entre em contato com a Secretaria: Telefone: 83 2107-0406 ou WhatsApp 83 99405-9732

LGPD