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COFECI prestigia Encontro dos Conselhos de Profissões Regulamentadas

O vice-presidente do Conselho Federal de Corretores de Imóveis, José Augusto Viana Neto, considerou altamente produtivo o Encontro dos Conselhos de Profissões Regulamentadas, que aconteceu segunda-feira e terça-feira no auditório do Conselho Federal de Medicina, em Brasília. Além de representar o COFECI, ele, que também é presidente do Creci-SP, discorreu num painel sobre Processo Administrativo Disciplinar (PAD).

“O mais importante, sem dúvida nenhuma, é a aproximação com o Tribunal de Contas da União. Afinal de contas nós tivemos como um dos palestrantes, o ministro Augusto Nardes, que é responsável pela fiscalização das contas e a governança dos Conselhos Profissionais e além dele nós tivemos também o diretor de executivos do secretário-executivo do Fórum dos Conselhos Federais de Profissões Regulamentadas, Jenner de Morais e o diretor de fiscalização dos Conselhos Profissionais do TCU, Alberto Câmara, pessoas que exercem papel fundamental decisivo na fiscalização dos atos dos executivos dos Conselhos”, afirmou.

Viana destacou também entre os palestrantes, vários técnicos do TCU de inúmeras áreas, cada qual falando da sua atividade, do seu ponto de vista, e o que interessa que o Conselho providencie que cada vez as coisas sejam mais transparentes.

Este I Encontro é realizado pelo Fórum dos Conselhos Federais de Profissões Regulamentadas, entidade que reúne 31 conselhos representantes de mais de 10 milhões de profissionais e organizado pelo Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance Público (IGCP).

Período histórico

O Fórum, também chamado de Conselhão, foi criado em 1999 e teve José Augusto Viana Neto como presidente por 10 anos consecutivos. “Foram 10 gestões em que tivemos bons avanços e fizemos outras reuniões de caráter geral, em outras capitais brasileiras, em algumas cidades históricas, onde nos reunimos por dois três dias discutindo e debatendo as questões relativas ao conselho”, lembrou.

E concluiu, enaltecendo o conceito de capacitação do primeiro evento com essas características, no qual os dirigentes de Conselhos estão ouvindo técnicos especializados.

 

Creci-PB marca presença na Cajazeiras Expo Negócios

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis da Paraíba participou ativamente da Cajazeiras Expo Negócios, realizada de 23 a 25 de novembro, na casa de shows Pallacium, em Cajazeiras.

Durante o evento, o Creci-PB contou com uma estrutura composta por dois estandes, decorados com banners e adesivos promovendo a valorização da profissão de corretor de imóveis e o combate ao exercício ilegal da atividade. Mensagens como “Imóveis só com Corretor”“Exercício Ilegal é Crime” e “Corretor é quem tem Creci” foram amplamente divulgadas. Além disso, foram disponibilizados panfletos com informações sobre a profissão e a atuação do Conselho, bem como uma cartilha produzida pela Comissão das Mulheres Corretoras de Imóveis.

Representaram o Creci-PB no evento o presidente Ubirajara Marques, o segundo vice-presidente Garibaldi Porto, a diretora de Prerrogativas da Mulher Ângela Renata, o ouvidor Carlos Chagas, o delegado regional Humberto Júnior, o superintendente Gustavo Beltrão e a funcionária administrativa Francielda Menêzes.

“É fundamental que o Conselho esteja presente em eventos como este, pois eles representam uma oportunidade de ampliar nossas campanhas e divulgar as ações realizadas”, destacou o presidente Ubirajara Marques.

Sobre a Feira

A Cajazeiras Expo Negócios 2024 chega à sua 5ª edição consolidada como a principal Feira de Negócios Multissetorial da região. O evento, realizado pelo SEBRAE em parceria com a Prefeitura Municipal de Cajazeiras, é uma plataforma estratégica para impulsionar o crescimento regional, conectar empresas e fomentar o desenvolvimento de novas oportunidades comerciais.

Escritório Nacional de Integridade: marco de governança e transparência no Sistema Cofeci-Creci

Em um movimento que visa integrar e fortalecer a governança e transparência no Conselho Federal e nos 27 Regionais, o Cofeci concluiu na tarde desta terça-feira (26), a fase final do cronograma de consolidação do Escritório Nacional de Integridade. Esta quarta e última etapa contou com a participação dos 81 membros do Escritório, representando os Conselhos Regionais de todo o país, será oficialmente apresentada na próxima sessão plenária do Órgão máximo da categoria, que ocorrerá na cidade de Foz do Iguaçu (PR) na próxima semana, numa iniciativa sem precedentes.

Segundo Rômulo Soares, diretor-secretário do Cofeci e um dos coordenadores do Escritório, a estrutura é composta por uma coordenação nacional e regional. “A coordenação nacional é formada por mim e pelo superintendente, Jean Silva, enquanto a coordenação regional será conduzida por um membro eleito de cada região do Brasil. Esta estrutura reforça nosso compromisso com uma governança sólida em todo o país”, explicou.

Na reunião de hoje foram apresentados 11 instrumentos fundamentais, incluindo o regimento interno, os quais serão submetidos à aprovação na plenária do Cofeci. A partir de janeiro, o Escritório Nacional de Integridade iniciará suas atividades oficialmente, atuando como um complemento às práticas de compliance e governança já existentes. “Chegamos ao final de um processo rigoroso de criação e instalação. Este trabalho já recebeu elogios do Tribunal de Contas da União (TCU) e da Controladoria Geral da União (CGU), destacando-o como um exemplo de inovação no setor”, acrescentou.

A iniciativa visa potencializar a transparência e a fiscalização, assim como o combate à corrupção e ao assédio moral e sexual, por meio de treinamentos e orientações contínuas. “O encerramento deste ciclo atende às exigências do TCU e da CGU, elevando nossos padrões de integridade e responsabilidade”, destacou.

Apesar de sua importância estratégica, o Escritório Nacional de Integridade não terá uma Sede física. Rômulo Soares esclarece que “cada Conselho Regional funcionará como sede, e o Cofeci será a sede nacional, com reuniões predominantemente online”. No entanto, está prevista uma reunião presencial para oficializar a instalação, com calendário a ser definido.

Com a conclusão desta etapa, o Cofeci segue firme em seu propósito de fortalecer a integridade e a transparência no Sistema Cofeci-Creci, assegurando que este projeto inovador continue a ser um referencial de boas práticas para órgãos públicos federais e outras entidades do setor.

Participantes esbanjam otimismo quanto a Curso apoiado pelo Creci-PB

O Curso de avaliação e perícia mercadológica de imóveis realizado pelo professor João Diniz Marcello desde ontem e que segue até a próxima sexta-feira (29) com turmas pela manhã e à tarde em João Pessoa, iniciou cercado de expectativas das mais positivas dos participantes. A abertura nos dois turnos foi feita pelo presidente Ubirajara Marques.

O casal de corretores de imóveis Valdemir Evaristo e Edisandra Barros foi uníssono pela manhã ao dizer que a motivação principal foi adquirir mais conhecimentos para o desempenho das atividades, sobretudo nesse que é um dos mais rentáveis nichos do mercado imobiliário, no qual esperam se consolidar.

“Sigo o Instagram do Creci-PB e vi que existia a possibilidade de fazer o Curso, eu já tinha interesse antes e agora vou tentar aprender o máximo possível e posteriormente, quando me inscrever no Órgão, atuar e ter sucesso com os conhecimentos adquiridos aqui”, afirmou a estudante do Curso de TTI”, Cícera dos Santos Honorato Brito, que está inscrita na turma da tarde.

Já o corretor de imóveis Edízio Peixoto destacou a importância de o Conselho apoiar a realização do curso e considerou a oportunidade ímpar para o crescimento na profissão. “Agradeço ao Conselho por trazer um professor da magnitude que teremos nesses 5 dias”, referindo-se ao renomado João Diniz. “Com certeza será um curso muito proveitoso para a nossa carreira. Nada melhor do que se qualificar e se aperfeiçoar em todas as áreas que o mercado oferece”, concluiu.

Reforma Tributária Urgente

Mensagem do presidente do COFECI João Teodoro:

Ilustre Colega,

​Apesar de todos os esforços, o mercado imobiliário corre sério risco de ter a carga tributária elevada. Mesmo com redutores de 40% para operações de venda e 60% para locação, já aprovados pela Câmara dos Deputados, o aumento médio será de cerca de 56%. Precisamos reagir!

​Mas, para reagir, precisamos do forte engajamento de cada um de nós. Por favor, envie para os Senadores do seu Estado a mensagem abaixo. O e-mail e o telefone de cada um deles pode ser encontrado no link reforma tributária URGENTE!.

​Se puder, ligue para ele.

​Forte abraço!

​João Teodoro, Cofeci

Modelo de texto para ser enviado aos Senadores:

​O sonho da casa própria – direito constitucional (art. 6º) – está seriamente ameaçado!

​Os redutores do IVA propostos pela Câmara NÃO garantem a prometida neutralidade tributária.

​O mínimo razoável é: redutor de 60% para operações de vendas e de 80% para locações.

​É o que os brasileiros esperam de Vossa Excelência!

O desafio é que os gestores públicos adotem medidas que garantam a equidade funcional e a eficiência dos serviços prestados

Picture backgroundA afirmação é do presidente do Conselho Federal de Corretores de Imóveis, João
Teodoro da Silva, ao se referir ao julgamento da Ação Direta de Constitucionalidade 36,
preparada pelo Cofeci e proposta pelo Partido da República, já evidenciava a tendência
do STF pela maior liberdade na contratação de servidores.
A ADC julgou constitucional o §3º do art. 58 da Lei 9.649/1998, que definiu a
contratação dos empregados dos Conselhos de fiscalização profissional – autarquias por
definição legal – pelo regime celetista.

Em recente sessão plenária, o Supremo Tribunal Federal validou a Emenda
Constitucional nº 19, liberando a contratação de servidores públicos pelo regime
jurídico da Consolidação das Leis do Trabalho. Para JT, a decisão representa uma
grande reviravolta na história da administração pública no Brasil. A mudança estava
sobrestada por uma decisão liminar concedida na Ação Direta de Inconstitucionalidade
n. 2135, meses após sua aprovação pelo Congresso Nacional, ocorrida em 4 de junho de
1998, que preconizava no caput do art. 39:

A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios instituirão, no âmbito de sua
competência, regime jurídico único e planos de carreira para os servidores da
administração pública direta, das autarquias e das fundações públicas”. A EC-19 alterou
sua redação para: “Art. 39 A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios
instituirão conselho de política de administração e remuneração de pessoal, integrado
por servidores designados pelos respectivos poderes”.

Interpretação

João Teodoro destaca que o referido texto, aprovado com a EC-19, não se refere mais
ao regime jurídico único, mas a um “conselho de política de administração e
remuneração de pessoal”, ou seja, desde que em vigor, os organismos de todos os níveis
da administração pública brasileira – federal, estadual ou municipal – estão livres para
instituir o regime de contratação que melhor lhes convier.

“A decisão, embora careça de melhor interpretação, desobriga a adoção do regime
jurídico único (RJU) e, em tese, os planos de cargos e salários”, acrescenta.
Alguns analistas preveem que a adoção da CLT será ruim e desestruturará os serviços
públicos no país; outros admitem melhoria na eficiência, porque os funcionários
celetistas se sentirão compungidos a um melhor desempenho pelo risco de demissão.
Porém o novo texto não desobriga a realização de concurso público, para contratação,
nem a demissão motivada, mediante processo administrativo disciplinar. É importante
esclarecer que o novo ordenamento não retroage e, portanto, não afetará em nada o
funcionalismo atualmente em operação.

Tipos de contratação

Na verdade, o serviço público já convive com diferentes tipos de contratação. Além do
RJU, há os cargos de confiança, cuja contratação é temporária pelo regime da CLT, e há
também a terceirização de pessoas físicas ou jurídicas para execução de tarefas
específicas.
“Por óbvio, a gestão de distintos regimes funcionais implicará certa complexidade, mas
promoverá benefícios, como maior flexibilidade e possível redução de custos. A EC-19,

aprovada por 8 votos a 3, clarifica a necessidade de flexibilidade e modernização nas
relações trabalhistas públicas”, conclui João Teodoro.

Flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida

Já diz o ditado que essas 3 coisas na vida nunca voltam atrás. E nesse último caso, para os corretores de imóveis inscritos no Creci-PB que desejam aproveitar a última oportunidade do ano viabilizada pelo Órgão para se habilitarem a um dos mais rentáveis nichos do mercado imobiliário, a última oportunidade do ano ocorrerá entre os próximos dias 25 a 29 de novembro.

A avaliação e a perícia mercadológica desempenham um papel crucial no mercado imobiliário, pois fornecem aos corretores ferramentas essenciais para determinar com precisão o valor de bens imóveis, seja para vendas, locações, inventários, partilhas judiciais, ou outras finalidades. A capacitação com o professor João Diniz Marcelo representa, portanto, uma oportunidade de atualização e aperfeiçoamento técnico, elevando a qualidade dos serviços prestados pelos profissionais do setor.

O Curso de Avaliação e Perícia Mercadológica de Imóveis, que será realizado de forma presencial e ministrado pelo professor João Diniz Marcello, com apoio institucional do Conselho, do Sindimóveis-PB e Sistema Cofeci-Creci abordará técnicas modernas de avaliação de imóveis, análise de mercado, métodos de laudo pericial, e outros aspectos fundamentais que permitem ao corretor atuar com segurança e assertividade em negociações complexas. Além disso, a perícia mercadológica é uma área de alta demanda, especialmente em questões judiciais, o que oferece um diferencial competitivo ao corretor que se especializar neste segmento.

Desconto imperdível no valor do investimento

Os corretores de imóveis adimplentes com o Creci-PB têm assegurados desconto de 50% no valor da inscrição, ou seja, R$ 400,00 à vista (pix, transferência, débito ou vencimento do cartão) ou R$ 450,00 parcelado em até 3 x no cartão de crédito.

As vagas são limitadas, e as inscrições devem ser realizadas presencialmente na Sede do Creci ou através dos números (83) 99406-2510 e 99385, ambos WhatsApp.

O curso, que consistirá de aulas presenciais e atividades práticas totalizando 24 horas, conforme conduz a Resolução-Cofeci nº 1.066/2007 e o Ato Normativo 001/2011, e ao final, os corretores de imóveis concluintes serão certificados e legitimados a se cadastrar no Cadastro Nacional de Avaliadores Imobiliários (CNAI), que é mantido pelo Cofeci, deste modo, mais qualificados a emitir o parecer técnico de avaliação mercadológica, que é o documento resultante da atividade de avaliação imobiliária, que também permite a juízes nomearem corretores de imóveis peritos judiciais e auxiliá-los nas ações judiciais que envolvam bens imóveis.

Referência nacional

O professor João Diniz Marcello, realizador e ministrante do curso, é especialista na área e considerado em todo o País uma das maiores autoridades sobre o assunto, é, além de corretor de imóveis, consultor imobiliário, perito avaliador judicial, especialista em Avaliação Imobiliária pela UFRGS e IBAPE do Rio Grande do Sul, engenheiro geólogo, professor da Unimóveis-RS e afiliado ao ICREA – International Consortium of Real Estate Associations.

Ao viabilizar esse Curso, o Conselho reforça seu compromisso com a educação continuada e o aprimoramento técnico dos corretores de imóveis paraibanos, incentivando o crescimento profissional e o fortalecimento da categoria no mercado.

Feriados nacionais alteram expediente na Sede do Creci-PB e Delegacias Regionais

Não haverá expediente no Creci-PB e Delegacias Regionais de Campina Grande, Patos e Cajazeiras nos feriados nacionais desta sexta-feira (15) e da próxima quarta-feira (20), em virtude dos feriados nacionais, respectivamente, dos feriados nacionais da proclamação da República e do Dia da Consciência Negra. O

funcionamento das atividades e atendimento ao público serão retomados nos respectivos dias úteis seguintes, segunda-feira (18) e quinta-feira (21).

Corretores de imóveis podem começar 2025 com o pé direito em avaliação e perícia mercadológica de imóveis

A última oportunidade do ano para os inscritos no Creci-PB está sendo viabilizada pelo Órgão entre os próximos dias 25 a 29 de novembro, em João Pessoa no auditório do Sinduscon-JP, com turmas pela manhã (8h às 12h) ou à tarde (13h às 17h), por meio de um Curso de Avaliação e Perícia Mercadológica de Imóveis, que será realizado de forma presencial e ministrado pelo professor João Diniz Marcello, com apoio institucional do Creci-PB, Sindimóveis-PB, Sinduscon-JP e Sistema Cofeci-Creci.

Desconto de 50% para corretores de imóveis adimplentes

Os corretores de imóveis adimplentes com o Creci-PB têm assegurados desconto de 50% no valor da inscrição, ou seja, R$ 400,00 à vista (pix, transferência, débito ou vencimento do cartão) ou R$ 450,00 parcelado em até 3 x no cartão de crédito.

As vagas são limitadas, e as inscrições devem ser realizadas presencialmente na Sede do Creci ou através dos números (83) 99385-3127/99385-0446/99406-2510, ambos WhatsApp.

O curso, que consistirá de aulas presenciais e atividades práticas totalizando 24 horas, conforme conduz a Resolução-Cofeci nº 1.066/2007 e o Ato Normativo 001/2011, e ao final, os corretores de imóveis concluintes serão certificados e legitimados a se cadastrar no Cadastro Nacional de Avaliadores Imobiliários (CNAI), que é mantido pelo Cofeci, deste modo, mais qualificados a emitir o parecer técnico de avaliação mercadológica, que é o documento resultante da atividade de avaliação imobiliária, que também permite a juízes nomearem corretores de imóveis peritos judiciais e auxiliá-los nas ações judiciais que envolvam bens imóveis.

Autoridade no assunto

O professor João Diniz Marcello, realizador e ministrante do curso, é especialista na área e considerado em todo o País uma das maiores autoridades sobre o assunto, é, além de corretor de imóveis, consultor imobiliário, perito avaliador judicial, especialista em Avaliação Imobiliária pela UFRGS e IBAPE do Rio Grande do Sul, engenheiro geólogo, professor da Unimóveis-RS e afiliado ao ICREA – International Consortium of Real Estate Associations.

Convênio entre Cofeci e Sebrae beneficiará 650 mil corretores de imóveis e 92 mil empresas imobiliárias

O trabalho desenvolvido pelo Conselho Federal de Corretores de Imóveis continua repercutindo positivamente e motivado a procura de órgãos, como o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, referência na oferta de serviços e recursos para apoiar pequenos negócios no Brasil.

Ontem, por exemplo, os diretores João Teodoro (presidente) e Rômulo Soares (secretário) receberam na sede da autarquia, em Brasília, a diretora administrativa e financeira do Sebrae Nacional, Margarete Coelho, que esteve acompanhada do vereador de Teresina (PI), Aluísio Sampaio e do advogado Alexandre Magalhães.

Na oportunidade, foi debatida a assinatura de um convênio nacional entre as instituições para beneficiar os 650 mil corretores de imóveis e as 92 mil empresas imobiliárias, a exemplo do acesso diferenciado a consultoria e capacitação; orientações e acesso a linhas de crédito e financiamentos, mentorias com especialistas e estudos e pesquisas de mercado essenciais à tomada de decisões estratégicas.

 

Creci-PB alerta sobre prazo para entregas de carteiras e certificados em 2024

Os interessados em receber suas carteiras profissionais e certificados ainda este ano têm até o dia 19 de novembro para protocolar os pedidos de inscrição devidamente instruídos. As carteiras e certificados para empresas imobiliárias serão entregues nas últimas sessões solenes do ano, programadas para os dias 9 e 10 de dezembro, nas cidades de Campina Grande e João Pessoa.

Os requerimentos de inscrições podem ser realizados na sede do órgão, em João Pessoa, e nas delegacias localizadas em Campina Grande, Patos e Cajazeiras.

“O prazo é necessário para cumprir todos os trâmites legais antes da última plenária do ano, pois esses processos passam por análises e homologação pelo Plenário antes das cerimônias de entrega de carteiras e certificados”, explicou o superintendente Gustavo Beltrão.

Sobre as Solenidades

As solenidades simbolizam o início da vida profissional e são marcadas pela emoção dos participantes, bem como pela leitura do juramento por um deles, além da entrega simbólica de carteiras a representantes de ambos os sexos e certificados.

“O respeito e reconhecimento à profissão, criada e regulamentada por lei, começam pelo registro no Conselho de classe. Somente através dele, é possível o exercício das atividades em todo o território nacional”, costuma lembrar o presidente do Creci-PB, Ubirajara Marques, que conduz a solenidade, acompanhado dos demais diretores, que de forma uníssona, destacam a importância não só do conhecimento da ética profissional, mas da sua prática no dia-a-dia.

TRF-3 reforça vedação à exigência de registro em mais de um Conselho profissional

A recente decisão da Terceira Turma do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3) reafirmou a vedação à exigência de registro em mais de um conselho profissional, conforme estabelecido pela Lei 6.839, de 1980. A legislação é categórica ao determinar que o registro deve ser feito apenas no conselho pertinente à atividade básica da empresa. Essa decisão fortalece a jurisprudência que impede a duplicidade de registros, alinhando-se ao entendimento do Superior Tribunal de Justiça (STJ) sobre a “atividade preponderante”.

A decisão foi tomada em resposta a um recurso do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo (CREA-SP), que contestou uma decisão de primeira instância. A sentença primária havia declarado inexistente a relação jurídica entre o CREA-SP e uma empresa do setor alimentício. A empresa argumentou que sua atividade principal, a fabricação de suco concentrado, está sob a jurisdição do Conselho Regional de Química, onde já possuía registro. A decisão judicial confirmou que não há necessidade de um segundo registro, enfatizando que “não há como exigir mais de um registro além do que corresponde à atividade básica.”

O presidente do Sistema Cofeci-Creci, João Teodoro da Silva, ressaltou a importância desta decisão para o mercado imobiliário, onde situações semelhantes ocorrem entre os Conselhos de Administração e de Corretores de Imóveis. E destacou que a atividade principal de uma empresa é determinada pela Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE), e não por sua descrição nominal. “O que define a atividade não é a palavra; é o registro na correspondente CNAE”, afirmou ele, reforçando que o controle de aluguéis é apenas uma parte das operações imobiliárias gerais.

Ele também lembrou que as anuidades cobradas pelos conselhos profissionais possuem caráter tributário, respaldado pelo artigo 149 da Constituição Federal. Assim, as contribuições devem ser únicas, em consonância com o princípio do “non bis in idem”, que proíbe a cobrança dupla do mesmo tributo. Essa decisão, segundo Silva, “reflete a necessidade de simplificação e clareza nas regras de registro das empresas, garantindo que as entidades sejam vinculadas apenas ao conselho que realmente representa suas atividades principais.”

É uma significativa contribuição para a consolidação de uma jurisprudência que respeita a essência da atividade empresarial, enalteceu JT: “Atuações meramente acessórias não obrigam a qualquer registro, pois a jurisprudência adota o conceito de “atividade preponderante”, que determina que o registro é exigido apenas para a atividade que constitui a essência da empresa. Essa abordagem reconhece que as ações empresariais podem se conectar a múltiplas áreas do conhecimento, sem a necessidade de registros adicionais, permitindo que empresas operem com maior segurança jurídica e eficiência administrativa.

O julgamento ressalta a importância de respeitar os limites legais, visando evitar sobrecargas fiscais e burocráticas que podem sufocar a inovação e o crescimento econômico. De acordo com Silva, “essa decisão poderá abrir precedentes para que outras empresas questionem exigências semelhantes, promovendo um possível ajuste nas práticas regulamentares de conselhos profissionais diversos.” A clareza promovida por este julgamento fortalece os direitos das empresas, proporcionando um ambiente de negócios mais estável e previsível, essencial para o desenvolvimento econômico sustentável e a atração de novos investimentos.

Com essa decisão, a justiça reafirma os direitos das empresas em relação a registros, pavimentando o caminho para futuras decisões jurídicas e administrativas que poderão beneficiar inúmeros setores, estabelecendo um cenário mais claro e estável para a interação entre conselhos e as empresas sob sua regulamentação. Esses avanços são vitais para garantir que o ambiente de negócios no Brasil seja competitivo, justo e, acima de tudo, respeitoso das normas legais que visam proteger tanto os interesses empresariais quanto os públicos.

Novas regras de financiamento da Caixa em vigor: impactos e perspectivas

As novas regras para o financiamento de imóveis pela Caixa Econômica Federal, que entraram em vigor sexta-feira(1) deverão impactar o mercado imobiliário brasileiro. As mudanças, aplicadas aos futuros financiamentos, exigem que os compradores paguem uma entrada maior, resultando em um percentual mais baixo de financiamento do imóvel. Esta decisão foi tomada em um contexto de aumento nos saques da caderneta de poupança e maiores restrições nas Letras de Crédito Imobiliário (LCI).

Para aqueles que optam pelo Sistema de Amortização Constante (SAC), onde as prestações diminuem ao longo do tempo, a entrada passará de 20% para 30% do valor do imóvel. Já no sistema Price, que mantém parcelas fixas, o valor de entrada aumentará de 30% para 50%. Além disso, apenas clientes sem financiamentos habitacionais ativos com a Caixa poderão ter acesso ao crédito. O valor máximo de avaliação dos imóveis pelo Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo(SBPE) será limitado a R$ 1,5 milhão, unificando as modalidades.

Expansão de crédito no país

Essas medidas, conforme explicado pelo presidente da Caixa, Carlos Vieira, visam ajustar o orçamento da “carteira de crédito habitacional” que deverá exceder o aprovado para 2024. Vieira destacou: “A Caixa estuda constantemente medidas que visam ampliar o atendimento da demanda excedente de financiamentos habitacionais, inclusive participando de discussões junto ao mercado imobiliário e ao governo, com o objetivo de buscar novas soluções que permitam expansão do crédito no país, não somente pelo Banco, mas também pelos demais agentes.”

Apesar das restrições, as mudanças não afetarão unidades habitacionais de empreendimentos financiados pela Caixa, onde o banco financia diretamente a construção. Essa condição será mantida, assim como para imóveis que utilizam recursos do FGTS.

A Caixa, que detém 70% dos financiamentos imobiliários no Brasil e 48,3% das contratações do SBPE, afirma que as restrições são necessárias para evitar um aumento nas taxas de juros. Até setembro deste ano, o banco já havia concedido R$175 bilhões em crédito imobiliário, um aumento de 28,6% em comparação ao ano passado, com 627 mil financiamentos realizados.

Tempo de aguardar

O diretor secretário do Conselho Federal de Corretores de Imóveis (Cofeci), Rômulo Soares, ponderou que ainda não está claro se as mudanças serão revertidas em 2025 ou se algumas medidas se tornarão permanentes no próximo ano.

Segundo ele, com as novas normas, a Caixa espera administrar melhor a crescente demanda por crédito e o desafio de equilibrar o volume de recursos disponíveis, buscando soluções sustentáveis para expandir o crédito habitacional no Brasil.

“Com essas alterações, o mercado imobiliário brasileiro aguarda para ver o real impacto das novas regras e como elas poderão moldar o futuro do financiamento habitacional no país”, concluiu.

Talk Show “Falando Sobre Vida” Inspira Prevenção e Qualidade de Vida entre as Corretoras de Imóveis

No dia 31 de outubro, o auditório do Hotel Manaíra, em João Pessoa-PB, foi palco de um evento marcante promovido pelo CRECI-PB, com apoio das Comissões das Mulheres Corretoras de Imóveis de João Pessoa, Campina Grande e Patos. Encerrando as atividades do Outubro Rosa, o Talk Show “Falando Sobre Vida” proporcionou uma tarde de palestras e debates sobre a prevenção do câncer, qualidade de vida e a importância do acolhimento emocional, trazendo reflexões valiosas para o público presente.

Abertura e Recepção das Convidadas

O presidente do CRECI-PB, Ubirajara Marques, deu início ao evento ressaltando a importância da prevenção e do apoio emocional na luta contra o câncer. Em seu discurso, ele destacou o papel fundamental das corretoras de imóveis na disseminação de informações e no incentivo à conscientização. A abertura também contou com a participação das coordenadoras das comissões das mulheres de Patos, Ivanilda Alves, Campina Grande, Andrezza Vidal e de João Pessoa, Ana Célia, da diretora das prerrogativas das mulheres, Ângela Renata e da diretora e 1ª tesoureira do CRECI-PB, Carla Bezerra.

Palestras e Depoimentos Inspiradores

A ginecologista Drª. Wanuzia Miranda iniciou o ciclo de palestras com uma abordagem profunda sobre prevenção e cuidados com a saúde feminina, a prevenção e o diagnóstico precoce. Em sua apresentação, Drª. Wanuzia destacou a importância da informação e da realização de exames periódicos como medidas preventivas e esclareceu dúvidas sobre a sexualidade feminina, criando um ambiente de troca de experiências e conhecimento.

Após a apresentação da Drª. Wanuzia a corretora de imóveis Lindaurea Sá fez a leitura de uma mensagem em formato de cordel que sensibilizou os presentes. O público também foi tocado pelo depoimento de Rosane Cunha, fundadora da ONG Projeto Evolução, que compartilhou sua experiência e visão sobre a importância do apoio para pacientes em tratamento oncológico.

Encerrando o ciclo de palestras, a psicóloga paliativista Indayá Franco trouxe um olhar profundo sobre as práticas de cuidados paliativos no contexto oncológico. Indayá destacou como a abordagem paliativa é fundamental para oferecer dignidade e qualidade de vida, focando no cuidado integral da pessoa. Em sua palestra, ela enfatizou que as práticas paliativas vão além do controle da dor e dos sintomas físicos, abrangendo o suporte psicológico e emocional, a empatia e o acolhimento ao paciente e sua família. Essas práticas ajudam a fortalecer a esperança e a resiliência, promovendo um tratamento mais humano e acolhedor. Indayá, também apresentou o projeto da Casa de Cuidados Paliativos Uyramir Filho que está em construção com ajuda de voluntários. Na ocasião, ela convidou os presentes a contribuírem com o projeto.

O evento foi conduzido por Berna Marques, que promoveu uma interação valiosa entre as palestrantes e o público, conduzindo o evento de forma acolhedora e dinâmica.

Sorteios e Momentos de Louvor

Após as palestras, o evento teve um momento de descontração com o sorteio de um smartphone e de brindes oferecidos por empresas parceiras. O encerramento ficou marcado pelo louvor apresentado por Laise Evellyn, Mikael Vinicius, Luciana Ferreira e Laura Souza, que, ao som de voz e violão, proporcionaram uma atmosfera de renovação e esperança, encerrando a tarde de maneira inspiradora.

Realização e Agradecimentos

O Talk Show Outubro Rosa “Falando Sobre Vida” foi uma iniciativa do CRECI-PB em conjunto com a Comissão das Mulheres Corretoras de Imóveis, reafirmando o compromisso da entidade em realizar ações que vão além de suas prerrogativas, promovendo conscientização, acolhimento e empoderamento para as corretoras de imóveis. Através desta ação, também conseguimos mobilizar os participantes a contribuir com as entidades filantrópicas. Neste evento, com o apoio das comissões das mulheres, realizamos a entrega de donativos ao Centro Espiritualista Ramatis, representado por Indayá Franco e ao Projeto Evolução representado por Rosane Cunha.

Mais que uma campanha, o Outubro Rosa é um movimento de apoio à vida, e eventos como este reforçam a importância da prevenção, da empatia e do cuidado com o próximo.

Coren-PB publica edital com vistas à futura aquisição de imóvel para Sede

O Chamamento Público nº 1/2024 do Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba,
para prospecção do mercado imobiliário do estado prevê que os interessados devem
entregar as propostas até o próximo dia 8 de novembro por correspondência registrada
ou pessoalmente das 8h às 17h, no Órgão, localizado na Avenida Maximiano de
Figueiredo, 36, centro, em João Pessoa.

As especificações técnicas, valor da proposta de venda do imóvel e requisitos mínimos
dele e critério de julgamento, dentre outras informações, podem sem conferidas
nos links abaixo:

OFICIO Circular nº 06-2024 – Chamamento Público

EDITAL DE CHAMAMENTO PUBLICO Nº 01 – IMÓVEL SEDE JOAO PESSOA-1

AVISO DE CHAMAMENTO PÚBLICO nº 1_2024 – DOU – Imprensa Nacional

“Escolhi o Creci-PB pelas oportunidades que eu vejo aqui”, destaca novo corretor de imóveis

A profissão de corretor de imóveis continua atraindo profissionais de outras áreas, de outras cidades e de outros estados a se habilitarem e se inscreverem no Creci-PB, a exemplo do publicitário, consultor e fundador do Café Imobiliário, Guilherme Carnicelli, que foi um dos novos a receber a carteira, durante as sessões solenes de entregas também de certificados a empresas imobiliárias, realizadas pelo Órgão sexta-feira, nos turnos da manhã e tarde, no auditório do Senac, em João Pessoa.

“Estou recebendo com muita honra a minha carteira, como corretor de imóveis aqui no Creci da Paraíba, um Creci que eu tenho uma história já com muitos trabalhos do ponto de vista de educação continuada e como consultor de empresas, consultor de imobiliárias, faço esse trabalho pelo Brasil inteiro, mas escolhi o Creci-PB pelo momento do mercado e pelas oportunidades que eu vejo aqui, inclusive para os meus clientes e parceiros em todo o país”, testemunhou, um dos mais influentes do mercado imobiliário nacional  em 2023, segundo o Imobi Report, quando lhe foi facultada a palavra.

As sessões solenes tiveram à frente o presidente Ubirajara Marques e foram prestigiadas pelos diretores Glauco Morais (1º secretário) e Tarcísio Galdino (integração regional), pelo ouvidor Carlos Chagas e pelos conselheiros federais Fabiano Cabral e Assis Cordeiro. Ambas foram antecedidas de apresentação da Space Incorporadora e tiveram como mestre de cerimônia o jornalista e assessor de imprensa Cândido Nóbrega.

Confira abaixo galeria de fotos:

Turma da tarde

Turma da manhã

 

Outubro Rosa: Comissão da Mulher do Creci-PB em CG realiza ação em hospital

A campanha “Outubro Rosa”, voltada à conscientizar a população em relação à prevenção e tratamento do câncer de mama (tipo mais prevalente entre as mulheres ao redor do mundo) foi lembrada pela Comissão de Mulheres do Creci-PB em Campina Grande com a realização de um café da manhã especial no hospital da FAP, em alusão ao Outubro Rosa.

“Além de um momento de louvor, levamos amor e cuidado, compartilhando o mais precioso: a Palavra de Deus. A ação, que está em seu 4º ano, atendeu em média 200 pacientes e acompanhantes, nessa ação fizemos doações de fraldas geriátricas e kits de higiene pessoal. Agradecemos profundamente às integrantes da comissão, aos parceiros do mercado imobiliário e amigos, que juntos fizeram desse momento inesquecível”, afirmou a diretora de prerrogativas da mulher, Ângela Renata.

Prestigiaram a ação a coordenadora da Comissão, Andrezza Vidal; as integrantes

Dellane Quiroz, Danyelle Meira, Cicera Deodonio e Valéria Luna, além do 2° vice-presidente Garibaldi Porto.

Sistema Cofeci-Creci ampliará parceria com a Caixa, que projeta Parcerias Público Privadas

O volume de financiamentos imobiliários no Brasil aumentou de R$ 2,3 bilhões em 2003 para R$ 263 bilhões neste. Desse montante, 70% esta sob a responsabilidade da Caixa Econômica Federal.

Os dados foram apresentados pelo ex-presidente da CBIC – Câmara Brasileira da Indústria da Construção, José Carlos Martins.

Os dados fornecidos foram reiterados por Carlos Vieira, presidente da Caixa, durante palestra proferida na manhã desta sexta-feira(25), na cidade de Curitiba(PR), na Sede do Creci 6a. Região -PR, quando tratou da Parceria Público-Privado(PPP) como alternativa para o crescimento do crédito imobiliário e a redução do déficit habitacional no Brasil. Aliás esse é o título de livro de sua autoria, lançado na ocasião, com direito a sessão de autógrafos.

Case de sucesso e parceria com Sistema Cofeci-Creci

O empreendimento “Jardins Mangueira” em Brasilia (DF) é citado como case de sucesso na obra literária. O Conselho Federal de Corretores de Imóveis esteve representado pelo diretor-presidente João Teodoro, que reivindicou e teve prontamente atendido pedido a ampliação da parceria com o Sistema Cofeci-Creci, e pelo diretor-secretário Rômulo Soares, conterrâneo do autor e amigo de longas datas. O evento foi uma realização do Sistema Cofeci-Creci, Ademi-PR, Sinduscon-PR, Reis Real Estate e CBN Curitiba. Prestigiaram ainda o evento os diretores do Cofeci Augusto Viana/SP, Marcelo Moura/RJ, Valdeci Monteiro/TO, Vilmar Pinto/AL e Diego Gama/DF.

Na Paraíba, o banco ajudou a criar 1,3 milhão de empregos e em 2023, financiou 16.431 imóveis no estado, dos quais 3.061 usados, totalizando R$2,95 bilhões em operações imobiliárias. Deste total, 13.394 imóveis foram financiados no âmbito do Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV), destinado a famílias com renda bruta mensal de até R$ 8.000,00, sendo 1.464 imóveis usados e totalizando R$12,12 bilhões de recursos do FGTS.

Segundo Carlos Vieira, a Caixa planeja, em parceria com estados e municípios, contratar 2 milhões de novas moradias até 2026, tendo já contratado 500 mil unidades habitacionais somente em 2023 e investido mais de R$15 bilhões em infraestrutura e saneamento em 2023, com um saldo total do banco para essa área de quase R$100 bilhões.

LGPD