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Treinamento online gratuito sobre mercado imobiliário digital

Num mercado imobiliário globalizado e cada vez mais competitivo, o profissional que busca se diferenciar, deve ser pró-ativo, isto é, antecipador, dinâmico, eficaz e eficiente, sobretudo no campo digital. Nesse sentido, o Creci-PB oferecerá de forma gratuita aos corretores de imóveis adimplentes um treinamento on-line específico, ministrado por Rodrigo Lucena, fundador do conceituado Instituto BrokerHunter.

“Para além das missões institucionais de fiscalização e registro, a atual gestão do Creci-PB tem como uma de suas premissas, oportunizar constante qualificação e atualização de conhecimentos aos corretores de imóveis, essenciais a um proveitoso desenvolvimento de suas atividades. Assim, viabilizamos esse treinamento 100% online e um dos melhores do país, através da aquisição da licença, por um período de 12 meses”, afirmou o presidente Rômulo Soares.

Imperdível

Pelas reconhecidas experiência e profissionalismo de Rodrigo, bem como pela abrangência de temas dos módulos, o treinamento torna-se imperdível pelos e-books e conteúdos de extensão que o acompanham. O primeiro módulo abordará todos os passos que um corretor de imóveis precisa, para começar a obter resultados, utilizando ferramentas estratégicas para mapear o comportamento de clientes interessados em negociar imóveis.

Nesse contexto de clientes imediatos, também serão tratadas criação de fanpages estratégicas, com escolha das corretas, para veicular anúncios persuasivos e atraentes; segmentação simples, anúncios de carrossel, políticas de privacidade de dados, visualização e leads, e duplicação de anúncio para outro segmento de pessoas.

Inteligência artificial

O treinamento também abordará a utilização da inteligência artificial das redes sociais a favor dos corretores de imóveis; criação de link e de anúncio no WhatsApp; além do Facebook Imobiliário, por meio do qual é possível rastrear e mapear comportamento de potenciais clientes, que visitam e veem imóveis do corretor todos os dias; bem como cadastramento e instalação do pixel em imóveis e vendas.

Google e Youtube

E mais: mostrará como criar uma conta no Google Ads e conseguir alavancar vendas de imóveis, rastreá-los, negativar palavras, criar anúncios Display, converter clientes pelo chat, visualizar números e instalar inteligência Google nos imóveis, o que potencializará faturamento.

Outro módulo é dedicado ao Youtube na venda de imóveis, iniciando pela configuração do canal, passando pela customização, personalização, capa, marca d’água, gerador de chave única e vinculação da conta ao Google Ads, até o padrão de envio, com organização de upload e criação e adição de trailer ao canal.

Como acessar

O treinamento está disponível no site do Conselho, no espaço da Faculdade Corporativa, onde também podem ser conferidos diversos cursos, dentre eles, sobre fotografia imobiliária, perito judicial, documentação imobiliária, lucro imobiliário, oratória e inferência estatística para avaliação imobiliária.

Acesse aqui a Faculdade Corporativa

O corretor de imóveis inscrito e adimplente no Creci-PB, deve selecionar o curso da BrokerHunter, realizar o cadastro utilizando o mesmo e-mail e senha de acesso ao Portal do Corretor.

Live sobre o tema

Uma edição virtual do Educacreci com Rodrigo Lucena, em breve, abordará o tema do treinamento e ocasionará várias dicas para os corretores de imóveis.

Inscrições para Curso de formação avançada em atendimento, vendas e negociação

O CRECIPB abriu nesta quinta-feira (27) as inscrições gratuitas para corretores de imóveis adimplentes com o Órgão interessados em participar do Curso sobre formação avançada em atendimento, vendas e negociação, que será ministrado pelo professor Clézio Amorim, com carga horária de 12h e certificado de participação, nas cidades de Bananeiras e Campina Grande.

Em Bananeiras, o Curso ocorrerá nos próximos dias 8 de junho (8h às 12h e 14h às 18h) e 9 (08h às 12h), no auditório da Câmara Municipal de Bananeiras, para corretores de Bananeiras e da região do brejo.

Já em Campina Grande, o Curso será realizado nos dias 10 (8h às 12h e 14h às 18h) e 11 (8h às 12h), no auditório do Garden Hotel, para corretores de Campina Grande e região.

O curso realizado pelo Creci faz parte do programa Educacreci, e conta com o apoio institucional da Câmara Municipal de Bananeiras e do Sindimóveis-PB.

O curso é gratuito e as vagas são limitadas.

As inscrições podem ser feitas nos links abaixo:

>> Inscrições para o curso em Bananeiras aqui

>> Inscrições para o curso em Campina Grande aqui

Programação

Serão tratadas técnicas de atendimento, vendas e negociação, tais como: fases do atendimento, tripé das relações com clientes, jornada de compra do cliente, desafios e tipos de vendas, fases do processo, mapa de oportunidades de vendas locais, entender as objeções para superá-las, conceito de negociação, competência de um bom negociador, diretrizes de negociação e métodos, dentre outras.

Além disso, os concluintes, pós-curso participarão de um grupo para uma mentoria durante o Desafio de vendas CAV 30/60+1.

Sites e redes sociais do Creci-PB se consolidam como fontes de informação e conhecimento

O site do Creci-PB se consolidou nos últimos anos, como valiosa fonte de informação e conhecimento, cujo volume é potencializado de forma integrada pelas redes sociais, Canal no Youtube, grupos de WhatsApp, newsletter e Rádio online, além de sites de várias regiões e até de outros estados.

Para se ter uma ideia, apenas no mês de abril passado, foram veiculadas na página do Conselho na internet, 57 matérias, sendo 31 delas geradas pela assessoria de imprensa e reproduzidas 224 vezes em sites da Paraíba e do Brasil.  Nesse período, o site do Creci-PB teve 52 mil visitas, 2,1 das quais ao Clube de Benefícios; 4,2 mil ao Canal do Corretor e 1,3 a interessados em se tornar corretor de imóveis.

Nesse universo, foram identificados usuários das cidades de João Pessoa, Cabedelo, Campina Grande, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo, bem como de outros países, como Estados Unidos, Portugal e Alemanha.

Redes sociais e Youtube

O desempenho por meio das redes sociais, conforme relatório da assessoria de marketing do Órgão, igualmente se mostra relevante e é dimensionado pelo aumento do alcance no Instagram e no Facebook. Por meio dessa última rede, as transmissões do Educacreci virtual  alcançou, por exemplo, mais de 850 pessoas.

O canal do Creci-PB no Youtube também apresentou interessante resultado, sobretudo em relação ao mês anterior, onde tivemos mais de 90 horas de exibição de conteúdo educativo.

Acesse o Canal do YouTube do CRECIPB 

Creci-PB participará de ações voltadas ao desenvolvimento de Campina Grande

O presidente e o diretor de relações imobiliárias do Creci-PB, Rômulo Soares e Garibaldi Porto, participaram de reunião na manhã desta quarta-feira (26) em Campina Grande, com o secretário municipal de planejamento, Félix Araújo Neto.

Na ocasião, foram por ele apresentados projetos que estão em execução na Pasta, como a revisão do Plano Diretor, a Fundação do Patrimônio Histórico, a requalificação do Parque Evaldo Cruz (Açude Novo) e o Observatório de Gestão de Campina Grande (ferramenta digital), regulamentada no último dia 10, pelo prefeito Bruno Cunha Lima, através do Decreto nº 4.578.

Rômulo elogiou as iniciativas voltadas à transparência, divulgação de dados referentes, criação de políticas públicas e desenvolvimento do município e agradeceu a oportunidade dada ao Creci-PB, de contribuir com todas essas ações.

Também foi discutido um Termo de Cooperação Técnica entre o Conselho e a PMCG para, por meio da Seplan, auxiliar na desburocratização de serviços prestados pela Prefeitura, no que se refere a emissão de documentos e coletas de impostos, além da participação efetiva do Creci-PB, através de uma comissão permanente, na Fundação do Patrimônio Histórico de Campina Grande, Observatório de Gestão e nas discussões do Plano Diretor.

Ele revelou que há empresas interessadas em investir em Campina Grande, por acreditarem no potencial da cidade e pelo fato de a cidade estar realizando a revisão do Plano Diretor, lei majoritária da cidade que dá direcionamentos a todos os segmentos socioeconômicos, de saúde, lazer e cultura, dentre outros.

O Creci-PB tem no diretor Garibaldi Porto, representante do Creci-PB no Conselho da Cidade de Campina Grande (Concidade-CG).Por fim, o secretário Felix Neto agradeceu a visita e considerou a parceria de fundamental importância. Participaram ainda do encontro a arquiteta e urbanista Aída Pontes e o vereador Rui da Ceasa, além de assessores.

Nychell Crosby toma posse como diretor de orientações e apoio jurídico do Creci-PB

Ao corretor de imóveis são atribuídas responsabilidades previstas no Código de Ética da categoria, aprovado pela Resolução-Cofeci n. 326/92, no Código Civil e no Código de Defesa do Consumidor e durante o exercício profissional, daí ser fundamental, por exemplo, de fazer publicidade e prestar informações corretamente, que evitem anulação de negócios imobiliários, por questões que deveria ter conhecimento, serem ilegais, imorais ou injustas.

Nesse contexto, sobretudo no início da carreira, dúvidas são comuns e a necessidade de um norte também. O Creci-PB teve reforçado esse suporte, na pessoa do corretor de imóveis Nychell Crosby da Silva,empossado que foi na manhã desta quarta-feira (26) pelo presidente Rômulo Soares, na Delegacia do Órgão, na cidade de Campina Grande como diretor de orientações e apoio jurídico.

Natural de CG, Nychellé também perito avaliador, professor nas disciplinas de Direito Imobiliário e de Ética, além de bacharel em ciências jurídicas, atuante nas áreas do Direito Trabalhista e Imobiliário.

“Como corretor de imóveis, já sou da área e estarei disponível a todos os colegas, através do número 98852-7247 (WhatsApp), para ajudar no que for possível, sobretudo quanto à legislação e decretos que tratam da nossa atividade”, afirmou.

Ele concluiu destacando o fato de o Creci-PB, por meio de uma gestão democrática e participativa, vir conseguindo abraçar a todos os profissionais, dando-lhes a cada dia mais qualificação, suporte e garantia da reserva de mercado.

Modelo de gestão participativa do Creci-PB atrai corretores de imóveis

O Creci-PB vem tornando a sua gestão cada vez mais democrática e participativa em todo o estado. Além das Delegacias regionais de Campina Grande, Patos e Cajazeiras, bem como dos delegados de municípios, em setembro passado, o Conselho criou, de forma inédita, a figura de delegados de bairro na Capital e em CG.

A representatividade também se dá pelas Comissões de Trabalho. Ao final das entregas de carteiras e certificados a novos corretores de imóveis, o presidente Rômulo Soares, não só fala sobre esse modelo de gestão, como conclama os interessados a dela participar, fortalecendo o Conselho e, por conseguinte, a categoria.

Durante cumprimento de agenda de trabalho no dia de hoje (quarta-feira) em Campina Grande, ele, que se encontrava acompanhado do conselheiro Garibaldi Porto, foi procurado por um desses novos profissionais.

Adriano Sérgio Marinho Toledo, inscrito no Creci-PB sob o número 10657, que é natural de João Pessoa e atua em CG, manifestou a disposição de contribuir com a gestão e com o crescimento e valorização da profissão que ele agora compõe. “Para mim, será razão de orgulho e satisfação”, declarou.

Rômulo agradeceu pelo gesto e respondeu-lhe que nos próximos dias indicará de que forma ele poderá colaborar. “Reconhecimentos como esse nos mostram que continuamos no rumo certo”, concluiu.

Convênio CRECIPB e Facene facilita acesso de corretores à educação e saúde de qualidade

O Creci-PB firmou na tarde de ontem (segunda-feira), convênio com a Faculdade e a Escola de Enfermagem Nova Esperança acordo que garante aos corretores de imóveis inscritos e adimplentes, seus dependentes diretos e funcionários do Órgão, descontos especiais de até 60%* nos nove cursos da Facene (Enfermagem, Farmácia, Odontologia, Fisioterapia, Educação Física, Psicologia, Radiologia, Agronomia e Medicina Veterinária).

Os beneficiários terão descontos até o final do curso, por meio de três grupos de bolsa: 40% para Odontologia e Medicina Veterinária; 55% para Enfermagem, Farmácia, Educação Física, Fisioterapia, Psicologia e Agronomia, e de 60% para Educação Física e Radiologia.

Assistência à saúde em exames e procedimentos

A parceria inclui ainda desconto de 10% na tabela com valores especiais nos atendimentos da unidade João Pessoa do Centro de Saúde Nova Esperança, que oferece 25 especialidades médicas, exames, pequenos procedimentos, clínicas de odontologia e de fisioterapia.

Segundo o gerente de marketing Carlos Eduardo de Oliveira, a Instituição tem mais de 20 anos, sendo uma das mais renomadas das Regiões Norte/Nordeste com Medicina, que é a Famene, e mais nove cursos, que é a Facene. Todos os cursos, renomados no Brasil inteiro, são avaliados com a nota máxima do MEC no Guia do Estudante.

“Todos os professores são mestres ou doutores, o que garante formação e atendimento de qualidade”, concluiu.

O Campus (nele incluído a clínica) fica localizado na Av. Frei Galvão, 12, no bairro do Valentina Figueiredo e tem como ponto de referência a rua do Sesc. O número do telefone é 2106-4777.

Tudo da melhor qualidade

O presidente e o diretor de convênios do Creci-PB, Rômulo Soares e Marcus Vinícius Creci-PB, destacaram a educação superior de qualidade que está sendo oportunizada aos corretores de imóveis, com bolsas de estudo diferenciadas para a categoria.

“Nesse momento difícil que passamos pela pandemia da Covid-19, ainda está sendo disponibilizado por uma empresa séria, também com descontos especiais, tratamento ambulatorial e clínico da melhor qualidade”, concluiu Rômulo.

“Nosso objetivo é contribuir com a melhoria da vida dos corretores, fazendo com que o mercado fique mais profissional, como também permitindo que eles tenham o domínio de novas práticas. A Facene está honrada com a assinatura deste convênio que já vem sendo desenhado há algum tempo e garante bons descontos para os registrados e seus dependentes diretos, além dos funcionários do Creci-PB.”, acrescentou a secretária-geral da Facene, Carolina Santiago.

Acompanharam a assinatura do acordo, o superintendente Gustavo Beltrão, o representante dos coordenadores dos cursos, Jean Paulo e o assistente Yago Kennedy.

*Descontos por grupo de cursos. Consultar tabela pelo WhatsApp 99392-0134.

Ivan Correia assume diretoria de assuntos pedagógicos do Creci-PB

Novo diretor de assuntos pedagógicos do Creci-PB, o corretor de imóveis Ivan Correia acredita no impacto que a educação pode produzir, pelo fato de que, quanto mais a categoria for capacitada, mais alto será o nível de satisfação dos clientes.

Nesse sentido, já tem claras suas duas primeiras iniciativas: oportunizar aos corretores de imóveis tornarem-se bilíngues e assim, aptos a serem especialistas em atender demandas de alto padrão orçamentário no mercado imobiliário global; e  promover capacitação in company, cuja metodologia visa suprir a demanda da empresa e obter melhores resultados de produção, efetividade e engajamento dos funcionários.

Experiência e conhecimento não lhe faltam. Ivan é ainda, palestrante e professor “na essência”, como orgulhosamente se define e leciona há quase 20 anos as disciplinas de ética profissional e marketing imobiliário. Como palestrante, ao longo dos últimos anos, já exerceu sua eloquente oratória para mais de duas mil pessoas.

Ele conduzirá ainda os novos projetos para ampliação e refinamento do Programa de Educação Continuada Educacreci, voltado à capacitação e qualificação da referida categoria, consolidado ao longo do tempo à proposta a qual se dispõe.

O sucesso pode ser dimensionado pela lotação dos auditórios, quando da realização de cursos e palestras e, nos últimos meses, por meio das lives e webinar’s realizados no Instagram, Facebook e Youtube, bem como pelo número de acessos  aos vários cursos online de aperfeiçoamento profissional inseridos no espaço Faculdade Corporativa disponível no site do Creci-PB.

O corretor de imóveis Nychell Crosby da Silva, que o antecedeu no cargo, numa demonstração de versatilidade e múltipla capacidade que detém, assume agora nova incumbência como diretor de orientações e apoio jurídico do Creci-PB.

Parceria garante a corretores de imóveis descontos de no mínimo 45% na rede de farmácias Pague Menos

Apenas no mês de abril passado, a página Clube de Benefícios existente no site do Creci-PB foi acessada 2,1 mil vezes (média de 70 diárias) por corretores de imóveis e dependentes interessados em usufruir de substanciais descontos e serviços oferecidos por mais de 100 empresas de setores como lazer, bem-estar, saúde, hotelaria, tecnologia educação, sistemas de software, coworking, entre outros.

Essa procura deve aumentar, com a mais nova parceria firmada pelo Conselho Federal de Corretores de Imóveis, por meio do presidente João Teodoro e do diretor de convênios e presidente do Creci-PB, Rômulo Soares, com a Rede de Farmácias Pague Menos, única varejista farmacêutica presente desde 2009 em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal.

Os benefícios para os corretores de imóveis são dos mais convidativos. Até o final do ano, o desconto mínimo nos medicamentos de marca/similar tarjados é de 20% e nos medicamentos genéricos tarjados esse desconto mínimo é de 45%.

Os beneficiários efetuarão o pagamento do valor total no ato da compra, através dos meios de pagamento aceitos na rede de lojas. A cobertura é nacional, e a aquisição de medicamentos e/ou produtos diversos se dará mediante apresentação do número do CPF e carteira de regularidade com foto emitida pelo Creci.

Para obter o desconto nas Farmácias Pague Menos, é necessário o corretor de imóveis durante o atendimento:

  • Informar ser beneficiário do convênio COFECI CRECI;
  • Informar o número do CPF e apresentar a sua carteira de regularidade emitida pelo CRECI.

Sou PJ ou sócio de empresa. Como declaro o Imposto de Renda?

Se você recebeu rendimentos como Pessoa Jurídica (PJ) ou como sócio de uma empresa em 2020 pode ter que declarar o Imposto de Renda até o dia 31 de maio. Para a Receita, você é uma empresa e uma pessoa física e, portanto, deve enviar a declaração.

As regras de obrigatoriedade são as mesmas para quem tem ou não CNPJ. Você só está obrigado a declarar IR se seus rendimentos tributáveis somaram R$ 28.559,70 em 2020, entre outras obrigatoriedades.

O contador da sua empresa deve preparar um informe de rendimentos para que você declare o seu Imposto de Renda como pessoa física. Esse documento reúne todas as informações sobre a empresa que precisam ser preenchidas na declaração.

Na ficha “Bens e Direitos”, você deve declarar o número de cotas que você possui na empresa e o valor do custo de aquisição dessas cotas.

Se a empresa for uma sociedade anônima (S.A.), use o código “31 – Ações”. Se a empresa for uma sociedade limitada (LTDA), use o código “32 – Cotas ou quinhão de capital”. Informe também o nome e o CNPJ da empresa.

O valor do custo de aquisição das cotas é a soma do que você contribuiu para formar o capital da empresa com o lucro que foi convertido em capital. Esses são os valores sobre os quais você já pagou imposto, que já integram o seu patrimônio.

Rendimentos

Em seguida, é preciso declarar os rendimentos que você obteve com a empresa em 2020. Rendimentos recebidos como lucros e dividendos são isentos de Imposto de Renda. Para declará-los, preencha a ficha “4 – Rendimentos Isentos e Não Tributáveis”, sob o código “5 – Lucros e dividendos recebidos pelo titular e pelos dependentes”.

Para declarar rendimentos recebidos como pró-labore, preencha a ficha “3 – Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Jurídica”. Clique em novo e adicione os “Dados da Fonte Pagadora”.

Para declarar juros sobre o capital próprio, preencha a ficha “5 – Rendimentos tributados exclusivamente na fonte”. Use o código “10 – Juros sobre capital próprio”.

Fonte: invest.exame.com

Especialista abordará em live inovações contratuais no mercado imobiliário

Também o mercado imobiliário foi impactado pelos efeitos da pandemia da Covi-19 e continua se adaptando a inovações tecnológicas – através de plataformas que permitem que o processo seja feito de forma totalmente digital – bem como quanto às contratuais, o que requer uma constante atualização.

Uma excelente oportunidade nesse sentido será a edição virtual do programa de educação continuada Eduacreci que ocorrerá às 18h desta terça-feira (25), mediada pelo presidente Rômulo Soares e protagonizada pela advogada especialista em Direito Imobiliário, Laura Lúcia Mendes de Almeida.

Além de operadora do direito, ela é professora e palestrante, pós graduanda em Direito Registral e Notarial e mentora de contratos imobiliários. Os internautas e seguidores das redes sociais do Creci-PB poderão participar, dirimindo dúvidas ou enviando perguntas, por meio do número e dirimindo dúvidas, por meio do WhatsApp (83) 99406-2293.

Transmissão por vários canais

A transmissão será simultânea pelo Instagram, Canal do YouTube e Facebook do Creci-PB. E ainda ouvida através da Web Rádio Creci-PB, clicando aqui

Clique aqui para o Canal do YouTube  https://www.youtube.com/crecipboficial

Clique aqui para o Facebook  https://facebook.com/crecipb

Como declarar compra e venda de imóvel no Imposto de Renda 2021?

A declaração de imóveis costuma gerar bastante dúvida na hora de preencher os dados do Imposto de Renda. Se houve compra ou venda de um imóvel no ano de 2020, não basta incluí-lo na ficha de “Bens e Direitos”.

É preciso ainda acessar a plataforma do Programa de Apuração de Ganhos de Capital da Receita Federal. Quem vendeu e ganhou algum dinheiro com isso pode ter de pagar 15% em imposto sobre o valor da diferença.

Na plataforma, o vendedor vai precisar incluir dados sobre a operação financeira, como forma de pagamento e valor de custo. Também são exigidas informações técnicas do imóvel e quem foi comprador. É dessa forma que a Receita cruza dados para descobrir se há inconsistências.

Quando você vende um imóvel mais caro que o valor que foi comprado, o Fisco entende que houve ganho de capital. O contribuinte paga 15% de imposto sobre a diferença, chamada de lucro imobiliário. No entanto, se o bem for vendido por um preço inferior ao que for comprado, e houve prejuízo, nenhum imposto é devido.

Nem sempre a alíquota de 15% se aplica na venda de um imóvel. Há casos em que ela pode ser reduzida ou até isenta. Veja quais são:

Compra de outro imóvel em 180 dias. Desde 2005, o Imposto de Renda sobre ganho de capital na venda de imóveis fica isento se o proprietário comprar outro imóvel até seis meses depois dessa transação. Isso vale quando o novo imóvel é mais caro que o vendido anteriormente. Basicamente, se você vende um para dar de entrada no outro ou comprar algo com valor equivalente, tem direito a essa isenção. Mas atenção: este benefício só pode ser usado uma vez a cada cinco anos. Se você optar por esse benefício, você deve informar a isenção do item no Demonstrativo da Apuração dos Ganhos de Capital da declaração.

Imóvel de até R$ 400 mil em cinco anos. Se nos últimos cinco anos, você não tiver vendido nenhum outro imóvel no valor de até R$ 400 mil, tributável ou não, terá isenção do pagamento de IR sobre ganho de capital.
“Isso vale para qualquer tipo de bem, seja de posse individual, em comunhão ou condomínio, nas zonas urbana ou rural. O limite de R$ 400 mil é para o imóvel em si, não levando em consideração a parte de cada coproprietário, cônjuge ou condômino, a menos que esteja em contrato”, explica Marcello Goldkorn, diretor de operações e crédito da plataforma de imóveis EmCasa.

Compra antiga. Bens adquiridos antes de 1969 dispensam qualquer pagamento de IR por ganho de capital. Entre os anos de 1970 e 1988, o imposto aumenta progressivamente até chegar a 5% no ano de 1988. O cálculo é simples: a cada ano, o Imposto de Renda aumenta em 0,25%.

Compra

“Todas as pessoas que compraram um apartamento ou casa em 2020 ou tinham o bem em 31 de dezembro de 2020 deverão declarar o imóvel no Imposto de Renda em 2021. A boa notícia é que não houve nenhuma alteração na declaração de compra com as novas regras do IR”, explica Goldkorn.

Se você comprou um imóvel, deverá incluí-lo na ficha “Bens e Direitos” da declaração de imposto de renda para pessoa física. Você deve selecionar o código do bem que vai declarar, por exemplo:

11 – apartamento

12 – casa

13 – terreno

É preciso ainda informar se ele foi fruto de doação ou compra no campo “Discriminação”, onde também entram dados como CNPJ ou CPF do vendedor ou doador. Reformas, data e valor da obra também devem constar na declaração.

Você também deverá preencher dados como Inscrição Municipal (IPTU), o endereço, a área, a matrícula e em qual cartório o imóvel foi registrado. O carnê do IPTU traz essas informações. Caso não tenha o documento, é possível pedir uma segunda via para a prefeitura.

Mesmo que esse imóvel não esteja quitado, ele é considerado seu pelo Fisco. Quando há um financiamento, ele deverá ser informado, bem como os dados do credor (banco, construtora).

Em “Situação 31/12/2020”, você deverá informar o valor das parcelas pagas até aquela data, incluindo a entrada. O valor de mercado do bem não entra aqui, somente o que você pagou por ele. Se ele tiver sido quitado até o último dia do ano passado, o valor completo deverá ser informado.

Fonte: valorinveste.globo.com

Ações das Comissões do Creci-PB de Patos são discutidas em reunião virtual

As colaborações dadas pelas Comissões de trabalho criadas pelo Creci-PB têm sido de grande relevância, no sentido de tornar a gestão cada vez mais eficiente em termos de volumes e ações que transcendem inclusive as missões institucionais do Órgão, de fiscalização e registro, e o tornam ainda mais respeitado pela categoria e pela sociedade.

E isso se dá por representações em várias cidades-polo. No final da tarde da última sexta-feira (21), o acompanhamento do planejamento de eventos e ações pelas Comissões da Mulher, Prerrogativas, Eventos e Convênios, e Desenvolvimento Urbano, específicas no município de Patos, foi discutido durante reunião virtual do presidente Rômulo Soares com o delegado titular Rui Ferreira.

O encontro contou com a participação do superintendente Gustavo Beltrão e dos coordenadores das comissões José Vespucci (Prerrogativas), Juliana Gadelha (Comissão das Mulheres), Alex Silva (Desenvolvimento Urbano) e Anderson Moura (Convênio e Eventos).

Mercado imobiliário em todo país registra números positivos

O mercado imobiliário continua aquecido mesmo em meio a pandemia do coronavírus. Segundo dados do Registro de Imóveis do Brasil juntamente com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), São Paulo contabilizou mais de 140 mil transações imobiliárias, entre abril de 2020 até março de 2021, alta de 12,4%. Somente em março de 2021, foram 14.636 negociações, crescimento de 9,5% comparado a fevereiro deste ano é 50% maior que o mesmo período de 2020.

O interior de São Paulo também apontou movimentação. Ribeirão Preto, teve mais de 17 mil transações. Santos registrou crescimento de 17% no acumulado dos últimos 12 meses e 60% nos registros de compra e venda de imóveis em março de 2021.

No Rio de Janeiro, apesar de números importantes, apresentou queda na comercialização. Foram 46.372 transações, nos últimos 12 meses, queda de 5%, em relação ao período entre abril de 2019 e março de 2020.

Mas já em março de 2021, o registro de compra e venda de imóveis foi 43,5% em relação a fevereiro.

Já na Região Sul, as medidas de distanciamento aumentaram a busca por imóvel. Somente Florianópolis acumulou alta de 12% nos registros em janeiro, e março, o volume foi 109,6% maior.

Em Maringá e Joinville, o crescimento foi de 20,3% e 14,1%, respectivamente. Em Curitiba, o aumento foi de 3,7% nos últimos 12 meses.

Na Região Nordeste e Centro-Oeste, os números também tiveram alta. Fortaleza, alta de 3,3%. Em março, 83,5% maiores ante ao mesmo período de 2020. Já Recife apontou queda de 11,2% no volume de transações. Mas março já apresentou melhoras, 40,6% maior que em fevereiro de 2021.

Em Campo Grande, no Centro-Oeste, os resultados de março foram de 56,3% e 35% maiores que os do mesmo período de 2020 e de fevereiro de 2021.

Fonte: portalradarimobiliario.com.br

Informativo Eleições 2021 Sistema Cofeci-Creci

DAS GENERALIDADES

Mediante voto pessoal indelegável, obrigatório e secreto, incumbe aos Corretores de Imóveis, regularmente inscritos no CRECIPB, elegerem, entre os integrantes da própria categoria profissional, vinte e sete membros efetivos e igual número de suplentes para comporem o Conselho Pleno do Regional.

A eleição ocorrerá no dia 07 de julho de 2021 e será realizada exclusivamente pela Internet.

DO ELEITOR

O direito/dever de votar é pessoal e indelegável e será exercido exclusivamente pela internet, por meio do site www.votacreci.com.brque poderá ser acessado a partir das 0h00 (zero) horas até às 20h (vinte) horas do dia 07/07/2021.

Será considerado eleitor o Corretor de Imóveis pessoa natural que, na data da realização da eleição, satisfaça aos seguintes requisitos:

Tenha inscrição principal no CRECI da respectiva região formalizada até a data da remessa do arquivo DCI (banco de dados) de que trata o artigo 10 da Resolução COFECI 1.446/2020;

Esteja em dia com suas obrigações financeiras de qualquer natureza para com o respectivo CRECI, até a anuidade do exercício de 2020, inclusive.

Parágrafo único – Débito oriundo de multa eleitoral não impede exercício do voto.

DA SENHA PARA VOTAÇÃO E DA AUSÊNCIA AO PLEITO

Até o 20º (vigésimo) dia que antecede ao da votação, a CEF remeterá, a todo Corretor de Imóveis habilitado para votar, em seu endereço eletrônico (e-mail) cadastrado no CRECI, senha individual, pessoal, para acesso ao sistema de votação.

A senha individual só será expedida aos eleitores que estiverem habilitados para votar nos termos exigidos pelo artigo 9º da Resolução COFECI 1446/2020.

A senha individual é pessoal e intransferível. Sua eventual utilização por terceiros é responsabilidade exclusiva do seu titular.

Objetivando maior segurança do eleitor e do sigilo do voto, a senha individual de votação poderá ser substituída por senha pessoal do eleitor, por meio do site www.votacreci.gov.br.

O eleitor que, estando habilitado para votar, deixar de receber a senha individual de votação, poderá obtê-la acessando o site www.votacreci.com.br, mediante processo de confirmação positiva.

OBS.: A confirmação positiva será feita mediante código produzido e enviado pela CEF ao interessado, por e-mail ou SMS, diretamente ao endereço eletrônico ou telefone celular constantes de seu cadastro.

O eleitor que deixar de receber a senha individual de votação, por não estar habilitado para votar, deverá entrar em contato virtual com seu CRECI, a fim de regularizar sua situação e assim poder exercer o direito/dever de votar.

O eleitor poderá salvar o comprovante de votação no equipamento por ele utilizado para votar ou baixa-lo impresso pelo site “www.votacreci.com.br”.

Ficarão impedidos de votar e não receberão a senha individual de votação os Corretores de Imóveis que não conseguirem cumprir as condições exigidas para o eleitor elencadas no artigo 9º, da Resolução COFECI 1.446/2020.

Nos termos do artigo 11 da Lei nº 6.530/78, o profissional que deixar de votar estará sujeito a multa em valor equivalente até ao de uma anuidade do ano da realização da eleição, corrigida até o dia do efetivo pagamento.

A justificativa de ausência ao pleito, no prazo de até 90 (noventa) dias corridos,só será aceita quando lastreada em motivo relevante como, por exemplo, doença impeditiva, comprovada mediante atestado médico, falecimento de parente próximo, acidente, casamento do próprio eleitor. A simples comunicação de ausência não configura justificativa.Aos eleitores impedidos de votar, mas que se considerem em situação regular junto ao CRECI, sem poder comprová-la antes da votação, ficará assegurado o prazo de 90 (noventa) dias após a data da votação para que comprovem, junto ao Regional, que estavam em condições de votar e, assim, evitarem a aplicação da multa eleitoral.

É facultativo o voto ao inscrito que tenha completado 70 (setenta) anos de idade até a data da votação, inclusive.

DO REGISTRO, DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA,

REPRESENTAÇÃO, DENOMINAÇÃO E NUMERAÇÃO DE CHAPAS

O requerimento de registro de chapa, dirigido genericamente à CAE, será protocolizado na sede principal do respectivo CRECI, no prazo estabelecido no Edital de Convocação Eleitoral, assinado por um dos componentes da chapa.

O prazo para requerimento de registro de chapa é de 15 (quinze) dias corridos, contados a partir do dia seguinte ao da publicação do Edital Geral de Convocação Eleitoral no Diário Oficial da União, respeitado o horário previsto no Edital Eleitoral de Convocação do Regional, ambos devidamente publicados no dia 12 de maio de 2021 no Diário Oficial da União, como também nos sites do COFECI e do CRECIPB, além dos quadros de avisos deste Conselho na Sede e Delegacias.

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS E FINAIS

Dúvidas e/ou questionamentos sobre as normas eleitorais, podem ser discutidas através do e-mail [email protected]

Para conhecer na integra as normas eleitorais, acessar o site do COFECI ou CRECIPB e consultar a Resolução COFECI n0 1446/2020 e o Edital Geral de Convocação Eleitoral.

Creci-PB e Caixa discutem ações para impulsionar mercado imobiliário

Uma extensa pauta, com temas voltados ao fortalecimento do mercado imobiliário foi objeto de reunião ontem (quinta-feira) entre o presidente do Creci-PB, Rômulo Soares, o superintendente de Habitação da Caixa Econômica Federal, Adriano Freitas e a gerente de negócios, Lindimária Almeida.

Na ocasião, foram discutidos o planejamento de vários cursos e treinamentos sobre os produtos e serviços da CEF, a abertura de novos credenciamentos para corretores de imóveis pessoas físicas e jurídicas para venda dos imóveis adjudicados, bem como a instrução e liberação para que as empresas imobiliárias sejam correspondentes Caixa.

Ao final, todos consideraram, de forma uníssona, o encontro como muito produtivo.

Consultor analisa mercado imobiliário e destaca momento bom

Com a previsão de crescer mais de 30% este ano, o mercado imobiliário mantém o otimismo mesmo com a situação crítica da covid-19. De acordo com o consultor da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), Eduardo Zylberstajn, o setor deve continuar aquecido, atendendo à demanda renovada pela pandemia.

Para ele, o mercado é cíclico e no atual momento está em uma fase boa devido aos juros baixos e demanda alta por novos domicílios.

Questionado se esta é a hora de comprar um imóvel, ele destaca que é necessário analisar o perfil familiar de cada um. Inclusive fatores como tempo e orçamento. Se pretende morar em um local em um período de curto prazo, o conselho é alugar. Já quem pretende fixar moradia, a chance de ter boas oportunidades é única, já que desde o pico, em dezembro de 2014, os preços estão 24% mais baixos em termos reais segundo o Índice FipeZap residencial.

Fonte: www.portalradarimobiliario.com.br

LGPD