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Creci-PB amplia atendimento a corretores de imóveis através do WhatsApp

Os corretores de imóveis das regiões polarizadas pelas Delegacias do Creci-PB nos municípios de Campina Grande (99171-4737), Patos (3421-2924) e Cajazeiras (3531-2329) agora contam com atendimento também por WhatsApp, através do qual podem obter informações, encaminhar denúncias e agilizar, com eficiência, solução de demandas, a exemplo de solicitação de boleto  e encaminhamento de documentação para atualização de cadastro.

A ferramenta de comunicação, que veio a se somar aos tradicionais telefones convencionais, canal da Ouvidoria constante no site www.creci-pb.gov.br e e-mails, já vinha sendo utilizada na Sede do Órgão, em João Pessoa, por meio de números de WhatsApp exclusivos para atendimento:

“Nossa gestão tem como principais características, o volume e transparência nas ações, além da comunicação com a sociedade e, sobretudo, com os corretores e imobiliárias registradas. Nesse sentido, é que disponibilizamos em nossa Sede e Delegacias todo o conforto, segurança e atenção quando do atendimento presencial, bem como oferecemos essas múltiplas opções que lhes garantem agilidade e eficiência na satisfação de suas demandas”, afirmou o presidente Rômulo Soares.

Ampliado o uso de FGTS na aquisição de imóveis

Ampliado o uso de FGTS na aquisição de imóveis A partir de agosto, trabalhadores poderão usar recursos do FGTS para abater no valor das prestações ou no saldo devedor dos financiamentos de imóveis no valor de até R$ 1,5 milhão enquadrados no Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI).

Hoje, isso só é possível no Sistema Financeiro da Habitação (SFH), no qual o limite também é de R$ 1,5 milhão, mas os juros são limitados.

A medida foi aprovada nesta terça-feira pelo Conselho Curador do FGTS e entra em vigor em 90 dias, prazo para que as instituições financeiras possam se adaptar.

O SFI é bancado com recursos próprios dos bancos e tem taxas liberadas. Para se beneficiar da nova regra, é preciso que o mutuário atenda alguns requisitos, como ter conta no FGTS há mais de três anos. Os recursos só poderão ser usados para ajudar a pagar o primeiro imóvel.

Será possível abater até 80% no valor da prestação por 12 meses prorrogáveis ao final de cada período ou utilizar todo o recurso para reduzir o saldo devedor do imóvel.

O Conselho aprovou também mudanças nas regras para facilitar a portabilidade dos contratos com recursos do FGTS. Esse mecanismo permite que o mutuário migre o financiamento de um banco para outro em busca de juros menores.

Nos financiamentos com subsídios do FGTS, quando o comprador ganha um desconto no valor do imóvel para fazer com que a prestação caiba no orçamento, o banco que está recebendo o financiamento terá que incluir o valor no saldo devedor. A quantia será devolvida ao Fundo.

Além disso, o Conselho definiu que a mudança não poderá trazer prejuízos para o FGTS: os juros da operação não poderão ser inferiores a 6% ao ano. Atualmente, os financiamentos com recurso do Fundo cobram taxa máxima de 8,16%, considerando a margem do banco.

Por conta dessas exigências, os mutuários deverão fazer as contas para saber se é vantajoso fazer a portabilidade. O Conselho ainda não dispõe de projeções sobre o impacto das medidas para o Fundo e quantas pessoas poderão se beneficiar.

FONTE: EXTRA

Corretores de imóveis destacam excelência no atendimento do Creci-PB

A qualidade no atendimento e na prestação de serviços diária pela equipe de funcionários do Creci-PB é reconhecida e destacada não só pelas avaliações deixadas pelo público destinatário no perfil do Órgão no Google Meu Negócio, mas também por testemunhos dados nas referidas ocasiões por atuais e futuros corretores de imóveis.

A corretora de imóveis, Adriana Gonçalves Palitot Miranda, que atua no setor de vendas no bairro de Camboinha, em Cabedelo, considerou excelente o atendimento, feito com agilidade e presteza, se disse sempre bem assistida e tratada, pelo que, ao final, atribuiu nota 10.

A mesma opinião é compartilhada pela experiente corretora de imóveis,

Maria Ana dos Reis Santos, que exerce a profissão nas áreas de locação e vendas no município de Conde e aquilatou o atendimento como ótimo, acrescentando que quando necessita tirar qualquer dúvida ou resolver qualquer problema, procura a Sede do Creci-PB.

Nesse contexto, em torno de 15 minutos, ela teve emitida a carteira 2021, que recebeu, orgulhosa, das mãos do presidente Rômulo Soares.

Parabéns à administração

“Já vim aqui por diversas vezes e sempre sou muito bem atendido, desde a recepção, passando pela secretaria, financeiro e jurídico, que já cheguei a precisar, resolvendo tudo de forma rápida. Só tenho a parabenizar pela administração que está sendo feita hoje pelo Creci-PB”, afirmou o corretor de imóveis José Leite Barreto, que atua com locação e vendas, no bairro dos Bancários.

Na esteira desse entendimento, o corretor de imóveis Allysson Severo Bezerra, que na manhã desta terça-feira (18) dava entrada na inscrição no Cadastro Nacional de Avaliadores Imobiliários (CNAI) e atua com vendas e locações no bairro de Manaíra, classificou o atendimento como excelente e eficiente. “Sempre fui muito bem atendido, com agilidade e resolução 100%”, declarou.

Qualidade e agilidade

Por sua vez, ao dar entrada no registro profissional, Maria Joana de Araújo Ferreira, que pretende atuar no bairro de Mangabeira, elogiou a agilidade e qualidade do atendimento, sobretudo se comparado ao prestado em outros locais.

Diante dessas manifestações, para o presidente Rômulo Soares, a sensação é de dever cumprido, pelo sacerdócio, dedicação e intelectualidade que empresta para proteger a reserva de mercado para a categoria. O Creci-PB é uma referência nacional também por estar próximo dos corretores e corretoras de imóveis e as empresas imobiliárias”, concluiu.

Aumenta em 10 vezes procura por imóvel

A segunda onda da covid-19 resultou no aumento de 10 vezes na procura de imóvel, segundo DataZAP, do ZAP+. Esse comparativo foi em relação a março de 2021 e 2020.

A cada 10 brasileiros, quatro apontaram interesse em uma casa nova, segundo o estudo feito com 2.224 usuários dos sites. Em março de 2020, a proporção era de quatro em cada 100.

Essa intensificação se deve à valorização do imóvel, ao déficit habitacional e também às condições em relação ao financiamento imobiliário.

E mesmo com a taxa básica de juros (Selic) em 3,5% atualmente, os juros imobiliários estão em torno de 6,9%.

Mas é importante analisar o cenário macroeconômico e também a longo prazo, principalmente quando influencia nos materiais de construção, que sofrem com a alta de preços e até mesmo falta de insumos.

Em relação às principais características dos interessados em imóveis, para eles foi considerado como importante ou muito importante que os imóveis sejam maiores (52%) e tenham ambientes bem divididos (62%), vista desimpedida (61%), varanda (60%) e mais dormitórios (49%).

Para 45%, a opção de uma casa é algo considerado importante ou muito importante, contra 38% na terceira edição da pesquisa, feita entre maio e junho de 2020.

Diminuiu a parcela de pessoas que acham importante o imóvel ficar perto do local de trabalho, que passou de 44% em março de 2020 para 38% no mesmo mês deste ano.

Ainda assim, a preferência por residências que tenham vizinhança com mais comércio e serviços permaneceu alta (65%) na pesquisa mais recente.

Com esse panorama é importante frisar que a tendência dos compactos ainda vai permanecer, tanto para quem busca a primeira moradia e está sozinho, como para investidores com interesse em rentabilizar o bem.

O home office ainda continua como fator importante para 58% dos entrevistados.

Fonte: Folha de SP

Setor imobiliário vive momento positivo e emprega quem busca se reinventar

A pandemia causada pelo novo coronavírus trouxe não apenas a maior crise sanitária do século como também um desmonte econômico que tem afetado empresas e trabalhadores. O levantamento mais recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) registrou a maior taxa de desemprego desde 2012: 14,3 milhões de pessoas estão sem trabalho.

Com o cenário, há a exigência de mudanças e adaptações com relação à profissão, em alguns casos, existe até mesmo quem aproveita o momento para mudar de carreira. “A pergunta que os profissionais desocupados tem que fazer é: como a minha bagagem e competências desenvolvidas podem me ajudar? Em quais locais posso atuar? Quais áreas estão precisando de pessoas como eu? Essa reflexão é essencial para conseguir se realocar nesse momento de crise”, explica Rafael Scodelario, empresário e especialista em mercado imobiliário.

Segundo o empresário, é interessante observar especialmente as áreas de atuação que não possuem curso de formação específica, nas quais o profissional é forjado na prática. “Esse é o caso do corretor de imóveis. Além de uma profissão com remuneração boa, a atuação está a mercê do mercado imobiliário, que vive um momento positivo mesmo com a pandemia devido às facilidades de crédito e baixa da taxa Selic, que impactam diretamente na facilidade de compra de imóveis”, argumenta Rafael Scodelario.

Segundo o empresário do mercado imobiliário, para se tornar um bom profissional da área é preciso, primeiramente, saber se colocar no lugar do cliente. “É preciso ainda entender questões básicas da economia, investimento, construção civil e mapa geográfico da região onde irá atuar”, comenta.

A Escodelar Inteligência Imobiliária, um dos negócios de Rafael Scodelario, atua há mais de dez anos na zona norte de São Paulo com a formação de profissionais corretores de imóveis. “A empresa onde a pessoa irá construir sua carreira é importante para que ela obtenha sucesso profissional, pois será a base. No caso da Escodelar, invisto em estrutura física, tecnologia, departamento jurídico, suporte administrativo e treinamento abundante para que o profissional esteja o mais assegurado possível para exercer a profissão”, explica.

Rafael Scodelario ressalta que o tempo de adaptação e retorno da profissão costuma vir de dois a três meses após o início da atuação quando há esse tipo de suporte, visto que a venda costuma vir acompanhada de boas comissões. “O importante é não se acomodar. Acordar diariamente com vontade de vencer e se dedicar é fundamental na vida de um bom corretor de imóveis. Além disso, é preciso humildade para aprender com quem tem experiência e buscar aplicar todo o conhecimento adquirido já nas primeiras vendas”, aponta.

Fonte: portalradarimobiliario.com.br

Creci-PB nomeia delegados para o município de Rio Tinto

A corretora de imóveis Deise de Jesus Marques e o corretor de imóveis Genivaldo de Pontes tomaram posse na tarde desta segunda-feira (17) como delegados do Creci-PB no município do Rio Tinto. Ambos receberam suas carteiras, portarias e manual do delegado das mãos da diretora tesoureira Carla Bezerra e do diretor de integração regional Tarcísio Galdino, na Sede do Órgão em João Pessoa.

“Os sentimentos são de alegria, responsabilidade e agradecimento”, afirmou Deise. Ela se disse feliz com incumbência e manifestou a disposição de desenvolver um trabalho sério, no tocante a disciplina e fiscalização, bem como suprir a falta de conhecimento na região da regulamentação da profissão, o que também contribuirá no combate ao exercício ilegal.

“Considero essa iniciativa das mais positivas, própria de uma gestão moderna, participativa e democrática, pois numa instituição do porte do Creci-PB, ninguém faz nada sozinho”, concluiu. A mesma linha de disposição e trabalho foi compartilhada pelo delegado-adjunto Genivaldo de Pontes, numa sintonia onde quem só terá a ganhar é a categoria e mercado imobiliário local.

Mercado imobiliário analisa momento para financiar imóvel com Selic em alta

Com a atual Selic (taxa básica de juros) em 3,5%, após a segunda alta consecutiva, o mercado imobiliário destaca que os financiamentos ligados aos imóveis não devem ser impactados de forma imediata por conta do spread bancário (diferença entre o custo da captação e o que o banco ganha quando empresta), que ainda é significativo, visto que a média do crédito imobiliário gira em torno de 7% ao ano.

Para Rafael Sasso, especialista em mercado imobiliário e inovação e professor da Finted Tech School, se as altas continuarem, devemos ver algum ajuste mais para o final do ano.

Já o presidente do site de comparação de juros Melhortaxa, Paulo Chebat, destaca que esse é o melhor momento para compra e principalmente para portabilidade do empréstimo, para baratear as parcelas.

O chefe de investimentos do Imovelweb Tiago Galdino indica que é ideal o financiamento neste período antes da continuidade da alta dos juros.

Levando em conta fatores como o aumento da Selic, a alta do dólar, a inflação da construção civil e o crescimento da demanda por imóveis, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic) estima que o brasileiro possa pagar de 5% a 10% mais caro nos imóveis em 2021 do que pagou em média em 2020, segundo a publicação.

Por fim, Filipe Pontual, diretor executivo da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), disse que além da Selic, é importante verificar o comportamento dos contratos de juros futuros, que são negociados na B3, bolsa de valores. As taxas de juros longos, de 5 anos e 10 anos, têm mais impacto nas taxas do financiamento imobiliário, porque ele também tem prazo mais estendido.

Fonte: Valor Investe

Nível de corretores de imóveis mostra profissão em outro patamar

A profissão de corretor de imóveis – principalmente pela globalização – está entre as cinco melhores do mundo, o que tem progressivamente aumentado a busca. Na Paraíba, isso pode ser dimensionado não só pela quantidade de registros no Creci-PB aprovados entre os últimos dias 1 de janeiro a 7 de maio (458 pessoas físicas e 24 pessoas jurídicas), mas sobretudo pela qualidade dos novos integrantes da categoria.

Corretora de imóveis Renee Dantas de Lima em seu discurso durante sessão solene de entrega de carteiras aos novos corretores de imóveis. Foto: Assessoria de Marketing CRECIPB

Demonstrações nesse sentido são dadas durante as sessões solenes de entregas de carteiras, quando é facultada a palavra a representantes dos demais, quando da prestação do juramento e entrega simbólica de carteiras, por falas, firmes e articuladas, que denotam conhecimento, confiança e determinação, muitas das vezes por parte de profissionais de outras áreas que decidiram tornar corretor de imóveis sua principal atividade.

Recentemente, ao se pronunciar, a nova corretora de imóveis Renee Dantas de Lima traçou um criterioso histórico da mulher no mercado de trabalho, defendeu a igualdade de gênero nessa ocupação e criticou o fato de apesar de as mulheres trabalharem mais, por mais horas e venderem mais, serem muitas vezes negligenciadas por nível C em funções executivas em imobiliárias.

Necessidade de mudança

“As mulheres em imobiliárias tendem a progredir rapidamente durante os primeiros anos de suas atividades como corretoras. Suas carreiras, no entanto, perdem impulso à medida que envelhecem, e a diferença de honorários aumenta à medida que há a promoção para gestão e funções executivas em ambos os sexos, daí a necessidade de mudança dessa cultura”, constatou.

Ela também falou sobre as precauções extras que as corretoras de imóveis, vulneráveis que são, devem ter ao se encontrarem sozinhas com os clientes, particularmente fora da horário comercial, no turno da noite e em bairros questionáveis, assim como em relação a avanços indesejados ou represálias de clientes masculinos infelizes ou problemáticos.

“Denunciem, não importa se foi apenas uma brincadeira do colega de trabalho ou do cliente mal intencionado, sejam diligentes, zelem por vocês mesmas e por outras mulheres do mercado imobiliário. Não deixem que a vestimenta ou a aparência justifique qualquer atitude que não condiz com a ética e com os valores”, conclamou.

Nesse contexto, o Creci-PB conta com uma vigorosa representação feminina na gestão, com a participação de corretoras de imóveis na sua diretoria executiva, nas Comissões da Mulher nas cidades de João Pessoa, Campina Grande, Patos, Sousa e Cajazeiras, e em diversas outras Comissões, além de Conselheiras, Diretoras Adjuntas, Delegadas regionais e de bairros, bem como na Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero, criada, de forma inédita, entre os demais Regionais.

Foco em clientes estrangeiros

Apesar de jovem (32), Renee, que é poliglota (domina quatro idiomas) conta com vasta experiência acumulada, a maior parte no exterior, onde atuou no período de 2013 a 2018 na Noruega como diretora comercial da MMX e nos dois anos seguintes nos Estados Unidos, como representante da Empresa de Soluções em Tecnologia para Condomínios de Alto Padrão Vesseo. Atualmente ela é CEO da Utropia Living, empresa voltada para captação de clientes estrangeiros para o mercado imobiliário de João Pessoa.

Natural de Campina Grande, ela que é casada com um estrangeiro, tem padrasto também estrangeiro, disse que seu primeiro sonho já foi realizado (ser a porta-voz da realização dos sonhos de muitos clientes).  “Meu segundo maior sonho é atrair pessoas do mundo inteiro para conhecer o lindo oceano que banha esta cidade de cor caribenha ou até mesmo explorar todo o verde que faz de João Pessoa uma das capitais mais verdes do país”, concluiu.

Cadastro de imóveis rurais passa a ser on-line

O cadastro e atualização de imóveis rurais passa a ser realizado de forma virtual. Os proprietários de imóveis da zona rural não precisarão mais se deslocar até uma unidade da Receita Federal para realizar o procedimento, que passa a ser finalizado no Centro Virtual de Atendimento da Receita (e-CAC), onde poderão enviar todos os documentos solicitados.

A medida faz parte do Plano de Ação da Receita Federal no cenário pós-pandemia, contribui para a digitalização dos serviços públicos e evita a necessidade de deslocamento do contribuinte, bem como a proteção dos servidores da Receita.

Os documentos serão enviados ao e-CAC por meio do Dossiê Digital de Atendimento. Quando o serviço online necessitar de apresentação de documentos para ser concluído, esses deverão ser designados por meio de juntada de documentos na aba ‘Meus processos”. Da mesma forma, esclarecimentos adicionais, bem como a informação sobre a conclusão da operação, serão efetuados por comunicação eletrônica.

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Quem inicia o processo de cadastramento pelo Sistema Cnir e pelo Sistema Coletor Web poderá concluir o processo pelo e-CAC. Clique aqui para o passo a passo do cadastro online.

Moradora da zona rural de Luziânia (GO), Ana Claudia Gonçalves, comemora o fato do cadastramento passar a ser online, pois no município em que vive não tem agência da Receita Federal. “É mais fácil resolver as coisas pela internet, porque na minha cidade não tem posto da Receita Federal. E se tivesse que ir até uma agência, teria que me dirigir a Brasília para resolver, pegar fila e ainda tem a burocracia. E às vezes é preciso agendar atendimento devido a pandemia. Resolver as coisas pela internet hoje em dia é muito mais fácil”, diz.

Cadastro de Imóvel Rural
Todas as propriedades rurais precisam ser inscritas no Cadastro de Imóveis Rurais (Cafir) e no Cadastro Ambiental Rural (CAR). O consultor jurídico Marcelo Lucas explica a diferença entre os dois. “O primeiro cadastro [Cafir] é justamente para a atualização de dados cadastrais ou ainda uma nova inscrição, e se torna importante para que o contribuinte possa pleitear os serviços da Receita Federal. Já o Cadastro Ambiental Rural [CAR] possibilita a obtenção da regularidade ambiental do imóvel. Por isso, aqueles que possuem imóveis em áreas ambientais, devem necessariamente efetivar o Cadastro Ambiental Rural.”

Além do Cafir, os imóveis rurais são registrados no Cadastro Nacional de Imóveis Rurais (Cnir), que integra dados do Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR), do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

O cadastro no CNIR auxilia na formulação das políticas públicas voltadas à questão agrária, disponibiliza para a sociedade informações oficiais sobre o meio rural brasileiro e confere maior segurança jurídica às questões relacionadas à propriedade territorial rural. Para o produtor, representa a redução e simplificação de obrigações junto aos órgãos públicos e ao setor bancário, com redução de custos na prestação de informações e na contratação de financiamentos.

Os proprietários que possuem imunidade ou isenção de Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR) também devem realizar o cadastro no Cafir. A isenção de impostos para donos de imóveis rurais é conferida na Constituição Federal e, de acordo com Marcelo Lucas, a imunidade do imposto territorial serve para auxiliar o pequeno produtor.

“A questão da imunidade em relação ao imposto territorial rural veio para prestigiar o pequeno agricultor, aquele que planta para a sua sobrevivência ou para a sobrevivência de familiares. Então esse pequeno produtor fica imune, ou seja, ele não precisa pagar o imposto territorial rural. Exemplo: imóveis rurais que possuem até 30 hectares ou menos”, explica.

Aprenda o passo a passo para cadastramento no e-CAC, CNIR e CAFIR
1° passo – Sistema CNIR

Inscreva ou atualize as informações dos seus imóveis rurais no Cadastro Nacional de Imóveis Rurais (CNIR). Clique aqui.

A inscrição no CNIR será realizada por meio da vinculação do NIRF com o cadastro no INCRA (CCIR). Se você não possui NIRF para o imóvel rural, ele poderá ser criado no momento da vinculação.

Acesse o CNIR, clique em Menu, seguido de Imóveis.

Para fazer uma inscrição, localize o imóvel rural e clique em Gerenciar Vinculação, na coluna “Ações”, ao lado do imóvel que deseja vincular. Se não encontrar o imóvel, clique em Criar NIRF para Vinculação e, em seguida, enviar a solicitação.

Para atualizar dados do imóvel, clique no botão Atualizar Dados Tributários, na coluna “Ações”, no final, clique em “Obter recibo de envio”.

– Cancelamento, reativação e transferência de imóveis rurais via e-CAC

O Cadastro Fiscal de Imóveis Rurais (CAFIR) é o cadastro administrado pela Receita Federal, com informações de imóveis rurais do país, seus titulares e, se for o caso, os condôminos e co-possuidores.

O Número do Imóvel na Receita Federal (NIRF) é o número de identificação do imóvel rural no CAFIR. Cada imóvel rural deve possuir um NIRF.

1° passo – Sistema Coletor Web – CAFIR

Acesse o CAFIR – Coletor Web, clique em Criar Solicitação, seguido da opção desejada.

Preencha o formulário eletrônico e, ao final, emita o Documento de Entrada de Dados Cadastrais do móvel Rural (Decir).

2° passo – Envio de documentação pelo e-CAC

Como criar um Dossiê Digital de Atendimento para enviar os documentos para a Receita Federal

Acesse o e-Processo pelo e-CAC, abra “Legislação e Processo” e clique em “Processo Digital”, escolha a área de concentração CADASTRO, e o serviço desejado.

O Dossiê Digital de Atendimento deve ser aberto no nome da pessoa física ou jurídica a que se refere o serviço e ficará disponível para solicitação de juntada de documentos por 3 dias úteis. Para cada pedido deve ser aberto um dossiê digital específico.

3° Passo – Acompanhar o andamento do Dossiê Digital de Atendimento

O conteúdo do Dossiê Digital de Atendimento e outras informações relacionadas podem ser consultadas a qualquer momento através do e-CAC, na aba “Meus Processos”.

O acompanhamento da solicitação também pode ser feito pelo CAFIR – Coletor Web, preenchendo o número de recibo do Decir.

Fonte: Brasil 61

Diretora do Creci-PB compartilha experiência em atuação internacional

A diretora de Relações Internacionais do Creci-PB, Thamara Bastos Silva participou, como convidada, do encerramento do curso do CIPS online, falando para para a turma concluinte do período 2021.1.

Na condição de membro atuante desde 2017, ela repassou um pouco da sua carreira de sucesso e mostrou como se tornou referência, inclusive, mundial, em termos de negociações globais após essa certificação internacional.

“O CIPS me descortinou uma gama de possibilidades de atuação internacional, inspirando confiança e motivação para agir e me desenvolver cada vez mais. Hoje minhas negociações são globais. Para quem procura tesouros, o curso te leva ao mapa, mas também ensina que quem caminha até ele é você”, afirmou.

Ela considerou uma grande emoção poder partilhar um pouco do seu trajeto aos novos CIPS, rever e estar ao lado de mentores e professores do curso, a exemplo de João Teodoro, Luiz Barcellos, Aida Turbo, Eliane Ribeiro e Lúcia Wanderley, e  novos amigos e irmãos  turma CIPS 2017 : João Araújo,  Dirceu Cardoso ,Carlos Leão, Rodrigo Pinto e Ronaut Viana.

Certificação internacional

O curso CIPS – Certified International Property Specialist (Especialista em Negócios Internacionais) prepara o corretor para obter uma das mais importantes Certificações Internacionais da NAR – National Association of Realtors®, a maior organização de corretores de imóveis do mundo, com sede nos EUA.

Essa capacitação aporta conhecimento, pesquisa, cultura, parcerias, networking e ferramentas para globalizar a atuação de corretores de imóveis interessados em negociar propriedades em outros mercados.

Nova campanha do CRECIPB alerta clientes sobre o risco dos falsos corretores

A certeza para o cliente, de segurança no negócio imobiliário e a valorização do corretor de imóveis, profissional qualificado a proporcionar essa garantia são o tema da mais nova campanha publicitária do CRECIPB, que vem sendo veiculada por meio de spot em rádios de todo o estado, bem como por meio das mídias digitais.

Num ritmo musical bem brasileiro (samba), é explicado de forma bem simples a importância de qualquer intermediação imobiliária ser feita apenas por corretor de imóveis registrado no Conselho, capaz de criteriosa avaliação do bem e de conferir proteção jurídica ao ato.

A mensagem também traz um importante alerta para que os clientes não se confundam nem se precipitem e rechacem abordagens de pessoas não credenciadas que tentam exercer ilegalmente a profissão de corretor, a exemplo de síndicos, porteiros e zeladores, entre outros, expondo a sociedade ao risco na transação imobiliária.

O Spot pode ser ouvido, clicando abaixo:

Nesse contexto, quem tiver conhecimento de fatos como esse em todo o estado da Paraíba, pode encaminhar denúncia aos setores de Fiscalização e Ouvidoria do CRECIPB, clicando, respectivamente aqui ou aqui. No site estão disponíveis e-mails e números telefônicos da fiscalização e das Delegacias existentes em Campina Grande, Patos e Cajazeiras.

“Esta campanha vem reforçar outras, que fizemos regularmente nos últimos anos, cumprindo as missões do Conselho, de registro e fiscalização. É nosso dever proteger a sociedade da atuação de falsos corretores e preservar o mercado imobiliário a quem verdadeiramente é apto a atuar: o corretor de imóveis”, afirmou o presidente do CRECIPB, Rômulo Soares.

Ele acrescentou que a fiscalização do CRECIPB tem se destacado nacionalmente nos últimos anos, além disso, o Conselho tem fortalecido o combate ao exercício ilegal da profissão, por meio de Termos de Cooperação Técnica firmados com o Ministério Público estadual e federal, através dos quais também é disponibilizado assessoramento técnico-científico qualificado por corretores de imóveis na instrução de processos administrativos e judiciais.

Campanhas sociais

O CRECIPB também transcende suas duas missões institucionais de registro e fiscalização, desenvolvendo e apoiando campanhas sociais em todo o estado, a exemplo da que foi feita no período mais crítico da Covid-19 no passado, quando foram arrecadadas centenas de cestas básicas entregues a corretores de imóveis em estado de vulnerabilidade. Como também, através das Comissões da Mulher das cidades de João Pessoa e Campina Grande, que arrecadaram alimentos no último evento da mulher para doação a instituição filantrópica, e a Comissão de Patos, que contemplou com Kits contendo higiene pessoal a idosas residentes em duas instituições filantrópicas, pela passagem do Dia das Mães.

Indicador de confiança do setor imobiliário residencial aponta estabilidade na procura por imóveis no 1º trimestre apesar da pandemia

  • O levantamento contou com a participação de 48 construtoras e incorporadoras do setor imobiliário residencial; expectativas quanto a novos lançamentos e novas aquisições continuam no radar da ampla maioria;
  • Com a manutenção da procura por imóveis, que já vinha aquecida dos dois trimestres anteriores, somada à alta no valor dos insumos, os preços dos imóveis seguiram com expectativa de aumento;
  • As expectativas para médio e longo prazos indicam um cenário positivo, mesmo em meio à segunda onda da pandemia da Covid-19.

A segunda edição do Indicador de confiança do setor imobiliário residencial, realizado pela Deloitte, em parceria com a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC), indica a manutenção da procura por imóveis no primeiro trimestre de 2021. O levantamento também mostrou uma leve redução nas vendas e expectativas no curto prazo no segmento MAP (Médio e Alto Padrão), mas com perspectivas otimistas no médio e longo prazos. O indicador de confiança é realizado a cada três meses, de forma a avaliar com mais precisão os movimentos das empresas do setor. Nesta edição, 48 empresas participaram da avaliação.

Para a ABRAINC, os resultados mostram que o setor continua confiante na retomada da economia, e que a pandemia não afetou a intenção dos empresários em investir. “Os juros, que ainda se mantêm em um patamar baixo, tiveram um papel importante nesse desempenho, assim como para as expectativas em relação ao futuro. É preciso agora que o governo consiga implementar a agenda de reformas para que nosso setor, e a economia como um todo, possa seguir uma trajetória ascendente após um ano de crise”, afirma o presidente da entidade, Luiz França.

O levantamento buscou usar uma metodologia diferenciada para interpretar os resultados e facilitar a leitura entre os dois trimestres (4T2020 e 1T2021). Desse modo, os percentuais de respostas foram transformados em notas variando de 1 (para forte redução) a 3 (para forte aumento) e cada segmento foi classificado dentro desse padrão. As respostas dos participantes da pesquisa indicaram redução, manutenção ou aumento no primeiro trimestre de 2021, em relação ao 4º trimestre de 2020, tendo como referência os itens: procura de imóveis, vendas, expectativas para vendas, vendas nos próximos 12 meses, preços de imóveis, expectativa para o preço dos imóveis, expectativa para o lançamento de novos empreendimentos e expectativa de aquisição de terrenos para empreendimentos residenciais.

Indicador de confiança do setor imobiliário residencial

“Mesmo com o agravamento da pandemia durante esses primeiros meses de 2021, o setor segue acompanhando, mesmo que de modo moderado, o crescimento do quarto trimestre de 2020. Isso mostra que o segmento imobiliário residencial está resiliente e otimista e continua com uma manutenção das expectativas de melhora para os próximos meses”, destaca Claudia Baggio, sócia-líder de Financial Advisory na prática de Real Estate da Deloitte.

Resultados do 1º trimestre e expectativas :

Procura de imóveis (Nota 1,90 = Manutenção) – Após o 4º trimestre de 2020 ter tido um índice alto em relação à procura de imóveis, aquecendo o mercado, a pesquisa aponta uma manutenção nessa boa demanda no primeiro trimestre de 2021. A nota Geral para a procura de imóveis (CVA+MAP) foi de 1,90, mas, quando separados por segmentos, as notas foram de 1,97 (Casa Verde e Amarela) e de 1,82 (MAP).

Vendas (Nota 1,83 = Manutenção). As vendas de imóveis no 1º trimestre desse ano se mantiveram em relação ao 4º trimestre de 2020, momento em que estavam bem aquecidas.

Expectativas para vendas (Nota 2,07 = Manutenção) – De acordo com os respondentes, a visão a longo prazo é mais positiva. As vendas para o segundo trimestre de 2021 indicam ainda uma sustentação, mas em um cenário um pouco mais promissor, mesmo em meio à segunda onda da crise causada pela pandemia de Covid-19 no país.

Vendas nos próximos 12 meses (Nota 2,35 = Aumento) – Para os próximos 12 meses, encerrados em abril/2022, o levantamento mostra que a expectativa é de aumento para os três segmentos: Geral (Nota 2,35), CVA (Nota 2,34) e MAP (Nota 2,37).

Preço de imóveis (Nota 2,42 = Aumento) – Devido ao aumento nos valores dos insumos da construção, os preços dos imóveis continuaram em alta no primeiro trimestre de 2021 e a expectativa é de que sigam assim nos próximos meses. De acordo com as respondentes do segmento de MAP, existe também uma expectativa de forte aumento.

Expectativa para os preços dos imóveis (Nota 2,57 = Aumento). O levantamento sondou as expectativas para o 2º trimestre de 2021, para os próximos 12 meses e para os próximos cinco anos. De acordo com a análise, a visão das respondentes é de que o setor continuará com alta de preços de imóveis no próximo trimestre (Nota 2,57, no Geral), mas apenas o MAP (médio e alto padrão) registrou forte aumento para os próximos meses, com nota 2,69.  Tanto para os próximos 12 meses quanto para os próximos cinco anos, a expectativa para todos os segmentos do setor é de forte aumento: CVA com notas 2,67 (12 meses) e 2,88 (5 anos), e MPA com notas 2,84 e 2,97, respectivamente.

Expectativa para lançamento de novos empreendimentos. A expectativa para lançamento de empreendimentos nos próximos 12 meses segue positiva. Para o MAP, a expectativa é de 100% e para a amostra geral (CVA e MAP) é de 97%.

Expectativa de aquisição de terrenos para empreendimentos residenciais. A expectativa para esse índice nos próximos 3 a 12 meses continua alta para todos os setores: 79% para CVA e 88% MAP, sendo 83% para a amostra geral.

Confira a íntegra do indicador:

 

 

 

 

 

Fonte: abrainc.org.br

FGTS poderá ser usado nos contratos pelo SFI

Uma boa notícia para quem tem financiamento da casa própria pelo Sistema Financeiro Imobiliário (SFI). O Conselho Curador do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) aprovou esta semana a liberação do uso do recurso para os contratos assinados pelo sistema. Ou seja, os trabalhadores com saldo no fundo vão poder usar o dinheiro, a partir de agosto, para abater até 80% do valor das prestações desde que tenha recursos para 12 meses, podendo ser prorrogáveis, amortizar o saldo devedor e quitar os financiamentos de imóveis avaliados em até R$ 1,5 milhão.

Vale ressaltar que o recurso só poderá ser usado para pagar a primeira moradia. Atualmente, o uso só é permitido no SFH (Sistema Financeiro da Habitação), no qual o limite de avaliação também é de R$ 1,5 milhão, mas os juros são limitados a 12% ao ano.

O SFI conta com recursos próprios dos bancos e tem taxas liberadas, ou seja, não há o limite de 12% ao ano. Para ter acesso, é preciso que o trabalhador se encaixe nas regras para liberação do recurso como não ser proprietário de imóvel e ter conta no FGTS há mais de três anos consecutivos ou não.

Para Marco Adnet, sócio da Konek Gestora Imobiliária, a nova regra de utilização do FGTS no SFI significa um grande avanço e contribui para movimentar bastante o mercado, pois vai ajudar quem já comprou a moradia e até aumentar a demanda de quem planeja comprar um imóvel fora do Sistema Financeiro de Habitação (SFH).

Portabilidade

Os mutuários com contratos assinados com recursos do FGTS que desejam trocar um financiamento mais caro por outro mais barato vão poder ter acesso à portabilidade. O Conselho também fez mudanças nas regras para permitir a migração do financiamento de um banco para outro em busca de juros menores.

Segundo o Conselho Curador do FGTS, os juros da operação não poderão ser inferiores a 6% ao ano, o que impede prejuízos ao fundo. Hoje, a taxa mínima cobrada é de 8,16% ao ano, de acordo com a margem do banco. Outro ponto importante é quando os compradores ganham desconto na compra do imóvel, ou seja, os subsídios para fazer com que a prestação caiba no orçamento familiar. Neste caso, o banco que está recebendo o financiamento terá que incluir o valor no saldo devedor. A quantia será devolvida ao FGTS, por isso, o mutuário deverá fazer as contas e analisar se é vantajoso realizar a portabilidade.

Fonte: mercadoimobiliario.net

Recadastramento para as eleições 2021/Sistema Cofeci-Creci

De acordo com as normas eleitorais instituídas pelo Cofeci através da Resolução nº 1.446/2020, publicada no DOU em 18/02/2021 e que trata da realização de eleições nos Creci’s, o corretor de imóveis que estiver habilitado para votar, receberá do Cofeci exclusivamente através do seu e-mail cadastrado no Creci a sua senha pessoal para utilizá-la no dia da eleição.

As normas também versam que, o eleitor que, estando habilitado para votar, deixar de receber a sua senha individual, poderá obtê-la acessando o site específico da eleição e fazer a confirmação positiva, que será mediante código enviado ao eleitor por e-mail ou SMS.

Assim sendo, é extremamente importante o profissional está com seu e-mail e cadastro atualizado junto ao Creci para exercer o seu direito/dever de votar.

Como fazer o Recadastramento

Acesse o site do COFECI: https://app.conselho.net.br

Ou baixar o APP i-Corretor no seu celular:

Sobre a eleição

Conforme o Edital de Convocação Eleitoral Publicado em 12/05/2021, disponível também para consulta no site do Creci-PB, bem como nos quadros de aviso da Sede e Delegacias da Entidade, a eleição para preenchimento das vagas dos 27 Conselheiros titulares e igual número de suplentes do Conselho, eleitos em chapa, ocorrerá no dia  07 de julho de 2021.

A eleição será realizada pela internet na data supracitada, com votação pelo site www.votacreci.com.br, que poderá ser acessado a partir da 0h (zero) hora até às 20h (vinte) horas (horário de Brasília).

No referido edital consta ainda as informações de prazo, horário e local para protocolização de chapa, entre outras informações pertinentes.

Creci-PB instala Comissão de Desenvolvimento Urbano de João Pessoa

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis da Paraíba participará de audiências públicas, debaterá, acompanhará e proporá ações junto aos órgãos federais, estaduais,  municipais e demais entidades competentes no que se competir ao planejamento do desenvolvimento urbano da região metropolitana da grande João Pessoa.

Essa representação se dará por meio da Comissão de Desenvolvimento Urbano, empossada e instalada na tarde desta quinta-feira (13), composta por 18 membros corretores de imóveis e que tem como coordenador João Ricardo Vieira de Morais. Eles são responsáveis ainda, por discutir com os órgãos competentes, atos, projetos, proposições, decretos e leis relativas a situações pertinentes.

Dentre elas, urbanismo e arquitetura, política e desenvolvimento urbano, uso, parcelamento e ocupação do solo urbano, habitação e sistema financeiro da habitação, transportes urbanos, iluminação pública, infraestrutura e saneamento, planos nacionais e regionais de ordenação e expansão da região urbana.

O presidente do Creci-PB, Rômulo Soares, destacou a importância da inserção do Órgão nas discussões sobre o planejamento urbano das cidades.

Atuação e conhecimento

O coordenador João Ricardo se disse orgulhoso em fazer parte de tão seleto grupo, integrado por corretores de imóveis atuantes e conhecedores do mercado imobiliário, que, pelo fato também exercerem outras profissões, como engenheiros civis, arquitetos, construtores, advogados, turismólogos e peritos avaliadores, fortalecerá as ações a serem desenvolvidas.

Ele, que também é operador do direito, afirmou que todos estão dispostos e preparados para enfrentar a missão que lhes foi confiada.

Crescimento com sustentabilidade

A Comissão atuará interligada à diretoria de expansão imobiliária do Creci-PB, que tem à frente Alisson Holanda. Para ele, o Conselho, enquanto instituição forte do mercado imobiliário e a união de corretores de imóveis com conhecimento do setor são de fundamental importância para os municípios poderem crescer com sustentabilidade.

“João Pessoa figura entre as principais capitais do Nordeste e vem sendo, junto a municípios como o Conde, muito procurada por clientes das regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste, daí a necessidade de se planejar compatíveis com essa demanda”, afirmou o jovem, mas experiente profissional.

Qualificado grupo

A Comissão é composta por João Vieira de Morais, Felipe de Paiva Souza Araújo, Rayner Holmes Borba, Wagner Travassos Sarinho, Roberto Beserra de Freitas Junior, Lea Simões Leal, Aline Lira Pontual, Lucas Nicolas das Neves, Rodrigo José de Lima Souto, Letícia Santo André de Moura Boer, Eduardo Augusto de Figueiredo Oliveira, Fernando Antônio Pimentel Dantas, Newton José Teixeira, Glauco Antônio de Azevedo Morais, Ailton Peixoto Damasceno, Raquel Freitas de Holanda, Rafaella dos Santos Tavares e Leonardo Silveira Forte.

Delegados de bairros de João Pessoa reforçam a gestão do Creci-PB

Os bairros de Mussuré, Mumbaba e Tambauzinho, em João Pessoa, contam agora com os corretores de imóveis André Ricardo Pereira, Valdilene Leobino Moura Silva e Elania de Andrade Albino como delegados do Creci-PB.

Eles receberam na tarde desta quarta-feira (13) suas portarias das mãos do presidente Rômulo Soares, na sede do Órgão, em João Pessoa, durante ato acompanhado pelo superintendente Gustavo Beltrão.

Entusiasmados e orgulhosos pela oportunidade de participar da gestão, os três foram unânimes em torno do propósito de contribuir da melhor forma possível junto ao Conselho, no sentido de continuar sempre proporcionando o melhor para a categoria.

Além das portarias, eles receberam compêndio sobre legislação prática, um Manual, de ótima feição gráfica e editorial, contendo informações sobre o Sistema Cofeci-Creci, estrutura e funcionamento de Comissões, bem como as suas atribuições e competências.

Assim, todos eles passaram a ter respaldo no sentido de contribuir para a regularização do mercado imobiliário, orientando e dando assistência à fiscalização do Conselho, cumprindo e fazendo cumprir as atribuições inseridas no manual do delegado.

Iniciativa inédita

A figura do delegado de bairro foi criada de forma inédita pelo Creci-PB, no mês de setembro do ano passado, como forma de, a exemplo dos delegados de municípios, fazerem parte, colaborando e tornando a gestão ainda mais representativa e democrática.

A iniciativa foi implementada inicialmente na Capital e em seguida no município de Campina Grande.

O Creci-PB tem Delegacias instaladas nos municípios de Campina Grande, Patos e Cajazeiras. Em todas, são oferecidos aos corretores de imóveis diversos serviços, a exemplo de inscrição, atendimento financeiro, jurídico e informações, além de espaços para reuniões e treinamentos.

Mercado imobiliário deve continuar crescente até 2023

O mercado imobiliário continuará resiliente mesmo com todas as incertezas do cenário econômico por conta da pandemia e até mesmo em relação a falta de insumos e alto preço dos materiais.

Segundo os especialistas, o setor deve iniciar uma crescente e se manter ativo até 2023. Isso porque, de acordo com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil (CBIC), é esperado uma alta de entre 5% e 10% em 2021 e isso deve ser refletido para os próximos anos.

“A avaliação considera um crescimento em torno de 3,5% para o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro neste ano, avanço de reformas e a manutenção das taxas de juros do financiamento imobiliário em patamares pequenos”.

Entre os fatores que impulsionam o setor estão a valorização da casa, a continuidade do home office e o acesso facilitado ao financiamento imobiliário

Fonte: Portal Segs

Taxa Selic deve influenciar crédito imobiliário no 2º semestre

Com o aumento da Selic, que passou de 2,75% para 3,5%, a expectativa do mercado imobiliário é que a taxa de crédito imobiliário deve crescer no 2º semestre, segundo Bruno Gama, presidente da Credihome, plataforma de crédito imobiliário multibancos.

Ele avalia que com a forte demanda pela compra de imóveis e a intensa concorrência entre as instituições financeiras devem frear repasses até o fim do primeiro semestre, atualmente o custo para aquisição é de 50% inferior do que era há cinco anos.

Já as linhas de financiamento atreladas à poupança ou à inflação medida pelo IPCA podem passar a sentir o impacto mais cedo com a alta da Selic.

Mas as contratações ainda devem ficar aquecidas, pois a pandemia refletiu em uma valorização do imóvel.

Fonte: Valor Investe

LGPD