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Ivan Correia assume diretoria de assuntos pedagógicos do Creci-PB

Novo diretor de assuntos pedagógicos do Creci-PB, o corretor de imóveis Ivan Correia acredita no impacto que a educação pode produzir, pelo fato de que, quanto mais a categoria for capacitada, mais alto será o nível de satisfação dos clientes.

Nesse sentido, já tem claras suas duas primeiras iniciativas: oportunizar aos corretores de imóveis tornarem-se bilíngues e assim, aptos a serem especialistas em atender demandas de alto padrão orçamentário no mercado imobiliário global; e  promover capacitação in company, cuja metodologia visa suprir a demanda da empresa e obter melhores resultados de produção, efetividade e engajamento dos funcionários.

Experiência e conhecimento não lhe faltam. Ivan é ainda, palestrante e professor “na essência”, como orgulhosamente se define e leciona há quase 20 anos as disciplinas de ética profissional e marketing imobiliário. Como palestrante, ao longo dos últimos anos, já exerceu sua eloquente oratória para mais de duas mil pessoas.

Ele conduzirá ainda os novos projetos para ampliação e refinamento do Programa de Educação Continuada Educacreci, voltado à capacitação e qualificação da referida categoria, consolidado ao longo do tempo à proposta a qual se dispõe.

O sucesso pode ser dimensionado pela lotação dos auditórios, quando da realização de cursos e palestras e, nos últimos meses, por meio das lives e webinar’s realizados no Instagram, Facebook e Youtube, bem como pelo número de acessos  aos vários cursos online de aperfeiçoamento profissional inseridos no espaço Faculdade Corporativa disponível no site do Creci-PB.

O corretor de imóveis Nychell Crosby da Silva, que o antecedeu no cargo, numa demonstração de versatilidade e múltipla capacidade que detém, assume agora nova incumbência como diretor de orientações e apoio jurídico do Creci-PB.

Parceria garante a corretores de imóveis descontos de no mínimo 45% na rede de farmácias Pague Menos

Apenas no mês de abril passado, a página Clube de Benefícios existente no site do Creci-PB foi acessada 2,1 mil vezes (média de 70 diárias) por corretores de imóveis e dependentes interessados em usufruir de substanciais descontos e serviços oferecidos por mais de 100 empresas de setores como lazer, bem-estar, saúde, hotelaria, tecnologia educação, sistemas de software, coworking, entre outros.

Essa procura deve aumentar, com a mais nova parceria firmada pelo Conselho Federal de Corretores de Imóveis, por meio do presidente João Teodoro e do diretor de convênios e presidente do Creci-PB, Rômulo Soares, com a Rede de Farmácias Pague Menos, única varejista farmacêutica presente desde 2009 em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal.

Os benefícios para os corretores de imóveis são dos mais convidativos. Até o final do ano, o desconto mínimo nos medicamentos de marca/similar tarjados é de 20% e nos medicamentos genéricos tarjados esse desconto mínimo é de 45%.

Os beneficiários efetuarão o pagamento do valor total no ato da compra, através dos meios de pagamento aceitos na rede de lojas. A cobertura é nacional, e a aquisição de medicamentos e/ou produtos diversos se dará mediante apresentação do número do CPF e carteira de regularidade com foto emitida pelo Creci.

Para obter o desconto nas Farmácias Pague Menos, é necessário o corretor de imóveis durante o atendimento:

  • Informar ser beneficiário do convênio COFECI CRECI;
  • Informar o número do CPF e apresentar a sua carteira de regularidade emitida pelo CRECI.

Sou PJ ou sócio de empresa. Como declaro o Imposto de Renda?

Se você recebeu rendimentos como Pessoa Jurídica (PJ) ou como sócio de uma empresa em 2020 pode ter que declarar o Imposto de Renda até o dia 31 de maio. Para a Receita, você é uma empresa e uma pessoa física e, portanto, deve enviar a declaração.

As regras de obrigatoriedade são as mesmas para quem tem ou não CNPJ. Você só está obrigado a declarar IR se seus rendimentos tributáveis somaram R$ 28.559,70 em 2020, entre outras obrigatoriedades.

O contador da sua empresa deve preparar um informe de rendimentos para que você declare o seu Imposto de Renda como pessoa física. Esse documento reúne todas as informações sobre a empresa que precisam ser preenchidas na declaração.

Na ficha “Bens e Direitos”, você deve declarar o número de cotas que você possui na empresa e o valor do custo de aquisição dessas cotas.

Se a empresa for uma sociedade anônima (S.A.), use o código “31 – Ações”. Se a empresa for uma sociedade limitada (LTDA), use o código “32 – Cotas ou quinhão de capital”. Informe também o nome e o CNPJ da empresa.

O valor do custo de aquisição das cotas é a soma do que você contribuiu para formar o capital da empresa com o lucro que foi convertido em capital. Esses são os valores sobre os quais você já pagou imposto, que já integram o seu patrimônio.

Rendimentos

Em seguida, é preciso declarar os rendimentos que você obteve com a empresa em 2020. Rendimentos recebidos como lucros e dividendos são isentos de Imposto de Renda. Para declará-los, preencha a ficha “4 – Rendimentos Isentos e Não Tributáveis”, sob o código “5 – Lucros e dividendos recebidos pelo titular e pelos dependentes”.

Para declarar rendimentos recebidos como pró-labore, preencha a ficha “3 – Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Jurídica”. Clique em novo e adicione os “Dados da Fonte Pagadora”.

Para declarar juros sobre o capital próprio, preencha a ficha “5 – Rendimentos tributados exclusivamente na fonte”. Use o código “10 – Juros sobre capital próprio”.

Fonte: invest.exame.com

Especialista abordará em live inovações contratuais no mercado imobiliário

Também o mercado imobiliário foi impactado pelos efeitos da pandemia da Covi-19 e continua se adaptando a inovações tecnológicas – através de plataformas que permitem que o processo seja feito de forma totalmente digital – bem como quanto às contratuais, o que requer uma constante atualização.

Uma excelente oportunidade nesse sentido será a edição virtual do programa de educação continuada Eduacreci que ocorrerá às 18h desta terça-feira (25), mediada pelo presidente Rômulo Soares e protagonizada pela advogada especialista em Direito Imobiliário, Laura Lúcia Mendes de Almeida.

Além de operadora do direito, ela é professora e palestrante, pós graduanda em Direito Registral e Notarial e mentora de contratos imobiliários. Os internautas e seguidores das redes sociais do Creci-PB poderão participar, dirimindo dúvidas ou enviando perguntas, por meio do número e dirimindo dúvidas, por meio do WhatsApp (83) 99406-2293.

Transmissão por vários canais

A transmissão será simultânea pelo Instagram, Canal do YouTube e Facebook do Creci-PB. E ainda ouvida através da Web Rádio Creci-PB, clicando aqui

Clique aqui para o Canal do YouTube  https://www.youtube.com/crecipboficial

Clique aqui para o Facebook  https://facebook.com/crecipb

Como declarar compra e venda de imóvel no Imposto de Renda 2021?

A declaração de imóveis costuma gerar bastante dúvida na hora de preencher os dados do Imposto de Renda. Se houve compra ou venda de um imóvel no ano de 2020, não basta incluí-lo na ficha de “Bens e Direitos”.

É preciso ainda acessar a plataforma do Programa de Apuração de Ganhos de Capital da Receita Federal. Quem vendeu e ganhou algum dinheiro com isso pode ter de pagar 15% em imposto sobre o valor da diferença.

Na plataforma, o vendedor vai precisar incluir dados sobre a operação financeira, como forma de pagamento e valor de custo. Também são exigidas informações técnicas do imóvel e quem foi comprador. É dessa forma que a Receita cruza dados para descobrir se há inconsistências.

Quando você vende um imóvel mais caro que o valor que foi comprado, o Fisco entende que houve ganho de capital. O contribuinte paga 15% de imposto sobre a diferença, chamada de lucro imobiliário. No entanto, se o bem for vendido por um preço inferior ao que for comprado, e houve prejuízo, nenhum imposto é devido.

Nem sempre a alíquota de 15% se aplica na venda de um imóvel. Há casos em que ela pode ser reduzida ou até isenta. Veja quais são:

Compra de outro imóvel em 180 dias. Desde 2005, o Imposto de Renda sobre ganho de capital na venda de imóveis fica isento se o proprietário comprar outro imóvel até seis meses depois dessa transação. Isso vale quando o novo imóvel é mais caro que o vendido anteriormente. Basicamente, se você vende um para dar de entrada no outro ou comprar algo com valor equivalente, tem direito a essa isenção. Mas atenção: este benefício só pode ser usado uma vez a cada cinco anos. Se você optar por esse benefício, você deve informar a isenção do item no Demonstrativo da Apuração dos Ganhos de Capital da declaração.

Imóvel de até R$ 400 mil em cinco anos. Se nos últimos cinco anos, você não tiver vendido nenhum outro imóvel no valor de até R$ 400 mil, tributável ou não, terá isenção do pagamento de IR sobre ganho de capital.
“Isso vale para qualquer tipo de bem, seja de posse individual, em comunhão ou condomínio, nas zonas urbana ou rural. O limite de R$ 400 mil é para o imóvel em si, não levando em consideração a parte de cada coproprietário, cônjuge ou condômino, a menos que esteja em contrato”, explica Marcello Goldkorn, diretor de operações e crédito da plataforma de imóveis EmCasa.

Compra antiga. Bens adquiridos antes de 1969 dispensam qualquer pagamento de IR por ganho de capital. Entre os anos de 1970 e 1988, o imposto aumenta progressivamente até chegar a 5% no ano de 1988. O cálculo é simples: a cada ano, o Imposto de Renda aumenta em 0,25%.

Compra

“Todas as pessoas que compraram um apartamento ou casa em 2020 ou tinham o bem em 31 de dezembro de 2020 deverão declarar o imóvel no Imposto de Renda em 2021. A boa notícia é que não houve nenhuma alteração na declaração de compra com as novas regras do IR”, explica Goldkorn.

Se você comprou um imóvel, deverá incluí-lo na ficha “Bens e Direitos” da declaração de imposto de renda para pessoa física. Você deve selecionar o código do bem que vai declarar, por exemplo:

11 – apartamento

12 – casa

13 – terreno

É preciso ainda informar se ele foi fruto de doação ou compra no campo “Discriminação”, onde também entram dados como CNPJ ou CPF do vendedor ou doador. Reformas, data e valor da obra também devem constar na declaração.

Você também deverá preencher dados como Inscrição Municipal (IPTU), o endereço, a área, a matrícula e em qual cartório o imóvel foi registrado. O carnê do IPTU traz essas informações. Caso não tenha o documento, é possível pedir uma segunda via para a prefeitura.

Mesmo que esse imóvel não esteja quitado, ele é considerado seu pelo Fisco. Quando há um financiamento, ele deverá ser informado, bem como os dados do credor (banco, construtora).

Em “Situação 31/12/2020”, você deverá informar o valor das parcelas pagas até aquela data, incluindo a entrada. O valor de mercado do bem não entra aqui, somente o que você pagou por ele. Se ele tiver sido quitado até o último dia do ano passado, o valor completo deverá ser informado.

Fonte: valorinveste.globo.com

Ações das Comissões do Creci-PB de Patos são discutidas em reunião virtual

As colaborações dadas pelas Comissões de trabalho criadas pelo Creci-PB têm sido de grande relevância, no sentido de tornar a gestão cada vez mais eficiente em termos de volumes e ações que transcendem inclusive as missões institucionais do Órgão, de fiscalização e registro, e o tornam ainda mais respeitado pela categoria e pela sociedade.

E isso se dá por representações em várias cidades-polo. No final da tarde da última sexta-feira (21), o acompanhamento do planejamento de eventos e ações pelas Comissões da Mulher, Prerrogativas, Eventos e Convênios, e Desenvolvimento Urbano, específicas no município de Patos, foi discutido durante reunião virtual do presidente Rômulo Soares com o delegado titular Rui Ferreira.

O encontro contou com a participação do superintendente Gustavo Beltrão e dos coordenadores das comissões José Vespucci (Prerrogativas), Juliana Gadelha (Comissão das Mulheres), Alex Silva (Desenvolvimento Urbano) e Anderson Moura (Convênio e Eventos).

Mercado imobiliário em todo país registra números positivos

O mercado imobiliário continua aquecido mesmo em meio a pandemia do coronavírus. Segundo dados do Registro de Imóveis do Brasil juntamente com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), São Paulo contabilizou mais de 140 mil transações imobiliárias, entre abril de 2020 até março de 2021, alta de 12,4%. Somente em março de 2021, foram 14.636 negociações, crescimento de 9,5% comparado a fevereiro deste ano é 50% maior que o mesmo período de 2020.

O interior de São Paulo também apontou movimentação. Ribeirão Preto, teve mais de 17 mil transações. Santos registrou crescimento de 17% no acumulado dos últimos 12 meses e 60% nos registros de compra e venda de imóveis em março de 2021.

No Rio de Janeiro, apesar de números importantes, apresentou queda na comercialização. Foram 46.372 transações, nos últimos 12 meses, queda de 5%, em relação ao período entre abril de 2019 e março de 2020.

Mas já em março de 2021, o registro de compra e venda de imóveis foi 43,5% em relação a fevereiro.

Já na Região Sul, as medidas de distanciamento aumentaram a busca por imóvel. Somente Florianópolis acumulou alta de 12% nos registros em janeiro, e março, o volume foi 109,6% maior.

Em Maringá e Joinville, o crescimento foi de 20,3% e 14,1%, respectivamente. Em Curitiba, o aumento foi de 3,7% nos últimos 12 meses.

Na Região Nordeste e Centro-Oeste, os números também tiveram alta. Fortaleza, alta de 3,3%. Em março, 83,5% maiores ante ao mesmo período de 2020. Já Recife apontou queda de 11,2% no volume de transações. Mas março já apresentou melhoras, 40,6% maior que em fevereiro de 2021.

Em Campo Grande, no Centro-Oeste, os resultados de março foram de 56,3% e 35% maiores que os do mesmo período de 2020 e de fevereiro de 2021.

Fonte: portalradarimobiliario.com.br

Informativo Eleições 2021 Sistema Cofeci-Creci

DAS GENERALIDADES

Mediante voto pessoal indelegável, obrigatório e secreto, incumbe aos Corretores de Imóveis, regularmente inscritos no CRECIPB, elegerem, entre os integrantes da própria categoria profissional, vinte e sete membros efetivos e igual número de suplentes para comporem o Conselho Pleno do Regional.

A eleição ocorrerá no dia 07 de julho de 2021 e será realizada exclusivamente pela Internet.

DO ELEITOR

O direito/dever de votar é pessoal e indelegável e será exercido exclusivamente pela internet, por meio do site www.votacreci.com.brque poderá ser acessado a partir das 0h00 (zero) horas até às 20h (vinte) horas do dia 07/07/2021.

Será considerado eleitor o Corretor de Imóveis pessoa natural que, na data da realização da eleição, satisfaça aos seguintes requisitos:

Tenha inscrição principal no CRECI da respectiva região formalizada até a data da remessa do arquivo DCI (banco de dados) de que trata o artigo 10 da Resolução COFECI 1.446/2020;

Esteja em dia com suas obrigações financeiras de qualquer natureza para com o respectivo CRECI, até a anuidade do exercício de 2020, inclusive.

Parágrafo único – Débito oriundo de multa eleitoral não impede exercício do voto.

DA SENHA PARA VOTAÇÃO E DA AUSÊNCIA AO PLEITO

Até o 20º (vigésimo) dia que antecede ao da votação, a CEF remeterá, a todo Corretor de Imóveis habilitado para votar, em seu endereço eletrônico (e-mail) cadastrado no CRECI, senha individual, pessoal, para acesso ao sistema de votação.

A senha individual só será expedida aos eleitores que estiverem habilitados para votar nos termos exigidos pelo artigo 9º da Resolução COFECI 1446/2020.

A senha individual é pessoal e intransferível. Sua eventual utilização por terceiros é responsabilidade exclusiva do seu titular.

Objetivando maior segurança do eleitor e do sigilo do voto, a senha individual de votação poderá ser substituída por senha pessoal do eleitor, por meio do site www.votacreci.gov.br.

O eleitor que, estando habilitado para votar, deixar de receber a senha individual de votação, poderá obtê-la acessando o site www.votacreci.com.br, mediante processo de confirmação positiva.

OBS.: A confirmação positiva será feita mediante código produzido e enviado pela CEF ao interessado, por e-mail ou SMS, diretamente ao endereço eletrônico ou telefone celular constantes de seu cadastro.

O eleitor que deixar de receber a senha individual de votação, por não estar habilitado para votar, deverá entrar em contato virtual com seu CRECI, a fim de regularizar sua situação e assim poder exercer o direito/dever de votar.

O eleitor poderá salvar o comprovante de votação no equipamento por ele utilizado para votar ou baixa-lo impresso pelo site “www.votacreci.com.br”.

Ficarão impedidos de votar e não receberão a senha individual de votação os Corretores de Imóveis que não conseguirem cumprir as condições exigidas para o eleitor elencadas no artigo 9º, da Resolução COFECI 1.446/2020.

Nos termos do artigo 11 da Lei nº 6.530/78, o profissional que deixar de votar estará sujeito a multa em valor equivalente até ao de uma anuidade do ano da realização da eleição, corrigida até o dia do efetivo pagamento.

A justificativa de ausência ao pleito, no prazo de até 90 (noventa) dias corridos,só será aceita quando lastreada em motivo relevante como, por exemplo, doença impeditiva, comprovada mediante atestado médico, falecimento de parente próximo, acidente, casamento do próprio eleitor. A simples comunicação de ausência não configura justificativa.Aos eleitores impedidos de votar, mas que se considerem em situação regular junto ao CRECI, sem poder comprová-la antes da votação, ficará assegurado o prazo de 90 (noventa) dias após a data da votação para que comprovem, junto ao Regional, que estavam em condições de votar e, assim, evitarem a aplicação da multa eleitoral.

É facultativo o voto ao inscrito que tenha completado 70 (setenta) anos de idade até a data da votação, inclusive.

DO REGISTRO, DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA,

REPRESENTAÇÃO, DENOMINAÇÃO E NUMERAÇÃO DE CHAPAS

O requerimento de registro de chapa, dirigido genericamente à CAE, será protocolizado na sede principal do respectivo CRECI, no prazo estabelecido no Edital de Convocação Eleitoral, assinado por um dos componentes da chapa.

O prazo para requerimento de registro de chapa é de 15 (quinze) dias corridos, contados a partir do dia seguinte ao da publicação do Edital Geral de Convocação Eleitoral no Diário Oficial da União, respeitado o horário previsto no Edital Eleitoral de Convocação do Regional, ambos devidamente publicados no dia 12 de maio de 2021 no Diário Oficial da União, como também nos sites do COFECI e do CRECIPB, além dos quadros de avisos deste Conselho na Sede e Delegacias.

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS E FINAIS

Dúvidas e/ou questionamentos sobre as normas eleitorais, podem ser discutidas através do e-mail [email protected]

Para conhecer na integra as normas eleitorais, acessar o site do COFECI ou CRECIPB e consultar a Resolução COFECI n0 1446/2020 e o Edital Geral de Convocação Eleitoral.

Creci-PB e Caixa discutem ações para impulsionar mercado imobiliário

Uma extensa pauta, com temas voltados ao fortalecimento do mercado imobiliário foi objeto de reunião ontem (quinta-feira) entre o presidente do Creci-PB, Rômulo Soares, o superintendente de Habitação da Caixa Econômica Federal, Adriano Freitas e a gerente de negócios, Lindimária Almeida.

Na ocasião, foram discutidos o planejamento de vários cursos e treinamentos sobre os produtos e serviços da CEF, a abertura de novos credenciamentos para corretores de imóveis pessoas físicas e jurídicas para venda dos imóveis adjudicados, bem como a instrução e liberação para que as empresas imobiliárias sejam correspondentes Caixa.

Ao final, todos consideraram, de forma uníssona, o encontro como muito produtivo.

Consultor analisa mercado imobiliário e destaca momento bom

Com a previsão de crescer mais de 30% este ano, o mercado imobiliário mantém o otimismo mesmo com a situação crítica da covid-19. De acordo com o consultor da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), Eduardo Zylberstajn, o setor deve continuar aquecido, atendendo à demanda renovada pela pandemia.

Para ele, o mercado é cíclico e no atual momento está em uma fase boa devido aos juros baixos e demanda alta por novos domicílios.

Questionado se esta é a hora de comprar um imóvel, ele destaca que é necessário analisar o perfil familiar de cada um. Inclusive fatores como tempo e orçamento. Se pretende morar em um local em um período de curto prazo, o conselho é alugar. Já quem pretende fixar moradia, a chance de ter boas oportunidades é única, já que desde o pico, em dezembro de 2014, os preços estão 24% mais baixos em termos reais segundo o Índice FipeZap residencial.

Fonte: www.portalradarimobiliario.com.br

Desconto na venda de imóveis é o menor desde 2014, e a pandemia ajuda a explicar isso

Está ficando mais difícil negociar um desconto na hora de comprar um imóvel. A constatação é da pesquisa Raio-X FipeZap: Perfil da Demanda de Imóveis, relativa ao primeiro trimestre deste ano.

Segundo o levantamento, que ouviu 2.129 pessoas em abril, 10% afirmaram ter adquirido um imóvel nos últimos 12 meses. Dentre eles, 64% disseram que a transação envolveu algum desconto sobre o valor anunciado. Esse é o menor percentual registrado pela pesquisa desde julho de 2017.

E mais: o desconto médio foi de 9%, considerando apenas as transações que efetivamente tiveram alguma redução. É o valor mais baixo de toda a série histórica da pesquisa, realizada trimestralmente desde janeiro de 2014.

Segundo Eduardo Zylberstajn, coordenador do FipeZap, o que se vê nos últimos meses é um mercado de imóveis residenciais aquecido, com lançamentos, vendas aumentando e preços num ritmo mais forte do que o imaginado no começo da pandemia.

“Isso tem a ver com os juros baixos, com o fato de o público de médio e alto padrão não ter sido tão afetado pelo desemprego e com a demanda por imóveis renovada pelos aspectos da pandemia em si”, explica. “As pessoas estão querendo mais espaço, prestando mais atenção à moradia e constatando que vão passar mais tempo em casa, mesmo após a pandemia”.

Em fases mais aquecidas, conforme Zylberstajn, é comum os descontos diminuírem, já que, devido à demanda, os vendedores podem se dar ao luxo de não ser tão flexíveis para fechar negócio.

Novos ou usados?

Dentre as pessoas que compraram imóveis, a preferência pelos usados cresceu dos 66% registrados no quarto trimestre de 2020 para 70% atualmente, ampliando a distância para a média histórica da pesquisa, que é de 58%.

Também aumentou o percentual de pessoas que compraram um imóvel com o objetivo de morar nele, alcançando 61%, em comparação com os 39% de compradores interessados no negócio como investimento.

No fim do ano passado, a proporção era diferente: 54% dos respondentes afirmavam ter adquirido o imóvel para fins de moradia e 46%, para investir.

A pesquisa também questionou se as pessoas têm a intenção de comprar um imóvel nos próximos três meses. O pico foi atingido no terceiro trimestre do ano passado, quando 48% dos respondentes se declaravam compradores em potencial. Agora, o número baixou para 46%, mas ainda está acima da média histórica da pesquisa, de 37%. Entre eles, o objetivo de moradia predomina, sendo mencionado por 89%.

Outro elemento avaliado pela pesquisa foi a percepção em relação aos preços atuais. 66% dos respondentes classificaram os preços como “altos ou muito altos” e 24% disseram que eles estão “razoáveis”. Apenas 5%, consideraram os valores “baixos ou muito baixos”.

Fonte: www.infomoney.com.br

Comissões do Creci-PB iniciarão pela zona sul discussão sobre plano diretor e urbanização

A Comissão de Desenvolvimento Urbano de João Pessoa, criada pelo Creci-PB, realizará às 16h da próxima quinta-feira (27), uma reunião de trabalho com ampla pauta. O agendamento foi definido, durante reunião do presidente Rômulo Soares com o diretor de expansão do mercado imobiliário, Alisson Holanda e o coordenador João Ricardo Vieira de Morais.

Segundo Alisson, a pauta tratará sobre a apresentação, para conhecimento de todos, das informações com relação ao Polo Turístico Cabo Branco e discussões quanto ao plano diretor e urbanização da zona sul, região muito especial para João Pessoa, com grandes áreas verdes que têm grande perfil de sustentabilidade e um potencial turístico e urbano muito importante para a cidade.

Por sua vez, João Ricardo acrescentou que a Comissão deverá se reunir periodicamente a cada 15 dias e mostrou-se otimista quanto aos resultados dos trabalhos a serem desenvolvidos, pela disposição e capacidade profissional de todo o grupo, em torno de um objetivo comum, que é efetivar a participação do Conselho no planejamento de ações voltadas ao planejamento do desenvolvimento urbano de JP, por conseguinte, positivas também a cadeia produtiva da construção civil e do mercado imobiliário.

A referida reunião contará com a participação de integrantes da Comissão das Prerrogativas da Profissão de Corretor de Imóveis, coordenada pelo corretor de imóveis Marcos Rônio, cooperando com ideias e elementos.

Equipes competentes

As Comissões de Desenvolvimento Urbano e das Prerrogativas são compostas por corretores de imóveis atuantes e conhecedores do mercado imobiliário, inclusive que exercem outras profissões, a exemplo de engenheiros, arquitetos, turismólogos, advogados, construtores, empresários, especialistas em marketing e avaliação de imóveis, entre outras.

Sobre o Polo Turístico Cabo Branco

É o maior Polo turístico planejado do Nordeste, possui uma área de 654 hectares com 35 lotes, sendo 19 para o setor hoteleiro, 5 para o setor de animação, 10 para comercial e serviços e 1 para o setor de eventos.

Outro destaque do Polo Cabo Branco é que ele está cercado pela maior reserva ambiental da Paraíba. Através do Decreto nº 37.653/2017, o Parque das Trilhas passou a ser a maior área de conservação de Proteção Integral na Paraíba em Área Urbana, com 578,548 hectares, ficando à frente da Reserva de Vida Silvestre da Mata do Buraquinho, que tem 517,80 hectares e Parque Estadual da Mata do Xém-Xém, com 182 hectare.

Desconto de 40% em curso de inglês para corretores de imóveis da Paraíba

O novo convênio firmado pelo CRECIPB com a Escola de Idiomas Inglês SA concede um super desconto de 40% (quarenta por cento) no Curso de Inglês Regular do Básico ao Avançado + Específico para Corretores de Imóveis da Paraíba. O curso 100% online, tem  duração de 1 ano, material online didático incluso e aulas de conversação até 3x na semana em grupo e ao vivo através do portal.

O benefício será concedido aos corretores de imóveis e sócios das empresas imobiliárias inscritos e regulares junto ao CRECIPB, assim como a seus dependentes.

Tabela de 2021 = 12x R$ 99,00, com o desconto de 40% = 12x R$ 60,18 (por aluno).

Para obter o desconto, os associados deverão identificar-se mediante preenchimento do código promocional CRECI2021 no ato da matrícula pelo próprio site da Inglês S/A.

www.inglessa.com.br

Após a inscrição os beneficiários devem enviar foto da carteira e certidão de regularidade ou, em caso de dependentes, também o documento que comprove o vínculo com o corretor ou empresa imobiliária para o email: [email protected]

Mais informações: www.inglessa.com.br

Instagram: @inglessa

WhatsApp: 11 99657-4900

 


 

Clube de Benefícios do CRECIPB

Diversos descontos são disponibilizados para os corretores de imóveis, os sócios das empresas imobiliárias e seus dependentes, através do Clube de Benefícios do CRECIPB. Acesse, navegue pelas categorias e aproveite os benefícios.

Acesse aqui

 

Comissão da Mulher do Creci-PB em João Pessoa ganha nova integrante

A Comissão da Mulher do Creci-PB na Capital, foi reforçada na manhã da última quarta-feira (19), pela experiente corretora de imóveis Marleide de Farias Marinho, registrada no órgão, sob o nº 2799. Na ocasião, as corretoras de imóveis Karolina Montenegro, CRECI nº 7245 e Simone Ramos, CRECI nº 6640 receberam também as portarias e carteiras das mãos do presidente Rômulo Soares e da coordenadora Ana Célia, ato que foi acompanhado pelo superintendente Gustavo Beltrão.

A Comissão da Mulher, que funciona em cidades-polo, como João Pessoa, Campina Grande, Patos e Sousa, objetiva entender e discutir a atuação das mulheres corretoras de imóveis no mercado imobiliário.

“Esses grupos de trabalho dimensionam a capilaridade da representação feminina em nossa gestão, a partir da participação na diretoria executiva, da 2ª diretora-tesoureira, Carla Bezerra Cavalcanti, além das Conselheiras, Diretoras adjuntas, Delegadas e várias corretoras de imóveis que integram as demais Comissões do Conselho”, afirmou Rômulo Soares.

Comissão de Desenvolvimento Urbano de João Pessoa conta com novos componentes

Mais dois corretores de imóveis passaram a agregar ainda mais valor à Comissão de Desenvolvimento Urbano de João Pessoa, recém-criada e instalada pelo Creci-PB: Lucas Nicolas das Neves e Ailton Peixoto Damasceno receberam suas carteiras e portarias na tarde desta quarta-feira (19), das mãos do presidente Rômulo Soares, acompanhado do coordenador João Ricardo Vieira de Morais e do diretor de expansão do mercado imobiliário, Alisson Holanda.

“Espero contribuir da melhor forma com o Creci-PB, com o know-how e experiência que tenho no mercado, para, junto aos demais integrantes da Comissão, elevar o conceito da categoria, ao propor e discutir com os órgãos competentes, atos, projetos, proposições, decretos e leis relativos ao desenvolvimento urbano da nossa cidade”, afirmou Lucas Neves.

Demonstrando a mesma disposição e entusiasmo, Ailton Damasceno afirmou que buscará corresponder à expectativa depositada, compartilhando os conhecimentos e lições adquiridos ao longo de sua carreira profissional, exercida nos estados da Paraíba e Pernambuco nas áreas de locação e vendas, lançamentos de prédios e imóveis adjudicados da Caixa.

“Desejo agregar, trazendo ideias à Comissão, que considero de suma importância, pois são poucos os Órgãos, além do governo, que se preocupam com o desenvolvimento urbano da cidade e o Creci-PB vem fazendo essa diferença na Capital, para que o mercado imobiliário se sobressaia também sob esse aspecto”, concluiu.

Ouvidoria do Creci-PB recebe demandas de várias cidades e até de outros estados

Presidente do CRECIPB, Rômulo Soares e o Ouvidor, Carlos Chagas

A Ouvidoria do Creci-PB ultrapassou a marca de 100 demandas, dentre as mais comuns, dúvidas sobre procedimentos, tais como inscrição, baixa ou transferência de inscrição junto ao Órgão, além de  denúncias da ação de falsos corretores ou de atividades que destoam da correta forma de trabalhar.

Segundo o ouvidor Carlos Chagas, elas são originadas não só da Capital, mas de outras cidades e até de outros estados, como Campina Grande, Pilar, São Paulo e Rio de Janeiro. “A grande ideia da Ouvidoria é poder estar presente de modo virtual a todos os que nos procuram”, afirmou. Ao serem recebidas, as demandas são encaminhadas aos setores responsáveis e são respondidas de forma ágil e eficiente, num prazo de até 10 dias.

“A sua efetiva atividade, se deu bem no início da pandemia da Covid-19, o que foi  de uma utilidade muito grande, pois deu a oportunidade aos usuários de exporem suas demandas e o mais importante, ver que foram solucionadas”, destacou.

Também sugestões

A Ouvidoria recebe também sugestões dos corretores de imóveis, por exemplo, no tocante à fiscalização, que fez com que a presidência ampliasse o quadro de delegados de bairros, para auxiliar o desempenho o setor competente, na conscientização da classe como um todo e, sobretudo, no combate ao exercício ilegal da profissão.

Ele considera que hoje a Ouvidoria já está bem difundida não só entre os corretores de imóveis, mas também entre a sociedade como um todo, que sabe que pode contar com mais este instrumento de cidadania. Nesse contexto, a constante busca pelo conhecimento  e aperfeiçoamento de informações, resultou na conquista da Certificação em Ouvidoria concedida pela Escola Nacional de Administração Pública no ano de 2020, o que legitimou uma base legal importantíssima para a sua missão.

24h, 7 dias por semana

Carlos Chagas afirmou ainda que pretende desenvolver ainda mais a cultura do sistema on line, mostrando aos usuários que além do Creci-PB – que foi uma das poucas entidades, que ao contrário de diminuir, ampliou o horário de atendimento – oferece também este canal que funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.

“A Ouvidoria é, antes de tudo, uma obrigação legal que adveio da Lei nº 12.527, de 18/11/2011 (Acesso à Informação), mas aqui no Creci-PB, procuramos, com total autonomia dada pelo presidente Rômulo Soares, sermos bem mais do que uma requisição legal, no sentido de oportunizar um canal ágil, rápido e eficiente de comunicação entre o Conselho, a sociedade e, especialmente aos corretores e corretoras de imóveis”, concluiu.

Acesse aqui a ouvidoria do CRECIPB

Município de Patos ganha novos corretores de imóveis e empresa imobiliária

O aquecimento do mercado imobiliário e a crescente valorização da profissão, continuam atraindo em todo o estado, novos corretores de imóveis, pessoas físicas e jurídicas. Ontem (segunda-feira), por exemplo, o delegado do Creci-PB no município de Patos, Rui Ferreira, entregou na Delegacia local, carteira a André César Sobral de Medeiros, sob registro 10674 e Érica Jamyla Costa de Sousa Soares, sob registro 10685 e certificado da imobiliária Paulo Morais Negócios Imobiliários, sob registro 0915-J.

“O respeito e reconhecimento à profissão, criada e regulamentada por lei, começam pelo registro no Conselho de classe. Somente através dele é possível o exercício das atividades em todo o território nacional”, costuma afirmar o presidente do Creci-PB, Rômulo Soares.

LGPD