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Desconto na venda de imóveis é o menor desde 2014, e a pandemia ajuda a explicar isso

Está ficando mais difícil negociar um desconto na hora de comprar um imóvel. A constatação é da pesquisa Raio-X FipeZap: Perfil da Demanda de Imóveis, relativa ao primeiro trimestre deste ano.

Segundo o levantamento, que ouviu 2.129 pessoas em abril, 10% afirmaram ter adquirido um imóvel nos últimos 12 meses. Dentre eles, 64% disseram que a transação envolveu algum desconto sobre o valor anunciado. Esse é o menor percentual registrado pela pesquisa desde julho de 2017.

E mais: o desconto médio foi de 9%, considerando apenas as transações que efetivamente tiveram alguma redução. É o valor mais baixo de toda a série histórica da pesquisa, realizada trimestralmente desde janeiro de 2014.

Segundo Eduardo Zylberstajn, coordenador do FipeZap, o que se vê nos últimos meses é um mercado de imóveis residenciais aquecido, com lançamentos, vendas aumentando e preços num ritmo mais forte do que o imaginado no começo da pandemia.

“Isso tem a ver com os juros baixos, com o fato de o público de médio e alto padrão não ter sido tão afetado pelo desemprego e com a demanda por imóveis renovada pelos aspectos da pandemia em si”, explica. “As pessoas estão querendo mais espaço, prestando mais atenção à moradia e constatando que vão passar mais tempo em casa, mesmo após a pandemia”.

Em fases mais aquecidas, conforme Zylberstajn, é comum os descontos diminuírem, já que, devido à demanda, os vendedores podem se dar ao luxo de não ser tão flexíveis para fechar negócio.

Novos ou usados?

Dentre as pessoas que compraram imóveis, a preferência pelos usados cresceu dos 66% registrados no quarto trimestre de 2020 para 70% atualmente, ampliando a distância para a média histórica da pesquisa, que é de 58%.

Também aumentou o percentual de pessoas que compraram um imóvel com o objetivo de morar nele, alcançando 61%, em comparação com os 39% de compradores interessados no negócio como investimento.

No fim do ano passado, a proporção era diferente: 54% dos respondentes afirmavam ter adquirido o imóvel para fins de moradia e 46%, para investir.

A pesquisa também questionou se as pessoas têm a intenção de comprar um imóvel nos próximos três meses. O pico foi atingido no terceiro trimestre do ano passado, quando 48% dos respondentes se declaravam compradores em potencial. Agora, o número baixou para 46%, mas ainda está acima da média histórica da pesquisa, de 37%. Entre eles, o objetivo de moradia predomina, sendo mencionado por 89%.

Outro elemento avaliado pela pesquisa foi a percepção em relação aos preços atuais. 66% dos respondentes classificaram os preços como “altos ou muito altos” e 24% disseram que eles estão “razoáveis”. Apenas 5%, consideraram os valores “baixos ou muito baixos”.

Fonte: www.infomoney.com.br

Comissões do Creci-PB iniciarão pela zona sul discussão sobre plano diretor e urbanização

A Comissão de Desenvolvimento Urbano de João Pessoa, criada pelo Creci-PB, realizará às 16h da próxima quinta-feira (27), uma reunião de trabalho com ampla pauta. O agendamento foi definido, durante reunião do presidente Rômulo Soares com o diretor de expansão do mercado imobiliário, Alisson Holanda e o coordenador João Ricardo Vieira de Morais.

Segundo Alisson, a pauta tratará sobre a apresentação, para conhecimento de todos, das informações com relação ao Polo Turístico Cabo Branco e discussões quanto ao plano diretor e urbanização da zona sul, região muito especial para João Pessoa, com grandes áreas verdes que têm grande perfil de sustentabilidade e um potencial turístico e urbano muito importante para a cidade.

Por sua vez, João Ricardo acrescentou que a Comissão deverá se reunir periodicamente a cada 15 dias e mostrou-se otimista quanto aos resultados dos trabalhos a serem desenvolvidos, pela disposição e capacidade profissional de todo o grupo, em torno de um objetivo comum, que é efetivar a participação do Conselho no planejamento de ações voltadas ao planejamento do desenvolvimento urbano de JP, por conseguinte, positivas também a cadeia produtiva da construção civil e do mercado imobiliário.

A referida reunião contará com a participação de integrantes da Comissão das Prerrogativas da Profissão de Corretor de Imóveis, coordenada pelo corretor de imóveis Marcos Rônio, cooperando com ideias e elementos.

Equipes competentes

As Comissões de Desenvolvimento Urbano e das Prerrogativas são compostas por corretores de imóveis atuantes e conhecedores do mercado imobiliário, inclusive que exercem outras profissões, a exemplo de engenheiros, arquitetos, turismólogos, advogados, construtores, empresários, especialistas em marketing e avaliação de imóveis, entre outras.

Sobre o Polo Turístico Cabo Branco

É o maior Polo turístico planejado do Nordeste, possui uma área de 654 hectares com 35 lotes, sendo 19 para o setor hoteleiro, 5 para o setor de animação, 10 para comercial e serviços e 1 para o setor de eventos.

Outro destaque do Polo Cabo Branco é que ele está cercado pela maior reserva ambiental da Paraíba. Através do Decreto nº 37.653/2017, o Parque das Trilhas passou a ser a maior área de conservação de Proteção Integral na Paraíba em Área Urbana, com 578,548 hectares, ficando à frente da Reserva de Vida Silvestre da Mata do Buraquinho, que tem 517,80 hectares e Parque Estadual da Mata do Xém-Xém, com 182 hectare.

Desconto de 40% em curso de inglês para corretores de imóveis da Paraíba

O novo convênio firmado pelo CRECIPB com a Escola de Idiomas Inglês SA concede um super desconto de 40% (quarenta por cento) no Curso de Inglês Regular do Básico ao Avançado + Específico para Corretores de Imóveis da Paraíba. O curso 100% online, tem  duração de 1 ano, material online didático incluso e aulas de conversação até 3x na semana em grupo e ao vivo através do portal.

O benefício será concedido aos corretores de imóveis e sócios das empresas imobiliárias inscritos e regulares junto ao CRECIPB, assim como a seus dependentes.

Tabela de 2021 = 12x R$ 99,00, com o desconto de 40% = 12x R$ 60,18 (por aluno).

Para obter o desconto, os associados deverão identificar-se mediante preenchimento do código promocional CRECI2021 no ato da matrícula pelo próprio site da Inglês S/A.

www.inglessa.com.br

Após a inscrição os beneficiários devem enviar foto da carteira e certidão de regularidade ou, em caso de dependentes, também o documento que comprove o vínculo com o corretor ou empresa imobiliária para o email: [email protected]

Mais informações: www.inglessa.com.br

Instagram: @inglessa

WhatsApp: 11 99657-4900

 


 

Clube de Benefícios do CRECIPB

Diversos descontos são disponibilizados para os corretores de imóveis, os sócios das empresas imobiliárias e seus dependentes, através do Clube de Benefícios do CRECIPB. Acesse, navegue pelas categorias e aproveite os benefícios.

Acesse aqui

 

Comissão da Mulher do Creci-PB em João Pessoa ganha nova integrante

A Comissão da Mulher do Creci-PB na Capital, foi reforçada na manhã da última quarta-feira (19), pela experiente corretora de imóveis Marleide de Farias Marinho, registrada no órgão, sob o nº 2799. Na ocasião, as corretoras de imóveis Karolina Montenegro, CRECI nº 7245 e Simone Ramos, CRECI nº 6640 receberam também as portarias e carteiras das mãos do presidente Rômulo Soares e da coordenadora Ana Célia, ato que foi acompanhado pelo superintendente Gustavo Beltrão.

A Comissão da Mulher, que funciona em cidades-polo, como João Pessoa, Campina Grande, Patos e Sousa, objetiva entender e discutir a atuação das mulheres corretoras de imóveis no mercado imobiliário.

“Esses grupos de trabalho dimensionam a capilaridade da representação feminina em nossa gestão, a partir da participação na diretoria executiva, da 2ª diretora-tesoureira, Carla Bezerra Cavalcanti, além das Conselheiras, Diretoras adjuntas, Delegadas e várias corretoras de imóveis que integram as demais Comissões do Conselho”, afirmou Rômulo Soares.

Comissão de Desenvolvimento Urbano de João Pessoa conta com novos componentes

Mais dois corretores de imóveis passaram a agregar ainda mais valor à Comissão de Desenvolvimento Urbano de João Pessoa, recém-criada e instalada pelo Creci-PB: Lucas Nicolas das Neves e Ailton Peixoto Damasceno receberam suas carteiras e portarias na tarde desta quarta-feira (19), das mãos do presidente Rômulo Soares, acompanhado do coordenador João Ricardo Vieira de Morais e do diretor de expansão do mercado imobiliário, Alisson Holanda.

“Espero contribuir da melhor forma com o Creci-PB, com o know-how e experiência que tenho no mercado, para, junto aos demais integrantes da Comissão, elevar o conceito da categoria, ao propor e discutir com os órgãos competentes, atos, projetos, proposições, decretos e leis relativos ao desenvolvimento urbano da nossa cidade”, afirmou Lucas Neves.

Demonstrando a mesma disposição e entusiasmo, Ailton Damasceno afirmou que buscará corresponder à expectativa depositada, compartilhando os conhecimentos e lições adquiridos ao longo de sua carreira profissional, exercida nos estados da Paraíba e Pernambuco nas áreas de locação e vendas, lançamentos de prédios e imóveis adjudicados da Caixa.

“Desejo agregar, trazendo ideias à Comissão, que considero de suma importância, pois são poucos os Órgãos, além do governo, que se preocupam com o desenvolvimento urbano da cidade e o Creci-PB vem fazendo essa diferença na Capital, para que o mercado imobiliário se sobressaia também sob esse aspecto”, concluiu.

Ouvidoria do Creci-PB recebe demandas de várias cidades e até de outros estados

Presidente do CRECIPB, Rômulo Soares e o Ouvidor, Carlos Chagas

A Ouvidoria do Creci-PB ultrapassou a marca de 100 demandas, dentre as mais comuns, dúvidas sobre procedimentos, tais como inscrição, baixa ou transferência de inscrição junto ao Órgão, além de  denúncias da ação de falsos corretores ou de atividades que destoam da correta forma de trabalhar.

Segundo o ouvidor Carlos Chagas, elas são originadas não só da Capital, mas de outras cidades e até de outros estados, como Campina Grande, Pilar, São Paulo e Rio de Janeiro. “A grande ideia da Ouvidoria é poder estar presente de modo virtual a todos os que nos procuram”, afirmou. Ao serem recebidas, as demandas são encaminhadas aos setores responsáveis e são respondidas de forma ágil e eficiente, num prazo de até 10 dias.

“A sua efetiva atividade, se deu bem no início da pandemia da Covid-19, o que foi  de uma utilidade muito grande, pois deu a oportunidade aos usuários de exporem suas demandas e o mais importante, ver que foram solucionadas”, destacou.

Também sugestões

A Ouvidoria recebe também sugestões dos corretores de imóveis, por exemplo, no tocante à fiscalização, que fez com que a presidência ampliasse o quadro de delegados de bairros, para auxiliar o desempenho o setor competente, na conscientização da classe como um todo e, sobretudo, no combate ao exercício ilegal da profissão.

Ele considera que hoje a Ouvidoria já está bem difundida não só entre os corretores de imóveis, mas também entre a sociedade como um todo, que sabe que pode contar com mais este instrumento de cidadania. Nesse contexto, a constante busca pelo conhecimento  e aperfeiçoamento de informações, resultou na conquista da Certificação em Ouvidoria concedida pela Escola Nacional de Administração Pública no ano de 2020, o que legitimou uma base legal importantíssima para a sua missão.

24h, 7 dias por semana

Carlos Chagas afirmou ainda que pretende desenvolver ainda mais a cultura do sistema on line, mostrando aos usuários que além do Creci-PB – que foi uma das poucas entidades, que ao contrário de diminuir, ampliou o horário de atendimento – oferece também este canal que funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.

“A Ouvidoria é, antes de tudo, uma obrigação legal que adveio da Lei nº 12.527, de 18/11/2011 (Acesso à Informação), mas aqui no Creci-PB, procuramos, com total autonomia dada pelo presidente Rômulo Soares, sermos bem mais do que uma requisição legal, no sentido de oportunizar um canal ágil, rápido e eficiente de comunicação entre o Conselho, a sociedade e, especialmente aos corretores e corretoras de imóveis”, concluiu.

Acesse aqui a ouvidoria do CRECIPB

Município de Patos ganha novos corretores de imóveis e empresa imobiliária

O aquecimento do mercado imobiliário e a crescente valorização da profissão, continuam atraindo em todo o estado, novos corretores de imóveis, pessoas físicas e jurídicas. Ontem (segunda-feira), por exemplo, o delegado do Creci-PB no município de Patos, Rui Ferreira, entregou na Delegacia local, carteira a André César Sobral de Medeiros, sob registro 10674 e Érica Jamyla Costa de Sousa Soares, sob registro 10685 e certificado da imobiliária Paulo Morais Negócios Imobiliários, sob registro 0915-J.

“O respeito e reconhecimento à profissão, criada e regulamentada por lei, começam pelo registro no Conselho de classe. Somente através dele é possível o exercício das atividades em todo o território nacional”, costuma afirmar o presidente do Creci-PB, Rômulo Soares.

Creci-PB amplia atendimento a corretores de imóveis através do WhatsApp

Os corretores de imóveis das regiões polarizadas pelas Delegacias do Creci-PB nos municípios de Campina Grande (99171-4737), Patos (3421-2924) e Cajazeiras (3531-2329) agora contam com atendimento também por WhatsApp, através do qual podem obter informações, encaminhar denúncias e agilizar, com eficiência, solução de demandas, a exemplo de solicitação de boleto  e encaminhamento de documentação para atualização de cadastro.

A ferramenta de comunicação, que veio a se somar aos tradicionais telefones convencionais, canal da Ouvidoria constante no site www.creci-pb.gov.br e e-mails, já vinha sendo utilizada na Sede do Órgão, em João Pessoa, por meio de números de WhatsApp exclusivos para atendimento:

“Nossa gestão tem como principais características, o volume e transparência nas ações, além da comunicação com a sociedade e, sobretudo, com os corretores e imobiliárias registradas. Nesse sentido, é que disponibilizamos em nossa Sede e Delegacias todo o conforto, segurança e atenção quando do atendimento presencial, bem como oferecemos essas múltiplas opções que lhes garantem agilidade e eficiência na satisfação de suas demandas”, afirmou o presidente Rômulo Soares.

Ampliado o uso de FGTS na aquisição de imóveis

Ampliado o uso de FGTS na aquisição de imóveis A partir de agosto, trabalhadores poderão usar recursos do FGTS para abater no valor das prestações ou no saldo devedor dos financiamentos de imóveis no valor de até R$ 1,5 milhão enquadrados no Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI).

Hoje, isso só é possível no Sistema Financeiro da Habitação (SFH), no qual o limite também é de R$ 1,5 milhão, mas os juros são limitados.

A medida foi aprovada nesta terça-feira pelo Conselho Curador do FGTS e entra em vigor em 90 dias, prazo para que as instituições financeiras possam se adaptar.

O SFI é bancado com recursos próprios dos bancos e tem taxas liberadas. Para se beneficiar da nova regra, é preciso que o mutuário atenda alguns requisitos, como ter conta no FGTS há mais de três anos. Os recursos só poderão ser usados para ajudar a pagar o primeiro imóvel.

Será possível abater até 80% no valor da prestação por 12 meses prorrogáveis ao final de cada período ou utilizar todo o recurso para reduzir o saldo devedor do imóvel.

O Conselho aprovou também mudanças nas regras para facilitar a portabilidade dos contratos com recursos do FGTS. Esse mecanismo permite que o mutuário migre o financiamento de um banco para outro em busca de juros menores.

Nos financiamentos com subsídios do FGTS, quando o comprador ganha um desconto no valor do imóvel para fazer com que a prestação caiba no orçamento, o banco que está recebendo o financiamento terá que incluir o valor no saldo devedor. A quantia será devolvida ao Fundo.

Além disso, o Conselho definiu que a mudança não poderá trazer prejuízos para o FGTS: os juros da operação não poderão ser inferiores a 6% ao ano. Atualmente, os financiamentos com recurso do Fundo cobram taxa máxima de 8,16%, considerando a margem do banco.

Por conta dessas exigências, os mutuários deverão fazer as contas para saber se é vantajoso fazer a portabilidade. O Conselho ainda não dispõe de projeções sobre o impacto das medidas para o Fundo e quantas pessoas poderão se beneficiar.

FONTE: EXTRA

Corretores de imóveis destacam excelência no atendimento do Creci-PB

A qualidade no atendimento e na prestação de serviços diária pela equipe de funcionários do Creci-PB é reconhecida e destacada não só pelas avaliações deixadas pelo público destinatário no perfil do Órgão no Google Meu Negócio, mas também por testemunhos dados nas referidas ocasiões por atuais e futuros corretores de imóveis.

A corretora de imóveis, Adriana Gonçalves Palitot Miranda, que atua no setor de vendas no bairro de Camboinha, em Cabedelo, considerou excelente o atendimento, feito com agilidade e presteza, se disse sempre bem assistida e tratada, pelo que, ao final, atribuiu nota 10.

A mesma opinião é compartilhada pela experiente corretora de imóveis,

Maria Ana dos Reis Santos, que exerce a profissão nas áreas de locação e vendas no município de Conde e aquilatou o atendimento como ótimo, acrescentando que quando necessita tirar qualquer dúvida ou resolver qualquer problema, procura a Sede do Creci-PB.

Nesse contexto, em torno de 15 minutos, ela teve emitida a carteira 2021, que recebeu, orgulhosa, das mãos do presidente Rômulo Soares.

Parabéns à administração

“Já vim aqui por diversas vezes e sempre sou muito bem atendido, desde a recepção, passando pela secretaria, financeiro e jurídico, que já cheguei a precisar, resolvendo tudo de forma rápida. Só tenho a parabenizar pela administração que está sendo feita hoje pelo Creci-PB”, afirmou o corretor de imóveis José Leite Barreto, que atua com locação e vendas, no bairro dos Bancários.

Na esteira desse entendimento, o corretor de imóveis Allysson Severo Bezerra, que na manhã desta terça-feira (18) dava entrada na inscrição no Cadastro Nacional de Avaliadores Imobiliários (CNAI) e atua com vendas e locações no bairro de Manaíra, classificou o atendimento como excelente e eficiente. “Sempre fui muito bem atendido, com agilidade e resolução 100%”, declarou.

Qualidade e agilidade

Por sua vez, ao dar entrada no registro profissional, Maria Joana de Araújo Ferreira, que pretende atuar no bairro de Mangabeira, elogiou a agilidade e qualidade do atendimento, sobretudo se comparado ao prestado em outros locais.

Diante dessas manifestações, para o presidente Rômulo Soares, a sensação é de dever cumprido, pelo sacerdócio, dedicação e intelectualidade que empresta para proteger a reserva de mercado para a categoria. O Creci-PB é uma referência nacional também por estar próximo dos corretores e corretoras de imóveis e as empresas imobiliárias”, concluiu.

Aumenta em 10 vezes procura por imóvel

A segunda onda da covid-19 resultou no aumento de 10 vezes na procura de imóvel, segundo DataZAP, do ZAP+. Esse comparativo foi em relação a março de 2021 e 2020.

A cada 10 brasileiros, quatro apontaram interesse em uma casa nova, segundo o estudo feito com 2.224 usuários dos sites. Em março de 2020, a proporção era de quatro em cada 100.

Essa intensificação se deve à valorização do imóvel, ao déficit habitacional e também às condições em relação ao financiamento imobiliário.

E mesmo com a taxa básica de juros (Selic) em 3,5% atualmente, os juros imobiliários estão em torno de 6,9%.

Mas é importante analisar o cenário macroeconômico e também a longo prazo, principalmente quando influencia nos materiais de construção, que sofrem com a alta de preços e até mesmo falta de insumos.

Em relação às principais características dos interessados em imóveis, para eles foi considerado como importante ou muito importante que os imóveis sejam maiores (52%) e tenham ambientes bem divididos (62%), vista desimpedida (61%), varanda (60%) e mais dormitórios (49%).

Para 45%, a opção de uma casa é algo considerado importante ou muito importante, contra 38% na terceira edição da pesquisa, feita entre maio e junho de 2020.

Diminuiu a parcela de pessoas que acham importante o imóvel ficar perto do local de trabalho, que passou de 44% em março de 2020 para 38% no mesmo mês deste ano.

Ainda assim, a preferência por residências que tenham vizinhança com mais comércio e serviços permaneceu alta (65%) na pesquisa mais recente.

Com esse panorama é importante frisar que a tendência dos compactos ainda vai permanecer, tanto para quem busca a primeira moradia e está sozinho, como para investidores com interesse em rentabilizar o bem.

O home office ainda continua como fator importante para 58% dos entrevistados.

Fonte: Folha de SP

Setor imobiliário vive momento positivo e emprega quem busca se reinventar

A pandemia causada pelo novo coronavírus trouxe não apenas a maior crise sanitária do século como também um desmonte econômico que tem afetado empresas e trabalhadores. O levantamento mais recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) registrou a maior taxa de desemprego desde 2012: 14,3 milhões de pessoas estão sem trabalho.

Com o cenário, há a exigência de mudanças e adaptações com relação à profissão, em alguns casos, existe até mesmo quem aproveita o momento para mudar de carreira. “A pergunta que os profissionais desocupados tem que fazer é: como a minha bagagem e competências desenvolvidas podem me ajudar? Em quais locais posso atuar? Quais áreas estão precisando de pessoas como eu? Essa reflexão é essencial para conseguir se realocar nesse momento de crise”, explica Rafael Scodelario, empresário e especialista em mercado imobiliário.

Segundo o empresário, é interessante observar especialmente as áreas de atuação que não possuem curso de formação específica, nas quais o profissional é forjado na prática. “Esse é o caso do corretor de imóveis. Além de uma profissão com remuneração boa, a atuação está a mercê do mercado imobiliário, que vive um momento positivo mesmo com a pandemia devido às facilidades de crédito e baixa da taxa Selic, que impactam diretamente na facilidade de compra de imóveis”, argumenta Rafael Scodelario.

Segundo o empresário do mercado imobiliário, para se tornar um bom profissional da área é preciso, primeiramente, saber se colocar no lugar do cliente. “É preciso ainda entender questões básicas da economia, investimento, construção civil e mapa geográfico da região onde irá atuar”, comenta.

A Escodelar Inteligência Imobiliária, um dos negócios de Rafael Scodelario, atua há mais de dez anos na zona norte de São Paulo com a formação de profissionais corretores de imóveis. “A empresa onde a pessoa irá construir sua carreira é importante para que ela obtenha sucesso profissional, pois será a base. No caso da Escodelar, invisto em estrutura física, tecnologia, departamento jurídico, suporte administrativo e treinamento abundante para que o profissional esteja o mais assegurado possível para exercer a profissão”, explica.

Rafael Scodelario ressalta que o tempo de adaptação e retorno da profissão costuma vir de dois a três meses após o início da atuação quando há esse tipo de suporte, visto que a venda costuma vir acompanhada de boas comissões. “O importante é não se acomodar. Acordar diariamente com vontade de vencer e se dedicar é fundamental na vida de um bom corretor de imóveis. Além disso, é preciso humildade para aprender com quem tem experiência e buscar aplicar todo o conhecimento adquirido já nas primeiras vendas”, aponta.

Fonte: portalradarimobiliario.com.br

Creci-PB nomeia delegados para o município de Rio Tinto

A corretora de imóveis Deise de Jesus Marques e o corretor de imóveis Genivaldo de Pontes tomaram posse na tarde desta segunda-feira (17) como delegados do Creci-PB no município do Rio Tinto. Ambos receberam suas carteiras, portarias e manual do delegado das mãos da diretora tesoureira Carla Bezerra e do diretor de integração regional Tarcísio Galdino, na Sede do Órgão em João Pessoa.

“Os sentimentos são de alegria, responsabilidade e agradecimento”, afirmou Deise. Ela se disse feliz com incumbência e manifestou a disposição de desenvolver um trabalho sério, no tocante a disciplina e fiscalização, bem como suprir a falta de conhecimento na região da regulamentação da profissão, o que também contribuirá no combate ao exercício ilegal.

“Considero essa iniciativa das mais positivas, própria de uma gestão moderna, participativa e democrática, pois numa instituição do porte do Creci-PB, ninguém faz nada sozinho”, concluiu. A mesma linha de disposição e trabalho foi compartilhada pelo delegado-adjunto Genivaldo de Pontes, numa sintonia onde quem só terá a ganhar é a categoria e mercado imobiliário local.

Mercado imobiliário analisa momento para financiar imóvel com Selic em alta

Com a atual Selic (taxa básica de juros) em 3,5%, após a segunda alta consecutiva, o mercado imobiliário destaca que os financiamentos ligados aos imóveis não devem ser impactados de forma imediata por conta do spread bancário (diferença entre o custo da captação e o que o banco ganha quando empresta), que ainda é significativo, visto que a média do crédito imobiliário gira em torno de 7% ao ano.

Para Rafael Sasso, especialista em mercado imobiliário e inovação e professor da Finted Tech School, se as altas continuarem, devemos ver algum ajuste mais para o final do ano.

Já o presidente do site de comparação de juros Melhortaxa, Paulo Chebat, destaca que esse é o melhor momento para compra e principalmente para portabilidade do empréstimo, para baratear as parcelas.

O chefe de investimentos do Imovelweb Tiago Galdino indica que é ideal o financiamento neste período antes da continuidade da alta dos juros.

Levando em conta fatores como o aumento da Selic, a alta do dólar, a inflação da construção civil e o crescimento da demanda por imóveis, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic) estima que o brasileiro possa pagar de 5% a 10% mais caro nos imóveis em 2021 do que pagou em média em 2020, segundo a publicação.

Por fim, Filipe Pontual, diretor executivo da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), disse que além da Selic, é importante verificar o comportamento dos contratos de juros futuros, que são negociados na B3, bolsa de valores. As taxas de juros longos, de 5 anos e 10 anos, têm mais impacto nas taxas do financiamento imobiliário, porque ele também tem prazo mais estendido.

Fonte: Valor Investe

Nível de corretores de imóveis mostra profissão em outro patamar

A profissão de corretor de imóveis – principalmente pela globalização – está entre as cinco melhores do mundo, o que tem progressivamente aumentado a busca. Na Paraíba, isso pode ser dimensionado não só pela quantidade de registros no Creci-PB aprovados entre os últimos dias 1 de janeiro a 7 de maio (458 pessoas físicas e 24 pessoas jurídicas), mas sobretudo pela qualidade dos novos integrantes da categoria.

Corretora de imóveis Renee Dantas de Lima em seu discurso durante sessão solene de entrega de carteiras aos novos corretores de imóveis. Foto: Assessoria de Marketing CRECIPB

Demonstrações nesse sentido são dadas durante as sessões solenes de entregas de carteiras, quando é facultada a palavra a representantes dos demais, quando da prestação do juramento e entrega simbólica de carteiras, por falas, firmes e articuladas, que denotam conhecimento, confiança e determinação, muitas das vezes por parte de profissionais de outras áreas que decidiram tornar corretor de imóveis sua principal atividade.

Recentemente, ao se pronunciar, a nova corretora de imóveis Renee Dantas de Lima traçou um criterioso histórico da mulher no mercado de trabalho, defendeu a igualdade de gênero nessa ocupação e criticou o fato de apesar de as mulheres trabalharem mais, por mais horas e venderem mais, serem muitas vezes negligenciadas por nível C em funções executivas em imobiliárias.

Necessidade de mudança

“As mulheres em imobiliárias tendem a progredir rapidamente durante os primeiros anos de suas atividades como corretoras. Suas carreiras, no entanto, perdem impulso à medida que envelhecem, e a diferença de honorários aumenta à medida que há a promoção para gestão e funções executivas em ambos os sexos, daí a necessidade de mudança dessa cultura”, constatou.

Ela também falou sobre as precauções extras que as corretoras de imóveis, vulneráveis que são, devem ter ao se encontrarem sozinhas com os clientes, particularmente fora da horário comercial, no turno da noite e em bairros questionáveis, assim como em relação a avanços indesejados ou represálias de clientes masculinos infelizes ou problemáticos.

“Denunciem, não importa se foi apenas uma brincadeira do colega de trabalho ou do cliente mal intencionado, sejam diligentes, zelem por vocês mesmas e por outras mulheres do mercado imobiliário. Não deixem que a vestimenta ou a aparência justifique qualquer atitude que não condiz com a ética e com os valores”, conclamou.

Nesse contexto, o Creci-PB conta com uma vigorosa representação feminina na gestão, com a participação de corretoras de imóveis na sua diretoria executiva, nas Comissões da Mulher nas cidades de João Pessoa, Campina Grande, Patos, Sousa e Cajazeiras, e em diversas outras Comissões, além de Conselheiras, Diretoras Adjuntas, Delegadas regionais e de bairros, bem como na Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero, criada, de forma inédita, entre os demais Regionais.

Foco em clientes estrangeiros

Apesar de jovem (32), Renee, que é poliglota (domina quatro idiomas) conta com vasta experiência acumulada, a maior parte no exterior, onde atuou no período de 2013 a 2018 na Noruega como diretora comercial da MMX e nos dois anos seguintes nos Estados Unidos, como representante da Empresa de Soluções em Tecnologia para Condomínios de Alto Padrão Vesseo. Atualmente ela é CEO da Utropia Living, empresa voltada para captação de clientes estrangeiros para o mercado imobiliário de João Pessoa.

Natural de Campina Grande, ela que é casada com um estrangeiro, tem padrasto também estrangeiro, disse que seu primeiro sonho já foi realizado (ser a porta-voz da realização dos sonhos de muitos clientes).  “Meu segundo maior sonho é atrair pessoas do mundo inteiro para conhecer o lindo oceano que banha esta cidade de cor caribenha ou até mesmo explorar todo o verde que faz de João Pessoa uma das capitais mais verdes do país”, concluiu.

Cadastro de imóveis rurais passa a ser on-line

O cadastro e atualização de imóveis rurais passa a ser realizado de forma virtual. Os proprietários de imóveis da zona rural não precisarão mais se deslocar até uma unidade da Receita Federal para realizar o procedimento, que passa a ser finalizado no Centro Virtual de Atendimento da Receita (e-CAC), onde poderão enviar todos os documentos solicitados.

A medida faz parte do Plano de Ação da Receita Federal no cenário pós-pandemia, contribui para a digitalização dos serviços públicos e evita a necessidade de deslocamento do contribuinte, bem como a proteção dos servidores da Receita.

Os documentos serão enviados ao e-CAC por meio do Dossiê Digital de Atendimento. Quando o serviço online necessitar de apresentação de documentos para ser concluído, esses deverão ser designados por meio de juntada de documentos na aba ‘Meus processos”. Da mesma forma, esclarecimentos adicionais, bem como a informação sobre a conclusão da operação, serão efetuados por comunicação eletrônica.

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Quem inicia o processo de cadastramento pelo Sistema Cnir e pelo Sistema Coletor Web poderá concluir o processo pelo e-CAC. Clique aqui para o passo a passo do cadastro online.

Moradora da zona rural de Luziânia (GO), Ana Claudia Gonçalves, comemora o fato do cadastramento passar a ser online, pois no município em que vive não tem agência da Receita Federal. “É mais fácil resolver as coisas pela internet, porque na minha cidade não tem posto da Receita Federal. E se tivesse que ir até uma agência, teria que me dirigir a Brasília para resolver, pegar fila e ainda tem a burocracia. E às vezes é preciso agendar atendimento devido a pandemia. Resolver as coisas pela internet hoje em dia é muito mais fácil”, diz.

Cadastro de Imóvel Rural
Todas as propriedades rurais precisam ser inscritas no Cadastro de Imóveis Rurais (Cafir) e no Cadastro Ambiental Rural (CAR). O consultor jurídico Marcelo Lucas explica a diferença entre os dois. “O primeiro cadastro [Cafir] é justamente para a atualização de dados cadastrais ou ainda uma nova inscrição, e se torna importante para que o contribuinte possa pleitear os serviços da Receita Federal. Já o Cadastro Ambiental Rural [CAR] possibilita a obtenção da regularidade ambiental do imóvel. Por isso, aqueles que possuem imóveis em áreas ambientais, devem necessariamente efetivar o Cadastro Ambiental Rural.”

Além do Cafir, os imóveis rurais são registrados no Cadastro Nacional de Imóveis Rurais (Cnir), que integra dados do Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR), do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

O cadastro no CNIR auxilia na formulação das políticas públicas voltadas à questão agrária, disponibiliza para a sociedade informações oficiais sobre o meio rural brasileiro e confere maior segurança jurídica às questões relacionadas à propriedade territorial rural. Para o produtor, representa a redução e simplificação de obrigações junto aos órgãos públicos e ao setor bancário, com redução de custos na prestação de informações e na contratação de financiamentos.

Os proprietários que possuem imunidade ou isenção de Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR) também devem realizar o cadastro no Cafir. A isenção de impostos para donos de imóveis rurais é conferida na Constituição Federal e, de acordo com Marcelo Lucas, a imunidade do imposto territorial serve para auxiliar o pequeno produtor.

“A questão da imunidade em relação ao imposto territorial rural veio para prestigiar o pequeno agricultor, aquele que planta para a sua sobrevivência ou para a sobrevivência de familiares. Então esse pequeno produtor fica imune, ou seja, ele não precisa pagar o imposto territorial rural. Exemplo: imóveis rurais que possuem até 30 hectares ou menos”, explica.

Aprenda o passo a passo para cadastramento no e-CAC, CNIR e CAFIR
1° passo – Sistema CNIR

Inscreva ou atualize as informações dos seus imóveis rurais no Cadastro Nacional de Imóveis Rurais (CNIR). Clique aqui.

A inscrição no CNIR será realizada por meio da vinculação do NIRF com o cadastro no INCRA (CCIR). Se você não possui NIRF para o imóvel rural, ele poderá ser criado no momento da vinculação.

Acesse o CNIR, clique em Menu, seguido de Imóveis.

Para fazer uma inscrição, localize o imóvel rural e clique em Gerenciar Vinculação, na coluna “Ações”, ao lado do imóvel que deseja vincular. Se não encontrar o imóvel, clique em Criar NIRF para Vinculação e, em seguida, enviar a solicitação.

Para atualizar dados do imóvel, clique no botão Atualizar Dados Tributários, na coluna “Ações”, no final, clique em “Obter recibo de envio”.

– Cancelamento, reativação e transferência de imóveis rurais via e-CAC

O Cadastro Fiscal de Imóveis Rurais (CAFIR) é o cadastro administrado pela Receita Federal, com informações de imóveis rurais do país, seus titulares e, se for o caso, os condôminos e co-possuidores.

O Número do Imóvel na Receita Federal (NIRF) é o número de identificação do imóvel rural no CAFIR. Cada imóvel rural deve possuir um NIRF.

1° passo – Sistema Coletor Web – CAFIR

Acesse o CAFIR – Coletor Web, clique em Criar Solicitação, seguido da opção desejada.

Preencha o formulário eletrônico e, ao final, emita o Documento de Entrada de Dados Cadastrais do móvel Rural (Decir).

2° passo – Envio de documentação pelo e-CAC

Como criar um Dossiê Digital de Atendimento para enviar os documentos para a Receita Federal

Acesse o e-Processo pelo e-CAC, abra “Legislação e Processo” e clique em “Processo Digital”, escolha a área de concentração CADASTRO, e o serviço desejado.

O Dossiê Digital de Atendimento deve ser aberto no nome da pessoa física ou jurídica a que se refere o serviço e ficará disponível para solicitação de juntada de documentos por 3 dias úteis. Para cada pedido deve ser aberto um dossiê digital específico.

3° Passo – Acompanhar o andamento do Dossiê Digital de Atendimento

O conteúdo do Dossiê Digital de Atendimento e outras informações relacionadas podem ser consultadas a qualquer momento através do e-CAC, na aba “Meus Processos”.

O acompanhamento da solicitação também pode ser feito pelo CAFIR – Coletor Web, preenchendo o número de recibo do Decir.

Fonte: Brasil 61

Diretora do Creci-PB compartilha experiência em atuação internacional

A diretora de Relações Internacionais do Creci-PB, Thamara Bastos Silva participou, como convidada, do encerramento do curso do CIPS online, falando para para a turma concluinte do período 2021.1.

Na condição de membro atuante desde 2017, ela repassou um pouco da sua carreira de sucesso e mostrou como se tornou referência, inclusive, mundial, em termos de negociações globais após essa certificação internacional.

“O CIPS me descortinou uma gama de possibilidades de atuação internacional, inspirando confiança e motivação para agir e me desenvolver cada vez mais. Hoje minhas negociações são globais. Para quem procura tesouros, o curso te leva ao mapa, mas também ensina que quem caminha até ele é você”, afirmou.

Ela considerou uma grande emoção poder partilhar um pouco do seu trajeto aos novos CIPS, rever e estar ao lado de mentores e professores do curso, a exemplo de João Teodoro, Luiz Barcellos, Aida Turbo, Eliane Ribeiro e Lúcia Wanderley, e  novos amigos e irmãos  turma CIPS 2017 : João Araújo,  Dirceu Cardoso ,Carlos Leão, Rodrigo Pinto e Ronaut Viana.

Certificação internacional

O curso CIPS – Certified International Property Specialist (Especialista em Negócios Internacionais) prepara o corretor para obter uma das mais importantes Certificações Internacionais da NAR – National Association of Realtors®, a maior organização de corretores de imóveis do mundo, com sede nos EUA.

Essa capacitação aporta conhecimento, pesquisa, cultura, parcerias, networking e ferramentas para globalizar a atuação de corretores de imóveis interessados em negociar propriedades em outros mercados.

Nova campanha do CRECIPB alerta clientes sobre o risco dos falsos corretores

A certeza para o cliente, de segurança no negócio imobiliário e a valorização do corretor de imóveis, profissional qualificado a proporcionar essa garantia são o tema da mais nova campanha publicitária do CRECIPB, que vem sendo veiculada por meio de spot em rádios de todo o estado, bem como por meio das mídias digitais.

Num ritmo musical bem brasileiro (samba), é explicado de forma bem simples a importância de qualquer intermediação imobiliária ser feita apenas por corretor de imóveis registrado no Conselho, capaz de criteriosa avaliação do bem e de conferir proteção jurídica ao ato.

A mensagem também traz um importante alerta para que os clientes não se confundam nem se precipitem e rechacem abordagens de pessoas não credenciadas que tentam exercer ilegalmente a profissão de corretor, a exemplo de síndicos, porteiros e zeladores, entre outros, expondo a sociedade ao risco na transação imobiliária.

O Spot pode ser ouvido, clicando abaixo:

Nesse contexto, quem tiver conhecimento de fatos como esse em todo o estado da Paraíba, pode encaminhar denúncia aos setores de Fiscalização e Ouvidoria do CRECIPB, clicando, respectivamente aqui ou aqui. No site estão disponíveis e-mails e números telefônicos da fiscalização e das Delegacias existentes em Campina Grande, Patos e Cajazeiras.

“Esta campanha vem reforçar outras, que fizemos regularmente nos últimos anos, cumprindo as missões do Conselho, de registro e fiscalização. É nosso dever proteger a sociedade da atuação de falsos corretores e preservar o mercado imobiliário a quem verdadeiramente é apto a atuar: o corretor de imóveis”, afirmou o presidente do CRECIPB, Rômulo Soares.

Ele acrescentou que a fiscalização do CRECIPB tem se destacado nacionalmente nos últimos anos, além disso, o Conselho tem fortalecido o combate ao exercício ilegal da profissão, por meio de Termos de Cooperação Técnica firmados com o Ministério Público estadual e federal, através dos quais também é disponibilizado assessoramento técnico-científico qualificado por corretores de imóveis na instrução de processos administrativos e judiciais.

Campanhas sociais

O CRECIPB também transcende suas duas missões institucionais de registro e fiscalização, desenvolvendo e apoiando campanhas sociais em todo o estado, a exemplo da que foi feita no período mais crítico da Covid-19 no passado, quando foram arrecadadas centenas de cestas básicas entregues a corretores de imóveis em estado de vulnerabilidade. Como também, através das Comissões da Mulher das cidades de João Pessoa e Campina Grande, que arrecadaram alimentos no último evento da mulher para doação a instituição filantrópica, e a Comissão de Patos, que contemplou com Kits contendo higiene pessoal a idosas residentes em duas instituições filantrópicas, pela passagem do Dia das Mães.

LGPD