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Relatório Geral de Fiscalização do Cofeci relativo a 2022 deve ser divulgado este mês

O Relatório Geral da Diretoria Nacional de Fiscalização do Conselho Federal de Corretores de Imóveis referente ao ano de 2022 está sendo concluído e deverá ser liberado este mês. A declaração foi dada pelo diretor Claudemir Neves, durante o 3º Encontro de Coordenadores de Fiscalização realizado pelo Creci-CE que teve início anteontem e encerra nesta sexta-feira (10).

O diretor e o coordenador de fiscalização do Creci-PB, Augusto Seixas e Hermano Batista participam do encontro e além de atualizarem conhecimentos através das palestras sobre relevantes e atuais temas proferidas nesse período por qualificados palestrantes e nos intervalos, aproveitam para trocar ideias com representantes de outros Regionais, além, claro, com o próprio Claudemir (ao centro na foto).

Nesse contexto, ambos trataram sobre o saldo positivo das recentes ações conjuntas desenvolvidas pelo Creci-PB e o Grupo Especial de Agentes de Fiscalização Federal do Cofeci (GEAF) cuja presença foi requerida pelo presidente Ubirajara Marques.

Augusto e Hermano estão acompanhados do superintendente Gustavo Beltrão e do assessor de Marketing Raphael Lins.

Creci e Secovi farão ações conjuntas em defesa do mercado imobiliário paraibano

Poucos dias após o Creci-PB trazer ao estado o Grupo Especial de Agentes de Fiscalização Federal do Conselho Federal de Corretores de Imóveis e percorrer o interior com saldo positivo de ações, o presidente Ubirajara Marques decidiu ampliar o alcance dessa missão institucional do Órgão, voltada à defesa categoria, do mercado imobiliário e da sociedade.

Dentre desse conceito de prevenção e combate a práticas como exercício ilegal da profissão, que muitas vezes causam prejuízos irreparáveis às vítimas, ele se reuniu ontem na Delegacia regional de Campina Grande, com o presidente do Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação ou Administração de Imóveis Residenciais ou Comerciais, Érico Feitosa.

Na ocasião, ambos discutiram as primeiras ideias e linhas de ação com vistas a convênio que será firmado nos próximos dias, com vistas a, por exemplo, fiscalização junto a condomínios residenciais fechados horizontais e verticais, bem como comerciais, com foco em combater o exercício ilegal praticado por síndicos, zeladores e porteiros, entre outras ações necessárias.

“O encontro foi dos mais importantes, pela união de forças no combate a essas práticas e também pelo simbolismo de ganhará muito com isso, que é a sociedade, à qual o Conselho e o Secovi têm em comum a sua defesa, além, claro, dos empresários e profissionais do mercado imobiliário a ele diretamente ligado”, afirmou Bira.

Reforço de campanha e cartilha

“Vamos reforçar campanhas nesse sentido, e estamos finalizando os modelos de um ofício circular e uma cartilha que serão entregues aos síndicos e administradoras de condomínios do estado, como maneira eficaz de fornecer informações claras e diretas, destacando a importância do papel do corretor de imóveis nas transações imobiliárias e as consequências legais para quem pratica atividades ilegítimas”, assegurou Bira.

Usuários continuam a elogiar funcionalidades da ‘Sala do Corretor’ no Creci-PB

Continua se mostrando bastante útil a Sala “Manoel Farias”, existente no andar térreo da Sede do Conselho, em João Pessoa, que conta com climatização, telefone, computadores, impressora e mesa de reunião. Para tanto, é só o profissional interessado procurar o setor de recepção e se identificar.

Com uma carta de clientes de diversas cidades do estado, esta semana Patrícia Marcolino da Nóbrega fez no local dois atendimentos com locação e administração de um imóvel e uma carta de crédito de um cliente a qual fechou um negócio.

“Foi uma manhã muito produtiva e graças ao Creci-PB e à nossa salinha de corretor, porque, se não fosse isso, eu não teria como fazer”, exultou.

Ele destacou que além da comodidade, o espaço dá maior credibilidade ao seu trabalho pela qualidade do ambiente, conforto e privacidade. “Meu cliente vem aqui, assina o contrato aqui, imprimo os documentos, faço tudo aqui, tudo”, concluiu.

Sobre o homenageado

O corretor de imóveis e ex-conselheiro Manoel Farias, natural de São Mamede e que dedicou à profissão 34 dos seus 82 anos de vida, atuando no mercado imobiliário de Campina Grande sempre com muita dedicação e responsabilidade.

Entre os anos de 1991 a 2009, ocupou com destaque os cargos de conselheiro efetivo e suplente da Comissão de Sindicância, conselheiro efetivo e suplente do Conselho Fiscal e foi ainda delegado em Campina Grande e vice-presidente adjunto de Relações Institucionais.

Cofeci irá transmitir, ao vivo, abertura Internacional da NAR, direto da Califórnia

Corretores de Imóveis brasileiros poderão ter acesso gratuito ao encontro Global Meet the World, no dia 14/11, das 20h30 às 21h30.

O Sistema Cofeci-Creci irá transmitir a cerimônia de abertura da programação internacional da NAR (National Association of Realtor), no maior evento de corretores de imóveis do planeta. O acesso se darrá na próxima terça-feira, dia 14 de novembro, das 20h30 às 21h30 (horário no Brasil) direto da Califórnia. Neste ano, a Convenção Anual da NAR acontece na cidade de Anaheim, com o tema NAR NXT 2023.

“Estamos abrindo essa possibilidade para que todos os corretores de imóveis brasileiros possam acompanhar, mesmo estando no Brasil, esse grandioso momento de incentivo aos negócios globais, e às parcerias internacionais do mercado imobiliário”, informa o presidente do Cofeci, João Teodoro. A internacionalização dos negócios imobiliários e o fomento a parcerias entre profissionais imobiliários de diferentes países para a concretização conjunta de vendas é irreversível, de acordo com especialistas internacionais.

“Na transmissão da cerimônia teremos os corretores de imóveis brasileiros que já obtiveram a certificação internacional CIPS (de especialista em negócios internacionais) explicando o que têm feito para expandir sua atuação a outros países”, comenta João Eduardo Corrêa, coordenador Executivo Liaison do Sistema Cofeci-Creci. Esse momento de depoimentos está sendo chamado de Mundo CIPS.  Para ter acesso à transmissão é necessário efetuar inscrição prévia no link http://bit.ly/3spgB7I.

GLOBAL MEET THE WORLD

Evento virtual e gratuito organizado pelo Sistema Cofeci-Creci para incentivar a atuação internacional de corretores de imóveis brasileiros

Data: 14 de novembro

Hora: das 19h30 às 20h30 (horário de Brasília)

Inscrição prévia, gratuita, pelo link:http://bit.ly/3spgB7I

Realização: Sistema Cofeci-Creci em parceria com o iGlobal.

Atenção: A transmissão irá acontecer no próximo dia 14 de novembro, das 20h30 às 21h30, direto da cidade de Anaheim, na Calilfórnia. A programação prevê ainda a participação de lideranças do Sistema Cofeci-Creci e de representantes da NAR, para dar as boas vindas aos brasileiros.

Informações para a Imprensa:

Engenho Comunicação – (61) 3242.1095 / (61) 99187.9581

 

2º ciclo de credenciamento pela Caixa para empresas imobiliárias encerra dia 22

Sob o número 0717/2023, o Edital publicado no Portal de Licitações, é destinado à habilitação de pessoas jurídicas que desejam prestar serviços de intermediação ou assessoramento de venda de imóveis de propriedade da instituição financeira.

O prazo para o envio da documentação encerra às 16h do próximo dia 22 de novembro. Para inscrições, obtenção de outras informações os interessados podem clicar aqui ou acessar o link
www.licitacoes.caixa.gov.br.

Atenção

As empresas imobiliárias que já foram habilitadas no ciclo anterior não necessitam repetir o processo de credenciamento.

Sobre os “Imóveis Caixa”

Os imóveis disponibilizados são propriedades que foram retomadas pela Instituição e colocadas à venda para o público em geral. Essa oferta inclui casas, apartamentos, terrenos e propriedades comerciais distribuídas por todo o território nacional, que podem ser adquiridas para uso residencial, comercial ou como investimento.

Cada imóvel possui condições de pagamento específicas, que podem ser pagamento à vista, financiamento e/ou utilização do FGTS. Todas essas informações podem ser encontradas na página do imóvel desejado ou no edital de licitação/leilão, constantes no Portal de Venda de Imóveis da Caixa.

Ascom’s Creci-PB e SE

Encontro Regional de Fiscalização conta com efetiva participação do Creci-PB

O coordenador de fiscalização do Creci-PB, Hermano Azevedo, participa de hoje até a próxima sexta-feira (10) na cidade de Fortaleza (CE), do 3º Encontro de Coordenadores de Fiscalização realizado pelo Regional do Ceará.

O evento foi aberto solenemente às 14h desta quarta-feira pelo presidente Tibério Benevides, junto a diretores, bem como dos membros do Cofeci, José Augusto Viana (SP), Vice-Presidente, Marcelo Moura (RJ), 2º Vice-Presidente, Rômulo Soares de Lima (PB),1º Secretário, e Claudemir Neves (diretor nacional de fiscalização).

Hermano está acompanhado do diretor de fiscalização regional, Augusto Seixas, do superintendente Gustavo Beltrão e do assessor de marketing, Raphael Lins.

A programação é a seguinte:

15h00 – Prevenção à Lavagem de Dinheiro

Palestrante: Milton Moreira – Creci-SP

16h00 – Portal CRECI Brasil

Palestrante: Eduardo Nakayama– Creci-SP

Amanhã

8h30- Técnicas de abordagem no exercício da Fiscalização e Divulgação das Ações de Fiscalização nas mídias sociais

Palestrante: José Ronaldo de Melo Jr. – Creci-AL

9h30 – Combate ao Exercício Ilegal da Profissão

Palestrante: Tibério Moura – Creci-SE

10h45 – Rotinas de procedimentos digitais nas ações de Fiscalização

Palestrante: Júlio César Rios – Creci-SP

13h30 – A Fiscalização e o Ordenamento Jurídico Brasileiro

Palestrante: Edísio Souto – assessor jurídico do Cofeci

14h30- Ouvidoria: Uma parceira da fiscalização em prol da sociedade

Palestrante: Antônio Francisco Ferreira da Silva

15h30 – Celeridade na gestão processual

Palestrante: Elisama Rodrygues – Creci-PR

16h30 – Giro de Debates

Sexta-feira

8h30 – Lei de Abuso de Autoridade/ aplicação/ excessos na atividade fiscalizatória e suas consequências; Obstrução da atividade fiscalizatória e as medidas aplicáveis para enfrentá-la

Palestrante: Izaías Aquino – Creci-PR

9h30 – Recursos do Sistema Conselho.NET aplicados à fiscalização

Palestrante: Rodrigo Teixeira – Conselho.NET

10h45 – De fiscal para fiscal

Palestrante: Marcus Vinicius Cerqueira – Creci-RJ

Encontro dos Corretores de Imóveis de Campina Grande reunirá profissionais da Borborema e região

Alô corretores de imóveis de Campina Grande! É hora do encontro!

Com realização da Casa Bella Recepções, patrocínio das empresas parceiras e apoio do Creci-PB, no dia 17 de novembro, a partir das 16h, vamos reunir os profissionais do mercado imobiliário de Campina Grande e região para um momento histórico, que marcará o ano de 2023.

Essa é a oportunidade de se confraternizar, rever e conhecer colegas de profissão e, claro, fazer muito networking! HAPPY HOUR com MÚSICA AO VIVO de Michel Barka! Evento gratuito para corretores de Imóveis adimplentes com o Creci-PB. Vagas limitadas!

Interessados confirmar presença através dos telefones: (83) 99171-4737 / (83) 3321-6969. Te esperamos lá!

Patrocínio: Andrade Marinho LMF, Wanderley Construções, Construtora Marillac, Teriva Urbanismo, Construtora Rocha Cavalcante, Rocha & Farias Construções, Planta Transformações Urbanas, FA Negócios Imobiliários, Habite-se Financiamento Bancário, Remax Empreender, Bens Imobiliária, WB Empreendimentos, Grupo Alerta.

Creci-PB oportuniza literalmente a inscritos começarem semana com o “pé direito”

A próxima semana será “quebrada” no meio pelo feriado da proclamação da República, mas também das mais proveitosas para corretores de imóveis ativos e adimplentes com o Creci-PB, comprometidos com a profissão e conscientes da contínua necessidade de evoluir e se consolidar no mercado de trabalho através da capacitação e qualificação.

Nesse diapasão, logo às 8h30 da segunda-feira (13) e ao longo do dia, o Órgão oportunizará gratuitamente a esse público-alvo uma Conferência do Marketing Imobiliário no amplo e confortável auditório do Sebrae, no bairro dos estados, em João Pessoa, com palestras, mentoria e mesa-redonda sobre temais atuais e relevantes abordados por renomados profissionais e especialistas.

Facilidade na inscrição e vagas limitadas

Como não poderia deixar de ser, as vagas são limitadas e os verdadeiros interessados devem agilizar as inscrições com um simples clique aqui e entregando 1kg de alimento no local no ato do credenciamento, cujos donativos serão posteriormente doados pelo Conselho a entidade filantrópica, em cunho social que complementa o educacional.

“Ambos transcendem as missões institucionais de registro e fiscalização e evidenciam o nosso compromisso com a categoria e a sociedade”, destacou o presidente Ubirajara (Bira) Marques, que fará, às 9h, a abertura do evento e saudará os presentes.

Sobre a programação

Às 9h, mentoria sobre “Instagram para corretores de imóveis” com a especialista em marketing digital, Walquíria Fernanda; 10h: coffee break e 30 min depois palestra sobre o tema “6 pilares para um corretor de imóveis de sucesso” a ser proferida pelo consultor em estratégia de negócios Vinnie de Oliveira.

Os trabalhos serão retomados às 14h com uma palestra “Corretor 2”, ministrada por Daniel Pereira, especialista em comunicação digital e por Lucas Furlanetto, estrategista por resultados em marketing e vendas; 15h30 coffee break e 30 min depois, mesa redonda acerca de marketing imobiliário conduzida pela diretora de marketing do Creci-PB, Juliana Rocha, Lucas Furlanetto (estrategista por resultados em marketing e vendas) e Daniel Pereira (especialista em comunicação digital).

Pela 2ª vez este ano, evento do IFPB é aberto com palestra do presidente do Creci-PB

A segunda edição da Semana de Extensão de Negócios Imobiliários foi, a exemplo do semestre passado, aberta com uma palestra do presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis da Paraíba, Ubirajara Marques.

Bira, como é mais conhecido, proferiu palestra sobre o tema “Corretor de imóveis: Atuação, perspectivas e desafios do mercado”. Antes de iniciar, convidou todos os corretores de imóveis inscritos no Órgão e presentes no evento para irem à frente do auditório, agradeceu a parceria e oportunizou a que dois deles, um homem e uma mulher, dessem depoimentos sobre a trajetória na profissão.

Ele esteve acompanhado do superintendente Gustavo Beltrão e da coordenadora administrativa e de RH, Hellena Araújo, ambos do Creci-PB.

A SENI é organizada pelo curso superior de Tecnologia em Negócios Imobiliários do IFPB, teve início ontem à noite e ocorrerá até a próxima terça-feira (14) no Campus da tradicional Instituição em João Pessoa, no bairro de Jaguaribe, com o objetivo principal de proporcionar aos estudantes e profissionais da área de negócios imobiliários a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos e estabelecer conexões profissionais.

A programação do evento consta de palestras e oficinas sobre importantes temas, como desafios do mercado, empreendedorismo na gestão imobiliária, holding familiar e redes sociais para corretores, entre outros temas.

Fotos em atualização…

Adjudicação extrajudicial de imóveis X Sistema hipotecário – Por João Teodoro

A Lei nº 4.380, de 21 de agosto de 1964, gestou o Sistema Financeiro Habitacional (SFH) e, para geri-lo, instituiu o BNH – Banco Nacional da Habitação. A missão de ambos era estimular a construção de habitações de interesse social, além de oportunizar o financiamento da casa própria. O BNH captava recursos financeiros por meio das Cadernetas de Poupança e do FGTS e os distribuía a agentes financeiros privados (bancos). Estes financiavam empreendimentos aos incorporadores e construtores, que os repassavam a compradores de imóveis (mutuários).

O Sistema parecia muito bom! Mas a inflação mensal de dois dígitos e a consequente instabilidade econômica acabaram por desestabilizá-lo. O BNH, desde a fundação, adotou o Sistema Hipotecário para financiar imóveis. Aliás, como sempre aconteceu nos EUA. A diferença é que por lá a hipoteca sempre funcionou – e ainda funciona – muito bem. A justiça garante sua higidez. No Brasil, ao contrário, o populismo e o “coitadismo” sempre falaram mais alto. Como resultado, a retomada de imóveis inadimplidos tornou-se missão quase impossível.

Além da burocracia que, historicamente, emperra as decisões judiciais, o sentimento de hipossuficiência atribuído ao mutuário do BNH frente ao banco financiador retardava ainda mais a adjudicação. O BNH foi extinto em 1986, e o sistema hipotecário entrou em decadência. A solução foi a sua substituição por um processo que oferecesse agilidade e segurança jurídica. Surgiu então a Lei nº 9.514, de 20/11/ 1997, permitindo a alienação fiduciária para financiamentos imobiliários. O sistema já existia e funcionava muito bem para os automóveis.

No caso da hipoteca, a propriedade do imóvel financiado era do mutuário (adquirente do imóvel). Em caso de inadimplência, o agente financeiro tinha de recorrer à Justiça. A adjudicação do imóvel no Brasil podia levar de dois a quatro anos. Nesse período, o devedor deixava de pagar as despesas ordinárias do imóvel e, não raro, o depredava. Na alienação fiduciária, o agente financeiro fica com a propriedade do bem. O mutuário a detém apenas a título precário e resolúvel. Ou seja, se não pagar, perde o bem em favor do banco, sem interferência judicial.

Tudo que o credor tem de fazer é notificar extrajudicialmente o devedor, por meio de oficial de cartório, para que cumpra o contrato de mútuo. Não havendo resposta, o cartório averba a certidão de não pagamento na matrícula do imóvel, consolidando-o como propriedade do agente financiador. Este, por sua vez, fica autorizado, nos termos do art. 27 da Lei nº 9.514/97, a vender o bem em leilão extrajudicial, sem qualquer oposição da Justiça. Por óbvio, a nova modalidade financial trouxe a esperada agilidade processual, com segurança jurídica.

É inadmissível que recursos financeiros empregados em determinado financiamento fiquem nele retidos anos a fio, por inadimplemento. O capital precisa girar, para produzir novos financiamentos. No entanto, depois de 26 anos de vigência, a constitucionalidade da adjudicação extrajudicial contida na Lei nº 9.514/97 veio a ser contestada. Para o relator do processo, ministro Luiz Fux, a Lei reduziu juros e revolucionou o mercado imobiliário. O pedido foi negado por 09 votos a 02. Não há dúvidas de que, desta vez, o STF não poderia ter decidido melhor!

Presidente do Cofeci – João Teodoro

Terça do Saber: Participantes em Campina Grande também dão Nota 10

A edição compacta do programa de educação continuada Educacreci continua a ser bem avaliada pelos participantes. O exemplo mais recente se deu ontem no auditório do Senac, em Campina Grande, quando da imersão sobre Remarketing protagonizada pela professora e corretora de imóveis Alessandra Julião.

“Eu estava precisando muito. Como eu sou corretora autônoma, preciso muito aprender a fazer anúncios na internet e a captar mais clientes. Foi muito proveitoso”, afirmou Luciana Tolêdo.

Sugestão de curso

 Já Antônio Domingos Neri considerou a palestra de fundamental importância, pelos meios de expandir e conversar com os clientes e foi mais além: sugeriu um curso sobre o tema, no que foi acompanhado por Rouver Ataíde Cavalcanti

A escolha pelo Creci-PB do tema e da palestrante agradou em cheio não só a profissionais corretores de imóveis, como também a estudantes do curso de TTI, a exemplo de Yolando Passos.

“Muito interessante, pelos assuntos abordados Como estou iniciando, não tenho cliente, então é uma porta que vai se abrir para eu captar bons negócios futuramente. A professora Alessandra Julião deu uma excelente palestra, muito proveitosa, dou nota 10”, declarou com satisfação.

Sorteio de mentorias

O Instituto Demais, que tem à frente Alessandra, sorteou entre os presentes 5 mentorias sobre marketing digital imobiliário voltado para o gerenciador de anúncios da empresa Meta, que são Instagram, Facebook e WhatsApp entre os presentes.

“As pessoas que vieram realmente estão comprometidas dentro do mercado imobiliário buscando cada vez mais qualificação profissional com o objetivo de alavancar as vendas. Eu sempre me refiro a isso como um diferencial de mercado. A gente tem o Oceano Azul e o Oceano Vermelho e a gente está vendo esses profissionais que estão buscando cada vez mais adquirir conhecimento para divulgar seus produtos e ter excelência nos resultados e nas vendas. Foi uma satisfação para mim poder proporcionar isso em parceria com o Creci-PB”, testemunhou.

A saudação aos participantes foi feita pelos diretores Ubirajara Marques (presidente) e Lamarck Leitão (1º vice-presidente).

Comissão das Mulheres de Patos encerra Outubro Rosa com entrega de lenços e turbantes

Corretoras de imóveis unidas em prol de uma causa maior! Na noite dessa terça-feira (31), finalizando a campanha Outubro Rosa, a coordenadora da Comissão das Mulheres de Patos, Nilda Alves, junto às integrantes Ivaneide de Medeiros, Veranilda de Sousa, Geovania Medeiros, Marleide de Oliveira, Lindauria Carneiro e à diretora de prerrogativa da mulher, Ângela Renata e diretora de fiscalização do Sertão, Juliana Gadelha, realizaram uma ação de solidariedade à Casa de Apoio Amigas Viva a Vida, situada no município.

Mais de 140 lenços, turbantes e kits de higiene pessoal foram entregues às mulheres assistidas pelo projeto, além de uma noite de confraternização com muita música e alegria, em parceria com o Guedes Shopping.

“Esse mês nos unimos para promover o dia das crianças e, agora, o outubro rosa, fortalecendo a presença das corretoras de imóveis para além do mercado imobiliário aqui no Sertão do estado”, apontou a coordenadora da Comissão, Nilda Alves.

Sobre a Casa de Apoio Amigas Viva a Vida

O grupo trabalha com a prevenção e assistência aos acometidos com algum tipo de câncer, moradores de Patos e região. Fundada em 2007, é uma organização não governamental sem fins lucrativos, com o principal objetivo de promover a saúde mamária.

A casa de apoio, inaugurada em 2018, funciona na Rua Juvenal Lêdo, S/N – Belo Horizonte, Patos, e aceita doações de cabelos para fazer perucas, próteses mamárias, lenços, turbantes, malhas para confecção dos turbantes e PIX. Contato: ‪(83)99950‑2528‬ / @amigasvivaavidapatos.

 

Pedal Creci e Terça do Saber: Três instituições são beneficiadas com mais 700kg de alimentos arrecadados

Na última segunda-feira (30), o Creci-PB fez a entrega de mais de 700kg de alimentos doados por corretores de imóveis durante o 3° Pedal Creci e a última edição do Terça do Saber.

Devido ao tamanho do montante, que incluiu arroz, feijão, açúcar, cuscuz, macarrão e café, três instituições puderam ser beneficiadas. Pela manhã, a Comissão de Esporte, Cultura e Lazer do Creci-PB, prestigiada pelas Construtoras Dimensional e Torreão Villarim, concedeu os gêneros alimentícios à Instituição Nosso Lar, localizada no Castelo Branco e à Associação Integrada Mães de Autista, com Sede no Novo Geisel.

“Fico muito feliz porque conseguimos manter nosso compromisso também nessa terceira edição que é, além de promover saúde, desenvolver o viés social de arrecadar e entregar alimentos recebidos durante o evento”, destacou o coordenador da Comissão de Esporte, Cultura e Lazer, Leandro Xavier.

Já à tarde, as doações arrecadadas no último Terça do Saber foram destinadas ao Hospital São Vicente, em Jaguaribe, através da ONG Protegellus.

“Perpassando as missões institucionais, a Gestão do nosso Conselho continua preocupada em realizar ações sociais que impactam a vida das pessoas que mais precisam, e me deixa muito grato saber que estamos conseguindo cumprir. E, claro, isso só acontece por causa do engajamento de toda a categoria”, frisou o presidente Ubirajara Marques.

Sobre as instituições

Instituição Espírita Nosso Lar – 100% filantrópica, existe há mais de 40 anos, assistindo em sua maioria, pessoas idosas. Todo domingo entregam cestas básicas e às quartas, um sopão para a comunidade. Aceitam alimentos, fraldas, roupas, materiais de higiene e outros itens para doação. Contato: (83) 98807‑6773‬ – Diretor Allan Henrique / @nossolarpb.

Associação Integrada Mães de Autista (A-IMA) – Atende, mensalmente, 300 famílias de crianças com autismo disponibilizando serviços de terapia ABA, fonoaudiologia, nutrição, educação física, entre outros. Recebem alimentos, materiais pedagógicos, fraldas, roupas e etc. Contato: (83) 98613-5707 – Diretora Elaine Araújo/ @aima_associacao.

Hospital São Vicente – O complexo faz cerca de 19.133 atendimentos e procedimentos ambulatoriais e 400 internações mês, atendendo pacientes da Região Metropolitana de João Pessoa, bem como de diversos municípios do estado da Paraíba e tem como principais especialidades nefrologia, oncologia, vascular, clínica geral e cirúrgica. Contato: (83) 98700-0333.

Creci’s da PB e do Ceará fazem intercâmbio de ações exitosas de gestão


O presidente do Creci-CE Tibério Benevides e o superintendente Sérgio Vasconcelos estiveram ontem (30) e hoje (31) na Sede do Regional paraibano. A programação contou com um treinamento e troca de experiências administrativas entre os dois Órgãos. Na ocasião, ambos apresentaram pontos positivos da implantação do Plano de Cargos e Salários (PCS) e a aplicação das análises de desempenho dos colaboradores que têm sido praticada pelo Creci cearense.

Sérgio Benevides fez a apresentação do manual que desenvolveu para o Creci-CE, utilizando como base a meritocracia e diversos fatores que analisam o perfil profissional de cada um deles. O treinamento serviu para apresentar as formalidades necessárias da implantação no Creci-PB.

Participaram do treinamento Gustavo Beltrão (superintendente), Hellena Karoliny (coordenadora de gestão e recursos humanos), Raíssa Rodrigues (coordenadora jurídica), Erika Neves (coordenadora financeira) e Cleilsa Gomes (assessora da tesouraria).

Empreendedor visionário: Diretor do Creci-PB exalta homenagem a Aldenor Holanda

“Um empreendedor de visão que desde a década de 70 contribui com a abertura de conceitos inovadores no segmento da construção civil, alinhando geração de emprego à empreendimentos inovadores”. Foi com esse poder de síntese, que o diretor de ações da Frente Parlamentar do Mercado Imobiliário na ALPB, Diógenes Paulino, se referiu ao empresário Aldenor Holanda, homenageado com título de cidadão paraibano durante recente sessão solene.

Diógenes, que representou o presidente do Creci-PB, Ubirajara Marques (em cumprimento de agenda regional de trabalho), compôs a Mesa de Honra e parabenizou o deputado Walber Virgulino pela iniciativa e sua materialização através da outorga do título.

Desenvolvimento da PB

Para ele, outros justos e merecidos reconhecimentos a empreendedores, que realmente sejam significativos para o estado devem ser materializados, pois expressam a gratidão e valorização pela Paraíba aos que aqui ajudam a desenvolvê-la.

Já em entrevista à TV Assembleia, também enfatizou o sentimento de orgulho que sempre lhe toma quando está naquele plenário, pelo fato de seu pai (Roberto) e irmão (Raniery) quando deputados terem honrado e dignificado a Casa de Epitácio Pessoa.

Sobre o homenageado

Antônio Aldenor de Holanda é natural de Quixadá (CE), casado, tem quatro filhos e seis netos. Em sua vida acadêmica, formou-se em Química Industrial e Engenharia Química, além de ter concluído Mestrado em Engenharia de Produção. Em sua vida profissional foi funcionário público federal, gerente de uma grande companhia têxtil, professor em escolas de ensino médio, também lecionou como professor universitário e, em cursinhos preparatórios para vestibular.

Em 1975, junto à então esposa e ao irmão e fundaram a Holanda Imobiliária e Construtora Ltda., pioneira do atual Grupo Holanda, um dos maiores e mais antigos no ramo da construção civil da Paraíba, atuando como construtora, imobiliária e incorporadora, apresentando sempre empreendimentos de alto padrão de construção e qualidade.

Ações de fiscalização do Creci-PB com GEAF geram resultados dos mais positivos

A pedido do presidente do Creci-PB, Ubirajara Marques, o Grupo Especial de Agentes de Fiscalização Federal do Conselho Federal de Corretores de Imóveis percorreu, entre a segunda e última sexta-feira o interior do estado junto à equipe de fiscalização do Órgão, composta por Hermano Azevedo (coordenador), Sergio Pereira, Thiago Oliveira e Valeria Paiva (agentes), e contou ainda com a participação de Augusto Seixas (diretor de fiscalização regional).

Pelo GEAF, que tem à frente Claudemir Neves, participaram os agentes Luciano Borges, Juliano Morais e o fiscal Edilson Vieira respectivamente dos Creci’s de PI, MG e DF.

No período, as ações alcançaram as cidades de Santa Luzia, Patos, Piancó, Itaporanga, Conceição, Guarabira, Pirpirituba, Bananeiras, Solânea, Casserengue, Areia, Remigio, Esperança, Campina Grande, Queimadas, além de todo o litoral paraibano (norte e sul), com um saldo dos mais positivos.

Foram lavrados 237 documentos, entre eles 181 autos de constatação, 32 notificações, dois autos de infração por exercício ilegal da profissão pessoa jurídica, 10 autos de infração por exercício ilegal pessoa física, e dois 2 autos de infração por facilitação do exercício ilegal da profissão de corretor de imóveis.

Foram visitados ainda vários plantões de vendas e constatada a existência de pessoas exercendo a profissão de corretor de imóveis, sem possuir inscrição no Conselho. Nesse contexto, foram autuados e lavrados Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO’s) de 10 pessoas físicas e três pessoas jurídicas, por exercerem atividades privativas de corretor de imóveis e empresa imobiliária, sem registro no Creci-PB.

“Aproveitamos a vinda da equipe do GEAF e mapeamos as regiões do Sertão, Brejo, Campina Grande e Litoral no intuito de alcançarmos os melhores resultados no combate ao exercício ilegal da profissão e na autuação de profissionais e empresas que comercializam imóveis sem registro”, afirmou o presidente Ubirajara Marques.

Sobre o GEAF

Foi criado em 2007 com o objetivo de apoiar a fiscalização nos Conselhos Regionais e buscar a padronização das ações de fiscalização no País. O Grupo é formado pelos dois melhores agentes regionais de cada Regional, que tiveram melhor produtividade no ano anterior. A metodologia aplicada se baseia em pontuação decorrente de cada documento lavrado pelo agente.

Creci-PB agilizará atendimento por vídeo-conferência e Delegacias virtuais

As funcionalidades dos sistemas foram conhecidas pelo presidente do Creci-PB, Ubirajara Marques, pelo superintendente Gustavo Beltrão sexta-feira (27) durante visita técnica à Sede do Regional do vizinho estado de Pernambuco.  Ambos estiveram acompanhados do assessor de comunicação Cândido Nóbrega.

Os detalhes das partes teórica e prática foram demonstrados pelo superintendente Marcelo Oliveira e pelo coordenador de TI, Divanilson Morais durante reunião que se mostrou oportuna para dirimir dúvidas e discutir aperfeiçoamento das ferramentas.

Economia de tempo e dinheiro

“Na Paraíba, já disponibilizamos do sistema para implantar o atendimento virtual e iremos apenas formatar os formulários necessários, para que os inscritos e os demais usuários tenham mais uma opção – com economia de tempo e dinheiro – de não se se deslocarem à Sede ou Delegacias para serviços, como inscrições, protocolos, defesas, emissão de boletos e acordos”, afirmou Ubirajara.

Já o superintendente Gustavo Beltrão, informou que o Creci-PB através do “Atende-Creci” prestará um atendimento ao inscrito e aos demais usuários por videochamada. “É na prática, oferecer assistência e prestar atendimento por meio de uma videochamada, em vez de usar outros canais como e-mail, chat ou telefone. Logo, esse modelo implica se conectar a um programa de videoconferência e o funcionário poder ver e falar com o usuário em tempo real, durante o horário de atendimento que será definido.”

Ele acrescentou que o Atende-Creci foi desenvolvido pelo Creci-SP – ao qual o Creci-PB irá oficializar o pedido de cessão de uso.

Na ocasião, Gustavo Beltrão passou orientações ao setor de cobrança e dívida ativa do Creci-PE e deu instruções sobre procedimentos para abertura de processos de cobrança, inscrição em dívida ativa e sistema de protesto, bem como deu várias dicas necessárias à cobrança em fase administrativa de forma pré-processual.

Integração e uniformização de procedimentos

“A troca de práticas e experiências exitosas, que sucedeu outra, dois dias antes, com o Creci-SE, fortalece os Órgãos, o Sistema – contribuindo para sua integração por meio da uniformização de procedimentos – e, por conseguinte, os corretores de imóveis e aos usuários, através da excelência de gestão e da prestação de serviços”, concluiu Bira, como é mais conhecido.

Sororidade: Comissão das Mulheres de CG realiza ação para pacientes do Hospital da FAP em alusão ao Outubro Rosa

Sensíveis à luta de combate ao câncer de mama, a diretora de prerrogativas da mulher do Creci-PB, Ângela Renata, junto à coordenadora da Comissão das Mulheres de Campina Grande, Andrezza Vidal e demais integrantes, em alusão ao outubro rosa, promoveram, na última semana, uma manhã toda especial para pacientes do Hospital da FAP, localizado na rainha da Borborema.

Além de entregas de kits de material de higiene pessoal e fraldas geriátricas, também foi servido um café da manhã para as mulheres em tratamento contra o câncer e acompanhantes, música ao vivo e prestação de serviços de salão de beleza com o pessoal da UpGlow Beauty e Estética, e Ular Hub de Soluções Imobiliárias.

“Foi um lindo momento. Ver os olhos brilharem mesmo em um período tão desafiador que é o tratamento contra o câncer nos deixa a certeza sobre o quanto Deus toca a vida de cada um”, declarou emocionada a integrante da comissão das mulheres de CG, a corretora de imóveis Dellane Queiroz.

O Hospital da FAP, instituição filantrópica, é um Centro de Referência Oncológica e de tratamento intensivo, sendo cerca de 90% dos seus atendimentos pelo SUS, atendendo a mais de 148 municípios.

O câncer de mama, o mais incidente em mulheres de todas as regiões, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer, do Ministério da Saúde, para cada ano do triênio 2023-2025 foram estimados 73.610 casos novos, o que representa uma taxa ajustada de incidência de 41,89 casos por 100.000 mulheres. “Para nós, também mulheres, é importante realizar ações como essa para fortalecimento e apoio às colegas da nossa região e também funciona como forma de conscientização às amigas corretoras de imóveis”, destacou a diretora da prerrogativa da mulher, Ângela Renata.

Estiveram presentes na ação as corretoras de imóveis e integrantes da comissão da mulher de CG: Andrezza Vidal, Danyelle Meira, Valéria Luna, Cícera Deodonio, Dellane Queiroz, Socorro Ribeiro e Magaly Araújo.

Patrocínio, doações e apoio das empresas: Redepharma, Farmácia Morais, Varejão São Luiz, Mercearia de Claves, Supermercado Dois Irmãos, Panificadora Santiago, Menor Preço, Frutas do vale e Adilson Dias.

LGPD